Concursos na Pandemia: FGV apresenta regras para retomada

FGV apresentou diretrizes que serão utilizadas nas provas de Concursos durante a pandemia. Empresa garante ser rigorosa com casos que não forem respeitados.

Avatar


18 de setembro2 min. de leitura

Com a curva do número de casos diminuindo, algumas bancas organizadoras já iniciaram o processo de retomada para os seus concursos durante a pandemia. Uma das instituições é a Fundação Getulio Vargas (FGV), empresa responsável por organizar, entre outros, o Exame de Ordem, que já foi adiado diversas vezem em função da pandemia.

De acordo com a empresa, diversas ações vêm sendo tomadas para um melhor cuidado tanto de seus colaboradores, quanto dos candidatos. “A Fundação Getulio Vargas segue acompanhando atentamente as recomendações das autoridades de saúde e atos normativos nacionais de prevenção à Covid-19”, explicou em nota.

A FGV destaca ainda que todos os locais de aplicação contarão com dispensadores com álcool em gel e papel toalha em todas as salas, na coordenação e nos banheiros, além de um quantitativo de máscaras reserva para candidatos e colaboradores. Confira outros pontos para a manter o distanciamento nos locais de prova:

  • Rotas e marcações no chão, a fim de garantir o distanciamento seguro;
  • Salas amplas, mantendo-se o distanciamento mínimo entre as carteiras e devidos cuidados de ventilação; e
  • Equipes específicas para higienização dos ambientes do local de prova

A empresa ainda ressalta que haverá treinamento específico com os seus colaboradores para que os novos procedimentos possam ser corretamente adotados e cumpridos. Durante a aplicação das provas, a equipe de colaboradores só poderá atuar utilizando máscaras, trocando-as de duas em duas horas em caso de comunicação frequente, além de higienização constante.

Já no caso dos candidatos, existem algumas diretrizes que deverão ser observadas pelos colaboradores e seguidas pelos concurseiros:

  • Ingresso ao local de prova apenas com máscara e distribuição para quem não a possua;
  • Proibição de aglomerações nos corredores das unidades de prova;
  • Vistoria dos lanches apenas visualmente;
  • Permissão de álcool em gel próprio, desde que acondicionado em um envelope transparente.

Concursos na Pandemia: FGV presa pela quarentena

Uma das principais dúvidas dos candidatos é quanto à possibilidade de ingresso de um aluno com sintomas da Covid-19. A FGV recomenda que esses alunos com sintomas não compareçam no ambiente de prova, principalmente por recomendação dos órgãos de saúde.

“Devemos considerar que não é indicado que um candidato com suspeita da Covid-19 compareça à um local de aplicação. Para esses casos, a regra é clara: quarentena. Ou seja, não há que se falar em circulação, seja ela em ambientes de prova ou demais locais públicos”, explicou o órgão.

Caso exista a presença de algum aluno apresentando esses sintomas, desrespeitando os cuidados coletivos que serão encaminhados ao candidato na semana anterior a prova, a FGV garante que será rigorosa com a situação. “Situações inesperadas serão tratadas com o devido rigor estabelecido pelos órgãos de saúde, preservando a saúde de todos”, complementou.

Como as provas estão sendo organizadas durante a pandemia? Clique AQUI e saiba mais!

Confira o status das provas dos concursos clicando AQUI

Avatar


18 de setembro2 min. de leitura