Perder o emprego na iniciativa privada fez com que Bruno Braga estudasse para concursos públicos e fosse atrás de algo melhor

"Tenha gratidão pela conquista quando ela chegar, mas esteja sempre incomodado onde estiver, pois é esse o impulso para melhorar as condições", aconselha Bruno Braga

Avatar


30 de Junho de 2020

Bruno de Freitas Braga é do Rio de Janeiro -RJ e resolveu estudar para concursos públicos em junho de 2017, logo depois de ter sido demitido da empresa onde trabalhava na iniciativa privada.

Bruno foi aprovado no concurso da Prefeitura de Niterói para o cargo de Guarda Civil Municipal, mas até conquistar a aprovação neste concurso foram dois anos e meio se preparando.

O aprovado conta que durante o período de preparação, muitas vezes, ele duvidou da sua própria capacidade,  mas nunca desistiu.

Em março deste ano, Bruno foi convocado e nomeado, mas por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), por um momento, a posse se tornou duvidosa. Porém, o quadro de servidores havia reduzido devido ao afastamento de servidores com suspeitas da doença. Então, o Prefeito do município de Niterói decidiu empossar os aprovados.

“Fiquei 3 anos desempregado, e, justamente agora, conquistei meu tão sonhado cargo público. Isso para mim foi a maior prova de que a iniciativa privada não é meu lugar porque no momento em que muitos perderam seus empregos e estão passando dificuldade neste momento, eu cheguei ao primeiro degrau na minha carreira profissional.”

Durante o seu período de preparação, o aprovado fez diversos concursos e isso o auxiliou a criar uma boa base nas matérias comuns.

Antes do edital da Prefeitura de Niterói ser publicado, Bruno estudava com muita disciplina de segunda a sexta-feira por 8 horas diárias. Esse tempo era dividido da seguinte forma 4 horas de conteúdo novo e 4 horas de resolução de questões, sempre utilizando as videoaulas e depois os PDFs.

Logo que o edital foi lançado, ele reformulou a sua forma de se preparar para o certame, pois só teria mais 3 meses de estudos.  Desta forma, o plano de estudos montado por Bruno organizou os estudos de todo o conteúdo novo em 1 mês e os 2 meses restantes foram utilizados para revisões dos seus materiais de resumo, leitura de lei seca e resolução massiva de questões. Ele usou a técnica do Pomodoro para controlar o tempo de estudo e o aplicativo Evernote para a confecção de resumos digitais. Segundo o aprovado, o aplicativo auxilia porque depois todos os resumos podem ser lidos pelo celular em viagens para realização de uma prova, por exemplo.

Na época, Bruno, na medida do possível, conciliava os estudos com uma atividade física, pois o concurso também exigia Teste de Aptidão Física. Mas ele estava mais preocupado com a prova objetiva e só começou a treinar com afinco para o TAF após esta prova.

Durante a sua preparação para o concurso, o Bruno contou com o Gran Cursos Online.

“Conheci o Gran Cursos Online ainda nos estudos para o TRE/RJ em que fui no aulão do Gran Dicas na minha cidade. Ganhei o sorteio do cheque de 2 mil reais em cursos e pude me manter estudando somente pelo Gran Cursos Online por mais de 1 ano. Esse é um curso ímpar, sempre fui muitíssimo bem tratado em todos os eventos e bem atendido quando preciso de alguma informação. Além de, claro, o óbvio: os professores são de qualidade. E o que mais me alegra é ver que tanto o Gabriel Granjeiro e o Rodrigo Calado cada vez mais aumenta o time de instrutores. De recursos essenciais eu disse ao longo do relato, mas algo que diariamente me ajudou foi assistir TODOS OS DIAS um vídeo motivacional. Isso me levantava da cama e me dava forças pra continuar. Já fiz mais de 50 provas de concurso público. Praticamente todos os meses fazendo prova, viajando. Sempre fiz tanto a prova de analista quanto a de técnico. Aragonê diz que só não faz prova de técnico quem já é técnico. E eu segui. Na verdade, até hoje, tenho este meu ritual, pois a jornada ainda não terminou, somente subi um degrau, e foi o primeiro. Hoje acredito que sou capaz, mas confesso que por diversas vezes desacreditei que seria possível. Chorei bastante, mas pus na cabeça que não tinha plano B. Passar em concurso público era o meu único plano, o Plano A. E segui em frente.”

Bruno disse que ao ver o seu nome na lista de aprovados sentiu um misto de emoções, ouviu música, ficou paralisado, sentiu-se feliz, mas também triste pela extrema dificuldade. Para ele, a ficha ainda não caiu até hoje porque foi muito difícil a caminhada.

Ele conquistou a sua primeira aprovação, mas não vai parar por aí. A sua meta é a carreira diplomática, pois como ele mesmo fala “sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então, prefiro sonhar bem grande”.

Para todos que assim como Bruno continuam estudando para conquistar a aprovação em um concurso público, ele aconselha:

“Muitas pessoas apostam muito no meu sucesso e devo muito à minha família e minha namorada, principalmente, pela ajuda financeira que me deram. Agarre-se a quem você ama e peça apoio total porque entendo como funciona. Chega um momento que todos duvidam de nós e até mesmo nós mesmos duvidamos que seja possível passar em algo. Na verdade, eu não estou do outro lado, ainda estudo e encontro as mesmas dificuldades, porém agora recebo minha remuneração, já tenho minha matrícula pública, sou servidor público estatutário e está contando tempo de serviço público. Mas não sou Guarda Municipal, eu estou Guarda Municipal. Pense sempre desta forma. Tenha gratidão pela conquista quando ela chegar, mas esteja sempre incomodado onde estiver, pois é esse o impulso para melhorar as condições. E não se esqueça, você é capaz!”

 

Quer ler mais histórias inspiradoras? 

Clique aqui e veja a lista completa de alunos que chegaram lá!

Avatar


30 de Junho de 2020

Tudo que sabemos sobre:

Eu Sou Gran