Concurso TCU: órgão quer seleções com mais frequência!

Concurso TCU: projeções de aposentadorias e redução do quadro reforçam a necessidade de reposição de servidores no Tribunal.

Por
Publicado em
2 min. de leitura

O Concurso TCU pode passar a ser realizado com maior frequência. Um documento de planejamento do Tribunal de Contas da União propõe a criação de um plano plurianual de concursos, com processos seletivos periódicos e prazos de validade mais curtos.

A medida seria baseada em cenários fiscais, projeções de desligamentos e necessidades de competências. O objetivo é dar mais previsibilidade à reposição do quadro e permitir a nomeação dos candidatos mais bem classificados ao longo do tempo.

Plano plurianual de concursos do TCU
Concurso TCU: trecho do documento de planejamento

Concurso TCU e o cenário atual

O TCU avalia organizar a reposição de servidores com antecedência, considerando aposentadorias e necessidades futuras. A proposta ainda não equivale à autorização de um novo edital nem informa o número de vagas de uma próxima seleção.

Os próximos passos dependem da incorporação do planejamento às propostas orçamentárias e das autorizações necessárias para a realização de concursos públicos.

Concurso TCU: proposta prevê seleções periódicas

A proposta prevê que os concursos do Tribunal tenham prazos de validade menores. Com isso, o órgão poderia realizar processos seletivos em intervalos mais regulares, em vez de depender apenas de editais separados por longos períodos.

O plano seria atualizado anualmente e levaria em conta três fatores principais:

  • cenários fiscais e disponibilidade orçamentária;
  • projeções de aposentadorias e outros desligamentos;
  • necessidades de competências para o funcionamento do Tribunal.

A realização de cada seleção continuaria condicionada à autorização na lei orçamentária anual. Portanto, o planejamento não confirma, por si só, data de edital, banca organizadora, cargos ou quantitativo de vagas.

Concurso TCU: quadro de pessoal e aposentadorias

O documento aponta que o Tribunal conta atualmente com 2.277 servidores ativos, número aproximadamente 12% menor do que o registrado em 2017. A redução teria se concentrado no cargo de Técnico Federal de Controle Externo, cujo efetivo caiu 35% no período.

As projeções de aposentadoria também reforçam a necessidade de reposição. De acordo com o material, cerca de 405 servidores, o equivalente a 18% do quadro atual, poderão estar aposentados ou em condições de se aposentar nos próximos dois anos. Em oito anos, a estimativa chega a 732 servidores, ou 32% do quadro.

Na Secretaria-Geral de Administração, o cenário é ainda mais sensível: aproximadamente um quarto do quadro poderá estar nessas condições em dois anos, e mais de 40% em oito anos.

Concurso TCU: nomeações recentes e necessidade de reposição

O planejamento registra que existem vagas autorizadas disponíveis, mas que a reposição depende de disponibilidade orçamentária. O Tribunal vem realizando convocações pontuais nos últimos anos:

  • 271 Auditores Federais de Controle Externo foram convocados a partir do concurso de 2022;
  • cerca de 60 novos técnicos tomaram posse no início de 2026;
  • aproximadamente 40 auditores foram nomeados em agosto de 2026.

Essas movimentações atendem parte da demanda, mas o próprio documento considera necessário estabelecer uma programação contínua para recompor a força de trabalho e preparar a integração dos novos servidores.

Concurso TCU: mudanças na carreira

A Lei nº 15.351/2026, que alterou o quadro de pessoal e o plano de carreira do TCU, passou a exigir nível superior para o cargo de Técnico Federal de Controle Externo e manteve esse requisito para Auditor Federal de Controle Externo. A norma também classificou os cargos da Carreira de Especialista do Tribunal como típicos de Estado.

As regras para um próximo concurso do TCU deverão detalhar áreas, atribuições, requisitos específicos, remuneração e etapas de seleção, conforme os atos que venham a ser publicados pelo órgão.

Concurso TCU: próximos passos

A proposta de plano plurianual deverá servir de base para as futuras propostas orçamentárias do Tribunal. O planejamento antecipado pode facilitar a previsão de despesas com pessoal, a preparação dos concursos e a integração dos aprovados.

Até o momento, não há confirmação, nesta pauta, de um novo edital com cronograma definido. O candidato deve acompanhar as publicações do Tribunal de Contas da União sobre concursos públicos e conferir todos os detalhes do concurso TCU, página que reúne o histórico e as atualizações do projeto.

Resumo do concurso TCU

Concurso TCUTribunal de Contas da União
Situação atualPrevisto
BancaA definir
CargosAuditor Federal de Controle Externo e Técnico Federal de Controle Externo; cargos da próxima seleção ainda não detalhados
EscolaridadeNível superior para Auditor e Técnico, conforme a Lei nº 15.351/2026
CarreirasControle externo
LotaçãoA definir
Número de vagasA definir
RemuneraçãoA definir para a próxima seleção
Link do último editalClique aqui para ver o edital TCU Auditor 2025

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 11

Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Cronograma com 1 clique, Raio-X, Jornada do Aprovado, Legislação Comentada e a Revisão Inteligente. Faça o teste por 7 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!

*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Publicado em
2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

previsto


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *