Crime Consumado e Tentativa: entenda!

Direito Penal é uma das principais matérias cobradas na prova da OAB, sendo o Crime Consumado e Tentativa um dos assuntos que aparecem com frequência nessa área!

Avatar


12 de abril2 min. de leitura

Crime Consumado e tentativa

Entenda o que é Crime Consumado e tentativa!

Se você pretende realizar o exame da OAB e está procurando saber os melhores passos para iniciar a sua preparação, fique com a gente. Aqui no Gran Cursos Online nós damos todos os detalhes dessa prova, com as melhores dicas de conteúdos para você estudar.

Para começar seus estudos, saiba que o tempo é muito importante. Nunca é cedo demais para começar a se preparar para a prova da OAB. Isso porque os conteúdos exigidos nessa avaliação são complexos, e as questões apresentam alto nível de dificuldade.

Mas não desanime, com dedicação e foco, e sabendo quais matérias costumam aparecer nesse exame, suas chances de conseguir a aprovação aumentam muito. E para te ajudar ainda mais nesse desafio, o Gran Cursos Online separou uma equipe de professores especialistas na área, e elaborou os melhores e mais completos materiais de estudo, para que você comece a sua preparação hoje mesmo, tudo isso sem nem sair de casa.

Crime Consumado e Tentativa – fique ligado!

Dentre as várias matérias que devem ser estudadas na sua preparação, uma das principais é o Direito Penal, sendo o Crime Consumado e Tentativa um dos assuntos que aparecem com frequência na prova da OAB. Quais as principais características, e o que determina a diferença entre os dois? Saber de todos esses detalhes pode fazer a diferença na hora de conseguir a sua aprovação na OAB!

Os conceitos desses dois tipos de crime costumam ser explicados juntamente, na aula de Direito Penal, já que um tem ligação direta com o outro. O que caracteriza um crime consumado é que todas as ações referentes àquele crime saíram conforme o que foi planejado com antecedência. Já uma tentativa é quando, por motivos alheios aos criminosos, o crime não consegue ser concluído de acordo com o que foi planejado anteriormente.

Existem diversas maneiras para que um crime seja considerado consumado. Por exemplo, no caso de um homicídio, ele pode ser consumado pelo criminoso matando com as próprias mãos a vítima ou por meio de ações que levem, por meios planejados, à morte da vítima.

Já uma tentativa ocorre quando, como citado anteriormente, após a fase de planejamento, no momento da execução do crime, algo acontece, alheio à vontade dos criminosos, e acaba minando as possibilidades de o crime sair conforme planejado.

Para que um crime seja caracterizado como tentativa, deve contar com três elementos: primeiro é necessário que fique estabelecida a vontade do indivíduo em praticar aquele crime, deve ocorrer o real início da execução da ação criminosa e ele não pode ser consumado.

Crime Consumado e Tentativa: comece a se preparar!

A prova OAB é conhecida pelo seu alto nível de dificuldade, o que pode causar apreensão e ansiedade em quem vai prestá-la. Mas não se preocupe, com o Gran Cursos Online você começa a estudar com antecedência, e com foco nas matérias corretas, aumentando assim as suas chances de aprovação.

Avatar


12 de abril2 min. de leitura