Concurso TST: Desvendando os mistérios da Redação Discursiva da FCC. Por Vânia Araújo

Avatar


30 de outubro6 min. de leitura

Concurso TST: Desvendando os mistérios da Redação Discursiva da FCCO primeiro ponto a se esclarecer é que, nem sempre, os examinadores encarregados de elaborar as provas de redação das bancas examinadoras conhecem em profundidade o tipo de texto que cobram dos candidatos. É por isso que, nem sempre, o tipo de texto apontado no edital coincide com aquilo que o candidato deverá fazer e que o corretor levará em consideração na hora de avaliar as redações. Além disso, acrescente-se o fato de que muitos candidatos, ao lerem o edital, também não conseguem entender (decifrar) o tipo de texto que deverá ser produzido. E isso tem causado alguns desconfortos nesses mesmos candidatos quando disponibilizamos o material para eles: como não conseguem decifrar o tipo determinado no edital, muitos tendem a achar que o curso não disponibilizou o texto adequado. É exatamente por este motivo que me foi solicitada a produção deste artigo: para esclarecer, de modo decisivo, todos os possíveis equívocos e tranquilizar nossos alunos em relação àquilo que lhes é apresentado nas videoaulas de redação!

Então vamos logo aos fatos!

No edital que a Fundação Carlos Chagas publicou para o concurso do TST (Tribunal Superior do Trabalho), foram designados tipos (pelo menos, teoricamente) diferentes de textos, com temáticas distintas, para os candidatos produzirem:

1º.  Para o cargo de Técnico Administrativo, foi designada uma Prova Discursiva – Redação, sobre tema de interesse geral;

2º. Para o cargo de Analista Administrativo (da Área Administrativa), foi designada uma Prova Discursiva – Redação, sobre tema relevante para o cargo;

3º. Para o cargo de Analista Judiciário (Área Judiciária), foi designada uma Redação – Questão Aberta, sobre conhecimento específico constante no edital;

4º. Para os cargos de Analista Judiciário (Análise de Sistemas, Contabilidade e Suporte em Tecnologia da Informação), foi designada uma Prova Discursiva – Estudo de Caso (questão prática), sobre conhecimentos específicos relativos ao cargo (ou especialidade) pleiteado.

Pois bem, vamos à decifração da “Prova Discursiva – Redação”: em primeiro lugar, prova discursiva, porque haverá, também, uma prova objetiva (no caso da FCC, de marcar uma alternativa). Então, discursiva significa que é uma prova escrita.  Redação, porque é uma modalidade de texto escrito (redigido).  Assim, podemos responder às suas indagações:

Você: Mas qual é mesmo o tipo de redação que o examinador cobra nas provas da FCC?

GCO – É a dissertação argumentativa.

Você: Como vou saber que é essa modalidade?

GCO – Porque isso vem explicitado no próprio comando da redação: “produza um texto dissertativo-argumentativo” e é este o tipo mais cobrado pela Banca FCC.

Você: Que tipo de texto é este?

GCO – É aquele por meio do qual o candidato discute ideias e defende um posicionamento a respeito do assunto em pauta.

Até aí, está tudo certo quanto ao que reza a Teoria Literária. A partir deste ponto – considerando a ótica adotada pelo examinador da FCC, no edital do TST, para a cobrança e avaliação dos tipos de textos determinados no edital em relação aos temas que foram associados a esses tipos, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

Na prova de Redação para o cargo de Técnico Judiciário (Área Administrativa):

  • A Banca deve apresentar, no comando, um único tema (amplo) sobre um assunto da atualidade, que o candidato terá de delimitar e, sobre ele, produzir um texto dissertativo-argumentativo, com o objetivo de sustentar um posicionamento a respeito do tema proposto.
  • A estrutura a ser avaliada é a de uma dissertação tradicional, ou seja, que o texto esteja distribuído em parágrafos, os quais tragam delimitados a introdução, o desenvolvimento do texto e a conclusão do assunto.
  • O tema de interesse geral, no caso das provas da FCC, gira em torno de assuntos corriqueiros do cotidiano (mas que são de grande interesse da sociedade), que devem ser tratados sob uma perspectiva mais filosófica, que enseje uma discussão do ponto de vista ético – se possível, com a apresentação de uma conclusão prática (com uma prospecção positiva para o futuro).

Na prova de Redação para o cargo de Analista Judiciário (Área Administrativa):

  • Neste caso, a Banca poderá apresentar no comando um único tema (amplo) sobre um assunto que envolva conhecimento específico do cargo ou um conhecimento que não seja tão específico, mas que envolva o dia-a-dia de trabalho de um Analista do TST. Cabe esclarecer que o comando pode apresentar também a delimitação do tema específico acompanhada de alguns aspectos que o candidato precisará esclarecer.
  • Quanto à estrutura, embora seja a mesma designada para uma dissertação argumentativa tradicional (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no caso desta redação em particular será difícil elaborar de fato uma argumentação. Isso se explica pelo fato de o tema proposto envolver assunto mais técnico, mais conceitual. Assim, o que o candidato deve fazer é seguir estritamente o que propõe o comando e, em vez de argumentar no desenvolvimento, ele apenas esclarecerá o assunto.
  • O tema relevante para o cargo, no caso de prova da FCC, consistirá de um assunto que envolva o cotidiano de trabalho de um analista do TST (como uma questão ética ou de relacionamento interpessoal, por exemplo). Poderá contemplar, também, um conteúdo específico constante no edital que tangencie para um aspecto da contemporaneidade ou, mesmo, um tema que envolva o próprio universo do trabalho no Brasil. Ou seja, há uma gama variada de assuntos que podem ser enquadrados nessa temática.

Na prova de Redação – Questão Aberta, para o cargo de Analista Judiciário (Área Judiciária):

  • Para esta modalidade de texto, a Banca irá designar, no comando, um conhecimento específico do edital, sob a forma de um questionamento ou de uma afirmação que o candidato deverá esclarecer; ou, ainda, um conteúdo específico do edital, com alguns aspectos que deverão ser esclarecidos.
  • Quanto à estrutura, embora siga o padrão estrutural de uma dissertação (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no caso específico desta redação, não será possível argumentar no desenvolvimento.  Isso se explica pelo fato de o tema proposto envolver assunto técnico-jurídico (mais teórico). Assim, o que o candidato deve fazer é seguir estritamente o que propõe o comando e esclarecer, de modo prático e objetivo, o assunto designado no comando. Ou seja, numa estrutura de texto argumentativo, encaixa-se um conteúdo expositivo.
  • As matérias a serem contempladas nesta prova discursiva são: Direito Constitucional; Direito Administrativo; Direito Civil e Processual Civil; Direito do Trabalho e Processual do trabalho e Direito Previdenciário. E, neste caso, o examinador irá escolher um tema específico (dentro do universo de uma delas) para o candidato simplesmente esclarecer/conceituar.

Na prova de Estudo de Caso – Questão Prática, para o cargo de Analista Judiciário (Análise de Sistemas; Contabilidade; Suporte em Tecnologia da informação):

  • O “Estudo de Caso” proposto pela FCC é uma mescla de “Estudo” e “Questão Discursiva”, e é, portanto, um texto mais conceitual do que avaliativo. Neste caso, a Banca poderá apresentar no comando um único tema (amplo) sobre um assunto que envolva conhecimento específico do edital ou utilizar uma situação hipotética (com a simulação de um caso) para o candidato analisar sob a luz de um conhecimento específico do edital.
  • Quanto à estrutura, embora seja a mesma designada para uma dissertação argumentativa tradicional (com introdução, desenvolvimento e conclusão), no caso específico desta redação, não será possível argumentar no desenvolvimento. Este tipo de texto enseja duas formas de estruturar, as quais irão depender da maneira como o comando trará o conteúdo: se houver uma situação hipotética, acompanhada de questionamentos, estes deverão ser respondidos no desenvolvimento do texto; se houver um conceito técnico a ser explanado, o candidato apenas elucidará os aspectos mais relevantes do assunto no desenvolvimento do texto. Isso significa que, numa estrutura de texto argumentativo, encaixa-se um conteúdo mais expositivo/mais conceitual.
  • Nesta modalidade de prova, o tema será inteiramente voltado para um conteúdo específico do edital que envolva o universo do cargo pleiteado, o qual poderá apresentar-se de duas maneiras: ou será proposto ao candidato que esclareça diretamente o conteúdo ou que ele analise um caso hipotético à luz desse conhecimento específico.

Enfim, postas todas essas particularidades que envolvem o universo da prova do TST, pela Fundação Carlos Chagas, há que se destaca a importância de conhecer a banca examinadora (consequentemente, o seu avaliador) e decifrar, de maneira adequada, o tipo de texto a ser produzido. No mais, é pôr mão à obra e treinar as redações. Lembrem-se de que a prática é que os conduzirá à perfeição.

Encerramos este artigo, desejando a todos os nossos alunos o melhor desempenho na redação do TST e o maior sucesso na prova!  Continuem contando sempre conosco!!!


Vânia Araujo é licenciada em Letras, pela Universidade de Brasília (UnB). Ministra aulas de Interpretação de textos e de Redação Discursiva há mais de dez anos nos principais cursos preparatórios para vestibulares e concursos do Distrito Federal. Já trabalhou também em cursos de Belo Horizonte e Goiânia.

 

 


Mega Gran Dicas – Aulão Presencial de Véspera

Para ajudar na sua preparação, o Gran Cursos Online preparou o Mega Gran Dicas – Aulão Presencial de Véspera para TST no dia 18 de novembro de 2017, véspera da prova. O evento ocorrerá no SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50 – Asa Sul, em Brasília.

O evento está marcado para acontecer no dia 18 de novembro de 2017, véspera da prova, justamente para os candidatos turbinarem os estudos para a reta final!

Para garantir sua vaga basta se inscrever na página do evento, o valor do primeiro lote é de R$ 89,90! Não perca! O credenciamento irá acontecer às 7h, mas o evento começa às 8h e finaliza as 19h, com intervalo para o almoço.

Inscreva-se aqui para o Mega Gran Dicas para o cargo de Técnico/Analista Judiciário – Área Administrativa!

Inscreva-se aqui para o Mega Gran Dicas para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária!

 


Detalhes concurso TST 2017

  • Concurso: Tribunal Superior do Trabalho (Edital TST)
  • Banca organizadora: FCC
  • Cargos: Analista; técnico
  • Escolaridade: Níveis médio e superior
  • Número de vagas: 52 + CR
  • Remuneração: R$ 8 mil Técnico e R$ 13 mil analista
  • Inscrições: Entre 17 de agosto e 22 de setembro de 2017
  • Taxa: R$ 120 (analista) ou R$ 80 (técnico)
  • Data da prova: 19 de novembro de 2017

[su_button url=”https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2017/08/edital-tst-2017.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#002aff” size=”7″ icon=”icon: file-pdf-o”]Edital[/su_button]

Gostou desta oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online  com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/tst-tribunal-superior-do-trabalho” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


30 de outubro6 min. de leitura