Concurseiro Saudável

Dicas para conciliar estudos, trabalho e atividade física

dicas para conciliar estudos

“Quem quer fazer algo, encontra meios; quem não quer fazer nada, arranja desculpas.”

Provérbio árabe

Todos nós temos consciência de que é necessário estudar muito para passar em um concurso. Também sabemos que é preciso trabalhar para pagar as contas e para se sentir útil. Esses são fatos de conhecimento geral e com os quais todos concordam. Mas o que muita gente ainda se recusa a admitir é que a prática de atividades físicas, especialmente de alguma modalidade aeróbica, tem papel importantíssimo no nosso bem-estar, com reflexos diretos em nosso desempenho nas atividades diárias. Exercícios físicos colaboram para a oxigenação do cérebro e melhoram o humor, a aparência, a concentração nos estudos e a capacidade cognitiva. Essa tese, aliás, plenamente pacificada entre os cientistas, já foi assunto abordado por nós em artigo relativamente recente (leia AQUI).

A dúvida é como conciliar – satisfatória, eficiente e exitosamente – essas três atividades, de modo a termos sucesso em todos os projetos que requeiram disposição e empenho no trabalho e nos estudos. Reside aí o grande desafio de qualquer um que pense na saúde e esteja preocupado em aumentar a longevidade com qualidade de vida. Estudantes, empreendedores e trabalhadores em geral que querem ser felizes e aproveitar tudo de bom que a vida pode oferecer procuram avidamente a solução para esse dilema. Esse foi o tema da pergunta da aluna Divina Araújo, de Anápolis – GO, enviada para nós pelo meu Instagram. Achei o questionamento tão interessante, que decidi converter a resposta em um artigo.

Mais uma vez, tentarei, aqui – com a ousadia de sempre, já que partirei da minha pouca experiência –, oferecer algumas dicas para você encontrar a melhor resposta para o desafio de conciliar as atividades profissionais e o cuidado com a saúde por meio da prática de atividades físicas.

Dica 1

Trate a atividade física como se ela fosse um compromisso em sua agenda, em seu cronograma do dia a dia. Em outras palavras, enxergue os momentos destinados aos exercícios físicos como parte de seu expediente, como um compromisso inadiável, inviolável e que deve ser cumprido rigorosamente. Faça chuva ou faça sol, não quebre a rotina. Tenha em mente que, como já mencionamos em conversa anterior, precisamos de três semanas de muita dedicação para criarmos um novo hábito, como o de estudar, o de ler, o de caminhar ou o de correr, mas bastam três dias de interrupção da rotina para pôr tudo a perder. Portanto, persista em seu objetivo, que, com o passar do tempo, o seu novo compromisso se tornará tão prazeroso, que você vai sempre dar um jeito de ter tempo para ele.

Dica 2

Opte, na medida do possível, por praticar a atividade física bem cedo pela manhã, antes de sair para o trabalho, para a faculdade ou para estudar na biblioteca. Como vimos, quando firmamos um compromisso entre a nossa consciência e o nosso corpo, diminuem as chances de descumprirmos o trato, mas é melhor garantir, concorda? Quanto antes ficarmos livres de mais essa obrigação, melhor. Além disso, o exercício físico desperta o cérebro, e você vai precisar dele bem aceso para a dura rotina de estudos que o aguarda. Há outra vantagem em reservar o primeiro horário do dia para cuidar do corpo: logo cedo, estamos com a mente relativamente tranquila, de modo que é mais fácil focar no que estamos fazendo. Afinal, a probabilidade de problemas e imprevistos surgirem tão cedo é bem menor (apesar de muitos editais terem sido publicados nesse horário, o que, no meu caso, tem produzido grande agitação desde o início do dia. Rs).

Dica 3

Vá aos poucos. Comece o seu programa de condicionamento físico treinando duas ou três vezes por semana, depois vá aumentando a frequência para quatro, cinco, seis vezes, até o máximo que conseguir. O ideal é que cada treino tenha duração de 40 a 50 minutos, mas, no início, você pode dedicar apenas 30 minutos à prática, até começar a sentir prazer ao executá-la. Em tempo: os 10 primeiro minutos de qualquer treino ou atividade são torturantes. Passados esses momentos iniciais, é só alegria, e o difícil é parar. Acredite em mim!

O fato é que, se deixarmos, o corpo tende a permanecer na zona de conforto, sem se dispor a muito risco ou muita atividade. É exatamente por isso que precisam entrar em cena atitude, disciplina, força de vontade, garra e outros atributos que, afinal, também são exigidos dos concurseiros e futuros servidores.

Vou compartilhar com você um pouco da minha rotina, para, quem sabe, inspirá-lo(a) a se tornar mais ativo(a). Eu me considero um contumaz praticante de atividades físicas, tanto que vou à academia “apenas” sete dias por semana. Rs. Como já registrei aqui, agendo os treinos para bem cedinho, antes das atividades na empresa. Isso me ajuda a ficar concentrado nos exercícios físicos, embora eu permaneça ligado em relação ao trabalho durante 100% do tempo em que estou acordado. E NUNCA, mas NUNCA mesmo, falto, salvo por motivo médico grave (o que nunca ocorreu, graças a Deus!) ou na hipótese de acontecer um desastre natural ou o país entrar guerra. Fora isso, eu nunca deixo de ir. Nas viagens para os nossos Gran Dicas, eu treino no hotel. Se no local não houver academia, faço os exercícios no meu quarto, seguindo uma pequena série emergencial que criei para situações como essa.

Você pode não acreditar, mas, se deixo de treinar um único dia, é nítido como meu humor piora e minha disposição baixa. Percebo que até o meu raciocínio se torna mais lento. Ou seja: no meu caso, não treinar resulta em perda de produtividade. Além de ser uma prática saudável e que me traz benefícios do ponto de vista do bem-estar e da saúde, fazer exercícios é, para mim, economicamente interessante. Sei que pode parecer exagerado, mas é verdade. E tenho certeza de que isso se aplicaria a você também. Faça o teste e volte para me contar se a sua produtividade nos estudos aumentou ou não.

Amiga e amigo leitor, tenho convicção de que, ao seguir as dicas de hoje, você vai desenvolver o gosto e a paixão pelos exercícios físicos, tal como eu desenvolvi. Mais do que isso, estou certo de que, se mais tarde você tentar interromper os treinos, o corpo e a mente vão reclamar. Por isso, não hesite nem mais um dia: insista na prática de atividades físicas, crie o hábito, que tudo vai se incorporar à sua rotina diária. Será como escovar os dentes após as refeições. Você deixa de fazer isso porque o seu dia foi corrido? E de tomar banho? Não? Com a atividade física também tem de ser assim.

Bom, a única maneira de terminar é começar. Então, comece hoje mesmo. Agende agora o seu treino para amanhã, de preferência bem cedo!

GRAN sucesso nas suas rotinas,


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 

 


Cheguei Lá

22 Comentários

22 Comentários

  1. Eduardo

    22/09/2017 16:30 em 16:30

    Gostei muito do artigo, mas ainda tenho uma grande dúvida: como faço para praticar uma atividade física se preciso acordar às 06:00 para chegar ao trabalho às 08:00, sair do trabalho às 18:00, chegar em casa às 19:30, estudar até as 22:30?
    Entendo que nesse intervalo da noite preciso dormir, então onde entra o horário da atividade física? Ou sacrifico o trabalho, ou o estudo ou as poucas horas de sono; e se fizer algum desses sacrifícios toda a cadeia será quebrada.

    • Isabel Cristina Chaves

      22/09/2017 16:50 em 16:50

      Caro Eduardo… O que Vç acha de um sacrificio hoje para colher frutos amanhà…!

      • Eduardo

        22/09/2017 17:03 em 17:03

        Entendo que sacrifícios são necessários, mas entende que se não tiver uma boa noite de sono os estudos serão prejudicados, se não trabalhar os estudos não serão pagos, e se não estudar o suficiente não haverá aprovação; e aí?

        • Eduardo

          22/09/2017 17:12 em 17:12

          Isso tudo sem contar as demais preocupações pessoais (família, alimentação, “lazer” …).
          Mesmo tendo sido um praticante de atividades físicas em toda a juventude, acho utópico pensar que meu corpo não ficará cansado com as atividades rotineiras já citadas e ainda incluir exercícios físicos nessa rotina. Definitivamente, para quem não precisa gastar tempo no trabalho terá mais condições de aproveitar os benefícios incontestáveis das atividades físicas.

          • Martha

            22/09/2017 19:16 em 19:16

            Entendo completamente, na época que eu trabalhava, também não conseguia. Mas, nesse caso, tenta fazer pelo menos algo aos fins de semana. Ou quando cansar durante os estudos, uns 50 polichinelos no local de estudos (se for em casa) hahaha. E se tiver de boa nessa sua rotina, apesar de saber a importância de atividade física, não se sinta obrigado. Faz depois que passar no concurso rs.

    • Gabriel Granjeiro

      22/09/2017 16:53 em 16:53

      Eduardo, para o seu caso, eu sugiro tentar treinar em uma academia próxima de seu trabalho logo após o expediente, das 18h15 às 19h, duas vezes por semana, e mais uma vez aos sábados (no horário que for melhor). Com esse acréscimo, você chegará em casa às 20h30 em dois dos cinco dias úteis. Precisará estudar até 23h30 duas vezes por semana. Acredito que o seu corpo conseguirá se adaptar a essa nova rotina.

      • Victória

        24/09/2017 17:45 em 17:45

        Eduardo, você pode, também, acordar 40 minutos antes do seu horário habitual e realizar as atividades físicas na sala da sua própria casa. Eu, por exemplo, tenho de acordar às 04:50 da manhã para pegar o ônibus às 05:50; passo o dia todo fora de casa e chego da faculdade às 23:30. Para fazer os exercícios, acordo às 04:00 e sigo uma série de vídeos de exercícios aeróbicos da internet. Os 40 minutos de sono que você vai “perder” serão revertidos em disposição ao longo do seu dia. Confie em mim! Vai dar certo pra gente.

      • RODRIGO S B FREITAS

        28/09/2017 20:45 em 20:45

        Perfeito!
        Vou seguir esta dica, Gabriel.
        Obrigado.

    • Kamila Abreu

      26/09/2017 18:49 em 18:49

      Eduardo, vc poderia usar parte do seu horário de almoço p treinar ou adiantar um pouco o estudo para ter um tempinho p treinar a noite.

  2. Isabel Cristina Chaves

    22/09/2017 16:46 em 16:46

    Excelente dica. Obrigada Gabriel. Ja estou pondo em pratica a partir desta data. Como nao consigo acordar cedo… estou me exercendo a noite.

  3. Isabel Cristina Chaves

    22/09/2017 16:51 em 16:51

    exercitando….

  4. Carol

    22/09/2017 17:09 em 17:09

    Boa tarde, Gabriel! Muito bom o texto, gostei das dicas. É bem verdade isso que você falou do humor e da concentração no dia em que você não se exercita, posso dizer o mesmo. Quando passo alguns dias sem me exercitar, sinto logo a mudança de humor e não me concentro bem nos estudos. Tento ir quatro dias na semana e já me sinto muito mais disposta para tudo. Estou me exercitando no começo da noite, mas penso em seguir a sua dica e voltar a ir para a academia pela manhã. Obrigada pelas dicas!

  5. Eduardo

    22/09/2017 17:15 em 17:15

    Aproveito a grande dica do artigo e acrescento: Jovens, solteiros, que não precisam sustentar uma família, com grande tempo livre etc, aproveitem o tempo porque tudo passa rápido e não tem volta.

  6. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    22/09/2017 17:26 em 17:26

    Boa tarde Gabriel. Hoje eu pratico academia 5 vezes na semana e quando não posso ir á academia eu faço exercícios em casa para não quebrar o ciclo. E como você mesmo falou deixa o corpo viciado. Eu amo malhar, rs e também nas horas livres gosto de praticar boxe, rs. Quer dizer, o que for para cuidar da saúde eu me viro nos 1000. E quando eu era mais nova e morava em Fortaleza eu gostava de surfar. Praticar academia acompanhada da natureza não existe coisa melhor. Recomendo. Gratidão pelo artigo e muito sucesso sempre. Valeu Gabriel!

  7. Martha

    22/09/2017 19:18 em 19:18

    Eu não nutro esses amores todos por academia não, mas não posso negar o bem que fez pro meu corpo e mente a prática diária de atividade física. Deu a energia e a disposição que eu precisava pros estudos.

  8. Edileis

    23/09/2017 12:49 em 12:49

    Oi bom dia. No meu caso trabalho das 7horas às 4horas e ainda vou para a academia das 4:30 às 6:00.quando chego faço o jantar.estudo com os meus filhos.

  9. Renato Nunes Pires

    24/09/2017 16:57 em 16:57

    Gabriel Granjeiro, como faço para aliar a prática de estudos à de atividade física já que moro na zona rural onde não há academia? Andar de bicicleta e fazer caminhadas é suficiente? Seus artigos são excelentes! parabéns!

    • Renato Nunes Pires

      24/09/2017 17:00 em 17:00

      Seus artigos são excelentes! Parabéns!*

    • Gabriel Granjeiro

      24/09/2017 20:45 em 20:45

      Renato, é viável treinar, mesmo sem acesso a academias.

      Sugiro fazer corridas, andar de bicleta, caminhar e fazer alguns exercícios que envolvam o peso do corpo, como barras e flexões. É suficiente, se feito com regularidade!

      Abraços

  10. HELDER SANTOS

    25/09/2017 09:15 em 09:15

    MInha rotina é o seguinte: Acordo as 5h da manhã. Tomo banho, preparo o lancho do filho e as 5h30 começo a estudar até as 6:30 quando, então saio do trabalho. Deixo a esposa no trabalho e filho na escola e chego no serviço as 7h. SAio as 13h e pego o filho na escola. Almoco com ele e as 14h chego no segundo serviço. AS 18h saio do trabalho. Chego em casa as 18:30 e estudo até as 19h. Saio e levo o filho na escolinha de futebol e as 20:30 definitivamente chego em casa. Logo em seguida caminho até as 21h. E desse tempo em diante até as 22:30 estudo. Apos, faço um lanche leve e vou dormir. Aos finais de semana compenso estudando 5h no sábado e 5h no domingo. com isso consigo estudar semanalmente 25h. É o que dá para mim, porém vejo meu rendimento cada dia mais crescente.

  11. Ironeide

    25/09/2017 12:26 em 12:26

    Artigo muito bom. Eu já pratico caminhada todos os dias e isso tem me trazido muitos benefícios.

  12. francieudo

    07/10/2017 10:58 em 10:58

    Ola amigo. gostei muito do seu artigo. tenho um blog com conteúdo de estudos para ajudar concurseiros a serem aprovado. você poderia link alguns de meus artigos em seus artigos?

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