Aprovação múltipla em concursos: conheça Rafael Velasques!

Além do 1° lugar no Concurso SUSEPE RS, Rafael Velasques também conquistou outras 4 aprovações na área da Farmácia. Saiba mais sobre a sua história!

Avatar


14 de julho4 min. de leitura

Aprovação múltipla em concursos: conheça Rafael Velasques! Para Rafael Velasques Michel, natural de Porto Alegre/RS, a aprovação em concursos públicos na área de Farmácia significava não apenas ser capaz de dar uma vida melhor para filha e para a esposa, como também uma maneira de exercer sua profissão de escolha, contribuindo para a sociedade. De fato, foram essas razões que funcionaram como combustível para os seus 3 anos de dedicação para concursos públicos da carreira.

As rotinas de preparação para Rafael Velasques sempre precisaram ser conciliadas com o trabalho. No início, contudo, trabalhando como Oficial Farmacêutico Temporário no Exército, ele conta que o encaixe de atividades era mais simples: “Trabalhava apenas no turno da manhã, então era confortável estudar no turno inverso.” 

Em 2021, com o final do período de serviço, Rafael Velasques retornou ao mercado privado de contratação, assumindo uma posição em um laboratório hospitalar de Porto Alegre. A nova jornada de trabalho era de 4h da manhã até 13h e ele lutava para conciliar os estudos para concursos públicos também com o tempo necessário para se dedicar à filha pequena e esposa.

“Continuava estudando à tarde e fazia o possível para dar atenção para minha filha, hoje com 7 anos, e minha esposa. Precisava sempre dormir cedo pois minha jornada diária se iniciava enquanto muitos estavam dormindo. Por bastante tempo, dormi entre cinco e seis horas por noite. Fiquei um ano nesta rotina em que muitas vezes os passeios e atividades familiares eram adiados para que pudesse estudar. Paralelamente, fiz uma especialização em Farmácia Oncológica, em finais de semanas alternados, para agregar um título para provas e ter mais possibilidades no ramo farmacêutico.”

Rafael Velasques conta que ser aprovado era “questão de vida ou morte” a esse ponto, já que a diminuição de renda e aumento de horas de trabalho estava aos poucos causando danos permanentes às finanças da família. Apesar da pressão, ansiedade e eventuais inseguranças, ele persistiu, dedicando-se diariamente ao seu objetivo.

O resultado final de todo o esforço não poderia ser outro: além de ser aprovado no Concurso SUSEPE RS em 1° lugar para o cargo de Técnico Superior Penitenciário(Farmácia), Rafael Velasques também conquistou aprovações para Secretaria de Saúde do RS (Especialista em Saúde/ Farmacêutico), Grupo Hospitalar Conceição (Farmacêutico/Bioquímico), Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo/RS (Analista de Laboratório) e Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Farmacêutico).

“Nossa! É impossível descrever com detalhes o tamanho da alegria ao ser aprovado. É tão satisfatório ver que todo o esforço, abnegação e dedicação foram recompensados com o nome no topo da lista. Eu tive a alegria de receber, no mesmo dia e no mesmo Diário Oficial, a nomeação para dois concursos diferentes como farmacêutico (SUSEPE/RS e Secretaria de Saúde do RS). Já imaginava como seria ter meu nome publicado no Diário Oficial, mas nunca esperava ter este privilégio duplamente no mesmo exemplar!”

Como o Gran participou dessa história?

Rafael Velasques Michel conta que o Gran Cursos Online o auxiliou na organização de suas rotinas de estudos e surpreendeu também com a diversidade e qualidade de materiais disponibilizados. O acesso incluído da plataforma de questões (Gran Cursos Questões) também foi essencial, já que otimizou os seus estudos práticos, trazendo mais resultados. Veja como ele descreveu a parceria:

Um dos maiores acertos nesta jornada de estudos foi ter adquirido a Assinatura Ilimitada do Gran Cursos Online. A ferramenta me permitiu acesso total às aulas em que tinha interesse, mesmo quando não havia um preparatório específico para algum concurso que fosse prestar. A possibilidade de ter no mesmo portal a assinatura no site de questões incluída também foi um facilitador. Para as matérias de ciclo básico que eu já tinha estudado antes, também foi bom poder ter aulas em PDF. Sou um aluno que prefere mais o visual, a explicação direta do professor. Sempre que possível e necessário, complementava a explicação com algum trecho de livro ou legislação seca.”

Muito satisfeito com as aprovações e nomeações, Rafael Velasques Michel compartilhou que não tem planos imediatos de voltar aos estudos para concursos públicos. Contudo, não descarta a possibilidade de voltar aos livros caso uma oportunidade ainda melhor apareça no futuro. O Concurso Senado para a área de Farmácia, por exemplo, seria uma boa opção, de acordo com ele! Com toda a sua dedicação e foco, com certeza também conquistará excelentes resultados em seus objetivos futuros!

Saiba TUDO sobre o Concurso SUSEPE RS! 

Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!

Faça como Rafael Velasques e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Na Assinatura Ilimitada 7.0, você pode conferir:

  • 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
  • Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
  • Acesso a mais de 28.940 cursos;
  • Guias da aprovação e mapas mentais;
  • Acelerador de videoaulas;
  • Resumo das videoaulas em PDF;
  • Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
  • Mais de 1 milhão de questões;
  • Garantia de atualização pós-edital;
  • Método de ensino aliado à tecnologia;
  • Fórum de dúvidas;
  • Mais de 28.000 audiolivros;
  • Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.

Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0

Dicas e técnicas de estudos de Rafael Velasques

Para Rafael Velasques Michel, a organização foi um ponto essencial para garantir melhores resultados em sua rotina de preparação. Antes de começar a se dedicar para os cargos de Farmácia, buscou oportunidades na área judiciária. Apesar de conseguir boas notas, ele parecia nunca conseguir atingir o limite para a nomeação. A principal razão para isso era a falta de priorização de assuntos mais importantes e diversificação de métodos, como a inclusão de revisões periódicas, resolução de questões e até mesmo a utilização de Flashcards.

Depois de assistir às aulas de técnicas de estudos com os GranXperts do Gran, contudo, a percepção de estudos e preparação para concursos de Rafael Velasques se alterou e evoluiu, passando a centrar-se na organização e equilíbrio. Mesmo com o mesmo tempo, ele passou a render muito mais!

Com a nova sabedoria adquirida da experiência, ele deixou alguns conselhos para quem ainda está na luta da aprovação.

“No mundo dos concursos não existe o “mais inteligente” e o “mais burro”. Existe sim aqueles que estão melhor preparados e os outros que encaram o processo como uma loteria. Quando percebi que o que precisava para passar e ser nomeado era ser mais organizado e ter controle sobre o que estudava, foi o divisor de águas. Planejar seu período de estudos (semanalmente e diariamente), fazer exercícios, medir o desempenho, fazer resumos enxutos, sempre revisar os estudos e o processo é o alicerce. Nunca fui um aluno genial na graduação, apenas precisei aprender como estudar, o que estudar e como a banca costuma cobrar os conteúdos.”

Por fim, Rafael Velasques ainda deixou uma mensagem de esperança e resiliência para todos os concurseiros: “Todo o esforço, quando verdadeiro, é recompensado. Toda a ação positiva tem seu resultado. Estudar pensando em melhorar sua condição de vida e a dos seus próximos é um motivo muito nobre. Mantenha o foco, organize-se, e não desista. A recompensa chegará!”


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


14 de julho4 min. de leitura