Concurso SEE PE: o que esperar da prova da banca Cebraspe?

Concurso SEE PE: Para se dar bem nas provas é importante prestar atenção a alguns pontos. Confira este conteúdo e saiba o que esperar da banca!

Avatar


12 de Agosto de 2022

concurso SEE PE está com dois editais publicados! Os editais somam mais de 3,4 mil vagas, sendo 2.907 para o cargo de Professor de educação básica e 589 para Analista em Gestão e de Assistente Administrativo Educacional.

Ambos os editais estão sendo organizados pela Cebraspe, banca que costuma ser bastante temida pelos candidatos devido ao nível de dificuldade dos itens e rigor nas avaliações.

Mas se engana quem pensa que as questões de concurso Cebraspe são um bicho de sete cabeças! Acompanhe o artigo para dominar a banca de uma vez por todas!

Concurso SEE PE: Evite chutes!

Antes de tudo, de onde vem todo esse medo das questões da banca Cebraspe? Bem, isso se dá  especialmente devido à complexidade dos itens, rigor nas avaliações e também ao famoso critério “uma errada anula uma certa”, conhecido método de penalização de chutes.

Por isso, se você deseja se dar bem no concurso SEE PE, a recomendação é não chutar. Caso você não tenha certeza do item, deixe em branco. Se marcar uma alternativa errada, outra tática é a marcação dupla no cartão de respostas, que anula imediatamente o item.

Confira os critérios de avaliação das provas objetivas do concurso SEE PE:

  • A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a:
    • 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
    • 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
    • 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
  • A nota em cada prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem.
  • As provas objetivas de todos os candidatos serão corrigidas por meio de processamento eletrônico das folhas de respostas.

Concurso SEE PE: complexidade das questões da banca

Prepare-se para encarar questões com nível de dificuldade mais elevada. Ser expert em interpretação de texto pode te garantir uma vantagem frente aos concorrentes do concurso SEE PE!

Essa complexidade das questões da banca Cebraspe se dá basicamente devido à necessidade da boa interpretação de texto. É comum que seja apresentada uma “situação problema” que será base para uma série de questões seguintes.

Concurso SEE PE: questões contextualizadas

Durante a prova do concurso SEE PE, pode ser difícil que você encontre “blocos de questão” por disciplina. Apesar da divisão de disciplinas por blocos ocorrer no edital, é raro que exista uma quantificação específica por disciplina.

De maneira geral, os itens são bem misturados e podem abordar mais de uma matéria em um mesmo item. Dessa forma, pode acabar sendo um desafio compreender quais disciplinas são mais prevalentes ao se guiar apenas pelo edital.

Também é comum que as questões de concurso Cebraspe sejam bem contextualizadas em relação ao cargo. Por isso, conhecimentos específicos costumam ser pincelados durante toda a prova. Não deixe de estudar essas seções com mais cuidado!

Concurso SEE PE: Fique de olho nas pegadinhas!

Os enunciados complexos quase sempre podem acabar resultando em interpretações incorretas e até mesmo em pegadinhas. Algumas dicas para não ser pego nesse tipo de esquema nas provas do concurso SEE PE é atentar-se às palavras-chave. Para isso:

  • Sublinhe sempre o comando da questão e responda exatamente o que está sendo pedido.
  • Fique atento à termos inclusivos (também, tal como igualmente) e identifique prontamente quais termos estão sendo diretamente comparados.
  • Cuidado com os termos exclusivos (nunca, apenas, sempre), a chance da questão estar errada é grande, já que pouquíssimos casos são tão irredutíveis.

Concurso SEE PE: Ser aprovado é questão de treino!

Apesar de serem longas e trabalhosas, as questões da banca não são impossíveis de ser resolvidas. Lembre-se que a aprovação é questão de treino e que a resolução de questões é o método de estudos que mais aprova em concursos públicos!

Uma ferramenta que vai te ajudar muito a praticar os seus conhecimentos do concurso SEE PE é o treino por resolução de questões de concurso.

Você conhece o Gran Cursos Questões? É uma plataforma especializada onde você encontra não apenas questões de concurso comentadas, como também simulados, programas de estudo, relações de assuntos mais cobrados e muito mais!

Estude com o Gran Cursos Questões! 

Avatar


12 de Agosto de 2022

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado