Conheça melhor o seu cérebro e transforme-o em seu aliado

Avatar


05 de junho5 min. de leitura

Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado; nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade.” Charles Chaplin

Todos sabemos que o cérebro guarda grandes mistérios. Não é de hoje que a ciência tenta explicá-los, tanto que há inúmeras teorias a respeito desenvolvidas por pesquisadores do mundo todo, inclusive do Brasil. Apesar da complexidade do tema, tentaremos, aqui, derrubar alguns dos mitos sobre o funcionamento dessa mais intrigante máquina do universo. Para tanto, vamos compartilhar com você alguns números, informações e curiosidades que podem tornar o assunto um pouco menos nebuloso.

Com a nossa conversa desta semana, queremos que você, amigo concurseiro, passe a explorar o cérebro com mais eficiência. Esperamos que as informações aqui reunidas, que elucidam bastante os mistérios da nossa máquina de pensar, ajudem você a aumentar, por exemplo, a capacidade de memorização de conteúdos programáticos e de assimilação de diversos conhecimentos que são imprescindíveis quando se pretende gabaritar as provas de concursos e conquistar uma vaga no serviço público.

Todos os dados deste artigo foram colhidos em revistas e sites especializados, em matérias e reportagens produzidas por respeitados canais de televisão e em estudos publicados nos mais diversos veículos de comunicação. Eles complementam o que já havíamos abordado nos artigos da série “Desmontando a curva do esquecimento” (link).

Primeiro, falaremos dos aspectos fisiológicos do cérebro humano. Embora represente apenas 2% da nossa massa corporal, o principal órgão do corpo humano consome de 20% a 25% de todas as calorias que ingerimos. Fazendo uso de apenas 10 a 20 watts – consumo menor do que o de uma lâmpada comum –, o cérebro tem desempenho maior do que o de um supercomputador com velocidade de 125 quatrilhões de cálculos por segundo. A energia que ele gasta é equivalente à de 3.900 aparelhos de ar-condicionado ligados simultaneamente na potência máxima. É extraordinário, não é?

Você sabia que, mesmo quando estamos em repouso ou adormecidos – ou sem pensar em absolutamente nada –, o nosso cérebro continua queimando energia? O mais intrigante é que, mesmo nessas circunstâncias, o consumo dele é apenas 1% menor do que se estivéssemos, por exemplo, fazendo uma prova de concurso ou resolvendo problemas complexos. Isso quer dizer que, em 100% do tempo, ele está 100% em funcionamento. Desse modo, a afirmação de que usamos apenas 10% do cérebro não passa de mito.

O cérebro é formado por 85 bilhões de neurônios. Mas poucos sabem que, além dessas células típicas do sistema nervoso, ele ainda contém 85 bilhões de outra estrutura celular, conhecida como célula glial. As células gliais são responsáveis pelo monitoramento da entrada de nutrientes no órgão, pelo combate a infecções, pela limpeza do sistema nervoso e pela proteção da “fiação elétrica” dos neurônios. Em síntese, cabe a elas o suporte, a faxina e o apoio e estrutura necessários para os neurônios realizarem o trabalho mais nobre.

Eis outra informação que a ciência revelou: cerca de 95% dos nossos processos cognitivos são inconscientes, ou seja, ocorrem totalmente fora do nosso controle. Isso significa que só conseguimos gerenciar 5% das nossas decisões! Como você vê, nossa liberdade é bem mais limitada do que pensávamos.

Diz a sabedoria popular que cérebro não usado é cérebro atrofiado. Isso, caro leitor, não é mito. Tal como um músculo qualquer, se não for adequadamente estimulado, o cérebro atrofia. Para aproveitar ao máximo essa máquina de aprendizagem, há que ter motivação, foco, atenção e muita, muita prática. Não há outro jeito: se quisermos manter o cérebro em boa forma e extrair dele o melhor desempenho possível, precisamos direcionar 100% do nosso foco e interesse ao que estivermos executando no momento, além de treinar muito a mente, mesmo que isso signifique derramar litros de suor. No seu caso, concurseiro, um bom começo é desenvolver um interesse extraordinário pelos estudos e pelos exercícios de fixação.

Se, por um lado, o senso comum estava correto quanto à capacidade do cérebro de se atrofiar; por outro, sempre esteve errado quanto a outro mito bastante difundido por aí. Falava-se que as mulheres têm a capacidade de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, diferentemente dos homens. Porém a verdade é que (muitas não vão gostar ou concordar – creio eu –, mas é o que a ciência diz, rs), independentemente do gênero da pessoa, o cérebro só consegue realizar bem uma tarefa por vez. No entanto, ocorre que as mulheres aparentam ter uma maior facilidade de fazer transições entre diversas atividades. A dica, então, concurseiro, é: nada de tevê, nada de celular, nada de internet enquanto você estiver estudando. O foco do seu cérebro nesses momentos deve ser exclusivamente o estudo em andamento.

A boa notícia é que, de fato, aprendemos dormindo. Não que seja suficiente dormir ao lado de um MP3 player reproduzindo noite adentro o conteúdo que precisamos estudar. O que ocorre é que nosso cérebro assimila durante a noite o que vimos durante o dia, daí a importância de boas noites de sono.

Além disso, para um cérebro saudável e que funcione em sua capacidade máxima, há que cuidar da oxigenação dele. Nesse quesito, as atividades físicas, especialmente as aeróbicas, são nossas maiores aliadas. Praticar exercícios físicos, como já mencionamos várias vezes em artigos anteriores, ajuda a oxigenar o cérebro e a torná-lo mais eficiente. A alimentação saudável e balanceada também é fundamental para isso. Dê preferência ao consumo de peixes, nozes, ovos, chocolate e tudo mais que contiver – em especial – grandes doses de vitaminas A, B e E.

Os psicólogos e neurocientistas recomendam, ainda, o resgate de alguns velhos hábitos, como procurar desenvolver novas e diferentes habilidades, fazer contas de cabeça, diminuir a dependência da memória do celular e dedicar-se mais à leitura. Essas atividades estimulam o cérebro na medida em que nos forçam a sair da rotina e, portanto, da automação de nossas ações.

Em resumo, manter o corpo saudável e levar uma vida ativa, feliz e equilibrada é a melhor pedida. O cérebro agradecerá, funcionando de forma mais plena e tornando a memória mais eficiente.

Amigo leitor, espero que você faça bom uso dessas informações. Tome consciência das suas ações e pense em como pode ajudar o seu cérebro a funcionar melhor. Fazendo isso, você certamente turbinará os seus estudos e alcançará a mudança de vida que tanto almeja.
Bons estudos e GRAN sucesso,

“Eu não apenas uso todo o cérebro que tenho, mas todos os que consigo pegar emprestado.” Woodrow Wilson

Fontes:

Globo News Ciência e Tecnologia – Os segredos do cérebro Humano.

Globo Repórter – Como manter nosso cérebro saudável e funcional.

History Channel – O cérebro.

Revista Superinteressante – Cérebro: os grandes mistérios da mente.

Experiência do neurocientista John-Dylan Haynes, do Centro Bernstein de Neurociência de Berlim.

Discovery na Escola – Tudo sobre o cérebro.

Jornals.plos.org – Human behavioral complexity peaks at age 25.


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e fundador do Gran Cursos Online e da GG Educacional. Sempre soube que a sua missão de vida era ser empreendedor. Por força do destino, ingressou no mercado de concursos muito novo, há mais de 10 anos. Acumulou experiências de grande valia ao acompanhar as atividades empresariais de seus pais, ambos ex-servidores com quase 3 décadas de experiência no mercado de concursos. Em 2013, decidiu que queria montar sua própria empresa e convidou o amigo Rodrigo Calado, também muito experiente na área, para ser o seu sócio. Nasceu ali a GG Educacional, uma organização totalmente dedicada à educação a distância, cujo lema é: “Ensino aliado à tecnologia”. Esse foco, em conjunto com o trabalho de colaboradores e professores dedicados e altamente especializados, resultou em crescimento exponencial ao longo dos últimos 2 anos. Atualmente, o Gran Cursos Online, principal marca da empresa, está entre as maiores do País e é referência em sua esfera de atuação.

É formado em Administração e Marketing pela New York University Stern School of Business, instituição de grande destaque no mundo corporativo. Nela, estudaram empreendedores de sucesso, como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e John Paulson (fundador e presidente de um dos maiores fundos de investimento do mundo). Lá, participou de projetos desafiadores, interagindo com alunos do mundo inteiro e de visões muito diferentes da sua. Essa educação global e empreendedora hoje faz parte do DNA de Gabriel e da empresa que ele lidera, onde busca oferecer aos alunos o que há de melhor; tudo para ajudá-los a atingir os seus objetivos e a mudar de vida.

Avatar


05 de junho5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

concurseiro saudável