Concurso Sefaz SC homologa o resultado final. Confira!

Concurso Sefaz SC oferta 58 vagas para Analista com remuneração de R$ 5,4 mil. Acompanhe!

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14/02/2022 | 10:22 Atualizado há 93 dias

Interessado no Concurso Sefaz SC?. Saiu a homologação do resultado final das Provas Objetivas do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. A etapa objetiva foi aplicada em dezembro de 2021.

O concurso Sefaz SC contempla 58 vagas para Analista da Receita Estadual, com iniciais de R$ 5.499,97 mensais. De acordo com o SindFaz SC, a expectativa é que a investidura do cargo possa ocorrer no início de 2022.

Saiba mais sobre o Concurso Sefaz SC navegando pelo índice abaixo:

Destaques:

Concurso Sefaz SC: Situação atual

Analista da Receita Estadual

Auditor Fiscal da Receita Estadual

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Concurso Sefaz SC: Remuneração e benefícios

De acordo com o edital do concurso Sefaz SC, a remuneração inicial dos ocupantes do cargo de Analista da Receita Estadual IV será de R$ 5.499,97 mensais, com uma jornada de 40 horas semanais.

A Remuneração Inicial do Analista da Receita Estadual IV é dividida da seguinte forma

  • Vencimento inicial: R$ 1.296,00
  • Gratificação de produtividade: R$ 2.175,24
  • Gratificação de Controle Interno: R$ 2.028,73
  • e outras gratificações previstas em lei no momento da posse no cargo.

A remuneração (bruta) do Analista da Receita Estadual IV, pode chegar a R$ 30.846,71 , de acordo com o portal de Transparência de agosto de 2021:

concurso sefaz sc _remuneracao analista

Concurso Sefaz SC: tabela portal de transparência

 

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Concurso Sefaz SC: inscrições

As inscrições do concurso Sefaz SC foram realizadas por meio do endereço eletrônico da Fundação Carlos Chagas (FCC) entre os dias 8 de outubro e 10 de novembro de 2021. A taxa de inscrição foi de R$ 150,00.

Houve isenção da taxa de inscrição para os candidatos que se enquadraram nas seguintes situações:

  • Doadores de sangue e/ou medula óssea, amparados pela Lei Estadual nº 10.567, de 07 de novembro de 1997 e suas alterações (Lei nº 17.457, de 10 de janeiro de 2018).
  • Doadores de Sangue: comprovar a doação de sangue, que não poderá ser inferior a 03 (três) vezes em um período de 12 (doze) meses, antecedentes à publicação do Edital, realizadas em órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelo Estado ou por Município.
  • Doador de medula óssea: deverá enviar o comprovante de doador de medula óssea (cartão de doador voluntário de medula óssea – REDOME).
  • Pessoas com deficiência com renda mensal que não ultrapasse 2 (dois) salários mínimos, amparadas pela Lei nº 17.480, de 15 de janeiro de 2018.
  • Pessoas com deficiência com renda mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos deverão enviar declaração que informe possuir renda mensal que não ultrapasse dois salários mínimos e ser pessoa com deficiência, anexando ao formulário de solicitação Laudo médico expedido por especialista da área, especificando o tipo de deficiência, indicando o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID) e emitido no máximo 1 (um) ano antes do ato da inscrição.
  • Aos Voluntariados da Justiça Eleitoral e jurados que atuarem no Tribunal do Júri, no âmbito do Estado de Santa Catarina amparados pela Lei Estadual nº 17.998/2020.

A solicitação de isenção do concurso Sefaz SC foi feita no portal da FCC até o dia 12 de outubro de 2021. O último dia para pagamento foi no dia 10 de novembro de 2021.

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Concurso Sefaz SC: Cargos e vagas

O edital do concurso Sefaz SC oferta 58 vagas para o cargo de Analista da Receita Estadual IV.

Segundo Ouvidoria da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, segue abaixo o panorama das vagas do quadro de pessoal do órgão, com referência em 2020:

  • Analista da Receita Estadual
Classe Criadas Providas Saldo
I 15 24 -9
II 15 11 4
III 90 95 -5
IV 70 15 55
TOTAL 190 145 45

 

  • Analista Financeiro do Tesouro Estadual
Classe Criadas Providas Saldo
Classe IV 18 14 4
TOTAL 18 14 4

 

  •  Contador da Fazenda Estadual
Classe Criadas Providas Saldo
Classe IV 82 97 -15
TOTAL 82 97 -15

 

  •  Auditor Interna do Poder Executivo
Classe Criadas Providas Saldo
Classe IV 49 57 -8
TOTAL 49 57 -8

 

  •  Auditor Fiscal da Receita Estadual
Classe Criadas Providas Saldo
I 90 0 90
II 90 0 90
III 150 145 5
IV 170 194 -24
TOTAL 500 339 161

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Concurso Sefaz SC: Carreira

Os cargos de provimento efetivo do concurso Sefaz SC estão representados em Classes, Níveis e Referências, conforme as tabelas abaixo:

Concurso Sefaz SC: carreira Auditor Interno

Concurso Sefaz SC: carreira Analista da Fazenda Estadual

Concurso Sefaz SC: carreira Analista Técnico da Fazenda

Concurso Sefaz SC: carreira Analista Técnico da Fazenda II

Concurso Sefaz SC: carreira Analista Técnico da Fazenda I

Concurso Sefaz SC: carreira Analista Técnico da Fazenda I

Concurso Sefaz SC: Contador da Fazenda

Concurso Sefaz SC: Contador da Fazenda

Requisitos e Atribuições dos cargos do concurso Sefaz SC

Confira os requisitos e atribuições dos cargos do concurso Sefaz SC:

Auditor Interno do Poder Executivo

Requisitos

Conclusão de curso de nível superior em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Direito, reconhecidos pelo Ministério da Educação, e registro no conselho de fiscalização do exercício profissional.

Atribuições

1. propor a edição de normas e a sistematização e a padronização dos procedimentos de auditoria, fiscalização e avaliação de gestão;

2. realizar auditoria e fiscalizar e emitir relatórios sobre a gestão dos administradores públicos;

3. verificar a legalidade e a exatidão dos pagamentos da remuneração, dos subsídios, dos proventos, das pensões e dos descontos relativos aos servidores da Administração Direta e Indireta do Estado, bem como a suficiência dos dados relativos a atos de pessoal;

4. apurar os atos ou fatos inquinados de ilegais ou de irregulares, inclusive os decorrentes de denúncias, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos estaduais e, quando for o caso, recomendar às autoridades competentes as providências cabíveis;

5. realizar auditorias ordinárias e especiais nos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado e nas contas dos responsáveis sob seu controle, emitindo Relatório de Auditoria;

6. avaliar e fiscalizar, sob o aspecto da legalidade, a aplicação dos recursos repassados pelo Estado a Municípios, desde que não derivados de obrigação constitucional, e a pessoas físicas ou a entidades ou organizações em geral, dotadas de personalidade jurídica, de direito público ou privado, que recebam transferências à conta do Orçamento do Estado a qualquer título;

7. avaliar o controle interno dos órgãos e das entidades auditadas;

8. realizar os trabalhos de auditoria decorrentes de acordos ou contratos com organismos nacionais ou internacionais;

9. verificar o controle e a utilização dos bens e valores sob uso e guarda de qualquer pessoa física ou entidade que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre qualquer conta do patrimônio público estadual ou pelas quais responda ou, ainda, que em seu nome assuma obrigações de natureza pecuniária;

10. avaliar os resultados alcançados pelos administradores, em face da finalidade e dos objetivos dos órgãos ou das entidades que dirigem, sem prejuízo de outros controles a que porventura estejam submetidos;

11. fiscalizar o processo de arrecadação de receitas tributárias e não tributárias bem como a regularidade na realização da despesa pública;

12. emitir Relatório e Certificado de Auditoria nas tomadas de contas especiais instauradas pelos órgãos da Administração Direta e Indireta do Estado, inclusive nas determinadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC);

13. fiscalizar a guarda e a aplicação dos recursos extraorçamentários;

14. recomendar a inscrição em responsabilidade nos casos em que constatado, em Relatório de Auditoria, que determinado ato tenha dado causa a prejuízo ou lesão ao erário;

15. realizar auditorias nos contratos de financiamentos em que os órgãos ou entidades da Administração Direta ou Indireta do Estado sejam partes, como concedentes ou beneficiários, inclusive as exigidas pelas instituições financiadoras;

16. executar a programação de auditorias contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial, de atos de pessoal, de gestão e de sistemas informatizados de iniciativa da Diretoria de Auditoria Geral ou das auditorias determinadas pelo TCE/SC, na Administração Direta e Indireta do Estado;

17. realizar auditoria e fiscalizar obras executadas pelo Estado e as que resultem de convênio com outro ente da federação;

18. realizar auditoria e fiscalizar serviços, procedimentos e aquisições referentes aos departamentos médicos existentes nos diversos órgãos e entidades do Estado;

19. desenvolver auditoria, realizar fiscalizações e sugerir a edição de normas segundo cada área de atuação constante da habilitação profissional;

20. avaliar a eficiência, eficácia e economicidade dos equipamentos e medicamentos adquiridos e das obras executadas;

21. avaliar previamente a lista dos equipamentos e medicamentos a serem adquiridos, manifestando-se acerca da existência de produtos similares;

22. pronunciar-se acerca da qualidade e quantidade dos materiais empregados nas obras contratadas pelo Estado;

23. manifestar-se previamente acerca de projetos ou atividades a serem desenvolvidos pelo Estado, dando imediato e direto conhecimento ao ordenador da despesa e ao TCE/SC se a alternativa não for a mais econômica;

24. realizar perícias judiciais e extrajudiciais; e

25. propor a edição de normas ou a alteração de procedimentos que visem à melhoria dos serviços e controles, tornando-os mais eficazes por meio da eliminação de retrabalhos e de outras tarefas que não contribuem para a segurança das informações.

Contador da Fazenda Estadual

Requisitos

Conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, e registro no conselho de fiscalização do exercício profissional.

Atribuições

1. elaborar planos de contas e propor a edição de normas de trabalho de contabilidade;

2. elaborar os balancetes mensais orçamentário, financeiro e patrimonial com os respectivos demonstrativos;

3. elaborar balanços gerais com os respectivos demonstrativos;

4. elaborar registros de operações contábeis;

5. organizar dados para a proposta orçamentária;

6. elaborar certificados de exatidão de balancetes mensais, de balanços e de outras peças contábeis;

7. fazer acompanhamento da legislação sobre execução orçamentária;

8. controlar empenhos e anulação de empenhos;

9. orientar a organização de processo de tomada ou de prestação de contas;

10. assinar balanços e balancetes;

11. fazer registros sistemáticos da legislação pertinente às atividades de contabilidade e de administração financeira;

12. opinar a respeito de consultas formuladas sobre matéria de natureza técnica, jurídico-contábil, financeira e orçamentária, propondo, se for o caso, as soluções cabíveis em tese;

13. realizar trabalhos de verificação contábil, inspecionando regularmente a escrituração para apurar se os registros efetuados correspondem aos documentos que lhes deram origem;

14. supervisionar os cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de bens móveis e imóveis ou participar desses trabalhos, adotando os índices indicados para cada exercício financeiro;

15. fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades;

16. emitir pareceres, laudos e informações sobre assuntos contábeis, financeiros e orçamentários; e

17. executar outras atividades compatíveis com o cargo.

Analista Financeiro do Tesouro Estadual

Requisitos

Conclusão de curso de nível superior em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Engenharia, reconhecidos pelo Ministério da Educação, e registro no conselho de fiscalização do exercício profissional.

Atribuições

1. atuar na gestão centralizada dos recursos de todas as fontes arrecadados pelo Estado por meio do Sistema Financeiro de Conta Única;

2. acompanhar o desempenho diário das receitas e despesas vinculadas à fonte do Tesouro Estadual e elaborar estudos analíticos;

3. elaborar a programação financeira e orçamentária do Estado e acompanhar a sua execução, efetuando os ajustes que se fizerem necessários;

4. gerir todas as atividades relacionadas à liberação de recursos às unidades integrantes do Sistema de Administração Financeira, visando à execução de despesas próprias e descentralizadas;

5. avaliar as operações financeiras com a finalidade de identificar as que possuem melhor liquidez;

6. realizar estudos com o objetivo de verificar as oportunidades de captação de recursos federais ou de organismos internacionais para o Estado;

7. intermediar a captação de recursos orçamentários ou extraorçamentários com a União em benefício dos diversos órgãos e entidades estaduais;

8. analisar e acompanhar a evolução da conjuntura econômico-financeira, a fim de propor medidas que favoreçam o aumento da receita e a diminuição das despesas;

9. acompanhar e analisar a evolução dos gastos com a folha de pessoal da Administração Direta e Indireta do Estado;

10. atuar no controle dos compromissos que onerem direta ou indiretamente o Estado junto às entidades e organismos internacionais;

11. interpretar a legislação econômico-fiscal e financeira do Estado;

12. realizar estudos visando ao aperfeiçoamento da legislação financeira estadual;

13. fornecer subsídios técnicos para elaboração de anteprojetos de leis e decretos relacionados ao Sistema de Administração Financeira;

14. realizar estudos visando ao aperfeiçoamento dos processos internos da Diretoria do Tesouro Estadual;

15. participar da definição dos processos operacionais dos setores de tesouraria, contas a pagar, folha de pagamento e planejamento e controle;

16. analisar o comportamento das receitas e das despesas do Estado e de seus diversos órgãos e entidades;

17. elaborar normas e manuais visando à uniformização dos procedimentos adotados por órgãos setoriais do Sistema de Administração Financeira;

18. orientar e supervisionar a atividade dos responsáveis pela execução orçamentária nos órgãos integrantes do Sistema de Administração Financeira;

19. elaborar relatórios e emitir pareceres sobre as finanças estaduais;

20. realizar estudo de avaliação da rentabilidade financeira das disponibilidades do Estado;

21. realizar estudos dos serviços bancários praticados no mercado;

22. realizar estudo de avaliação de ativos financeiros disponíveis no mercado; e

23. manter-se atualizado sobre as normas estabelecidas pelas autoridades do mercado financeiro e de capitais.

Analista da Receita Estadual IV

Requisitos

Conclusão de curso de nível superior relacionado às atividades da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) reconhecido pelo Ministério da Educação, com habilitação nas áreas definidas no edital do concurso, e registro no conselho de fiscalização do exercício profissional, quando houver.

Atribuições

1. pesquisar dados e proceder a estudos comparados, visando às projeções do serviço, bem como manter banco de dados específicos, relativos ao setor de trabalho;

2. analisar atos e fatos técnicos e administrativos apresentando soluções e alternativas técnicas inerentes a sua área de atuação;

3. analisar, diagnosticar e avaliar programas, projetos e ações inerentes a sua área de atuação;

4. propor a edição de normas e atos de natureza técnica ou administrativa pertinente a sua formação, compatíveis com sua área de atuação;

5. manter atualizado material informativo de natureza técnica e administrativa, diretamente relacionado com as atividades desenvolvidas pelo setor onde desempenha suas funções;

6. executar trabalho de natureza técnica e administrativa pertinente a sua formação, compatível com sua área de atuação;

7. acompanhar e avaliar o desempenho e a execução das políticas e diretrizes de seu setor;

8. uniformizar o fluxo de trabalho e examinar e adotar soluções de racionalização e controle dos serviços;

9. prestar assessoria e/ou consultoria relativas a assuntos de sua área de atuação;

10. realizar estudos para elaboração de normas destinadas a padronização, simplificação, especificação, compra, recebimento, guarda, estocagem, suprimento, alienação e inventários de material de consumo ou permanente;

11. estudar e acompanhar o orçamento e sua execução físico-financeira;

12. acompanhar o desenvolvimento da técnica de planejamento administrativo e financeiro a fim de promover o seu aperfeiçoamento;

13. estudar e acompanhar o exame crítico da conjuntura econômico-financeira a fim de adequar a ela a produtividade das fontes de receita;

14. elaborar normas e manuais visando à uniformização das atividades administrativas;

15. desenvolver projetos objetivando racionalizar e informatizar as rotinas e os procedimentos;

16. desenvolver estudos visando à implantação e/ou ao aprimoramento dos sistemas administrativos;

17. elaborar fluxogramas, organogramas e demais esquemas ou gráficos das informações do sistema;

18. elaborar diretrizes para a organização e modernização das estruturas e dos procedimentos administrativos, objetivando aperfeiçoar a execução dos programas governamentais;

19. estudar e analisar os programas e projetos, em harmonia com as diretrizes e políticas estabelecidas;

20. fornecer subsídios técnicos para elaboração de anteprojetos de leis e decretos relacionados a assuntos de sua área de competência;

21. fornecer dados estatísticos e apresentar relatórios de suas atividades;

22. emitir laudos e pareceres sobre assuntos de sua área de competência;

23. planejar e executar projetos arquitetônicos do órgão, atendendo a suas necessidades permanentes;

24. executar leiaute de distribuição espacial do mobiliário adequado à execução das atividades de cada setor;

25. projetar e executar programações visuais das instalações, visando oferecer um bom ambiente, influenciando na humanização e produtividade;

26. realizar exame técnico de processos relativos à execução de obras, compreendendo a verificação de projetos e das especificações quanto às normas e padronizações;

27. preparar previsões detalhadas das necessidades da construção, determinando e calculando materiais, mão-de-obra e seus respectivos custos, tempo de duração e outros elementos necessários;

28. participar da elaboração e execução de contratos e convênios que incluam projetos de construção, ampliação ou remoção de obras e instalações;

29. fazer avaliações e arbitramentos relativos à especialidade, quando solicitado;

30. planejar, coordenar, orientar, supervisionar, executar e avaliar programas e projetos na área de Serviço Social, aplicados a indivíduos, grupos e comunidades;

31. prestar assessoria e consultoria técnica em assunto de natureza social;

32. elaborar estudos e pareceres técnicos para orientar a tomada de decisão em processos de planejamento ou organização;

33. participar, dentro de sua especialidade, de equipes multiprofissionais na elaboração, análise e implantação de programas e projetos;

34. administrar, organizar e dirigir bibliotecas e centros de documentação ou de informação;

35. planejar e executar a política de seleção e de aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico;

36. orientar, coordenar, supervisionar e executar os serviços de catalogação e classificação de documentos;

37. planejar e executar serviços de referência bibliográfica;

38. organizar e revisar fichários, catálogos e índices, por meio de processos manuais ou automatizados, possibilitando o armazenamento, a busca e a recuperação da informação;

39. compilar bibliografias gerais ou específicas utilizando processos manuais ou mecanizados;

40. executar serviços de disseminação de informações, conforme o perfil de interesse do usuário, elaborando publicações correntes ou promovendo sua distribuição e circulação;

41. manter intercâmbio com as demais bibliotecas e/ou centros de documentação ou de informação;

42. participar do processo de editoração de publicações oficiais, organizando e/ou normatizando-o;

43. elaborar planos de contas e preparar normas de trabalho de contabilidade, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

44. elaborar os balancetes mensais, orçamentários, financeiro e patrimonial com os respectivos demonstrativos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

45. elaborar balanços gerais com os respectivos demonstrativos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

46. elaborar registros de operações contábeis, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

47. elaborar certificados de exatidão de balancetes ou balanços e de outras peças contábeis, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

48. controlar empenhos e anulação de empenhos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

49. orientar a organização do processo de tomada ou de prestação de contas, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

50. fazer registros sistemáticos da legislação pertinente às atividades de administração orçamentária, financeira, contábil e de auditoria, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

51. opinar a respeito de consultas formuladas sobre matéria de natureza técnica, jurídico-contábil, financeira e orçamentária, propondo, se for o caso, as soluções cabíveis em tese, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

52. realizar trabalhos de análise contábil interna, inspecionando regularmente a escrituração dos livros fiscais, verificando se os registros efetuados correspondem aos documentos que lhes deram origem, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

53. supervisionar os cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de veículos, máquinas, móveis, utensílios e instalações, ou participar desses trabalhos, adotando os índices indicados para cada exercício financeiro, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

54. emitir pareceres, laudos e informações sobre assuntos contábeis, financeiros e orçamentários, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

55. realizar estudos com base em diagnósticos de problemas econômicos visando à dinamização dos planos governamentais, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

56. realizar análises e verificações da situação econômica, financeira e administrativa do órgão, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

57. auxiliar no controle dos pagamentos de notificações fiscais, bem como na inscrição em dívida ativa dos débitos vencidos e não pagos, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

58. executar outras atribuições compatíveis com o cargo e com sua habilitação legal e profissional;

59. emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de isenção, imunidade e restituição de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD);

60. emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de isenção, imunidade, redução de alíquota e restituição do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);

61. emitir informações em processos relacionados à correção de documentos de arrecadação;

62. emitir informações acerca do crédito tributário inscrito em dívida ativa;

63. emitir informações sobre assuntos relacionados a processos de cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), nos casos de alteração, inscrição, baixa, suspensão, cancelamento e reativação;

64. realizar pesquisas mercadológica, mobiliária e imobiliária como subsídio da formação de valores venais para compor a tabela para fins de cálculo da cobrança do ITCMD;

65. executar outras atividades correlatas e inerentes às atribuições regimentais da SEF; e

66. auxiliar nas atividades dos postos fiscais e nos serviços fiscais volantes.

Analista da Receita Estadual III

Requisitos

Conclusão do ensino médio ou educação profissional técnica de ensino médio, com habilitação nas áreas definidas no edital do concurso, e registro no conselho de fiscalização do exercício profissional, quando houver.

Atribuições

1. calcular, atualizar e emitir documento de arrecadação para recolhimento de impostos e taxas, quando solicitado pelo contribuinte;

2. conceder inscrição, alteração e baixa no registro sumário de produtor agropecuário;

3. supervisionar, fornecer, receber e conferir bloco de nota fiscal de produtor agropecuário;

4. receber, protocolizar e conferir as Fichas de Atualização Cadastrais (FAC), bem como efetuar todas as consultas necessárias a seu andamento, para posterior homologação com o servidor competente da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), e proceder à inclusão no sistema da SEF;

5. receber, protocolizar e encaminhar documentos relativos à SEF;

6. receber e montar os processos administrativos e contenciosos tributários e neles tomar ciência dos contribuintes, bem como digitar as tramitações e informações necessárias aos processos;

7. extrair certidão negativa ou positiva de débitos para com a Fazenda Pública Estadual;

8. verificar nos bancos de dados da SEF a regularidade do recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e extrair segunda via, quando solicitado pelo contribuinte;

9. receber, controlar, emitir e assinar Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF), mediante autorização superior;

10. acompanhar e conferir o pagamento do parcelamento de crédito tributário;

11. efetuar correção dos dados no sistema da SEF referente a erros ocorridos no pagamento de tributos estaduais, desde que autorizado;

12. receber, conferir e lançar no sistema da SEF, desde que autorizado, o pedido de baixa de empresas no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);

13. auxiliar no controle dos pagamentos de notificações fiscais, bem como na inscrição em dívida ativa dos débitos vencidos e não pagos;

14. coordenar e executar trabalhos relacionados com a organização e atualização de arquivos e fichários;

15. redigir atos administrativos pertinentes a sua habilitação, compatíveis com sua área de atuação;

16. auxiliar na aquisição e no suprimento de material permanente e de consumo, na divulgação de editais e em outras atividades correlatas;

17. controlar e executar o cadastramento de bens móveis e imóveis;

18. auxiliar o pessoal técnico na definição de objetivos e no planejamento administrativo do órgão;

19. auxiliar e propor o aperfeiçoamento e a adequação da legislação e de normas específicas, bem como de métodos e técnicas de trabalho;

20. executar trabalhos referentes a registro, análise e controle de serviços contábeis, desde que habilitado em área contábil;

21. executar trabalhos relativos a balancetes, análise e controle estatístico, com registro no respectivo órgão de fiscalização profissional;

22. executar serviços de cadastro em geral, manutenção e organização de arquivos, bancos de dados e outros;

23. executar serviços de análise e encaminhamento de processos, bem como realizar pesquisas legislativas e jurisprudenciais;

24. executar atividades afetas a recursos humanos, relativas à atualização de registros funcionais, à elaboração de folha de pagamento, à digitação, ao cadastramento de dados e à manutenção e organização de arquivos;

25. expedir registros e documentos em geral, sob orientação superior;

26. organizar e controlar os serviços de recepção, encaminhamento de documento e correspondência em geral;

27. secretariar autoridades superiores, redigindo expedientes relacionados a suas atividades;

28. integrar-se em projetos de pesquisa, levantamento de dados e diagnósticos, emprestando apoio administrativo necessário;

29. fornecer dados estatísticos e apresentar relatório de suas atividades;

30. emitir dados e pareceres sobre assuntos de sua área de competência;

31. atuar na supervisão de convênios com os Municípios referente às notas fiscais de produtores;

32. auxiliar no controle de notas fiscais de internamento de mercadorias com destino à Zona Franca de Manaus;

33. auxiliar no controle de notificações de fiscalização de mercadoria em trânsito;

34. emitir relatórios de pagamentos de taxas de Junta Médica (Secretaria de Estado da Segurança Pública);

35. executar outras atribuições compatíveis com o cargo e com sua habilitação legal e profissional;

36. prestar esclarecimentos sobre rotinas e procedimentos relativos a preenchimentos e entregas de documentos econômicos fiscais de interesse da Fazenda Pública Estadual;

37. realizar trabalho de natureza técnica e administrativa pertinente a sua formação, compatível com sua área de atuação; e

38. auxiliar nas atividades dos postos fiscais e nos serviços fiscais volantes.

Analista da Receita Estadual II

Requisitos

Conclusão do ensino fundamental.

Atribuições

1. verificar nos bancos de dados da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) a regularidade do recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e emitir e assinar a segunda via quando solicitado pelo contribuinte;

2. receber, controlar, emitir e assinar Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF), mediante autorização superior;

3. acompanhar e conferir o pagamento do parcelamento de créditos tributários;

4. efetuar a correção de dados no sistema da SEF referente a erros ocorridos no pagamento de tributos estaduais, desde que autorizado;

5. auxiliar no controle dos pagamentos de notificações fiscais, bem como na inscrição em dívida ativa dos débitos vencidos e não pagos;

6. coordenar e executar trabalhos relacionados com a organização e atualização de arquivos e fichários;

7. executar serviços de cadastro em geral, manutenção e organização de arquivos, bancos de dados e outros;

8. auxiliar no controle de notas fiscais de internamento de mercadorias com destino à Zona Franca de Manaus;

9. emitir relatórios de pagamentos de taxas da Junta Médica do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN);

10. controlar atividades relacionadas com recursos humanos a fim de garantir o pleno funcionamento da instituição;

11. prestar esclarecimentos sobre rotinas e procedimentos relativos a preenchimentos e entregas de documentos econômico-fiscais de interesse da Fazenda Pública Estadual;

12. executar serviços de análise e encaminhamento de processos, bem como realizar pesquisas legislativas e jurisprudenciais;

13. executar serviços relativos à atualização de registros funcionais, à elaboração de folha de pagamento, à digitação, ao cadastramento de dados e à manutenção e organização de arquivos;

14. expedir registros e documentos em geral, sob orientação superior;

15. secretariar autoridades superiores, redigindo expedientes relacionados as suas atividades;

16. executar outras atribuições compatíveis com o cargo e as descritas para o cargo de Analista da Receita Estadual I;

17. atuar na supervisão de convênios com os Municípios referente às notas fiscais de produtor;

18. extrair certidão negativa ou positiva de débitos para com a Fazenda Pública Estadual;

19. executar outras atividades correlatas; e

20. auxiliar nas atividades dos postos fiscais e nos serviços fiscais volantes.

Analista da Receita Estadual I

Requisitos

Curso de ensino fundamental – anos iniciais.

Atribuições

1. receber, orientar e encaminhar pessoas, bem como informar sobre localização de pessoas em dependências do órgão;

2. executar serviços internos de entrega de documentos e de mensagens;

3. controlar a movimentação de veículos e a entrada e saída de volumes, bens móveis e pessoas;

4. relatar as anormalidades verificadas no seu local de trabalho;

5. recepcionar contribuintes e visitantes procurando identificá-los, averiguando suas pretensões para prestar-lhes informações, marcar entrevistas, receber recados ou encaminhá-los a pessoas ou setores procurados;

6. executar registro, controle, digitação e arquivo de todo e qualquer expediente de caráter administrativo;

7. executar outras atribuições compatíveis com o cargo;

8. preparar índices e fichários, mantendo-os atualizados;

9. preencher formulários, fichas e cartões e transcrever atos oficiais;

10. codificar dados e documentos;

11. providenciar material de expediente;

12. auxiliar na coordenação de eventos e promoções em geral;

13. conduzir veículos oficiais segundo sua habilitação profissional;

14. coordenar e executar trabalhos relacionados com a organização e atualização de arquivos e fichários;

15. redigir instruções, ordens de serviço, minutas, cartas, ofícios e outros atos administrativos sobre assuntos do local de trabalho;

16. auxiliar na aquisição de suprimentos de material permanente e de consumo, na divulgação de editais e em outras tarefas correlatas;

17. auxiliar o pessoal técnico na definição de objetivos e no planejamento administrativo do órgão;

18. auxiliar no aperfeiçoamento e adequação da legislação e de normas específicas, bem como de métodos e técnicas de trabalho;

19. executar serviços de cadastro em geral, manutenção e organização de arquivos cadastrais, microfilmagem e outros;

20. integrar-se em projetos de pesquisa, levantamento de dados e diagnósticos, emprestando apoio administrativo necessário;

21. expedir registros e outros documentos sob orientação superior;

22. controlar e supervisionar a provisão de estoque de materiais;

23. calcular, atualizar e emitir documento de arrecadação para recolhimento de impostos e taxas, quando solicitado pelo contribuinte;

24. conceder inscrição, alteração e baixa no registro sumário de produtor agropecuário;

25. fornecer, receber e conferir bloco de nota fiscal de produtor agropecuário;

26. receber, protocolizar e conferir as Fichas de Atualização Cadastrais (FAC), bem como efetuar todas as consultas necessárias a seu andamento, para posterior homologação com o servidor competente da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), e proceder à inclusão no sistema da SEF;

27. receber, protocolizar e encaminhar documentos relativos à SEF;

28. receber e montar os processos administrativos e contenciosos tributários e neles tomar ciência dos contribuintes, bem como digitar as tramitações e informações necessárias aos processos;

29. executar outras atividades correlatas; e

30. auxiliar nas atividades dos postos fiscais e nos serviços fiscais volantes.

Auditor Fiscal

Requisitos

O cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, nível I, exige curso superior em nível de graduação, em qualquer área, a ser comprovada no ato da posse com a apresentação de diploma devidamente registrado no Ministério da Educação.

Atribuições

  • Verificar o cumprimento das obrigações tributárias por parte do contribuinte ou responsável, relativas a tributo estadual;
  • Realizar outros procedimentos de fiscalização, inclusive vistorias em estabelecimentos com a finalidade de verificar o cumprimento das obrigações tributárias, bem como às mercadorias em trânsito ou à prestação de serviço de transporte.

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Concurso Sefaz SC: Etapas da prova

Os candidatos do concurso Sefaz SC foram avaliados por uma única fase:

Prova objetiva do Concurso Sefaz SC

As provas do concurso Sefaz SC foram realizadas na Cidade de Florianópolis/SC no dia 19 de dezembro de 2021, no período da manhã, com a duração de 5h.

As provas objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos foram de caráter habilitatório e classificatório. Os candidatos que obtiveram média aritmética ponderada igual ou superior a 60,00 (sessenta) pontos foram habilitados e classificados, em ordem decrescente das médias.

Disciplinas do concurso Sefaz SC

Conhecimentos Gerais – Peso 1

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Raciocínio Crítico e Lógico – 08 questões
  • Direito Constitucional e Administrativo – 08 questões
  • Direito Civil e Empresarial – 08 questões
  • Contabilidade Geral – 06 questões

Conhecimentos Específicos – Peso 3

  • Direito Financeiro e Tributário – 10 questões
  • Direito Processual Tributário – 15 questões
  • Legislação Tributária – 35 questões

Estrutura da prova do concurso Sefaz SC

As Provas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos constaram de questões objetivas de múltipla escolha (com cinco alternativas cada questão).

De acordo com o edital, cada questão avaliou habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão e análise, bem como conhecimentos prévios intrinsicamente relacionados ao conteúdo, com o intuito de contemplar mais de um objeto de avaliação e valorizar a capacidade de raciocínio e de aplicação prática dos conhecimentos do candidato.

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Último Concurso Sefaz SC

O último concurso Sefaz SC foi publicado em setembro de 2019. Na ocasião, foram aofertadas 90 vagas imediatas mais cadastro reserva ao cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, nas especialidades de Auditoria e Fiscalização, Gestão Tributária e Tecnologia da Informação.

Especialidade Vagas Inscritos
Auditoria de Fiscalização 60 11.665
Gestão Tributária 15 2.005
Tecnologia da Informação 15 1.206

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Materiais gratuitos para Concurso Sefaz SC

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Resumo do concurso Sefaz SC

Concurso Sefaz SC Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
Situação atual Válido
Banca organizadora Fundação Carlos Chagas (FCC)
Cargos Analista da Receita Estadual IV
Escolaridade Nível superior
Lotação Santa Catarina
Número de vagas 58 vagas
Remuneração R$ 5.499,97
Inscrições de 08/10/2021 a 12/11/2021
Taxa de inscrição de R$ 150,00
Data da prova objetiva 19/12/2021
Clique aqui para ver o edital Sefaz SC 2021
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