Concurso Receita Federal: progressão e promoção de carreira

Concurso Receita Federal: saiba como funciona a avaliação de desempenho, progressão funcional e promoção dos Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários da RFB!

Avatar


14 de setembro4 min. de leitura

O concurso Receita Federal está cada vez mais próximo! A Receita Federal do Brasil (RFB) ofertará 699 vagas para Auditor-Fiscal e 469 para Analista-Tributário.

E se você sempre sonhou em fazer parte do órgão, é importante saber como funciona a promoção e progressão da sua futura carreira.

Navegue pelo índice abaixo para entender os procedimentos específicos de avaliação de desempenho, progressão e promoção dos Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários da RFB:

Quer ficar informado sobre o concurso Receita Federal? Confira o conteúdo que preparamos com exclusividade para você! Reunimos em um material TUDO o que você precisa saber sobre: remuneração, cargos, vagas, último edital e muito mais. Clique aqui para não perder nada!

Concurso Receita Federal: Diretrizes

Os procedimentos específicos para fins de avaliação de desempenho, progressão funcional e promoção dos servidores ocupantes dos cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil são norteados pelas seguintes diretrizes:

  • o aprimoramento, a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências individuais, com transparência e objetividade;
  • o desenvolvimento individual alinhado às estratégias organizacionais;
  • a adoção de um ciclo dinâmico de gestão de desempenho, com o objetivo de melhorar os resultados individuais e organizacionais; e
  • a gestão do desempenho focada no desenvolvimento das pessoas e da organização, de forma a subsidiar as demais práticas de gestão de pessoas. Além de outras diretrizes.

O  ciclo de avaliação de desempenho é anual, inciando no primeiro dia do mês de agosto e término no último dia do mês de julho do ano seguinte. O intervalo para a progressão funcional e promoção coincidirá com o ciclo de avaliação de desempenho.

Somente participará do processo de avaliação de desempenho individual, o servidor que tiver permanecido no exercício de suas atividades por, no mínimo, dois terços do ciclo de avaliação.

Concurso Receita Federal: Progressão funcional

São requisitos para progressão funcional nos cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil:

  1. cumprir o interstício de doze meses de efetivo exercício em cada padrão;
  2. atingir resultado igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do limite máximo da pontuação da avaliação de desempenho individual.

Concurso Receita Federal: Promoção

São requisitos para promoção nos cargos de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil:

  • Cumprir o interstício de doze meses de efetivo exercício no último padrão de cada classe;
  • Atingir resultado igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do limite máximo da pontuação da avaliação de desempenho individual realizada no interstício considerado para a promoção;
  • Concluir, com aprovação:
    a) cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo Proeduc que acumulem carga horária mínima de 240 (duzentos e quarenta) horas para Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e 180 horas para Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, cujo conteúdo seja compatível com as atribuições dos respectivos cargos, para a promoção da segunda para a primeira Classe; e
    b) curso de especialização cujo conteúdo seja compatível com as atribuições dos respectivos cargos e esteja em consonância com o Proeduc, para a promoção da primeira Classe para a especial; e
  • Possuir experiência profissional e acadêmica na forma estabelecida no § 3º do art. 2º do Decreto nº 9.366, de 8 de maio de 2018, em temas relacionados às atribuições dos respectivos cargos e vinculados às competências da RFB.

Volte ao topo

Concurso Receita Federal: materiais gratuitos

Quer ser aprovado no concurso Receita Federal 2022, mas não sabe por onde começar seus estudos? Confira os materiais gratuitos que o Gran Cursos Online preparou para você turbinar a sua preparação para o certame da RFB:

Aulas Gratuitas

Você sabia que o Gran Cursos Online oferece aulas gratuitas destinadas ao concurso Receita Federal!? Isso mesmo! Frequentemente os nossos Gran Professores produzem excelentes conteúdos, transmitidos ao vivo pelo canal do Gran Cursos Online, no YouTube. Nessas aulas você encontra assuntos que vão do nível básico ao avançado.

Para ficar por dentro de todos os eventos clique aqui e acompanhe em tempo real todas as aulas do concurso Receita Federal.

Concurso Receita Federal: Gran Vade Mecum

Gran Vade Mecum – Receita Federal do Brasil (Pré-Edital)  reúne, em um único documento, toda a legislação e todas as normas que deverão ser cobradas no edital. O material é gratuitoexclusivo e já se encontra disponível para download!

Concurso Receita Federal: Editais verticalizados

No edital Receita Federal verticalizado você encontra o conteúdo distribuído item a item. Além disso, nele você encontra espaço para anotações e dados percentuais para você verificar o seu desempenho nos estudos.  Confira, em formato vertical, os últimos editais publicados do concurso Receita Federal.

Volte ao topo

Concurso Receita Federal: Simulados gratuitos

Com os simulados do Gran Cursos Online você consegue adquirir a prática necessária para fazer a prova do concurso Receita Federal de forma mais assertiva.

E, para dar um empurrão nos estudos, realize todos os simulados do concurso Receita Federal 2022:

Volte ao topo

Telegram Receita Federal

Participe do grupo especial com diversos materiais e dicas dos especialistas sobre o concurso Receita Federal.

Ser aprovado no concurso Receita Federal é questão de treino!

Resolver questões do concurso Receita Federal é uma das técnicas mais eficazes de estudar para a prova, pois possibilita que você compreenda o nível de dificuldade das questões dando maior atenção às matérias mais cobradas.

 Pensando em te ajudar, o Gran Cursos Questões liberou, gratuitamentequestões das provas da Receita Federal para Auditor Fiscal. Clique aqui para acessar!

Volte ao topo

Resumo do Concurso Receita Federal

Concurso Receita Federal 2022 Receita Federal do Brasil (RFB)
Situação do concurso Banca definida
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cargos Auditor-Fiscal e Analista Tributário
Escolaridade Nível superior
Carreira Fiscal
Lotação Nacional
Número de vagas 699 vagas
Remuneração Iniciais de R$ 11.684,39 a R$ 21.029,09
Confira o último edital Receita Federal Auditor-Fiscal 2014
Confira o último edital  Receita Federal de Analista Tributário 2012

Volte ao topo


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


14 de setembro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

banca definida