Conhecimento em Libras pode ser diferencial para concurseiros

Projeto de Lei determina pontos extras para candidatos com conhecimento em Libras em concursos federais

Avatar


12 de fevereiro1 min. de leitura

Um novo Projeto de Lei pode conceder pontos extras em concursos federais a candidatos que possuem conhecimento em Libras. O PL 6.036/2019 foi criado com o intuito de estimular o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais e foi aprovado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Direitos Humanos.

De acordo com a proposta do senador Veneziano Vital do Rego (PSB PB), os pontos seriam atribuídos caso o concurso tenha prova de títulos, e a pontuação do candidato na área de conhecimento em Libras não poderá ser inferior aos cursos de especialização ou mestrado.

“Essa proposta tem por escopo valorizar a linguagem de sinais estimular a sociedade a participar de maneira mais efetiva no processo de integração social das pessoas com deficiência auditiva”, afirmou o autor ao justificar a proposta. O Projeto de Lei foi encaminhado para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

O relator, o senador Romário (Podemos Rj) aprovou o texto. E elogiou:

“No que diz a respeito ao mérito, não podemos senão louvar a ideia do autor, tão simples quanto engenhosa. Atuando sobre interesses legítimos dos cidadãos, o autor cria um dispositivo que logra dois objetivos ao mesmo tempo: incita o interesse pelo aprendizado de Libras na sociedade em geral e traz para dentro do Estado pessoas com formação nessa língua. E tudo isso sem um centavo de custo adicional para os orçamentos públicos – e com dinamização da sociedade civil”, disse.

Avatar


12 de fevereiro1 min. de leitura