Concurso TCDF: Cebraspe é a banca. Projeto básico em elaboração!

Concurso TCDF: edital pode sair até dezembro!

Ótima notícia para os concurseiros! O concurso TCDF foi autorizado no dia 26 de setembro pelo Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Atualmente o concurso está em fase de elaboração do projeto básico e, conforme informações do próprio órgão, a expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2019.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:

Concurso TCDF: situação atual

De acordo com informações da ouvidoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal, o concurso está em fase de elaboração do projeto básico. Após a finalização, a fase seguinte consistirá na contratação da banca examinadora que será responsável por elaborar e conduzir o certame.

Anteriormente em contato com a Assessoria de Imprensa do TCDF, a Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online foi informada que o processo de escolha da banca já foi encaminhado ao setor responsável para o procedimento de contratação da banca, mas ainda não houve a formalização do contrato. Confira as movimentações referentes ao assunto no processo:

Concurso TCDF: novas movimentações.

No dia 26 de setembro, em sessão administrativa realizada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, o concurso TCDF foi autorizado. O Plenário do Tribunal decidiu autorizar a realização do concurso público por unanimidade.

Concurso TCDF: acervo TCDF

Concurso TCDF: acervo TCDF

O certame irá ofertar 12 vagas para os cargos de Procurador do Ministério Público de Contas do DF, Auditor de Controle Externo e Auditor Conselheiro-Substituto distribuídas da seguinte forma:

  • Procurador do MPC – 1 vaga;
  • Auditor Conselheiro-Substituto – 1 vagas; e
  • Auditor de Controle Externo – 10 vaga.

De acordo com o órgão, a previsão é de que o edital seja lançado ainda em 2019, e a expectativa é de que o edital seja publicado em até 60 dias ou menos, a depender do órgão. Agora, as comissões organizadoras terão 30 dias para escolher e divulgar a banca organizadora do certame e mais 30 dias para publicar o edital.

A previsão e de que as provas ocorram entre fevereiro e março de 2020 e conforme Relatório/Voto, da Presidente do TCDF, Anilcéia Machado, publicado no site do Tribunal de Contas do Distrito Federal, o provimento dos cargos foi fixado para maio de 2020.

“Considerando os procedimentos administrativos a serem ainda implementados para a contratação de empresa especializada para a realização do certame e demais procedimentos necessários, o início do provimento dos cargos foi fixado para maio de 2020”.

Também foi divulgada a Decisão n. 44/2019 que autoriza a adoção dos procedimentos necessários à realização do concurso TCDF.

Confira o documento  

Em maio de 2019, um cronograma havia sido elaborado apenas para orientação dos membros da Comissão. Veja a nota da Assessoria de Imprensa encaminhada a Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online.

Concurso TCDF: nota da Assessoria de Imprensa do TCDF.

Concurso TCDF: nota da Assessoria de Imprensa do TCDF.

Concurso TCDF: movimentações no processo

Nos dias 25 e 26 de setembro foram registradas novas movimentações no processo do certame que visa à abertura do concurso público do Tribunal de Contas do Distrito Federal. No dia 19 de setembro foram registradas 19 novas movimentações.

Concurso TCDF: novas movimentações registradas.

Concurso TCDF: novas movimentações.

Concurso TCDF: novas movimentações registradas.

Concurso TCDF: novas movimentações registradas.

Em junho, o processo que visa a abertura do concurso público para o Tribunal de Contas do Distrito Federal registrou movimentações. Em contato com a Assessoria de Imprensa do TCDF, as tramitações eram referentes ao possível cronograma do certame.

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal recebeu, na ocasião, o encaminhamento com três indicações de planos de cronograma para a escolha de um. Mas, as datas ainda não foram definidas e nem divulgadas por ser tratar de documentação de acesso restrito.

Válido lembrar que o concurso para o Tribunal de Contas do Distrito Federal está autorizado desde o início deste ano. O Tribunal já havia comunicado anteriormente a contratação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), como banca organizadora do concurso TCDF.

Concurso TCDF: comissão organizadora – Auditor (Conselheiro-Substituto)

A Comissão organizadora do próximo concurso para o cargo de auditor fiscal foi instituída. A informação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal do dia 13 de setembro. Das 12 vagas que serão ofertadas no certame, uma será para o cargo de Auditor (Conselheiro-substituto). Confira abaixo o documento publicado.

Concurso TCDF: comissão formada para o cargo de Auditor Conselheiro-Substituto.

Concurso TCDF: comissão formada para o cargo de Auditor Conselheiro-Substituto.

Concurso TCDF: comissão organizadora – Auditor de Controle Externo

De acordo com uma publicação no Diário Oficial do Distrito Federal, do dia 8 de agosto de 2019, foram designados novos membros e representantes para a Comissão Organizadora do concurso de Auditor de Controle Externo, do quadro de pessoal dos serviços auxiliares do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Concurso TCDF: Comissão formada para Auditor de Controle Externo.

Concurso TCDF: Comissão formada para Auditor de Controle Externo.

Essa não foi a primeira alteração da comissão organizadora para o cargo de Auditor de Controle Externo. No dia 25 de julho de 2019, já havia sido publicada uma alteração dos membros designados para comissão do concurso. Veja:

Concurso TCDF: comissão de concurso para o cargo de Auditor de Controle Externo.

Concurso TCDF: comissão de concurso para o cargo de Auditor de Controle Externo.

Concurso TCDF: comissão organizadora – Procurador do MPC DF

Também foram designados, em julho deste ano, novos membros para a comissão de Procurador do MPC DF. Conforme a publicação do DODF do dia 29 de julho de 2019, a Comissão organizadora do concurso para Procurador do MPC DF ficará composta da seguinte forma:

  • Procurador Marcos Felipe Pinheiro Lima – Presidente;
  • Procuradora Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira – Membro do MPC/DF;
  • Dr. Franklin Rodrigues da Costa (OAB/DF nº 6.575) – Representante da OAB/DF;
  • Sr. Ministro Sérgio Luiz Kukina – membro do c. Superior Tribunal de Justiça.

No dia 25 de julho de 2019, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal uma nova alteração na Comissão responsável por organizar e elaborar as etapas necessárias para a realização do concurso, inclusive a escolha da banca organizadora. De acordo com o documento, a comissão ficará composta da seguinte forma:

Concurso TCDF: portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

Concurso TCDF: portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

A primeira comissão organizadora foi constituída em dezembro de 2018. A expectativa é de que o edital seja publicado ainda em 2019.

Concurso TCDF: banca definida

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal havia sugerido o Cebraspe como banca. A sugestão foi analisada e atendida. Confira:

Concurso TCDF: e-mail da Imprensa TCDF.

Concurso TCDF: e-mail da Imprensa TCDF.

Confira o documento divulgado no portal do TCDF sugerindo o Cebraspe como organizador!

No dia 07 de janeiro deste ano foi publicado o Parecer n. 004/2019 – CJP, em que há manifestação para o prosseguimento da escolha do Cebraspe.

Veja o documento na íntegra aqui

Concurso TCDF vai ofertar vagas para nível superior

O Tribunal vai ofertar 12 vagas imediatas, sendo uma para o cargo de Auditor (Conselheiro-substituto), uma para Procurador do Ministério Público junto ao TCDF e dez para o cargo de Auditor de Controle externo. Todos os cargos são destinados a candidatos de nível superior.

O número de vagas e os cargos que serão ofertados foram alterados em março deste ano e o TCDF informou que o motivo foi para a seleção estar dentro do limite de gastos.

O concurso TCDF, inclusive, está previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 (LDO) e, com a versão atualizada da Lei nº 6.255/2019, está autorizado o provimento total de 47 vagas, sendo possível que a quantidade de vagas que serão ofertadas no próximo edital aumente.

Concurso TCDF: remuneração, requisitos e benefícios

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou a Lei n. 6.388, de 24 de setembro de 2019 que altera o Anexo I-C da Lei n. 5.662, de 1º de julho de 2016, no que refere a estrutura remuneratória dos cargos de Auditor de Controle Externo, Analista de Administração Pública, Técnico de Controle Externo e Técnico de Administração Pública do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

A Lei n. 6.338, de 24 de setembro de 2019 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 25 de setembro. Com isso o Plano de Carreira para os cargos de Auditor de Controle Externo, Analista de Administração Pública, Técnico de Controle Externo e Técnico de Administração Pública passa a ter mais uma classe, com vencimentos inferiores.

O servidor em atividade será posicionado em um novo padrão correspondente ao valor atualmente ocupado, sem resultar em alterações na sua remuneração. Confira abaixo a Lei:

Concurso TCDF: Lei publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

Concurso TCDF: Lei publicada no Diário Oficial do Distrito Federal.

Confira o plantão GCO com o professor Anderson Ferreira sobre o assunto

Com a sanção da Lei, a remuneração para os cargos de Auditor de Controle Externo, Analista de Administração Pública, Técnico de Controle Externo e Técnico de Administração Pública passam a ser organizadas nas classes A, B, C e Especial, com seis padrões: I, II, III, IV, V e VI.

Desta forma, o Auditor de Controle Externa ingressa na carreira na Classe A, padrão I, recebendo remuneração de R$ 16.673,35, podendo chegar ao fim da carreira recebendo R$ 29.666,35.

confira na tabela abaixo como eram as remunerações de acordo com o Anexo I-C, da Lei n. 5.662/2016 e como ficou na situação nova:

Concurso TCDF: tabela comparativa entre remuneração passada e atualizada.

Concurso TCDF: tabela comparativa entre remuneração passada e atualizada.

Concurso TCDF: tabela comparativa entre remuneração passada e atualizada.

Concurso TCDF: tabela comparativa entre remuneração passada e atualizada.

Segundo informações da Assessoria de imprensa do TCDF, o subsídio do cargo de Auditor do TCDF (Conselheiro-substituto) e de Procurador do MP junto ao TCDF é de R$ 33.689,10.

Além da remuneração básica os servidores terão direito a:

  • Gratificações;
  • adicional de qualificação;
  • adicional de cursos e capacitação;
  • Férias – adicional de 1/3 de férias;
  • 13º Salário.

Parcela de natureza indenizatória:

  • Auxílio-alimentação;
  • Auxílio-transporte;
  • Auxílio pré-escolar;
  • Auxílio-natalidade;
  • auxílio-moradia;
  • ajuda de custo;
  • Assistência à Saúde suplementar
  • Indenização de Telefonia;
  • Bolsa de Estudo.

Concurso TCDF: conheça as atribuições e requisitos 

  • Auditor de Controle Externo

Atribuições: executar atividades relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração Pública do Distrito Federal, bem como examinar a legalidade dos atos de admissão, de aposentadoria, de reforma e de pensão.

Requisitos:  diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Auditor (Conselheiro-substituto)

Atribuições:Substituir os Conselheiros em suas ausências ou impedimentos; presidir a instrução dos processos que lhe forem distribuídos, relatá-los, com proposta de decisão, a
ser votada pelos Conselheiros e participar da discussão sobre eles; atender a convocação da Presidência para completar o quorum das sessões.

Requisitos:  ser portador de diploma de curso superior ou habilitação legal equivalente, devidamente registrado, em uma das seguintes áreas: Contabilidade, Direito, Economia ou Administração;

  • Procurador do Ministério Público junto ao TCDF

Atribuições: exercer as funções típicas de membro do Ministério Público, tais como zelar pela ordem jurídica, pela correta aplicação das normas, velar o patrimônio público do Distrito
Federal, fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos, participar de sessões do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Requisitos:  diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Último concurso TCDF 

O último edital TCDF aconteceu em 2013 e ofertou 69 vagas no total. A organização ficou por conta do Cebraspe.

Foram ofertadas 38 vagas para o cargo de analista de administração pública nas especialidades de:

  • Arquivologia;
  • Biblioteconomia;
  • Psicologia e;
  • Serviços Técnicos e Administrativos.

O concurso TCDF contou com prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos, além de uma prova discursiva. Os conteúdos das provas de conhecimentos gerais foram de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Lei Orgânica do TCDF;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Informática e;
  • Língua Inglesa.

A remuneração inicial na época era de R$ 12.401,38.

Nesse concurso TCDF, para o cargo de auditor de controle externo, foram ofertadas 19 vagas e o concurso também contou com provas objetivas e discursivas.

Já para o cargo de técnico de administração pública foram ofertadas 12 vagas e foi composto pelas mesmas fases das outras seleções: provas objetivas e discursivas.

Os conteúdos da prova de conhecimentos gerais foram de:

  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Lei Orgânica do Distrito Federal;
  • Lei Orgânica do TCDF;
  • Ética no Serviço Público e;
  • Noções de Informática.

A remuneração inicial na época era de R$ 7.426,57.

O último concurso para o cargo de Auditor Conselheiro-Substituto foi realizado em 2002, organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos – CESPE. O certame ofertou 2 vagas e remuneração inicial de R$ 9.810,33, para cumprimento de jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os candidatos foram avaliados por meio de:

  •  prova objetiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova discursiva – de caráter eliminatório e classificatório;
  • prova oral – eliminatória e classificatória; e
  • avaliação de títulos – classificatória.

Foram cobradas as seguintes disciplinas:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Financeiro;
  • Direito Civil;
  • Direito Administrativo;
  • Contabilidade; e
  • Economia e Administração Pública.

Concurso TCDF: nomeações

O último concurso realizado para o cargo de Auditor de Controle Externo em 2013 ofertou 19 vagas e nomeou 47 aprovados.

Plantão Concurso TCDF: Confira as dicas do nosso especialista para se preparar para esse concurso!

Confira algumas dicas do nosso professor para se preparar de uma forma correta para o certame:

 

Confira AQUI todas as oportunidades em carreiras de tribunais!

Resumo do concurso TCDF

Concurso Tribunal de Contas do Distrito Federal (concurso TCDF)
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe
Cargos Procurador do MPC, Auditor de Controle Externo e Auditor Conselheiro-substituto
Escolaridade Nível superior
Carreiras Controle e Gestão e jurídicas
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 12 vagas
Remuneração de R$ 16.673,35 a R$ 33.689,10
Situação COMISSÕES FORMADAS
Previsão para publicação do edital 2019
Links do último edital Clique aqui para ver o edital de Analista de Administração

Clique aqui para ver o edital de Auditor de Controle Externo

Clique aqui para ver o edital de Técnico de Administração

Clique aqui para ver o edital de Auditor de 2002

Quer conquistar a sua aprovação no concurso TCDF?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Lorena Martins
Lorena Martins
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
27 Comentários

27 Comentários

  1. Luiz Gustavo

    20/09/2017 15:47em15:47

    O cargo de Técnico de Controle Externo hj conta com apenas 1 funcionário efetivo no TCDF e não encontro de jeito nenhum o último edital para esse cargo. Será que a ideia do órgão é extinção do cargo em questão? Moro no DF e possuo somente nível médio, porém sou fascinado por Contabilidade e pelas carreiras fiscais, o TCDF é meu grande objetivo hoje.

    • Cleyton

      20/12/2018 14:46em14:46

      Obrigado pela informação amigo, já não vou me iludir com esse concurso gastando tempo e dinheiro.

  2. Humberto

    22/10/2018 18:07em18:07

    Por que só 14 vagas se a LDO prevê 47???

  3. Leonardo

    18/11/2018 20:26em20:26

    No concurso passado o cargo de TI foi dividido em infraestrutura de TI e Sistemas de TI. Dessa forma que veio a autorização isso quer dizer que será apenas 1 cargo para essas 3 vagas ou poderá ser desmembrado?

  4. Ronny

    06/12/2018 15:55em15:55

    Tambem tenho a duvida do candidato Leonardo…
    Como tambem nao achei a resposta, fiz um misto dos dois conteúdos..Pelo menos aqueles que tenho maior dificuldade no momento

  5. Lia Palheta da Silva

    07/01/2019 10:51em10:51

    No mínimo 50 mil para as 14 vagas de Técnico. Traduzindo:para ter uma chance nesse concurso, vc tem que ser fera em todas as matérias ou pagar a gang que vende vagas e que todos os anos a PF “desbarata”. Eita brasilzão!!!

  6. Angela

    14/01/2019 14:54em14:54

    O concurso de 1995 foi realizado pelo IDR – Instituto de Desenvolvimento de Recursos Humanos e não pelo Cespe.

  7. Douglas

    17/02/2019 19:27em19:27

    As remunerações são brutas ou líquidas ?

  8. wanda peereira

    12/03/2019 13:59em13:59

    Não haverá mais concurso para Técnico do TCDF. Só para nível superior. A informação foi da assessoria do TCDF.

    • polibs

      13/03/2019 15:40em15:40

      vai ter sim querida… e vc achou essa sua informação ai através co forum do correioweb… pare de repassar fake news…

      • Fabio Peixoto

        13/03/2019 17:05em17:05

        A informação da wanda peereira está correta, infelizmente.

        Segue transcrição da última movimentação do processo. Verifique que só há menção em concurso para cargos de nível superior (ACE/Procurador/Auditor):

        “Em atenção ao Despacho nº 136/2019-SEGEP, visto à peça 64, apresento a Vossa Senhoria novo demonstrativo com os valores projetados para o triênio 2019/2021, relativos aos gastos com pessoal, reposição da inflação, realização de concurso público para contratação de 1 Procurador, 10 cargos de nível superior, bem como a criação do cargo de Auditor (Conselheiro-substituto) e a sua respectiva estrutura de gabinete, composta pelos seguintes cargos em comissão: 1 TC-CC-05, 2 TC-CC-04, 3 TC-FC-3 e 1 TC-FC-1, conforme detalhado abaixo:

        – Concurso Público: 10 cargos de ACE, 1 cargo de Procurador, 1 cargo de Auditor (Conselheiro-substituto) e os respectivos cargos em comissão da estrutura de Gabinete, tendo como vigência financeira o mês de janeiro de 2020;
        – 2019 – Reposição da inflação de 4,50%, vigência a partir de setembro/2019;
        – 2020 – Reposição da inflação relativa ao ano de 2019, projetada pelo Banco Central, em torno de 4,25%, a partir de setembro de 2020; e
        – 2021 – Reposição da inflação relativa ao ano de 2020, projetada pelo Banco Central, em torno de 4%, a partir de setembro/2021.

        Atenciosamente,

        Wilian Maia de Araujo
        Serviço de Pagamento de Pessoal
        Chefe”

  9. Vinicius Monstro

    13/03/2019 15:59em15:59

    Realmente parece que não haverá concurso pra Técnico, tá mais pra true new do que pra fake. Bem que a equipe do GRAN poderia se certificar disso.

  10. polibs

    14/03/2019 07:37em07:37

    gente, vai ter concurso p nivel medio sim, nao caiam na conversa dessa galera que nunca passa em concurso e fica inventando mentiras p vcs nao estudarem… estudem vai ter sim

  11. polibs

    14/03/2019 07:37em07:37

    gente, vai ter concurso p nivel medio sim…

  12. Luiza

    14/03/2019 21:28em21:28

    Deixa eu entender melhor, vai haver 3 vagas para nível médio ou vai haver 10 vagas ? A forma como o texto está disposto me confunde bastante.

  13. Laís

    21/03/2019 17:03em17:03

    Preciso saber se a notícia de que não haverá concurso para nível médio é verdadeira!!!

  14. Guilhardo

    01/04/2019 10:48em10:48

    Professor,
    Grato pelas informações de valor!

  15. daniel

    01/04/2019 16:32em16:32

    Não terá vagas, então, para Analista da área de Tecnologia da Informação?

    • Matheus R. Massuki

      07/04/2019 13:21em13:21

      Vai ter sim, 3 vagas para TI

  16. Gardenia

    03/04/2019 08:06em08:06

    Porém, agora foi confirmado pelo próprio órgão que não haverá por conta de orçamento nesse futuro edital o cargo de técnico. Triste notícia.

  17. Del

    07/04/2019 08:37em08:37

    Se não vai abrir vaga para Técnico/ médio, favor corrigir o texto!
    Retirar dos detalhes do curso, Escolaridade : nível médio. É só superior.
    E tbm as informações sobre atribuições e requisitos do concurso: técnico.
    Quem só corre o olho e não lê atentamente, acha que vai ter vaga agora para Técnico. E não vai ter.

  18. LIDIANA

    11/04/2019 19:42em19:42

    NÃO TER CONCURSO PARA O CARGO TÉCNICO?

  19. RUBENS MARTINS

    14/04/2019 15:30em15:30

    Haverá alguma subdivisão para o cargo de Auditor de Controle Externo, com especificação de graduação, como foi por exemplo para o TCE-MG? Ou deverá ser similar ao edital de 2013 do próprio TCDF?

  20. Hulley

    16/04/2019 18:09em18:09

    Não terá vaga para Técnico de Administração Pública (nível médio) ?

    • Bolinha

      28/05/2019 17:43em17:43

      Não. Somente nível superior.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer conquistar a sua aprovação no concurso TCDF?
Prepare-se com quem mais entende do assunto!
COMECE A ESTUDAR NO GRAN
Para o Topo