Concurso TCDF: novo edital em 2024. Banca em definição!

Concurso TCDF ofertará vagas para Auditor de Controle Externo e Procurador, com previsão de realização em 2024. Confira todos os detalhes aqui!

Deixe seu like:

Avatar


15/03/2024 | 15:43Atualizado há 3 dias

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Um novo concurso TCDF vem aí! O Tribunal de Contas do Distrito Federal informou, com EXCLUSIVIDADE à equipe Gran, que deu início ao processo de seleção de uma banca organizadora para um novo concurso TCDF.

O próximo edital ofertará vagas para o cargo de Auditor de Controle Externo (Tecnologia da Informação, Psicologia e Arquivologia) e de Procurador. A expectativa é que o certame seja realizado em 2024.

É importante ressaltar que o concurso anterior está em andamento. Os resultados finais das provas objetiva e discursiva do concurso TCDF realizado em 2023 já estão disponíveis. O edital ofereceu 23 vagas, além de cadastro reserva, para cargos de nível superior em áreas específicas. A divulgação do resultado final do concurso está programada para abril.

Confira mais informações sobre o concurso TCDF navegando nesta matéria:

Concurso TCDF: situação atual

O Tribunal de Contas do Distrito Federal possui um edital em andamento e outro autorizado para ser realizado em breve. Veja abaixo o histórico dos concursos:

Concurso TCDF 2024

  • 19 de fevereiro de 2024: processo para contratar banca é autorizado. Veja aqui.
  • 22 de janeiro de 2024: Banca em definição. Com o término do recesso regimentar foi iniciada a elaboração do Estudo Técnico Preliminar e do Termo de Referência para a futura contratação da banca.
  • 10 de janeiro de 2024: Banca em breve. Tribunal informou ao Gran que a fase interna de proposição da contratação da banca será iniciada logo após o término do recesso regimental da Corte.
  • 13 de dezembro de 2023: concurso autorizado. Decisão 84/2023 autorizou o início dos procedimentos preparatórios e obrigatórios para a contratação de instituição especializada na realização de concursos públicos.

Vale lembrar que o presidente do Tribunal, Márcio Michel, informou que o edital para Procurador do MPC está previsto para fevereiro deste ano. Quer saber mais sobre o concurso TCDF 2024 Procurador? Clique aqui!

Concurso TCDF 2023

Confira abaixo as próximas datas do cronograma Concurso TCDF 2023:

Próximas datas do Concurso TCDF 2023Data
Divulgação do resultado provisório na avaliação biopsicossocial e no procedimento de heteroidentificação21/3/2024
Prazo para interposição de recurso contra o resultado provisório na avaliação biopsicossocial e no procedimento de heteroidentificação22 a 28/3/2024
Divulgação do resultado final na avaliação biopsicossocial e no procedimento de heteroidentificação e de convocação para o desempate de notas (se houver)10/4/2024
Período para upload da documentação do desempate de notas (se houver)11 e 12/4/2024
Divulgação do resultado provisório no desempate de notas (se houver)17/4/2024
Prazo para interposição de recurso contra o resultado provisório no desempate de notas (se houver)18 e 19/4/2024
Divulgação do resultado final no desempate de notas (se houver) e do resultado final no concurso TCDF.25/4/2024
Cronograma Concurso TCDF 2023

Concurso TCDF: remuneração e benefícios

Remuneração Concurso TCDF
Auditor de Controle ExternoR$ 20.174,76
Concurso TCDF 2023: Remuneração

Concurso TCDF: benefícios

No âmbito do TCDF, a Resolução n.º 300/2016 regulamenta a concessão do Adicional de Qualificação. O benefício é uma forma de remuneração vinculada à melhoria da qualificação para o exercício do cargo efetivo, mediante a aquisição de competências, por meio de cursos de capacitação e de educação continuada de média e longa duração.

Concurso TCDF: cargos e vagas

Concurso TCDF 2024

O concurso TCDF 2024 possui autorização para provimento dos cargos abaixo:

  • Auditor de Controle Externo: Área Especializada Tecnologia da Informação – Orientação Microinformática e Infraestrutura de TI
  • Auditor de Controle Externo: Área Especializada Psicologia
  • Auditor de Controle Externo: Área Especializada Arquivologia
  • Procurador do Ministério Público

Vale ressaltar que a organização dos cargos pode, ou não, ser realizada por especialidade profissional, de acordo com o interesse do Tribunal.

As vagas para a especialidade de Tecnologia da Informação a serem ofertadas no próximo certame têm uma orientação diferente das vagas ofertadas no último concurso, entenda:

Concurso TCDFCargo, especialidade e orientação
Edital a ser publicadoAuditor de Controle Externo – Área Especializada Tecnologia da Informação –
Orientação Microinformática e Infraestrutura de TI
Edital em andamentoAuditor de Controle Externo – Área Especializada Tecnologia da Informação –
Orientação Sistemas de TI.
Concurso TCDF: orientação dos cargos TI

Concurso TCDF 2023

O concurso TCDF 2023 contemplou os seguintes cargos:

  • Auditor de Controle Externo (Área Auditoria)
    10 vagas;
  • Auditor de Controle Externo (Área Especializada) – Especialidade Tecnologia da Informação – Orientação Sistemas de TI
    03 vagas;
  • Analista Administrativo de Controle Externo
    10 vagas.

As vagas para provimento imediato serão distribuídas conforme o quadro a seguir:

Concurso TCDF: * Para o cargo 3, não há reserva de vagas para candidatos com deficiência e nem para candidatos hipossuficientes para provimento imediato, mantendo-se o cadastro de reserva

Cadastro de reserva

Além das vagas para provimento imediato, será constituído um Cadastro de Reserva para o provimento das vagas que surgirem durante o prazo de validade do concurso.

As informações relativas ao preenchimento do cadastro de reserva serão divulgadas por meio do edital da seleção, a ser publicado no Diário Oficial do DF.

Concurso TCDF: Cargos vagos

Em janeiro de 2024 o TCDF registra 148 cargos vagos. Confira abaixo o quadro de pessoal conforme dados do portal da transparência do Tribunal de Contas do Distrito Federal:

Quadro de pessoal dos serviços auxiliares do TCDF
CargoVagos
ANALISTA ADMINISTRATIVO DE CONTROLE EXTERNO – CONTROLE EXTERNO34
ANALISTA ADMINISTRATIVO DE CONTROLE EXTERNO – SERV. TÉC. E ADM.53
AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO – ÁREA ESPECIALIZADA20
AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO – ÁREA DE AUDITORIA41
Total148 cargos vagos
Concurso TCDF: cargos vagos

Atualmente, existe uma vaga não preenchida do cargo de Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF (MPjTCDF).

Concurso TCDF: carreira

Auditor de Controle Externo (Área Auditoria)

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • Atribuições: executar atividades relacionadas à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional da Administração Pública do Distrito Federal, bem como examinar a legalidade dos atos de admissão, de aposentadoria, de reforma e de pensão.

Auditor de Controle Externo (Área Especializada) – Especialidade Tecnologia da Informação – Orientação Sistemas de TI

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
  • Atribuições: executar atividades relacionadas com a implementação de soluções de Tecnologia da Informação, bem como o provimento e a manutenção do funcionamento dessa estrutura tecnológica, composta por sistemas, serviços, equipamentos e programas de informática necessários ao funcionamento do Tribunal.

Analista Administrativo de Controle Externo

  • Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Atribuições: executar atividades técnico-administrativas, de nível superior, voltadas à gestão administrativa e ao funcionamento dos serviços auxiliares do TCDF.

Concurso TCDF: Jornada de trabalho

Os servidores do Quadro de Pessoal dos Serviços Auxiliares do TCDF cumprirão jornada de trabalho fixada no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal (art. 4º da Resolução TCDF nº 325/2019)

Regime jurídico

Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis doDistrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais.

Concurso TCDF 2023: etapas

O concurso TCDF 2023 teve etapas de provas objetivas e provas discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.

Concurso TCDF 2023: prova objetiva

Cada prova objetiva do concurso TCDF 2023 foi constituída de itens para julgamento de CERTO ou ERRADO, conforme o(s) comando(s) a que se refere o item.

Confira as disciplinas do Concurso TCDF 2023:

CARGO 1: Analista Administrativo de Controle Externo
PROVA/TIPOÁREA DE CONHECIMENTONÚMERO DE ITENSCARÁTER
(P1) ObjetivaConhecimentos básicos35Eliminatório e
classificatório
(P2) ObjetivaConhecimentos específicos I45
(P3) ObjetivaConhecimentos específicos II70
Concurso TCDF 2023: prova objetiva

CARGO 2: Auditor de Controle Externo (todas as áreas)
PROVA/TIPOÁREA DE CONHECIMENTONÚMERO DE ITENSCARÁTER
(P1) ObjetivaConhecimentos básicos35Eliminatório e
classificatório
(P2) ObjetivaConhecimentos específicos60
(P3) ObjetivaConhecimentos especializados65
Concurso TCDF 2023: prova objetiva

Conhecimentos Básicos Para Todos Os Cargos – Prova Objetiva P1

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal.5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Manual de Redação Oficial do TCDF (2ª ed.).

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: 1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal (Poder Legislativo, Poder Executivo e Administração Pública). 2 Da Organização do Distrito Federal. 3 Da Organização dos Poderes. 4 Da Tributação e do Orçamento do Distrito Federal. 5 Da Ordem Econômica do Distrito Federal.

REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO DISTRITO FEDERAL: 1 Lei Complementar nº 840/2011 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais) 1.1 Carreiras, regime e jornada de trabalho. 1.2 Direitos. 1.3 Deveres. 1.4 Regime disciplinar.

CONHECIMENTOS DO DISTRITO FEDERAL E POLÍTICA PARA MULHERES: 1 Domínio de tópicos atuais e relevantes acerca da realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito 33 Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) (Lei Complementar Federal nº 94/1998 e Decreto Federal nº 7.469/2011). 2 Plano Distrital de Política para Mulheres (2020–2023).

ESTATÍSTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: I ESTATÍSTICA: 1 Estatística descritiva. 2 Análise exploratória de dados. 2.1 Gráficos, diagramas, tabelas, medidas descritivas (posição, dispersão, assimetria e curtose). 3 Probabilidade. 3.1 Definições básicas e axiomas. 3.2 Probabilidade condicional e independência. 4 Amostragem. 4.1 Amostragem aleatória simples, estratificada, sistemática e por conglomerados. II

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação. 2.1 Analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

Concurso TCDF 2023: Critérios de avaliação das provas objetivas

Prova objetiva: Analista Administrativo de Controle ExternoFórmula de Cálculo
Conhecimentos Básicos35 ÷ (35 – np1) ponto
Conhecimentos Específicos I45 ÷ (45 – np2) ponto
Conhecimentos Específicos II70 ÷ (70 – np3) ponto
Concurso TCDF 2023: Onde np1, np2 e np3 representam o número de itens anulados em cada prova objetiva.

Prova objetiva: para os demais cargosFórmula de Cálculo
Prova Objetiva de Conhecimentos BásicosN1 = (35 – n1) x 0.2
Prova Objetiva de Conhecimentos EspecíficosN2 = (60 – n2) x 0.3
Prova Objetiva de Conhecimentos EspecializadosN3 = (65 – n3) x 0.3
Conjunto das Provas ObjetivasN4 = (160 – n4) x 0.3
Concurso TCDF 2023: Onde n1, n2, n3 e n4 representam o número de itens anulados em cada prova objetiva, respectivamente.

Para o Cargo 1: Analista Administrativo de Controle Externo, os números M1, M2 e M3 serão obtidos
desprezando-se a parte não inteira, caso exista, de cada um dos números N1, N2 e N3, respectivamente. Para os demais cargos, os números M1, M2, M3 e M4 serão obtidos desprezando-se a parte não inteira, caso exista, de cada um dos números N1, N2, N3 e N4, respectivamente.

CondiçãoNota
Nota na prova objetiva de conhecimentos básicos inferior a M1Aprovado se a nota na prova de conhecimentos específicos I e II for maior ou igual a M2 e a nota total for maior ou igual a M3
Nota na soma das provas objetivas de conhecimentos específicos I e II inferior a M2Aprovado se a nota na prova de conhecimentos básicos for maior ou igual a M1 e a nota total for maior ou igual a M3
Nota no conjunto das provas objetivas inferior a M3Aprovado se a nota na prova de conhecimentos básicos for maior ou igual a M1 e a nota na soma das provas de conhecimentos específicos I e II for maior ou igual a M2
Concurso TCDF 2023: M1, M2 e M3 representam as notas mínimas necessárias para cada condição.

Concurso TCDF 2023: prova discursiva

A prova discursiva (P4) do concurso TCDF 2023 valeu 50,00 pontos para o Cargo 1: Analista Administrativo de Controle Externo e 60,00 pontos para os demais cargos e consiste em:

  • Primeira parte da prova discursiva (P4) para o Cargo 1: Analista Administrativo de Controle Externo: uma questão, respondida em até 20 linhas, no valor de 15,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos II; e
  • Segunda parte da prova discursiva (P4) para o Cargo 1: Analista Administrativo de Controle Externo: uma redação de peça de natureza técnica, de até 50 linhas, no valor de 35,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos II e conforme os modelos contidos no Manual de Redação Oficial do TCDF (2ª Edição), aprovado pela Decisão Administrativa n.º 37/2014.
  • Primeira parte da prova discursiva para os demais cargos (P4): duas questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, no valor de 10,00 pontos cada, totalizando 20,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos especializados de cada cargo; e
  • Segunda parte da prova discursiva para os demais cargos (P4): uma redação de peça de natureza técnica, de até 50 linhas, no valor de 40,00 pontos, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos especializados de cada cargo e segundo os modelos contidos no Manual de Redação Oficial do TCDF (2ª Edição), aprovado pela Decisão Administrativa nº 37/2014.

Concurso TCDF 2023: Critérios de avaliação da prova discursiva

Para cada cargo/sistema de concorrência, foram corrigidas as provas discursivas dos candidatos mais bem classificados nas provas objetivas, de acordo com o quantitativo especificado no quadro a seguir, respeitados os empates na última posição:

CargoAmpla ConcorrênciaPcDNegrosHipossuficientes
Cargo 1: Analista Administrativo de Controle Externo60242412
Cargo 2: Auditor de Controle Externo – Área Auditoria60242412
Cargo 3: Auditor de Controle Externo – Área Especializada – Especialidade Tecnologia da Informação – Orientação Sistemas de TI18774
Concurso TCDF 2023: Critérios de avaliação da prova discursiva

Concurso TCDF 2023: validade

O prazo de validade do concurso TCDF 2023 será de 24 meses, contados da data da publicação da homologação dos resultados finais no Diário Oficial, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Depoimentos dos aprovados

A taxa de aprovação geral do Gran para o cargo de Auditor de Controle Externo do TCU foi de 20%, ou seja, 2 dos nossos alunos foram aprovados nas vagas efetivas, sendo estas de ampla concorrência. Isso significa que o Gran obteve 33,33% da aprovação nas vagas de ampla concorrência. Seja você o próximo aprovado!

Conheça a história de ítalo Gervásio. Ele conquistou a aprovação no concurso TCU

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0

Alô, concurseiros! Quer todo o suporte para estudar com confiança e facilidade? Conheça a nossa Assinatura Ilimitada 9.0. Confira as grandes novidades que aceleram a sua aprovação nos concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda.

Confira os principais recursos da nossa Assinatura Ilimitada para acelerar a sua aprovação:

:caixa_de_entrada:  Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs para estudar offline;
:anotações:  Banco com mais de 2,6 milhões de questões de concurso;
:fones_de_ouvido:  Mais de 28.000 audiolivros;
:folhas_marcadas:  PDF Turbinado – o mais moderno e-book com anotações e audiobooks;
:calendário_espiral:  Cronograma de estudos automático, individual e personalizado;
:gráfico_tendência_subindo:  Simulado inédito com ranking;
:balança:  Legislação em Destaque;
:robô_cabeça:  Cursos recomendados por Inteligência Artificial;
:mapa_múndi:  Guias da Aprovação e mapas mentais;
:página_enrolada:  Programa de Estudos 100% focado no edital;
:avanço_rápido:  Acelerador de videoaulas;
:seta_esquerda_direita: Garantia de atualização pós-edital;
:computador: Método de ensino aliado à tecnologia;
:professor_neutro:  Salas particulares;
:mulher_em_posição_de_lótus::tom-de-pele-2:  Gran bem-estar
:círculo_vermelho_preenchido:  Entre outros.

Está esperando o quê para se tornar um GRAN Aluno e garantir a sua aprovação em 2024? Tenha acesso IMEDIATO à nossa plataforma. Faça o teste e ganhe 30 dias de garantia ou seu dinheiro de volta!

Resumo do Concurso TCDF

Concurso TCDF 2024Tribunal de Contas do Distrito Federal- DF
Situação Atualbanca em definição
Banca organizadoraa definir
CargosAuditor de Controle Externo e Procurador do Ministério Público
EscolaridadeNível Superior
CarreirasControle, jurídica, Tecnologia da informação e outras
LotaçãoDistrito Federal – DF
Número de vagasa definir
Remuneraçãoaté R$ 35 mil
Concurso TCDF 2024

Concurso TCDF 2023Tribunal de Contas do Distrito Federal- DF
Situação Atualem andamento
Banca organizadoraCebraspe
CargosAuditor de Controle Externo (Área Auditoria)
Auditor de Controle Externo (Área Especializada em TI)
EscolaridadeNível Superior
CarreirasControle e Tecnologia da informação
LotaçãoDistrito Federal – DF
Número de vagas23 vagas
RemuneraçãoR$ 20.174,76
Inscrições20/09/2023 a 10/10/2023
Taxa de inscriçãoR$ 120,00 a R$ 158,00
Data da prova objetiva19/11/2023
10 e 17/12/2023
Clique aqui para ver o edital TCDF
Concurso TCDF 2023: resumo

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:

Concursos Abertos

Concursos 2024

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Telegram

Deixe seu like:

Avatar


Produtora de Conteúdo das carreiras Fiscal, de Educação, Controle, Gestão e Tecnologia da Informação


Tudo que sabemos sobre:

banca em definição em andamento