Concurso Receita Federal Auditor: quais foram as etapas em 2014?

Concurso Receita Federal : relembre como foram as etapas do concurso da Receita Federal do Brasil em 2014!

Avatar


08 de julho4 min. de leitura

Deseja  prestar o concurso Receita Federal e tem curiosidade para saber por quais etapas os candidatos foram avaliados em 2014?

O novo concurso ofertará 699 vagas para o provimento do quadro da Receita Federal do Brasil, sendo: 230 vagas para Auditor-Fiscal e 469 vagas para Analista-Tributário.

Neste período que antecede a publicação do edital, é necessário relembrar como foram as etapas do concurso da Receita Federal do Brasil em 2014!

Antes de tratar sobre as etapas do edital de 2014 é importante recapitular sobre o que se sabe das etapas do próximo concurso Receita Federal.

Já é possível adiantar pelo menos duas etapas de avaliações. A prova objetiva e o curso de formação.

Confira abaixo qual será a duração do curso de formação:

  • 60 dias para Auditor Fiscal
  • 40 dias para Analista Tributário.

Concurso Receita Federal: etapas do edital 2014

O último edital Receita Federal de Auditor-Fiscal, foi realizado em 2014. Na ocasião, foram ofertadas 278 vagas.

Quais foram as etapas do concurso para Auditor-Fiscal da Receita?

edital Receita Federal para o cargo de Auditor, com classificação em âmbito nacional, foi  assim constituído:

Como foi a Prova Objetiva para Auditor-Fiscal da Receita?

De acordo com o último edital Receita Federal, a prova objetiva de Conhecimentos Gerais foi de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, com pontuação máxima de 70 pontos.

Já a prova de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valeu, no máximo, 140 pontos.

Confira abaixo as avaliações do edital Receita Federal, bem como do gabarito definitivo:
Banca: ESAF
Ano: 2014
Prova de conhecimentos gerais
Prova de conhecimentos específicos
Gabarito definitivo

Como foi a Prova discursiva para Auditor-Fiscal da Receita?

A prova discursiva do concurso Receita Federal foi composta de 2 questões sobre conteúdo de Direito Tributário, Comércio Internacional e Legislação Aduaneira. O valor cobrado foi no máximo de 60 pontos. A prova discursiva teve caráter seletivo, eliminatório e classificatório.

Confira as questões cobradas na prova discursiva:

[ Questão 1]

Discorra, em um mínimo de 20(vinte) e em um máximo de 40(quarenta) linhas, sobre o Simples Nacional, abordando os seguintes tópicos:
a) O que é, quem pode e quem não pode optar por este regime (quais os parâmetros legais); de que forma se dá essa opção; quem possui a competência para regulamentá-lo; o que se considera receita bruta para fins de aplicação do simples nacional.
b) Quais os tributos que têm seu recolhimento unificado abrangido pelo Simples Nacional; se o Simples Nacional é facultativo para Estados e Municípios.
c) Como deverá proceder o contribuinte optante pelo Simples Nacional que auferir receitas sujeitas a substituição tributária ou decorrentes de exportação; se há alguma distinção, no tocante às obrigações acessórias, entre optantes do Simples Nacional e os demais contribuintes.

[Questão 2]

Em tempos de globalização o comércio internacional adquire importância crescente no cenário econômico mundial. A administração aduaneira deve se manter constantemente atualizada no intuito de não se tornar obstáculo desnecessário ao comércio lícito, tampouco em incentivo a práticas ilícitas. Partindo dessa premissa, nos termos da legislação aduaneira, é possível a atuação do Auditor-Fiscal da Receita Federal além da linha de fronteira terrestre do Brasil? Justifique e fundamente sua resposta em um mínimo de 20 (vinte) e em um máximo de 40 (quarenta) linhas, a qual deverá abordar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:
a) Definição de território aduaneiro; e
b) Abrangência da jurisdição dos serviços aduaneiros

Sindicância de vida pregressa

De acordo com o último edital Receita Federal, esta etapa foi de caráter unicamente eliminatório, mediante o exame de documentação exigida do candidato.

No ato de publicação do resultado provisório da prova discursiva, os candidatos foram convocados para, enviarem documentos, como:

  • certidão dos setores de distribuição dos foros criminais da Justiça e folha de antecedentes;
  • declaração de não haver sofrido condenação definitiva, no exercício de cargo ou de destituição de função pública e
  • declaração do órgão público, vinculado o candidato, que não tenha sofrido punição em processo disciplinar por ato de improbidade administrativa mediante decisão de que não caiba recurso hierárquico.

Preparamos um conteúdo completo com todos os detalhes do concurso público da Receita Federal do Brasil. Vamos te contar sobre a estrutura remuneratória, histórico de movimentações do concurso, requisitos, cargos vagos, dicas de estudo, além de abordar como foram os últimos editais. Ficou curioso? Clique aqui para acessar.

Concurso Receita Federal: materiais gratuitos

Se você tem o desejo de vencer todas as dificuldades com a dedicação necessária para alcançar a sua aprovação no concurso Receita Federal, o Gran Cursos Online preparou vários outros materiais gratuitos que vão alavancar a sua preparação.

Gran Vade Mecum

Editais verticalizados

Simulados

Telegram Receita Federal

Paranorama dos Concursos 2022: O melhor ano da sua vida

Novos editais estão saindo todos os dias e é só o começo. Confira no Panorama 2022 a previsão com quais são os maiores concursos do país, as vagas disponíveis, as melhores carreiras e as excelentes oportunidades que o mundo dos concursos tem para você e como se preparar para elas! Construa seu futuro desde já!

De 04 a 15 de julho você terá a oportunidade de receber dicas dos nossos especialistas sobre o que e como estudar, e se preparar para conquistar a sua aprovação em 2022.

Preencha o formulário abaixo ou INSCREVA-SE AQUI e garanta a sua participação no MAIOR evento de concursos do Brasil. A participação é 100% gratuita e totalmente online!

 

Resumo do concurso Receita Federal

Concurso Receita Federal Receita Federal do Brasil (RFB)
Situação do concurso Banca em definição
Banca organizadora A definir
Cargos Auditor-Fiscal e Analista-Tributário
Escolaridade Nível superior
Carreira Fiscal
Lotação Nacional
Número de vagas 699 vagas
Remuneração Iniciais de R$ 11.684,39 a R$ 21.029,09
Confira o último edital Auditor-Fiscal 2014
Confira o último edital de Analista Tributário 2012
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


08 de julho4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

banca em definição