Aprovado para o cargo de Delegado da PF: conheça Luciano G.!

Além da aprovação para o cargo de Delegado da PF, Luciano G. também foi aprovado na PCAL (Delegado) e PMDF(Soldado). Saiba mais!

Por
Atualizado em
Publicado em
2 min. de leitura

Aprovado para o cargo de Delegado da PF: conheça Luciano G.!

Para Luciano G., o ingresso na carreira policial era um sonho de longa data. Motivado pela possibilidade de auxiliar a sociedade em um campo tão importante quanto a área de segurança pública, o cargo de Delegado era o seu principal objetivo.

Com isso em mente, Luciano G. começou sua trajetória de aprovação, enfrentando uma série de conciliações e renúncias.

“Durante os estudos, procurei me manter ativo fisicamente e ter, ainda que de forma reduzida, um mínimo de vida social. Porém, devido à rotina de trabalho e familiar, por diversas vezes, principalmente em períodos que antecediam os certames, negligenciei várias atividades, inclusive a física, focando somente nos estudos.”

Além dos desafios do dia a dia, Luciano G. precisou lidar com questões de saúde na família, com o diagnóstico de câncer de seu pai.

“O período mais difícil dos estudos aconteceu no momento em que descobri que o meu pai estava com câncer. Durante essa época, por muitas vezes acordava às 3h30 da manhã, estudava até as 10h30, ia para o trabalho e, na volta, tinha que ficar com ele no hospital, onde estudava durante a madrugada.”

Mesmo com todos esses fatores — combinados ainda com uma separação —, Luciano G. precisou de ainda mais resiliência e dedicação para se manter focado nos estudos.

Ele, no entanto, sempre se manteve firme em seus objetivos, persistindo e conquistando a aprovação no cargo de Delegado em dois certames: Polícia Federal (aprovação nas provas objetiva e discursiva) e Polícia Civil do Estado de Alagoas (aguardando nomeação). Além disso, também foi aprovado para o cargo de Soldado da Polícia Militar do Distrito Federal, função que ocupa atualmente.

“Hoje tenho certeza de que tudo valeu a pena e faria tudo de novo.”

Como o Gran participou desta vitória?

Luciano G. é Gran Aluno desde o início de sua jornada de estudos para concursos públicos!

Com o auxílio dos recursos e materiais da plataforma, ele conseguiu se manter constante mesmo nos períodos mais desafiadores.

“As aulas em vídeo, com possibilidade de serem assistidas offline, sempre me ajudaram — seja no trajeto de casa para o trabalho, no próprio trabalho, quando possuía um tempo de descanso, ou nos momentos em que a leitura se tornava extremamente cansativa.”

Saiba mais sobre o Concurso PF!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Dicas e táticas de estudos de Luciano G.

Focado na carreira policial, Luciano G. estudou com paciência e constância ao longo dos anos, construindo assim uma base de conhecimentos essencial para garantir a aprovação em algumas das provas mais difíceis do país!

Era costume aproveitar os mais variados momentos livres de sua rotina para avançar no conteúdo, como o tempo que passava no transporte público, por exemplo.

O estudo da lei seca e da jurisprudência também foi sempre constante.

Para os concurseiros que seguem em busca da aprovação, ele deixou algumas dicas de preparação. Confira!

“Sempre leia bastante lei seca e jurisprudência. Tenha um bom material e estude sempre, todos os dias e em qualquer lugar.”



Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
2 min. de leitura