CNJ decide pela suspensão de validade de concursos do judiciário

Decisão tem como objetivo resguardar os direitos dos aprovados

Avatar


20 de Abril de 2020

Nesta segunda-feira, 20 de abril, o plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu, por unanimidade, suspender os prazos de validade de todos os concursos públicos realizados pelo Poder Judiciário. Os votos dos conselheiros em plenário consideraram o que a relatória do processo julgou necessário neste momento de pandemia do novo coronavírus (CNJ). 

CNJ decisão prazo de validade dos concursos

CNJ decisão suspende o prazo de validade dos concursos do judiciário.

Em sua justificativa, a conselheira, Flávia Pessoa, relatora do projeto, afirma que a medida visa resguardar o interesse público e os candidatos aprovados em certames, enquanto durar o estado de calamidade pública e não houver viabilidade orçamentária para provimento de cargos.

A decisão do CNJ tem caráter temporário e tenta, além de minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus, resguardar os direitos dos aprovados nos concursos públicos do Judiciário, uma vez que os prazos dos concursos estavam andando normalmente.

Além de preservar os candidatos, a decisão também quer evitar os desgastes, perdas de recursos orçamentários gastos na realização dos concursos públicos e também todas as movimentações administrativas dos Tribunais na execução dos certames.

Com o pedido do CNJ aceito, vários concursos do judiciário terão seus prazos de validade suspensos, o que garantirá as nomeações dos aprovados  de acordo com as necessidades desses Tribunais após a pandemia do coronavírus.

Veja abaixo a lista de alguns concursos que serão afetados com a decisão:

Vale lembrar que de acordo com o artigo 7º da Resolução nº 313, de 19 de março de 2020, do CNJ, estão vedados a aplicação de provas de concursos públicos em andamento, no âmbito de qualquer órgão do Poder Judiciário, qualquer que seja a fase a que esteja relacionada, bem como outros atos que demandem comparecimento presencial de candidatos.

Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1

Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil.

Quero me inscrever!
Clique aqui para fazer a inscrição

 

Avatar


20 de Abril de 2020

Tudo que sabemos sobre:

concursos tribunais