Concurso SEAGRI DF autorizado! 1.372 cargos vagos!

Concurso SEAGRI DF é esperado! Nova seleção pode contemplar vagas de níveis médio e superior

O Governo do Distrito Federal tem pretensão de abrir um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. A autorização do concurso SEAGRI DF foi publicada no Diário Oficial na edição do dia 08 de março de 2021.

Clique aqui e confira o documento na íntegra

Desde 2019 há a previsão de abertura de uma nova seleção com a seguinte relação de oportunidades: Analistas de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária (10 vagas), Técnicos de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária (10 vagas) e Auxiliares de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária (10 vagas). O quantitativo e as ocupações ainda serão oficializadas.

O Governador do DF, Ibaneis Rocha já tinha mencionado, em ação do SOS DF que iria dar atenção especial para as áreas rurais. Tais ações, de caráter emergenciais, são coordenadas pela SEAGRI DF. Por isso, a reposição de pessoal efetivo seria importante.

Veja abaixo o menu com informações sobre o edital do concurso SEAGRI DF:

Concurso SEAGRI DF: situação atual

De acordo com informações da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria, há necessidade de pessoal, pois o órgão está com vários servidores se aposentando. Logo, a necessidade de um novo concurso público é urgente. Outro motivo é que a última seleção foi feita em 2009. “Faz muito tempo desde a realização do último concurso, há quase 10 anos. Alguns servidores ficaram, outros pediram exoneração para assumir outros cargos”, conta.

“O certame ainda está em fase de estudo inicial e não tem previsão, ainda, de ser lançado neste primeiro semestre de 2019. Porém, pode acontecer de ser publicado ainda neste ano (sem data estipulada) tudo depende de ações administrativas internas para a organização dele”, explicou um dos assessores da SEAGRI DF.

Sobre a SEAGRI DF

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – Seagri/DF é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor, no Distrito Federal.

A Secretaria coordena e promove o desenvolvimento rural, econômico e ambiental sustentável, administra as terras públicas rurais e zela pela segurança alimentar da população por meio de ações de fiscalização e inspeção animal e vegetal.

Concurso SEAGRI DF: cargos vagos

Confira a relação de vacâncias na pasta. Os dados são de referência do mês de janeiro de 2021.

Ocupação Cargos vagos
Analista de de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária 164
Técnico de de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária 677
Auxiliar de de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária 531

Último concurso SEAGRI DF

Na última seleção, o órgão se chamava SEAPA. O certame ofertou vagas nos cargos Analista e Técnico de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária da Carreira de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária do Quadro de Pessoal do Governo do Distrito Federal. No total foram 94 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, sendo 90 para Analistas e 34 para Técnicos.

Os cargos de nível superior foram  para Analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária nas especialidades: Administrador (1 vaga), Arquiteto (1 vaga), Engenheiro Agrimensor (1 vaga), Engenheiro Agrônomo (12 vagas), Engenheiro Civil (1 vaga), Engenheiro de Alimentos (2 vagas), Médico Veterinário (38 vagas), Nutricionista (1 vaga), Químico (1 vaga) e Zootecnista (1 vaga).

Aqueles com nível médio concorreram ao cargo de Técnico de Desenvolvimento e Fiscalização agropecuária nas ocupações: Agente administrativo (4 vagas), Técnico em Agropecuária (29 vagas) e Técnico em Contabilidade (1 vaga).

Fora os benefícios, as remunerações iniciais indicadas foram R$ 4.352,36 e R$ 2.936,35 para Analistas e Técnicos, respectivamente. Na época, o Cespe/Cebraspe (UnB) foi a banca escolhida para organização do concurso público.

Concurso SEAGRI DF: etapas

A seleção teve as seguintes fases:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior

Concurso SEAGRI DF: prova objetiva

O valor total da avaliação objetiva foi de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) pontos com julgamento de cada item como Certo (C ) ou Errado (E), sendo uma errada anula uma certa.

Na prova objetiva foram exigidos Conhecimentos Básicos, comum a todos os cargos, das disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Conhecimentos complementares (legislações específicas, do DF e noções de Direito Administrativo), além de Conhecimentos Específicos referente ao cargo de inscrição.

Confira abaixo o quadro de composição das fases e provas:

Nível superior

  • Conhecimentos básicos – 30 itens
  • Conhecimentos complementares – 30 itens
  • Conhecimentos específicos – 60 itens

Nível médio

  • Conhecimentos básicos – 30 itens
  • Conhecimentos complementares – 30 itens
  • Conhecimentos específicos – 60 itens

 

A duração das provas foi de:

  • Nível superior – 4 horas e 30 minutos (provas objetiva e discursiva);
  • Nível médio – 3 horas e 30 minutos (somente prova objetiva).

Concurso SEAGRI DF: prova discursiva

A prova discursiva teve o valor de 10 pontos. Da qual pode ser texto narrativo, descritivo ou dissertativo, de no máximo 30 linhas.

Concurso SEAGRI DF: avaliação de títulos

Já a avaliação de títulos, somente para os interessados nos cargos de nível superior, e teve o valor de total de 2 pontos.

Curso Gratuito para Concursos

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável! Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

Materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Acesse nossa página exclusiva e conheça:

  • E-books
  • Apostilas
  • Guias de estudos
  • Editais verticalizados e muito mais!

 

 

Resumo do concurso SEAGRI DF

Concurso Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Banca organizadora A definir
Cargos Analistas, Técnico e Auxiliares de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Diversas
Lotação Distrito Federal
Número de vagas A definir
Remuneração A definir
Situação Concurso autorizado
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do último edital SEAGRI DF
Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Avatar
Lanna Sant'Anna

Principais de Distrito Federal

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação em concursos públicos?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
Comece a estudar no Gran Cursos
Para o Topo