Dicas para aproveitar a quarentena

Avatar


08 de abril2 min. de leitura

Nada mais verdadeiro do que ditado “quanto menos tempo temos, mais conseguimos arrumar novos compromissos”. O inverso também funciona e é exatamente essa a situação que boa parte de nós vivemos neste momento. Como fazer, então, para lidar com todo esse tempo da melhor forma possível, sem desperdiçá-lo, nem empurrar com a barriga, influenciados pelo tédio, tarefas que podemos realizar ainda hoje? Seguem, abaixo, algumas dicas para nossos candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD).

Antes de mais nada, é preciso planejamento. Aqueles que escrevem sabem que quanto mais planejado um texto, antes de produzido, melhor tende a ficar. Assim também é o roteiro de uma preparação para um concurso público. E isso explica a razão de as pessoas mais ocupadas conseguirem se planejar melhor, pois fica mais fácil encaixar compromissos em janelas mais apertadas de tempo, sem precisar de muita organização.

Já aqueles que encaram um calendário quase que completamente vazio tendem a ter mais dificuldade de se organizarem, como um escritor que encara o papel — ou a tela do computador, para os mais jovens — em branco. O planejamento que começa do zero exige mais de quem planeja. Pense do maior para o menor. Divida as disciplinas do CACD em níveis de dificuldade e reserve mais tempo para as mais difíceis e menos para as demais. Por exemplo, se sua maior dificuldade estiver em língua inglesa, tente estudar gramática, vocabulário e, principalmente, escrever nesse idioma ao menos três ou quatro vezes por semana. E se você é graduado(a) em direito, não precisará rever a matéria com frequência maior do que uma vez semanal ou quinzenal.

Concluída a definição dos dias e horários a serem dedicados a cada matéria, planeje o conteúdo a ser estudado, de acordo com o programa da disciplina apresentado no edital do último concurso e a carga horária que tem disponível. Lembre-se de que os próximos dias são essenciais, especialmente para aqueles que trabalham ou têm outras atividades que agora estão suspensas por conta da quarentena do COVID-19.

Não deixe tampouco de cuidar da saúde física e mental. É fundamental que você mantenha rotina (também prevista no planejamento sugerido acima) de atividades físicas, refeições em intervalos e quantidades regulares e boas noites de sono. Não deixe de se exercitar, alimentar ou dormir corretamente para ter mais tempo para estudar, pois seu rendimento irá cair e a irritabilidade e ansiedade aumentar. Tudo que é planejado e executado com moderação sai mais bem feito.

Ao seguir o planejamento à risca, talvez você sinta a necessidade de fazer pequenas adaptações. Isso é normal em qualquer planejamento. Adapte-o, mas não deixe de segui-lo. O normal é que, além de se sentir mais seguro(a) e confiante, por ter noção do que te falta estudar e do tempo necessário para fazê-lo, seu tédio dará lugar à empolgação. Logo, a tendência é conseguir cumprir o planejado em menos tempo e conseguir achar espaço para novas atividades, inclusive da própria preparação. Ou seja, a tendência é que você se sinta bastante ocupado(a) e produtivo(a), mesmo de quarentena. E ao alcançar essa meta, tenha certeza: você aumentará sua vantagem comparativa com relação à maioria dos candidatos, que preferirá gastar seu tempo em casa maratonando séries da Netflix.

 

P.S.: Não deixe de conhecer e manter-se ligado em nosso novo canal no Telegram! Clique AQUI e inscreva-se gratuitamente!

Avatar


08 de abril2 min. de leitura