Culpabilidade: conceitos e principais elementos

Avatar


13 de janeiro2 min. de leitura

Os conceitos em que se baseiam as questões sobre culpabilidade, excludente de ilicitude, ilegalidade, entre outros termos, estão presentes no Código Penal brasileiro, e são de extrema importância para quem atua no Direito Penal.

Mas o que significa a culpabilidade? Pois bem, esse termo é utilizado para determinar o juízo feito sobre a reprovabilidade da conduta do agente e suas ações consideradas ilegais. Embora ainda não possua uma concepção unívoca, é bastante estudado, e faz parte do dia a dia da área Penal.

Ela está prevista no Código Penal, em seu artigo 59, e expressa a posição do agente frente ao bem jurídico violado. Mas qual seria o conceito mais adequado para esse termo e quais os elementos utilizados?

Para saber mais sobre o tema, acompanhe a leitura a seguir!

O que é culpabilidade?

Como mencionado, a culpabilidade continua sendo objeto de estudo, devido a sua ausência de uniformidade e dificuldade no cotidiano de quem atua no Direito Penal, acerca da responsabilização pelo agente infrator.

Derivada da palavra “culpado”, ela se baseia em definir se determinada ação é típica ou ilícita, ou seja, se é normal ou se infringe alguma lei. Para o estudante dessa teoria, Guilherme Nucci, “trata-se de uma conduta típica, antijurídica e culpável”.

Uma ação ou omissão ajustada a um modelo legal de conduta proibida (tipicidade), contrária ao direito (antijuridicidade) e sujeita a um juízo de reprovação social incidente sobre o fato e seu autor”.

Ou seja, é avaliar se existe responsabilidade na ação realizada, abrindo margem para outras questões de culpa, como o excludente de ilicitude, que a exclui de condutas ilegais em algumas circunstâncias, determinadas em lei.

A culpabilidade possui alguns elementos e teorias de existência, as quais veremos a seguir.

Quais são os elementos da culpabilidade?

Os elementos da culpabilidade são:

  • a imputabilidade,
  • potencial consciência da ilicitude,
  • e a exigibilidade de conduta diversa.

Sobre a potencial consciência de ilicitude, trata-se da possibilidade de o agente, de acordo com suas características pessoais, conhecer o caráter ilícito do fato e, mesmo assim, cometê-lo.

Já a exigibilidade de conduta diversa se trata da comprovação de que o indivíduo não teria outra possibilidade de agir, senão aquela, acobertado por excludente de culpabilidade.

Excludentes de culpabilidade

E quais seriam esses excludentes de culpabilidade, que possibilitam benefícios para o infrator? Vejamos:

  • coação moral irresistível — quando o autor é coagido a praticar o crime, por coação física ou moral;
  • obediência hierárquica — quando o autor pratica o delito por ordem de um superior hierárquico, aplicada apenas a funcionários públicos.

A culpabilidade desempenha um fator importante no Direito Penal, ela limita o direito do Estado de punir e aplicar as punições necessárias e justas ao infrator.

Por se tratar de um assunto complexo e bastante estudado, existem teorias, vistas de três formas: a Teoria Psicológica da Culpabilidade; a Teoria Psicológico-Normativa da Culpabilidade e a Teoria Normativa Pura da Culpabilidade.

Acompanhe a aula exclusiva com o professor Demerval Farias:

Agora que você já entendeu sobre culpabilidade, que tal continuar se informando? Aqui, no blog do Gran Cursos, você encontra diversos conteúdos a respeito do assunto, além de dicas para se preparar da melhor forma para os principais concursos públicos do Brasil.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


13 de janeiro2 min. de leitura