Concurso TCU: 16 dicas proféticas para sua prova!

Concurso TCU: confira as dicas de nossos professores para um dos concursos mais concorridos do país.

Avatar


11 de março5 min. de leitura

As provas objetivas do concurso TCU serão realizadas neste domingo, 13 de março de 2022,  para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo – Área Controle Externo.  Essa é a primeira etapa do concurso Tribunal de Contas da União  e será realizada em Brasília-DF. A segunda etapa do certame será a realização das provas discursivas, que acontecerão em 22 de maio de 2022.

A Fundação Getúlio Vargas – FGV publicou em 25 de janeiro de 2022, a demanda de candidatos por vaga.  Ao todo são 19.932 inscritos e concorrência de 996,60 candidatos por vaga.

Você vai participar do concurso TCU?  Confira ao longo desta matéria as dicas preparadas pelo time de especialistas do Gran Cursos Online.

Concurso TCU: dicas proféticas

1. AFO – Anderson Ferreira

Olá, futuro Auditor do TCU. Tudo bem?

Não confunda os conceitos de “Transferências Voluntárias” e “Delegação”. Embora seja processada de acordo com os mesmos procedimentos das transferências voluntárias, a delegação é a descentralização de recursos a Estados, DF e Municípios para a execução de ações cuja competência seja exclusiva da União, ou seja, a ação DEVE ser realizada (caráter obrigatório). Já a transferência voluntária é a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, para auxílio, cooperação ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde (art. 25, LRF).

2. Direito Administrativo – Gustavo Scatolino

Acumulação de cargos permitidas:

a) dois cargos de professor;

b) um cargo de professor com outro técnico ou científico;

c) dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, como profissões regulamentadas. Acumulação de cargo com mandato eletivo: Mandato federal, estadual ou distrital: o servidor será afastado do cargo; Mandato de Prefeito: o servidor também ficará afastado do cargo, mas poderá optar entre a remuneração do cargo efetivo e o subsídio do mandato eletivo; Mandato de Vereador: é a única hipótese em que o servidor poderá, dependendo do caso, acumular o cargo efetivo com o de vereador, se houver compatibilidade de horário.

3. Direito Constitucional – Gustavo Brígido

Os Tribunais de Contas estão sujeitos ao prazo de cinco anos para o julgamento da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma ou pensão, a contar da chegada do processo à respectiva Corte de Contas, em atenção aos princípios da segurança jurídica e da confiança legítima.

4. Matemática Financeira e Estatística – Josimar Padilha

Matemática Financeira e Estatística – Josimar Padilha

5.Língua Inglesa – Alexandre Hartmann

A banca seleciona uma frase do texto. Parte dela constará no comando da questão. A outra parte estará parafraseada em uma das alternativas. Como resolver tal questão? (i) Identifique e leia no texto a frase que contém os termos constantes no comando da questão; e (ii) marque a alternativa que diz o que você acabou de ler no texto. Esse é o tipo de questão mais comum em provas da FGV.

6. Análise de Dados – Maurício Franceschini

Olá, queridos candidatos! Minha dica profética para o seu concurso é sobre Data Mining, mais especificamente sobre as fases do CRISP-DM, que são: 1) Entendimento do Negócio; 2) Entendimento dos Dados; 3) Preparação; 4) Modelagem; 5) Avaliação; 6) Implantação/Distribuição. Ótima prova para vocês!

7.Contabilidade aplicada ao Setor Público – Rodrigo Machado

São 6 as características qualitativas da informação contábil (relevância, representação fidedigna, compreensibilidade, tempestividade, comparabilidade e verificabilidade). Os cidadãos e o Poder Legislativo são os usuários primários da informação. A provisão deve ser reconhecida antes do trânsito em julgado.

8. Língua Portuguesa – Márcio Wesley

Referente de pronome é o termo substituído. Sujeito com núcleo partitivo permite ao verbo concordar com o núcleo do sujeito ou com o adjunto adnominal. VTD + SE é partícula apassivadora. Palavras atrativas (próclise obrigatória): advérbio, negação, conjunção subordinativa, pronome relativo. Inferir/depreender/deduzir: subentender possibilidades.

9.Controle Externo / Auditoria Governamental – Marcelo Aragão

As auditorias financeiras são sempre trabalhos de certificação, uma vez que são baseadas em informações financeiras apresentadas pela parte responsável. As auditorias operacionais são, normalmente, trabalhos de relatório direto. As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação, de relatório direto ou ambos ao mesmo tempo. O TCU não possui competência para sustar, de imediato, um contrato, somente podendo fazê-lo se o Congresso Nacional e o Poder Executivo, no prazo de 90 dias, não se pronunciarem a respeito da sustação. No entanto, conforme entendimento do STF, o TCU pode, de imediato, desde que concedida ampla defesa e contraditório ao contratado, determinar que a autoridade competente anule o contrato.

10.Direito Processual Civil – Patrícia Dreyer

O processo estrutural é uma demanda coletiva em que se decide uma causa que fomenta ou viabiliza a ocorrência de um litígio estrutural. Os desafios do processo estrutural são: 1) a percepção da complexidade e conflituosidade, permitindo que os diferentes grupos de interesses sejam ouvidos; 2) a elaboração de um plano de alteração do contexto indesejável; 3) a implementação desse plano; 4) a avaliação dos resultados no sentido de reorganização da estrutura.

11.Direito Civil – Roberta Queiroz

Responsabilidade do incapaz é subsidiária. Transgênero pode alterar seu prenome e gênero por autodeclaração. Evicção: prescrição de 3 anos. No transporte de cortesia, a responsabilidade é subjetiva. Bens insuficientes para criação da fundação serão destinados a outra fundação semelhante, caso não haja disposição diversa.

12.Sistema Normativo Anticorrupção – Péricles Mendonça

Fique atento(a) aos crimes em licitações e contratos administrativos que estão inseridos nos crimes contra a administração previstos no Código Penal e ao artigo 185 da Lei de Licitações e Contratos Administrativos, que afirma que os crimes em licitações e contratos administrativos também incidem nas licitações e contratos regidos pela Lei n. 13.303/2016 (Estatuto Jurídico da Empresa Pública, da Sociedade de Economia Mista e de suas Subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios).

13.Sistema Normativo Anticorrupção – Alice Rocha

Para a Convenção de Palermo, “GRUPO CRIMINOSO ORGANIZADO” é composto por três ou mais pessoas, mas para a Lei n. 12.850/2013, a “ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA” é composta por 4 ou mais pessoas.

14.Análise das Demonstrações Contábeis – Egbert Buarque

O processo estrutural é uma demanda coletiva em que se decide uma causa que fomenta ou viabiliza a ocorrência de um litígio estrutural. Os desafios do processo estrutural são: 1) a percepção da complexidade e conflituosidade, permitindo que os diferentes grupos de interesses sejam ouvidos; 2) a elaboração de um plano de alteração do contexto indesejável; 3) a implementação desse plano; 4) a avaliação dos resultados no sentido de reorganização da estrutura.

Análise vertical ou de estrutura: avalia a representatividade de um determinado grupo, subgrupo ou elemento numa determinada demonstração contábil.

Análise horizontal: avalia o comportamento de um determinado elemento ou índice ao longo do tempo.

Índices que não podem ser esquecidos:

15.Economia do Setor Público e da Regulação – Amanda Aires

É preciso lembrar da nossa condição de maximização de lucros das empresas diante de qualquer estrutura de mercado. Essa condição nos diz que Receita Marginal será sempre igual ao custo marginal. Isso vale para concorrências (perfeita e monopolística), oligopólio e monopólio. Vale considerar ainda que, para o caso da concorrência perfeita, como o produtor é um tomador de preços, há também a condição de que o preço é igual à receita marginal. Assim, para esse caso em equilíbrio, além da receita marginal ser igual ao custo marginal, podemos dizer também que o preço é igual ao custo marginal.

16.Dica Bônus – Administração Pública – Rafael Barbosa

Accoutability pode ser conceituado como o DEVER DE O GESTOR PÚBLICO PRESTAR CONTAS de seus atos, bem como sujeitar-se ininterruptamente à RESPONSABILIZAÇÃO. Seus principais tipos são os seguintes:

Vertical: envolve uma relação entre desiguais, por meio da qual o cidadão exerce controle sobre a administração pública diretamente (Exemplo: voto, plebiscito, referendo e ação popular);

Horizontal: envolve uma relação entre iguais, por meio da qual a administração pública exerce controle sobre sua própria atuação (Exemplo: sistema de freios e contrapesos, impeachment, TCU);

Societal: controle exercido pela sociedade civil organizada (Exemplo: mídia, associações, ONGs).

Saiba tudo sobre o concurso TCU clicando aqui!

 

Resumo do Concurso TCU

Concurso TCU Tribunal de Contas da União
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora   Fundação Getúlio Vargas – FGV
Cargos Auditor Federal de Controle Externo
Escolaridade Nível superior
Carreiras  Controle
Lotação Brasília, DF
Número de vagas 20 vagas
Remuneração inicial de $ 21.947,82
Inscrições de 1º de novembro a 20 de dezembro de 2021
Taxa de inscrição R$ 180
Data da prova 13 de março de 2022 (Prova Objetiva)

22 de maio de 2022 (Prova Discursiva)

Clique aqui para ver o edital TCU

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


11 de março5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado