Mais movimentações que atingem de cheio os Concursos Federais! Em contato exclusivo com Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o órgão citou ao GRAN algumas das ações que o Governo Federal tem tomado em prol de uma Reforma Administrativa no serviço público e o impacto delas nos concurso públicos de esfera federal.
Clique AQUI e fique por dentro do panorama completo dos concursos federais!
Novo MBA do Gran: seu próximo passo de carreira!
O Novo MBA do Gran entrega qualidade de ensino com foco na prática de gestão e negócios para você se destacar como profissional, seja na iniciativa privada ou na pública. A escolha é sua.
Conheça os cursos e matricule-se agora mesmo!
Concursos Federais: Reforma Administrativa no serviço público
Devido aos últimos acontecimentos em que a Ministra do MGI, Esther Dweck, esclareceu em suas redes sociais que a Reforma Administrativa tem como foco a reposição eficiente dos quadros e a valorização do servidor público, especialmente diante do grande número de aposentadorias previstas para os próximos anos, o tema tem trago grandes expectativas em relação às novas autorizações ainda no decorrer deste ano de 2024.
Ao ser questionado por nossa equipe de comunicação sobre a previsão de que até o final do ano o Governo Federal espera autorizar 3.284 vagas em novos concursos federais e de que a oferta será para mais de 20 órgãos e autarquias do Poder Executivo, o MGI afirmou que a abertura de novos concursos federais, quando autorizados, serão divulgadas no site do GOV, na página https://www.gov.br/gestao/pt-br/acesso-a-informacao/servidores/concursos-publicos/autorizacoes-e-provimentos , e também publicadas no Diário Oficial da União.
Além disso, ainda sobre a Reforma Administrativa, o MGI citou alguma das das ações que o Governo tem tomado que configuram uma Reforma Administrativa no serviço público, veja a seguir quais foram as ações de pessoal:
- Realização de concursos com o objetivo de deixar o serviço público com a cara do Brasil, especialmente por meio do Concurso Nacional Unificado, que democratiza o acesso;
- Reestruturação das carreiras;
- Ajustes de remuneração, reduzindo distorções nos salários de entrada, no meio e no final das carreiras;
- Alongamento de carreiras, chegando a uma média de 20 níveis (20 anos) para chegar ao topo;
- Critérios para progressão na carreira que não levem em consideração exclusivamente o tempo de serviço;
- Carreiras transversais para todo o governo: como as já existentes de infraestrutura, TI, etc;
- Programa de Gestão de Desempenho: que permita a avaliação das áreas do serviço público por suas entregas;
- Melhoria do estágio probatório para ser, de fato, um período de avaliação para conferir se aquele servidor de fato está engajado, trabalhando e que vai contribuir para a entrega de um serviço público de qualidade.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa