Concurso público: é para você SIM! Por: William Douglas

Avatar


30 de agosto2 min. de leitura

concurso público“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. (Hebreus 11.1)

Olá, querido leitor.

Em virtude da grande concorrência vivenciada atualmente nos certames públicos, alguns concursandos acabam se autoquestionando acerca de sua capacidade de ser aprovado.
Normalmente, após alguma reprovação, há aqueles que dizem: “concurso público não é para mim”.
Não pense assim!!!

Olha só! Não vou aqui tentar “tapar o sol com a peneira”. Embora a aprovação não seja uma tarefa simples, ela também não é impossível. Nessa linha, da mesma forma, a aprovação não está reservada apenas a alguns “eleitos”. Na verdade, tenho visto – em mais de uma década cuidando disso – pessoas comuns sendo aprovadas e realizando seus sonhos.
A questão principal aqui não é, diretamente, de capacidade nata. Trata-se, na verdade, de atitude. Além disso, de habilidades adquiridas e desenvolvidas durante a jornada da preparação.

São aprovados os que, além de desejar a aprovação, estão dispostos a correr atrás de seus sonhos.

O grande desafio é este: colocar em prática os desejos que possuímos. E mais, também não adianta, apenas, iniciar o projeto. Isso é fácil. É necessário perseverar. Ir até o fim. Como diz o professor William Douglas: “estudar até passar”.

Perseverar até o fim é, sem dúvida, o maior obstáculo enfrentado por aqueles que almejam a tão sonhada aprovação. Digo isso porque perseverar significa:

• constância, conservar-se firme;
• continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar a sua força ou ação; continuar, perdurar, subsistir, ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.

Note que, nesse conceito tão simples e corriqueiro, podemos encontrar as principais características daqueles que alcançam a aprovação:
• constância na busca do objetivo;
• continuidade;
• firmeza;
• foco, na medida em que não podemos mudar ou variar de intento.

Atribui-se a Miguel de Cervantes a frase: “a perseverança é a mãe da boa sorte”.

No mundo dos concursos, penso eu, a sorte é junção da preparação com a oportunidade. A preparação constante permitirá que você, diante da oportunidade, obtenha “a sorte” de ser aprovado.
Não olhe para os obstáculos, pois esses sempre existirão. Olhe para seu alvo. Não tire os olhos dele. Persevere até o fim.
Como disse Thomas Edilson: “nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”.

Sucesso e até a próxima!
Professor Wellington Antunes

______________________________________________

Wellington AntunesWellington Antunes é professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”.

______________________________________________

Estudando para concursos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia de qualidade

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


30 de agosto2 min. de leitura