Concurso PF: conheça os cargos da PF e saiba como escolher

Concurso PF: corporação contempla quadro efetivo com ocupações nas carreiras policial e administrativa. Confira

Avatar


15 de setembro7 min. de leitura

O Departamento da Polícia Federal pretende abrir um novo concurso público em breve (concurso PF). São 2.000 vagas já confirmadas para profissionais que queiram ingressar no quadro da carreira policial para os cargos de Agente, Escrivão, Delegado e Papiloscopista. Contudo, há ainda 508 vagas solicitadas ao Ministério da Economia para reposição de pessoal nas ocupações relativas à área de apoio administrativo (Plano Especial de Cargos).

Se você tem interesse em participar do certame e se tornar servidor de uma das corporações mais respeitadas do Brasil, saiba as exigências necessárias para concorrer e as principais atividades a desempenhar na respectiva função. As informações foram retiradas com base nos últimos editais publicados e também do site oficial da PF.

Navegue utilizando o índice abaixo:

 

Concurso PF: carreira policial

Agente da Polícia Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

O profissional irá investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais, observada a competência da Polícia Federal, executar todas as tarefas necessárias à identificação, ao arquivamento, à recuperação, à produção e ao preparo dos documentos de informações nas operações e outras ações.

Escrivão da Polícia Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

O responsável irá dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados, observando os prazos necessários ao preparo, à ultimação e à remessa de procedimentos policiais de investigação e atuar nos procedimentos policiais de investigação, acompanhar a autoridade policial, sempre que determinado, em diligências policiais e demais trâmites necessários.

Delegado de Polícia Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e comprovação de 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial.

O delegado irá instaurar e presidir procedimentos policiais de investigação; orientar e comandar a execução de investigações relacionadas com a prevenção e repressão de ilícitos penais; participar do planejamento de operações de segurança e investigações.

Papiloscopista Policial Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

As principais demandas são executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os procedimentos de coleta, revelação, levantamento e armazenamento de fragmentos e impressões papilares, exames e laudos oficiais papiloscópicos, representação facial humana; operação e gestão de bancos e sistemas automatizados de identificação civil e criminal.

Perito Criminal Federal

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.

Formações indicadas:

  • Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia de Redes de
    Comunicação,
  • Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de
    Comunicação ou em Informática
  • Engenharia Química, Química Industrial ou em Química
  • Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas,
  • Engenharia Agronômica
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Florestal
  • Geologia
  • Medicina
  • Farmácia

O profissional terá como responsabilidade realizar exames periciais em locais de infração penal; realizar exames em instrumentos utilizados, ou presumivelmente utilizados na prática de infrações penais; proceder pesquisas de interesse do serviço.

Operação PF/PRF: canal no Telegram

Preparando-se para algum dos concursos: Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal? O Gran Cursos Online lançou um canal exclusivo com foco nos certames para os concurseiros. São disponibilizadas dicas diárias, aulas gratuitas com materiais, dicas de estudos e de preparação para o Teste de Aptidão Física – TAF.

Além disso, há também minissimulados exclusivos para você testar seus conhecimentos com correção comentada por escrito. Quer mais? Os integrantes terão acesso a todos os eventos, notícias e lives relacionadas aos concursos PF e PRF. Conte também com descontos especiais para os usuários!

Não perca tempo! Clique AQUI, acesse agora o canal Operação PF/PRF e faça parte!

Concurso PF: carreira administrativa

Com base na relação de ocupações solicitadas para reposição de pessoal por meio de um novo concurso público

Agente Administrativo

Requisito: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

Atribuições: atividades de nível médio, de grande complexidade, envolvendo a apresentação de solução para situações novas, a necessidade de constantes contatos com autoridades de média hierarquia, com técnicos de nível superior e/ou contatos eventuais com autoridades de alta hierarquia e abrangendo planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares realizadas sob supervisão indireta, predominantemente técnica, visando à implementação das leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específicas.

Também atuam na supervisão dos trabalhos que envolvam a aplicação das técnicas de pessoal, orçamento, organização, métodos e material executados por equipes auxiliares, chefia de secretarias de unidades da mais alta linha divisional da organização.

Técnico em assuntos educacionais (Educação Física, Filosofia, Sociologia ou Pedagogia)

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior na área de formação, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

O técnico terá como atividades de supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa e estudos pedagógicos, visando à solução dos problemas de educação, bem como de orientação e técnicas educacionais, administração escolar e educação sanitária.

Técnico em Comunicação Social (Jornalismo ou Relações Públicas)

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Jornalismo, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

As principais atribuições são: atividades de supervisão, coordenação e execução, em grau de maior complexidade, de trabalhos de relações públicas e redação, com ou sem apreciações ou comentários; supervisão de trabalhos de revisão; coleta e preparo de informações para divulgação oficial escrita, falada ou televisionada.

Assistente Social

Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Serviço Social, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Serviço Social.

O profissional irá fazer atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, de trabalhos relacionados com o desenvolvimento, diagnóstico e tratamento dos servidores do órgão em seus aspectos sociais.

Administrador

Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Administração, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Administração.

O responsável terá atribuições como: atividades de supervisão, programação, coordenação ou execução especializada em grau de maior complexidade, referentes a estudos, pesquisas, análise e projetos sobre administração pública, de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.

Médico (Cardiologista, Ortopedista ou Psiquiatra)

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina, e especialização na área, fornecidos por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, e inscrição no Conselho Regional de Medicina.

O médico irá desenvolver atividades relativas a supervisão, planejamento, coordenação, programação ou execução especializada em grau de maior complexidade, de trabalhos de defesa e proteção da saúde individual na respectiva especialidade médica, ligadas à saúde mental, à patologia, ao tratamento clínico e cirúrgico do organismo humano e às perícias médicas.

Odontólogo 

Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Odontologia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, e inscrição no Conselho Regional de Odontologia.

O profissional fará atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, relativas à estomatologia maxilar e dentária, à assistência buco-dentária, envolvendo, inclusive, perícia odonto-administrativa e odonto-legal.

Contador

Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Ciências Contábeis e (ou) Ciências Atuariais, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Contabilidade.

O profissional irá desempenhar atividades de supervisão, coordenação ou execução em grau de maior complexidade relativas à administração pública, financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise, registro e perícia contábeis, de balancetes, balanços e demonstrações contábeis.

Arquivista

Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharelado em Arquivologia, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC e registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, conforme art. 4º da Lei nº 6.546/78.

O arquivista irá fazer o planejamento, organização e direção de serviços de arquivo; elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos; assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa e desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.

Psicólogo (Clínico ou Organizacional)

Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de bacharel em Psicologia, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e inscrição no Conselho Regional de Psicologia.

O profissional clínico irá fazer atividades de supervisão e coordenação, relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas à orientação psicopedagógica e ao ajustamento individual.

Já o organizacional fará atividades de supervisão e coordenação, relativas ao estudo do comportamento humano e da dinâmica da personalidade, com vistas à aplicação, à correção e à análise de testes visando à seleção de profissional.

Estatístico

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Estatística, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

O servidor irá desempenhar atividades de execução qualificada, sob supervisão superior, de trabalhos relativos a levantamentos, análises e controles estatísticos com vistas às atividades econômico-sociais e científicas do DPF.

Enfermeiro

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, e inscrição no Conselho Regional de Enfermagem.

O enfermeiro irá fazer a supervisão, coordenação e execução em grau de maior complexidade, relativas à observação, ao cuidado, à educação sanitária dos doentes, das gestantes e dos acidentados, à administração de medicamentos e tratamento prescritos, bem como à aplicação de medidas destinadas à prevenção de doenças.

Engenheiro (de Aeronaves, de Telecomunicações, Civil, Eletricista ou Mecânico)

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em formação específica, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, e inscrição no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

As atividades do profissional depende da área de atuação.

Farmacêutico

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Farmácia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

O/A farmacêutico/a irá fazer atividades de orientação ou execução especializada em grau de complexidade mediana, referentes a trabalhos e estudos relativos a métodos e técnicas de produção; controle e análise clínica de produtos químicos.

Nutricionista

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Nutrição, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

As principais atividades são: supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, referentes a trabalhos relativos à educação alimentar, à nutrição e à dietética para indivíduos ou coletividades.

Bibliotecário

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

O profissional irá fazer a supervisão, coordenação, programação ou execução especializada, em grau de maior complexidade, referentes a trabalhos de pesquisa, estudo e registro bibliográfico de documentos e informações culturalmente importantes.

Economista*

Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Econômicas, fornecido por instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação.

*Não foram encontradas informações a respeito das atribuições para a ocupação.

 

Clique AQUI e saiba tudo sobre o concurso Polícia Federal

Confira todos os detalhes do concurso para apoio administrativo da PF

 

Resumo do concurso

Concurso Departamento da Polícia Federal
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Policial e Administrativa
Lotação Nacional
Número de vagas 2.000 vagas previstas (carreira policial)
+ 508 vagas solicitadas (carreira administrativa)
Remuneração iniciais de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74
Previsão p/ publicação do edital até dezembro de 2020
Link do edital Clique AQUI e confira o último edital Polícia Federal
Avatar


15 de setembro7 min. de leitura