Centro-Oeste

Concurso SEAGRI DF: LDO estabelece 30 vagas para a Secretaria

Concurso SEAGRI DF tem a possibilidade de acontecer ainda neste ano

Concurso SEAGRI DF: Confira informações do novo certame para 2019.

Concurso SEAGRI DF: Confira informações do novo certame para 2019.

Mais uma notícia boa para aqueles que querem realizar concurso público no Distrito Federal. A Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO deste ano (concursos LDO DF 2019) estabeleceu 30 vagas em diversos cargos para a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – SEAGRI DF (concurso SEAGRI DF).

As oportunidades estão distribuídas para: Analistas de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária (10 vagas), Técnicos de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária (10 vagas) e Auxiliares de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária (10 vagas), sendo que esse último não foi indicado no último certame.

O Governador do DF, Ibaneis Rocha já tinha mencionado, em ação do SOS DF que dará atenção especial para as áreas rurais. Tais ações, de caráter emergenciais, serão coordenados pela SEAGRI DF.

De acordo com informações da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria, há necessidade de pessoal, pois o órgão está com vários servidores se aposentando. Logo, a necessidade de um novo concurso público é urgente. Outro motivo é que a última seleção foi feita em 2009. “Faz muito tempo desde a realização do último concurso, há quase 10 anos. Alguns servidores ficaram, outros pediram exoneração para assumir outros cargos”, conta.

“O certame ainda está em fase de estudo inicial e não tem previsão, ainda, de ser lançado neste primeiro semestre de 2019. Porém, pode acontecer de ser publicado ainda neste ano (sem data estipulada) tudo depende de ações administrativas internas para a organização dele”, explicou um dos assessores da SEAGRI DF.

Concurso SEAGRI DF: último concurso (2009)

Na última seleção, o órgão se chamava SEAPA. O certame proveu vagas nos cargos Analista e Técnico de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária da Carreira de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária do Quadro de Pessoal do Governo do Distrito Federal. No total foram 94 vagas imediatas e formação de cadastro reserva, sendo 90 para Analistas e 34 para Técnicos.

Os cargos de nível superior foram  para Analista de Desenvolvimento e Fiscalização Agropecuária nas especialidades: Administrador (1 vaga), Arquiteto (1 vaga), Engenheiro Agrimensor (1 vaga), Engenheiro Agrônomo (12 vagas), Engenheiro Civil (1 vaga), Engenheiro de Alimentos (2 vagas), Médico Veterinário (38 vagas), Nutricionista (1 vaga), Químico (1 vaga) e Zootecnista (1 vaga).

Aqueles com nível médio concorreram ao cargo de Técnico de Desenvolvimento e Fiscalização agropecuária nas ocupações: Agente administrativo (4 vagas), Técnico em Agropecuária (29 vagas) e Técnico em Contabilidade (1 vaga).

Fora os benefícios, as remunerações iniciais indicadas foram R$ 4.352,36 e R$ 2.936,35 para Analistas e Técnicos, respectivamente. Na época, o Cespe/Cebraspe (UnB) foi a banca escolhida para organizar o concurso público.

FASES E PROVAS

A seleção teve as seguintes fases:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos;
  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, somente para os cargos de nível superior;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de nível superior.

O valor total da avaliação objetiva foi de 120 pontos com julgamento de cada item como Certo (C ) ou Errado (E), sendo uma errada anula uma certa.

A prova discursiva teve o valor de 10 pontos. Da qual pode ser texto narrativo, descritivo ou dissertativo, de no máximo 30 linhas.

Já a avaliação de títulos, somente para os interessados nos cargos de nível superior, e teve o valor de total de 2 pontos.

Na prova objetiva foram exigidos Conhecimentos Básicos, comum a todos os cargos, das disciplinas: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Conhecimentos complementares (legislações específicas, do DF e noções de Direito Administrativo), além de Conhecimentos Específicos referente ao cargo de inscrição. Confira abaixo o quadro de composição das fases e provas:

Duração das provas:

  • Nível superior – 4 horas e 30 minutos (provas objetiva e discursiva)
  • Nível médio – 3 horas e 30 minutos (somente prova objetiva)

O que é a SEAGRI DF?

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – Seagri/DF é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor, no Distrito Federal.

A Secretaria coordena e promove o desenvolvimento rural, econômico e ambiental sustentável, administra as terras públicas rurais e zela pela segurança alimentar da população por meio de ações de fiscalização e inspeção animal e vegetal.

Detalhes Edital SEAGRI DF

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias o Gran Sistema de Ensino!

Matricule-se!

Para o Topo