Concurso PMDF: qual idade é preciso ter para participar?

Concurso PMDF está autorizado e deve publicar edital em breve. Confira qual idade é necessária para prestar o certame.

Avatar


6 de Fevereiro de 2022

O concurso PMDF está autorizado e deve publicar edital em breve. São esperadas 2.146 vagas no total, sendo 2.100 para o cargo de Soldado e 46 vagas para Oficial de Saúde.

Uma dúvida muito frequente dos concurseiros é: existe limite de idade para o concurso da Polícia Militar do Distrito Federal?

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o limite de idade cobrado nos últimos editais para ambos os cargos e responder o motivo do limite de idade em certames como este. Confira os detalhes usando o índice:

Concurso PMDF: limite de idade cargo Soldado

No último concurso, realizado em 2018, era necessário possuir a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, até a data de ingresso na PMDF, e a idade máxima de 30 (trinta) anos completos, até a data da inscrição no concurso, em conformidade com a Decisão 2001/2016-TCDF.

Concurso PMDF: limite de idade cargo Oficial

No último concurso, realizado em 2012, era necessário ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos até a data de inclusão na PMDF e ter no máximo, 35 (trinta e cinco) anos até a data de encerramento das inscrições. E não ter completado 36 (trinta e seis) anos na data de encerramento das inscrições.

Por que o edital PMDF apresenta limite de idade?

De acordo com o entendimento do STF (Súmula n.683) sobre o que foi dito no artigo 7° da CF, o limite de idade para concurso público só poderia ser justificado em casos cujo a natureza do cargo exija determinadas condições físicas para seu exercício.

Assim, concursos militares, policiais e outras funções relacionadas na Carreira de Segurança Pública enquadram-se com frequência nessa condição. Vale lembrar que esta é a mesma justificativa que permite a definição de altura mínima para o ingresso.

Dito isso, nenhuma dessas decisões é arbitrária: devem ser definidas e justificadas de acordo com outras leis da corporação, previamente definidas para cada cargo e vigentes na data de publicação do documento.

De acordo com o artigo 5° do Estatuto dos Servidores Públicos: “§ 1° As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei”. 

Curso gratuito para concursos

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Saiba mais detalhes sobre o limite de idade em concursos públicos aqui

Resumo do concurso PMDF

Concurso PMDF  Polícia Militar do Distrito Federal — PMDF
Situação atual Autorizado
Banca organizadora A definir
Cargos Soldado, Oficial da Saúde
Escolaridade Nível superior
Carreiras Segurança pública
Lotação Distrito Federal, Brasília
Número de vagas 2.146vagas
Remuneração R$ 5.245,41 a R$ 11.435,59

 

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


6 de Fevereiro de 2022

Tudo que sabemos sobre:

autorizado