Conheça seu professor: Marcelo Borsio – Delegado da Polícia Federal e Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social

Avatar


05 de junho2 min. de leitura

Conheça seu professor - Marcelo BorsioNo segundo episódio da série “Conheça o seu Professor”, apresentamos Marcelo Borsio, que atualmente divide seu tempo entre coordenar o Projeto Exame de Ordem, ministrar aulas e exercer a função de Delegado da Polícia Federal atuando na repressão dos crimes contra a Previdência Social e Receita Federal.

Marcelo é graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Especialista em Direito Tributário pela PUC-SP e e Pós-Doutorando em Direito Previdenciário pela Universidade de Milão e ministra aulas desde 1997.

Seguir a carreira de Delegado da Polícia Federal já fazia parte dos seus sonhos antes mesmo de ingressar na graduação em Direito. “Tinha a intenção de ser Delegado de Polícia Federal, em virtude de poucos contatos que tive com um pai (Delegado Federal) de um cadete, nosso amigo, na época que em que eu cursava a Academia de Polícia Militar do Barro Branco”.

No entanto, sua trajetória no serviço público se iniciou ainda durante a adolescência quando ingressou na EsPCEx. “Aos 15 anos ingressei na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, depois fiz 1 ano na Academia Militar das Agulhas Negras e logo parti para a formação de Oficiais da PM de SP, instituição em que passei a ter os primeiros contatos com o Direito. Então, desde muito novo quis estar no serviço público, a começar pela vontade de ser oficial das Forças Armadas”.

Sua experiência na carreira militar foi decisiva nas estratégias de estudo para a aprovação no concurso da Polícia Federal. “A vida de concurseiro nunca é fácil. Muitas horas de estudo e disciplina traduzem um vencedor. Depois que ingressei em Escola Militar, a temática do estudo diário entrou na corrente sanguínea. Quem é ou foi cadete de Escola e Academias Militares sabe do que estou falando. Cepar¹ e Papirar² até conseguir!” Segundo ele a principal estratégia para aprovação é o TBC (Tempo de bunda na cadeira). “Estudar até passar. Fazer provas anteriores, exercícios e muito empenho e objetivo em mente”, afirma.

Saber reconhecer seus pontos fracos também é muito importante durante os estudos como conta o professor que tem como matérias favoritas o Direito Previdenciário e Tributário.”Nunca fui muito próximo ao Direito Civil, mas exatamente por conta disso que caprichava mais”.

Em contra-partida as disciplinas Direito Previdenciário e Tributário fazem parte da sua rotina desde os 9 anos de idade quando começou a trabalhar no escritório dos pais “Sempre trabalhei nas tardes de folga da escola, desde muito novo. Perto dos 10 anos de idade, já sabia calcular IPI e ICM retido em operações das empresas”, recorda o professor.

E toda dedicação aos estudos valeu a pena ao alcançar o almejado cargo dos sonhos. “Trabalho no cargo dos meus sonhos e sou plenamente realizado. Investigo crimes previdenciários sobre os quais tenho pleno domínio do contexto e me considero bem apto para tal mister”, comemora Borsio.

Natural de São Paulo, Marcelo é descendente de italianos imigrantes, seus passatempos incluem realizar atividade física, ler bons livros, estudar sempre, assistir séries e viajar com a esposa, Rosana. Diplomado no curso de piloto de helicópteros e com boas horas de voo ele pretende retomar ao hobbie de pilotar em breve.

Sobre a série “Conheça seu Professor”

Conseguir uma vaga no serviço público é o sonho de milhões de brasileiros e se preparar tendo o suporte de profissionais reconhecidos no mercado de trabalho e no mundo jurídico é o que todo mundo deseja. A nova série do Gran Cursos Online, “Conheça o seu Professor”, vai trazer para perto dos candidatos a experiência de cada professor e as dicas e macetes que cada um deles pra fazer a diferença na sua história de sucesso.

Ao longo dos próximos meses, os alunos poderão conhecer de perto a história de diversos professores reconhecidos e de larga experiência profissional que fazem parte da renomada equipe do Gran Cursos Online. Onde trabalha, o que levou a escolher tal profissão, quais foram as dificuldades enfrentadas até conseguir o cargo dos sonhos e muitas outras curiosidades você vai descobrir com a gente nessa nova série.

Acompanhe nosso blog todas as semanas e saiba um pouco mais sobre os professores do Gran Cursos Online. Você vai se surpreender com as histórias de superação, determinação e força de vontade de cada um deles. A cada semana uma nova história para você se inspirar!

¹ Cepar e Papirar são termos militares e significam ler e decorar o conteúdo das disciplinas estudadas.

 

Avatar


05 de junho2 min. de leitura