A Câmara dos Deputados aprovou em votação durante a madrugada desta sexta-feira, 3 de junho, o PL 4.253/2015 que cria 14.419 vagas em diversos órgãos federais.
O Projeto de Lei é uma excelente notícia para os(as) concurseiros(as), já que com a aprovação da PL pela Câmara o governo sinaliza que as funções públicas serão mantidas, aprimoradas e valorizadas nos próximos anos.
Segundo consta no documento a criação dos cargos acontecerá sem aumento de despesa, pela compensação entre os valores correspondentes à totalidade da remuneração dos cargos vagos extintos e os valores correspondentes à totalidade da remuneração dos cargos e das funções criadas.
Além disso, o provimento dos cargos criados pela aprovação do Projeto de Lei 4.253/2015 deverá ocorrer de forma gradual, mediante autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, observada a disponibilidade orçamentária, nos termos da Constituição. Com exceção dos cargos de Técnico-Administrativos em Educação que deverão seguir o limite do Quadro de Lotação aprovado para cada instituição federal de ensino, observada a disponibilidade orçamentária.
Confira abaixo detalhes sobre os cargos que serão criados pela aprovação da PL 4.253/2015:
Para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão foram criadas 2.190 vagas no cargo de Analista Técnico de Pessoal e de Logística, de nível superior, organizado na Carreira de Pessoal e de Logística. Serão criadas ainda 234 vagas nos cargos de arquiteto, contador, geógrafo e geólogo.
No Ministério da Educação serão providas 4.442 vagas para caros da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, para redistribuição às instituições federais de ensino básico, técnico e tecnológico.
Estão previstas ainda a criação de 52 vagas no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), 200 para Analista Administrativo no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e 62 na Imprensa Nacional.
A Polícia Federal contará com 683 vagas de nível intermediário no cargo de Agente Administrativo.
O Departamento de Polícia Rodoviária Federal – DPRF receberá 1.500 vagas para cargos Administrativos. Sendo, a maioria para Analista Técnico-Administrativo e Agente Administrativo.
A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) contará com 790 cargos de nível superior, na Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho.
O Comando do Exército receberá 516 vagas para o cargo de Analista Técnico Administrativo.
A Advocacia Geral da União também recebeu vagas, sendo 2.000 para Analista Técnico de Apoio à Atividade Jurídica, de nível superior e 1.000 para cargos de nível intermediário de Técnico de Apoio à Atividade Jurídica.
O Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil – SIPEC contará ainda com quatrocentos e sessenta vagas para os cargos de Analista Técnico-Administrativo e Assistente Técnico-Administrativo previstos na Lei 11.357/2016.
O Projeto de Lei 4.253/2015 aguarda envio para o Senado Federal onde também será votado. Posteriormente, seguirá para apreciação do Presidente da República. Se aprovado, entrará em vigor.
Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros
Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:
Então a parte da PF/PRF é somente para administrativo??
Olá Cabral, boa tarde!
Sim, somente para administrativo. Os concursos para a área policial já estão no MPOG e devem ser autorizados em caráter emergencial. Veja a notícia:
http://blog.grancursosonline.com.br/concursos-pf-e-prf-pedidos-de-concursos-com-2-058-vagas-para-policial-em-analise-pelo-mpog/
Estamos à disposição.
Atenciosamente,
– Comunicação Gran Cursos Online
Não vi nada sobre o Ministério das Relações Exteriores. Concurso para Diplomata estão excluídos do PL?
Olá Mario, bom dia!
O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata acontecerá normalmente esse ano. Conforme o edital publicado hoje no DOU:
http://blog.grancursosonline.com.br/concurso-mre-diplomata-saiu-o-edital-30-vagas-imediatas-e-inicial-de-r-15-mil/
Estamos à disposição.
Atenciosamente,
– Comunicação Gran Cursos Online
Bom dia. Este projeto não cria vagas no judiciário federal, apenas nos supracitados cargos?
Dentre aqueles vários votados na Câmara recentemente, algum deles cria vagas nos TRTs e TRFs?
Desde já, agradeço a atenção!