Concurso TJ SP: inscrições abertas para cotas. Confira!

O Concurso TJ SP possui reserva de vagas para candidatos negros, pardos e pessoas com deficiência (PCD). As inscrições estão abertas até o dia 02/09 de 2021. Saiba mais detalhes e confira o passo a passo!


06/08/2021 | 16:00 Atualizado há 159 dias

O período de inscrições do Concurso TJ SP teve início no dia 30 de julho de 2021 e se estenderá até às 16h do dia 02 de setembro de 2021. A nova seleção do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo oferta um total de 845 vagas para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário. Desse total, 20% das vagas são reservadas para candidatos negros e pardos e 5% para pessoas com deficiência (PCD). Ademais, o certame também possui uma listagem especial para que os candidatos PCD possam realizar as provas de maneira diferenciada.

Para inscrever-se no regime de cotas ou listagem especial, alguns passos são necessários! Acompanhe o artigo para conferir o passo a passo da inscrição de cotas e listagem especial do Concurso TJ SP!

Saiba TUDO sobre o Concurso TJ SP!

Concurso TJ SP: mais detalhes sobre as cotas

A reserva de vagas do Concurso TJ SP ocorre de acordo com as seguintes legislações para cada um dos casos expressos em edital:

  • Candidatos negros e pardos: reserva de 20% das vagas, de acordo com a Lei n° 12.990/2014 e as Resoluções TJSP n° 719/2015,  TJSP n°769/2017 e TJSP n°806/201.
  • Candidatos PCD: reserva de 5% das vagas, de acordo com Artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal e Leis complementares  638/1992 e 932/2002.

Os candidatos que desejem aplicar para o sistema de cotas concorrerão também para as vagas de ampla concorrência. No caso de um candidato negro ou pardo que também seja PCD, a concorrência será em 3 vias: geral, candidatos negros e candidatos PCD.

Concurso TJ SP: passo a passo da inscrição de cotas

O período de inscrição para os candidatos que desejam aplicar para as cotas no Concurso TJ SP é o mesmo de todos os candidatos, sendo de 30 de julho de 2021 até às 16h do dia 02 de setembro de 2021. A indicação do tipo de vaga deverá ser feita no momento da inscrição.

Procedimento e documentação para candidatos PCD

Para realizar a inscrição, o candidato deverá realizar os seguintes procedimentos, em ordem:

  • Acessar a página do concurso no site da Banca Vunesp para realizar a inscrição, diretamente por meio do endereço eletrônico <https://www.vunesp.com.br/TJSP2101>
  • Clicar na opção “Inscreva-se” na parte direita da tela
  • Indicar a condição de deficiência e se deseja concorrer às vagas reservadas
  • Após realizar a inscrição, acessar a página do candidato e identificar o botão “Enviar Documentos”.
  • Encaminhar dentro do prazo de inscrições:
    • o requerimento emitido no momento da inscrição;
    • laudo médico que indique a espécie, grau e/ou nível de deficiência de acordo com a Classificação Internacional da Doença CID, indicando expressamente o código de referência para cada caso e a provável causa da deficiência. O laudo deverá ser emitido com uma antecedência máxima de 12 meses da data de inscrição e deverá conter: nome do candidato, assinatura, carimbo e CRM do profissional responsável pela emissão.
    •  solicitação de tempo adicional e/ou condições especiais para a realização da prova. A adição de tempo não poderá ultrapassar a margem de 60 minutos.

Os documentos enviados pelos candidatos deverão ser digitalizados e enviados em um dos formatos aceitos (pdf, png, jpg, jpeg), respeitando a limitação de tamanho de 500 KB.

Mais informações sobre a listagem especial

Como mencionado anteriormente, candidatos PCD poderão dispor de até 60 minutos adicionais para a realização da prova. Além disso, outras condições especiais podem se aplicar para:

  • Candidato com deficiências visuais
    • Cego: toda a prova será elaborada e realizada em braile, incluindo a transcrição de respostas. Para tal, o candidato deverá levar consigo reglete e punção, podendo utilizar-se de soroban.
    • Baixa visão: a prova será elaborada de maneira ampliada e o candidato poderá informar o tamanho da fonte necessária no momento da inscrição, podendo ser 16, 20, 24 ou 28.
    • Os candidatos com deficiências visuais que requisitarem o NVDA durante o período de inscrições, também poderão fazer uso do recursos.
  • Candidato com deficiências auditivas
    • Poderá contar com um fiscal intérprete de libras;
    • Caso faça uso do aparelho auditivo, deverá indicar no momento da inscrição, acompanhando também o laudo médico do especialista atestando a necessidade.

Procedimento e documentação para candidatos negros e pardos

Veja abaixo o passo a passo de procedimentos para realizar a inscrição:

  • Acessar a página do concurso no site da Banca VUNESP para realizar a inscrição, diretamente por meio do endereço eletrônico <https://www.vunesp.com.br/TJSP2101>
  • Clicar na opção “Inscreva-se” na parte direita da tela
  • Indicar que deseja concorrer às vagas reservadas para pessoas negras e pardas;
  • Após realizar a inscrição, acessar a página do candidato e identificar o botão “Enviar Documentos”.
  • Encaminhar dentro do prazo de inscrições:

Concurso TJ SP: Resultados e recursos para inscrição de cotas

Os resultados de solicitações para inscrição em cotas e listas especiais tem a previsão de divulgação no dia 23 de setembro de 2021.  A partir das listas, os candidatos poderão identificar se tiveram suas solicitações deferidas ou indeferidas.

Logo no dia seguinte incia-se o perído de recursos, que acontecerá no período entre o dia de 24 a 28 de setembro. Os resultados finais serão publicados no dia 5 de outubro de 2021, de acordo com o cronograma do edital. Todos os procedimentos deverão ser realizados por meio do site da VUNESP, disponível no endereço eletrônico <https://www.vunesp.com.br/>.

Concurso TJ SP: faça parte do canal de notícias

Para te ajudar ainda mais na preparação do Concurso TJ SP, o Gran Cursos Online criou um canal de Telegram Exclusivo para a seleção! Por lá você receberá recursos gratuitos, notícias e dicas para te ajudar a conquista a vaga como Escrevente Técnico Judiciário em 2021!

Participe do TeleGRAN “Concurso TJ SP A vaga é sua”
E fique por dentro de todos os eventos, materiais e notícias sobre o concurso

Concurso TJ SP: resumo

Edital TJ SP Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ SP)
Situação do concurso edital publicado
Banca organizadora Fundação Vunesp
Cargo Escrevente
Escolaridade Nível médio
Carreira Tribunais
Lotação Estado de São Paulo
Região Sudeste
Número de vagas 845 vagas
Remuneração Inicial de R$ 4.981,71 + benefícios
Inscrições De 30/07/2021 a 02/09/2021
Taxa de inscrição R$ 79,00
Data da prova objetiva 31/10/2021
Link do edital

Baixe aqui o edital TJ SP 2021

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *