Concurso Senado: edital poderá ser publicado no primeiro semestre de 2020!

Empresas de concursos públicos participam de audiência pública para definir questões importantes para elaboração do próximo edital do Senado Federal!

Avatar


05 de dezembro4 min. de leitura

Aconteceu nesta quinta-feira (5) a audiência pública do concurso do Senado Federal, que reuniu empresas especializadas em planejar e organizar concursos públicos (concurso Senado). Estiveram presentes na reunião representantes de diversas bancas examinadoras, que colocaram vários pontos e subsídios para que a Comissão Organizadora possa elaborar o projeto básico. Durante a reunião, foi informado que a Comissão pretende viabilizar a publicação do edital no primeiro semestre 2020.

Após a audiência, o Presidente da Comissão, Roberci Ribeiro, concedeu uma entrevista e informou que a equipe está trabalhando na elaboração do projeto básico e que tem realizado um trabalho minucioso para garantir um certame sem incidentes.

Confira as bancas que estiveram na audiência:

  • Fundação Getúlio Vargas – FGV,
  • Fundação Cesgranrio, Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional – IDECAN
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC
  • Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE
  • Instituto AOCP, Insituto Americano de Desenvolvimento – IADES
  • Instituto Access
  • Idecan

De acordo com o membro da comissão Rodrigo Galha, a audiência teve como objetivo tornar o processo do concurso público mais democrático. “Aqui é um espaço de diálogo e o Senado Federal resolveu receber a reunião para tomada de decisões do concurso. Já que a casa deseja um processo seletivo de forma democrática”, declarou.

Neste momento a Comissão irá concluir o projeto básico e logo após entrará em contato com as empresas especializadas em realizar concursos públicos, no entanto, o contato será feito com todas as empresas e não apenas com as que estiveram presentes na audiência pública.

Outro ponto importante foi a forma de contratação da banca, que dependerá do modelo do projeto básico e das instituições que irão demonstrar capacidade técnica. A abertura de licitação só acontecerá se obtiver uma quantidade mínima de bancas capacitadas a participarem da licitação.

A previsão da casa é que haja cerca de 100 mil inscritos no certame, pois o concurso do Senado Federal será um dos mais concorridos do país e que as provas podem acontecer nas capitais e no Distrito Federal, mas que o tema será discutido pelos membros da Comissão, porém, garantiu que é difícil a seleção acontecer só na Capital Federal, uma vez que Brasília não possuiu capacidade hoteleira.

A audiência foi dividida em blocos, ao total foram 11 blocos. Confira:

Confira trechos da entrevista

1º bloco – Segurança 

No primeiro bloco, membros da comissão do concurso do Senado solicitou às empresas todas as informações sobre segurança na hora da realização das provas, detecção de fraudes, fiscais de provas e garantias de inviolabilidade das provas.

2º bloco –  Locais de prova

Já no segundo momento as empresas colocaram todas os critérios importantes para a escolha dos locais de provas. Vale ressaltar que as provas serão aplicadas em todo o país.

3º bloco –  Acessibilidade

Neste bloco as empresas estão apresentando todas as questões de acessibilidade do concurso, de atendimento especial e sugestões sobre como atender pessoas com deficiência e capacidade para o atendimento e principais tecnologias ofertadas.

4º bloco –  Realização das provas

O Senado Federal apresentou dados de como poderá ser realizada a prova e logística, como: prova objetiva e discursiva no mesmo dia, provas objetivas e discursivas no mesmo dia e em turnos distintos, restrição de datas, provas objetivas e discursivas em dias sucessivos, viabilidade de realização de etapas conjuntas, viabilidade de realização de etapas concomitantes para cargos diversos e provas objetivas e discursivas em datas distintas.

5º blocoArmazenamento

Nesta etapa estão sendo colocadas informações de armazenamento das provas, local físico e digital, temporalidade dos documentos armazenados, digitalização, tecnologia de armazenagem do material digital, destinação do documento físico, disponibilidade de consulta aos candidatos.

6º bloco – Transparência

No sexto bloco as empresas estão apresentando pontos importantes sobre transparência no processo do concurso como: banca de avaliadores designada para o concurso, banco de questões – avaliadores aleatórios, prévia identificação dos avaliadores, coerência nas avaliações, exames psicotécnicos – avaliadores psicólogos e credenciados pela Polícia Federal, canais de atendimento e relatórios de atividades e ocorrências.

7º bloco – Interferências Externas

No momento as bancas estão podendo colocar pontos relevantes sobre interferências externas. Esta etapa também trata de núcleos jurídicos de cada banca, além de informar tudo no edital que possa ser passível de impugnação.

8º bloco –  Atendimentos especiais

Neste bloco as empresas puderam apresentar pontos sobre atendimentos e emergências médicas como:disponibilidade de espaço adequado para amamentação, fiscais exclusivo para acompanhar candidatas lactantes, remarcação de testes de aptidão físicas, avaliação de saúde física e mental, procedimentos para intercorrências médicas, disponibilidade de equipes médicas em locais de prova e disponibilidade de ambulâncias para transporte emergencial.

9º bloco – Inclusão Social

Preocupado em atender a todos os públicos, o Senado Federal solicitou aos representantes que apresentem pontos sobre a procedimento de heteroidentificação, metodologia de candidatos que concorrem pelo sistema de cotas raciais e pessoas com deficiência, cargos com apenas cadastro de reserva e recursos interposto em face das decisões da Comissão de heteroidentificação.

10º bloco – Fase Recursal

Esta etapa trata-se do volume de recursos que serão interpostos  por candidatos na etapa da prova, volume de recursos da prova discursiva, aspectos recursais nas avaliações fiscais, médicas e psicológicas, e recursos  na etapa de investigação social dos candidatos da área policial. Os responsáveis pelas empresas puderam colocar suas dúvidas e soluções para está etapa do futuro certame do Senado.

11º bloco – Formação de Preços

No último bloco as empresas puderam apresentar metodologias mais comuns na formação de preços, custos de serviço da taxa de inscrição, custos variáveis a depender do número de inscritos, repasse à administração e outros aspectos de natureza financeira.

As bancas tiveram de 2 a 5 minutos para apresentarem as informações e pautas relevantes para o certame.

O novo concurso do Senado está ofertando 40 vagas de provimento imediato nos cargos de Policial Legislativo, Administração, Arquivologia, Assistência Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Processo Legislativo, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do Trabalho e Engenharia Eletrônica e Telecomunicações.

A comissão organizadora do certame já iniciou os trabalhos para a elaboração do projeto básico, onde terá todas as etapas e cronogramas do certame.

Clique aqui e saiba todas as informações do concurso Senado

Resumo do concurso Senado Federal

Concurso Senado Federal (Concurso Senado Federal)
Banca organizadora A definir
Cargos Diversos
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Administrativa, Jurídica, Segurança, Saúde, Tecnologia da Informação
Lotação Brasília – DF
Número de vagas 40 vagas
Remuneração de R$ 19.427,79 a R$ 35.114,14
Situação AUTORIZADO!
Links dos últimos editais ConsultorAnalistaTécnicoPolicial
Avatar


05 de dezembro4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurso senado senado senado federal