Diferenças do estudo pré e pós-edital

Avatar


07 de outubro4 min. de leitura

Herói da vida real, esse é um chamado para você, que já terminou o seu edital. Você deve estar se perguntando: qual é minha próxima missão? Na guerra que enfrentamos, não existem dias de descanso. Mas eles chegarão com o cumprimento da missão! Are you ready?

Para superar as etapas desse desafio, preciso que você tenha claros em sua mente os conceitos expostos a seguir:

No primeiro contato com o edital, você deve se concentrar, primariamente, em conhecer todas as matérias apresentadas. Aqui ocorre um movimento natural do iniciante que eu costumo chamar de “síndrome do anota-tudo”. Esse é o maior erro que podemos cometer, principalmente se você ainda não evoluiu para os poderes digitais, ou seja, se produz seu material todo à mão. Além de roubar consideravelmente o seu tempo, esse método de estudo é extremamente limitado. Inflexível, pois, quando se trata de melhorias e de aprimoramentos no material revisão, no quesito espaço, se este acabou, já era!

Essa fase do estudo é baseado nas sessões de entendimento, objetivando reter a maior parte daquele conteúdo, alternando com a sessão de encerramento de tópico, que é  – basicamente – um mini simulado de 30 questões para avaliar sua absorção sobre o que foi estudado. Esses são pequenos diferenciais na organização e rotina de estudos que te elevam ao patamar heroico. Não tem conversa, apenas verdadeiros heróis seguem à risca essa orientação.

Quando completadas as quatro sessões de entendimento/encerramento, é hora de partir para a revisão. Esse é um dos maiores “SuperPoderes” que um herói pode almejar. Dominar a revisão te coloca em um nível avançado. Seguindo as orientações do Planejamento Ciclone, você vai notar que há um equilíbrio automático entre os tópicos pequenos e os extensos. Explico: quando o conteúdo estudado for muito pequeno, tendencialmente, a revisão também será menor e tudo bem. Isso te permite revisar uma única vez um conteúdo mais curto, e também te possibilita fazer um número razoável de questões sobre o assunto. Com isso, você ganha TEMPO!

É isso mesmo, não precisa se preocupar, afinal, aquele conteúdo não é tão cobrado ou é pequeno mesmo.

Diametralmente, quando o conteúdo for extenso, você terá uma revisão ao longo do conteúdo, normalmente no meio dele, e outra no final. São raros os casos onde se tem três blocos de revisão sobre um único tópico. Isso permite que você resolva um número maior de questões e tenha mais contato com aquela disciplina ao longo do estudo. O que acontece é que, naturalmente, você acaba revisando mais os pontos mais extensos. E, por serem extensos, existe uma probabilidade de aparecerem mais questões sobre esse mesmo assunto na sua prova.

 

 

Consequentemente, após ver todo o edital seguindo esse planejamento, você vai avançar para a próxima etapa.

Mas espera, talvez você tenha caído aqui de paraquedas, sem conhecer essa metodologia incrível e detalhada do Planejamento Ciclone, não é mesmo? Se for esse o caso, recomendo que você procure outros artigos escritos por mim – Priscilla Lacerda – aqui no blog do Gran Cursos Online e me siga no Instagram @prilaconcursos para entender, de forma mais avançada, sobre tudo o que estamos conversando aqui.

Bom, todo o planejamento anterior foi elaborado com a premissa de aprender. Se você já passou dessa fase, é necessário adaptar o estudo para sair do lugar. Não é saudável para o cérebro estudar de maneira “solta”. Ter uma rota detalhada na hora de revisar é o segredo, mas nem todo mundo sabe fazer isso.

O foco principal na revisão é achar os furos deixados para trás, ou os buracos na pista, como gosto de comparar. Consiste em construir uma nova abordagem para o estudo. O caminho é inverter a ordem dos Ciclos de Estudo/Aprendizagem, que passam a ter quatro ciclos de revisão para um ciclo de entendimento. Mudou o objetivo, muda a metodologia! Isso é extremamente importante porque “as habilidades que te trouxeram até aqui não são as mesmas habilidades que vão te levar até o próximo nível”.

 

 

Outra mudança necessária é voltada para o material de revisão que será produzido. Como mudamos o foco e a metodologia, com o material não poderia ser diferente.

É chegado o momento de produzir um material verdadeiramente heroico, capaz de elevar o patamar de estudo ao extremo. Diferente do primeiro, que agora é a base do novo ciclo de estudos, esse novo material será totalmente voltado para as suas dúvidas. Ou seja, questões que você errou (e separou no caderno da virada), bem como os pontos da matéria sobre os quais você ainda não tem tanta clareza quanto deveria, assumem a área de foco, pois é um assunto amplamente cobrado e merece atenção. Ou até aqueles pontos que você – já com mente de examinador, porque venceu a etapa anterior – acredita que podem ser o foco nas próximas provas.

Nesse ponto da batalha, preciso que você tenha realmente produzido um material heroico, em que você tenha usado muito poder de síntese para ser enxuto e objetivo. Esse material precisa ser como aquele cinto do Batman. Para toda situação com a qual você se depara, as invenções anteriormente produzidas fazem total diferença. E é nesse momento que você precisa aperfeiçoar suas estratégias, ou seja, o material que você produziu. Reitero que ele precisa ser o menor possível. E diante de qualquer obstáculo, estará acessível e claro na sua mente!

Se você realmente deseja produzir um material diferenciado, não é fazendo o comum que você atingirá esse objetivo. Aqui, faz-se necessária a utilização de algumas técnicas e ferramentas: mapas mentais bem enxutos, com bons desenhos, realmente sintetizados; flashcards também podem contribuir muito para os seus estudos. Outra técnica importante é a de produzir fichas de aprendizado das questões. Enfim, são muitas as técnicas, cada uma com suas características específicas de produção, mas que farão a diferença para você aumentar o seu percentual de acertos.

Além das técnicas, recomento fortemente que você aplique o que eu chamo de Princípios do Aprendizado. Existe um vídeo no meu perfil no Instagram em que eu explico detalhadamente sobre esses princípios. Se você ficou interessado neles, me conta aqui nos comentários, que posso fazer um artigo fresquinho sobre isso.

Bom, agora, com essas orientações de OOOURO, você pode e deve entrar em execução, heim, meu herói, minha heroína?

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.

Avatar


07 de outubro4 min. de leitura