3° lugar no Concurso PC PB: conheça Antônio Vinícius Pinho!

Antônio Vinícius Pinho conquistou a aprovação em 3° lugar para o cargo de Papiloscopista e 10° lugar para o cargo de Perito Criminal. Conheça mais sobre a sua história e dicas de estudos!

Avatar


24 de junho3 min. de leitura

concurso-pc-pb-antonio-vinicius-pinho-aprovadoProfissional da área de Engenharia Química, Antônio Vinícius Pinho Sá começou a estudar para concursos públicos a partir de dezembro de 2020. Ele compartilhou que o principal motivo por trás da decisão foram as condições de trabalho na iniciativa privada, que não correspondiam com as suas expectativas. Com isso em mente, dedicou-se por cerca de 1 ano e dois meses aos estudos até a prova do Concurso PC PB.

Residindo em João Pessoa/PB com a noiva, Antônio Vinícius Pinho precisou conciliar a preparação para a  Polícia Civil do Estado da Paraíba com mestrado em Biotecnologia na UFPE. Assim, seus estudos para o certame eram focados no período da madrugada e noite, totalizando cerca de 5 horas de preparação diária no período pré-edital. Com a publicação, contudo, a rotina de Antônio Vinícius Pinho foi alterada para centrar-se essencialmente na preparação para o Concurso PC PB.

“Eu acordava cerca de 11 da manhã e já realizava minhas atividades matinais (fazer almoço, ajeitar algo na casa, organizar minha rotina, realizar atividades remotas do mestrado etc.) ouvindo vídeo-aulas. Começava a estudar por pdfs e questões a partir das 12:30 até às 19:00 (nesse tempo eu fazia pequenas pausas para ir ao banheiro e fazer uma refeição menor). Às 19:00 eu preparava minha refeição pré-treino e ia para a academia de musculação, chegava por volta de 22:00 e dedicava até às 00:00 com a minha noiva (morava com ela). Após às 00:00 eu retomava meus estudos e ficava até às 04:15 com foco em questões.”

Dentre as principais dificuldades desse período, Antônio Vinícius Pinho destacou o cansaço mental na reta final, isolamento social e abdicação de tempo com a família. Longe de desistir, contudo, ele continuou dando o máximo de si, conquistando não apenas conquistando a aprovação como Perito Criminal Oficial (10° lugar), como também o 3° lugar para o cargo de Papiloscopista no Concurso PC PB.

“Eu diria que a sensação que sentimos de cara ao ver o nome na lista de aprovados é de alívio. Isso porque a caminhada é árdua e depois de algumas reprovações, esperamos com ainda mais força uma aprovação.”

Como o Gran participou dessa história?

Antônio Vinícius Pinho Sá contou com videoaulas, PDFS e programação de reta final do Gran Cursos Online para complementar a sua preparação vencedora para o Concurso PC PB. Ele ainda destacou a qualidade do corpo pedagógico, dando destaque especial para o professor Laércio Carneiro“O Gran Cursos Online me ajudou principalmente nas matérias específicas do cargo o qual eu prestei concurso“, complementou.

Aguardando as próximas etapas do concurso PC PB e ansioso pela nomeação, Antônio Vinícius Pinho Sá compartilhou que não descarta a possibilidade de estudar para outros concursos no futuro. Com toda a sua dedicação, foco e experiência adquiridos, com certeza será bem sucedido também em novas etapas da sua trajetória.

 

Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Antônio Vinícius Pinho Sá e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Na Assinatura Ilimitada 7.0, você pode conferir:

  • 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 28.940 cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0

Dicas e técnicas de estudo de Antônio Vinícius Pinho Sá

Antônio Vinícius Pinho compartilhou que as revisões e resolução de questões estavam sempre presentes na sua rotina de estudos para o Concurso PC PB. Um ponto importante é que ele não apenas resolvia os exercícios e sim criava cadernos de questões para revisá-los posteriormente na plataforma Gran Cursos Questões. Assim, aperfeiçoava seu desempenho cada vez mais, sanando todas as possíveis dúvidas de maneira específica e mais objetiva.

Além disso,  Antônio Vinícius Pinho também ofereceu algumas dicas para os concurseiros que estão iniciando sua trajetória de preparação para concursos públicos. Veja abaixo quais foram as 10 principais:

  • Dica 1:  antes de estudar, pesquise bastante sobre técnicas de estudo e veja qual mais se encaixa para você, fale com concurseiros experientes e tire todas as suas dúvidas (eu fiz isso no início da minha preparação e me poupou bastante tempo).
  • Dica 2: sempre resolva muitas e muitas questões para fixar o conteúdo estudado (questões selecionadas pelos professores são melhores ainda).
  • Dica 3: Tenha um caderno com os erros mais frequentes  e sempre o revise (de preferência uma vez na semana e durante a semana anterior à prova). Uma outra alternativa é o uso de Flashcards para revisar os itens “decorebas” e aqueles que você erra mais.
  • Dica 4: monte um cronograma para estudar e sempre faça revisões periódicas dos conteúdos vistos (muito importante!).
  • Dica 6: não dê ouvidos a quem tenta te desmotivar ou colocar coisas na sua cabeça, você é capaz de ser o que você quiser, basta ter garra e coragem para seguir em frente.
  • Dica 7: evite contar para outras pessoas que você decidiu estudar para concursos, nem diga o cargo que você almeja (a menos que seja extremamente necessário).
  • Dica 8: Tenha cadernos de questões para sempre revisar ativamente, sempre leia os comentários das questões para se aprofundar nos detalhes sobre elas.
  • Dica 9: Seja curioso, mas de forma inteligente. Mas como assim? Tenha curiosidades de buscar aprender o conteúdo sanando suas dúvidas, mas cuidado com o excesso de informações que não sejam relevantes para sua prova (saiba filtrar isso, você aprende resolvendo muitas questões).
  • Dica 10: Evite ao máximo dar desculpas, otimize seu tempo removendo coisas do seu dia a dia e dê prioridade para o seu estudo. A
    exemplo de redes sociais (procure desativar sempre), saídas em fins de semana (na maioria dos casos).

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


24 de junho3 min. de leitura