Concurso TJ AL Cartórios em breve! Comissão designada

Concurso TJ AL Cartórios deve ter edital ainda neste ano com vagas de nível superior. Saiba tudo da seleção

Por
Atualizado em
Publicado em
4 min. de leitura

O II concurso TJ AL Cartórios, do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, deve sair nos próximos meses, isso porque foi publicado os nomes dos integrantes da comissão examinadora.

A organizadora do certame anterior foi a Fundação Vunesp que ofereceu vagas para os cargos de notário e registrador. No início de 2025 foram divulgadas as ações para os provimentos.

Os candidatos foram avaliados pelas seguintes etapas: a Prova Objetiva de Seleção, a Prova Escrita e Prática, a Prova Oral e o Exame de Títulos.

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!

Veja abaixo o índice com informações sobre o concurso TJ AL cartórios:

Concurso TJ AL Cartórios: situação atual

Veja abaixo o histórico da seleção:

II Concurso Público

I Concurso Público

Concurso TJ AL Cartórios: remuneração e benefícios

Os delegatários de serviços notariais e de registro são remunerados, exclusivamente, mediante emolumentos cobrados em razão do ofício, conforme estabelecido em Lei.

Concurso TJ AL Cartórios: inscrição

O período de inscrição irá contar no edital de abertura.

Concurso TJ AL Cartórios: cargos e vagas

As vagas serão para provimento e remoção com reserva de vagas para pessoas com deficiência e negros/pardos.

Concurso TJ AL Cartórios: etapas das provas

Os candidatos serão avaliados por provas objetiva, discursiva, oral e análise curricular de títulos.

Último concurso TJ AL Cartórios

O último concurso para o Cartório do TJ AL foi publicado em 2018. As provas do certame não chegaram a ser realizadas devido à suspensão imposta pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na ocasião, foram ofertadas 199 vagas nos cargos de tabelião, notário e registrador em todo o estado. Do total das vagas, 20% foram reservadas para pessoas com deficiência.

Etapas e provas

O concurso para os dois critérios de ingresso (provimento e remoção), em qualquer dos dois grupos, compreendeu as seguintes fases:

I – Prova Objetiva de Seleção;
II – Prova Escrita e Prática;
III – Prova Oral; e
IV – Exame de Títulos.

Prova objetiva

As provas versaram sobre as seguintes disciplinas e matérias: Registros Públicos, Notas e Protesto, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Empresarial e Conhecimentos Gerais.

As Provas Objetivas de Seleção foram distintas para cada um dos dois critérios de ingresso (uma para o Provimento e outra para a Remoção) e serão levadas a efeito em dias diferentes.

Prova escrita e prática

A Prova Escrita e Prática consistiram numa dissertação e na elaboração de peça prática, além de questões discursivas. Houve uma prova distinta para cada um dos dois grupos, a serem realizadas em dias diversos.

A Prova Escrita e Prática vale 10 (dez) pontos, com peso 5 (cinco).

Não houve distinção, entretanto, entre as provas para cada um dos dois critérios (Provimento e Remoção). A nota obtida em cada um dos dois grupos vale para os dois critérios (Provimento e Remoção), no caso dos candidatos inscritos em ambos.

Demais etapas

O candidato habilitado para a Prova Oral foi submetido a exames de personalidade, compreendidos o psicotécnico e o neuropsiquiátrico, na forma que a Comissão de Concurso estabelecer.

Concurso TJ AL Cartórios: materiais gratuitos

Estude para concursos públicos com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online:

Concurseiro Iniciante

Você está iniciando os estudos para concursos agora? O nosso E-book Concurseiro Iniciante explica os pontos importantes para que você entenda o universo do concurso.

Concurso TJ AL cartórios: depoimento de aprovada

Aos 27 anos, a cobradora de ônibus Luana Farias define sua nomeação para o cargo de escrevente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) como um sonho realizado. Nascida na periferia de Grajaú, em São Paulo, Luana vem de uma família muito humilde.

Ela conta que por muitas vezes seus pais abdicavam das coisas para dar a ela e aos irmãos o que podiam. Estudou em escola pública e sempre foi apaixonada por livros, principalmente por romances.

Sistema GRAN de Ensino: confira razões para estudar com o Gran

Você sabia que o conceito de sistema de ensino vai muito além da disponibilização de materiais de qualidade? Sistema de ensino, na verdade, também engloba o entendimento de todas as outras necessidades do aluno durante o processo de aprendizado, bem como a disponibilização de recursos para saná-las. É exatamente isso que você pode encontrar no Sistema GRAN de ensino!

Além de PDFS, videoaulas e outros materiais de base teóricos (formulados pelos melhores professores no mercado de preparação para concursos públicos e outras seleções), ao estudar com o Gran você também utiliza o que há de mais moderno em tecnologia e Inteligência Artificial ao seu favor, dominando com ainda mais segurança os processos de organização, conciliação, aprofundamento e aperfeiçoamento nos estudos.

Saiba porque o Sistema GRAN de Ensino é a melhor escolha para garantir a sua aprovação! 

Resumo do concurso TJ AL Cartórios

Concurso TJ AL cartóriosTribunal de Justiça do Estado de Alagoas
Situação atualcomissão formada
Banca organizadoraA definir
CargosNotário e registrador
EscolaridadeNível superior
CarreiraJurídica
LotaçãoEstado de Alagoas
Número de vagasA definir
RemuneraçãoA definir

Veja o edital com a reabertura de inscrição 2023
Clique AQUI para fazer o download do edital TJAL 2017


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS FEDERAIS

CONCURSOS 2026

CONCURSOS 2025

CONCURSOS ABERTOS

QUESTÕES DE CONCURSOS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:

WHATSAPP

TELEGRAM

Por
Atualizado em
Publicado em
4 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

comissão formada