Diferenciais competitivos: identifique (ou desenvolva) os seus

Avatar


11 de janeiro3 min. de leitura

A palavra da vez, no que diz respeito a aprovações em concursos públicos, é: DIFERENCIAÇÃO.

 

No Marketing, diferenciação é a qualidade de uma organização, percebida como diferente de seus concorrentes, em função de suas vantagens competitivas.

Existem diversos elementos que, juntos, estruturam uma estratégia competitiva. Essa estratégia, no mundo dos concursos, por exemplo, é determinante para que você obtenha a aprovação desejada.

Confira quais são esses elementos fundamentais para que você possa DIFERENCIAR-SE dos seus concorrentes ao longo de sua trajetória:

  • Material didático

Ao escolher um material de qualidade, com referências no mercado e elaborado por profissionais experientes, você aumenta exponencialmente as suas chances de sucesso. Estudar por um material desatualizado, sem didática, com erros de ortografia e gramática, é mais do que perder tempo, é andar para trás, literalmente.

  • Carga horária de estudos

Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem. (Marcel Proust)

Sim, o tempo é escasso para todos. Vivemos em uma sociedade na qual acumulamos diversas funções, atribuições, tarefas e 24 horas parecem não ser suficientes para tudo o que precisamos fazer diariamente. Mas atenção: é você quem comanda a sua agenda; não deixe que sua agenda comande você! Estabeleça suas prioridades, aprenda a dizer “não” e concentre-se em sua preparação. Os estudantes que dedicam uma maior carga horária aos estudos possuem mais chances de sucesso.

  • Metodologia

Carga horária é importante, mas de nada adianta estudar horas a fio sem métodos e técnicas adequados. É imprescindível que você conheça, primeiramente, a si mesmo. Reflita a respeito das seguintes questões:

Qual é o seu estilo de aprendizagem?

Como você pode se organizar para estudar mais e melhor?

Você tem obtido resultados? Consegue medir seu avanço?

Leia mais sobre Estilos de Aprendizagem aqui.

Essa é uma descoberta e construção que fazemos ao longo da vida. Precisamos prestar atenção aos detalhes, fazer experiências e medir nossos resultados de forma que possamos aperfeiçoar nossa estratégia até alcançarmos a excelência.

  • Rede de apoio

Estudar é um exercício bastante solitário, é verdade. Apesar disso, podemos nos cercar de pessoas que contribuam de forma positiva para esse processo.

O apoio da família, por exemplo, é fundamental. Converse com seus familiares a respeito de suas aspirações e como os resultados que você almeja beneficiarão não apenas você, mas a todos. Estabeleça limites e exemplifique como eles podem ajudá-lo(a). Peça ajuda!

Participe de grupos de estudo e de discussão, se precisa conversar a respeito dos conteúdos para sentir-se mais seguro. No entanto, esteja atento(a) para que esse “compartilhamento” não tome muito o seu tempo colocando-se à frente do próprio estudo.

Se você não tem certeza de que está fazendo a coisa certa ou se os seus resultados em nada se aproximam de suas metas, busque uma consultoria. O coaching para concursos pode ser o diferencial que você tanto precisa para a sua aprovação.

  • Emoções

Perceba e cuide de suas emoções!

As emoções não precisam ser apenas “controladas” como se fossem um grande bicho de sete cabeças pronto para devorar-nos. As emoções podem ser utilizadas a nosso favor.

Muito se tem falado sobre competência emocional. Competência emocional é a capacidade que um indivíduo possui de expressar suas emoções de forma inteligente, equilibrada. A competência emocional deriva de outro conceito mais conhecido que é a “inteligência emocional”, ou seja, a capacidade de identificar emoções.

Quase sempre o termo “competência emocional” é utilizado para descrever as habilidades que uma pessoa deve possuir para se relacionar bem com outras pessoas. No entanto, não podemos nos esquecer de que o relacionar-se bem consigo mesmo é pré-requisito para um interrelacionamento saudável.

Portanto, a competência emocional, vista de forma mais ampla, é a consciência de si, o reconhecimento de emoções individuais e, principalmente, a capacidade de manter controle e gerir a adaptação.

O estudante de sucesso é aquele que reúne, ao realizar um exame, tanto as competências intelectuais como as competências emocionais necessárias. É mais que manter a calma durante uma prova. É perceber e valorizar as suas conquistas, ter autoconfiança, autoestima…

Se você não consegue concentrar-se o suficiente, se está deprimido(a), desanimado(a); se fazer uma avaliação não é algo tranquilo para você, consulte um psicólogo e converse a respeito disso. A psicoterapia tem sido uma forte aliada à aprovação em concursos públicos e também ao sucesso pessoal e profissional das pessoas.

***

E então?

Pontuando de 0 a 10 cada um desses elementos, como você está em termos de vantagem competitiva?

  • Material didático;
  • Carga horária de estudos;
  • Metodologia;
  • Rede de Apoio;
  • Emoções.

Faça uma reflexão a respeito disso e procure desenvolver os aspectos com menor pontuação.

Organize o seu raciocínio em três partes:

  • Como estou?
  • Como eu preciso ser?
  • O que devo fazer, começando agora mesmo, para melhorar?

Conte comigo e com toda a Equipe do Gran Cursos Online para realizar os seus sonhos!


Érika Radespiel

Analista de Suporte ao Negócio – CAESB. Aprovada em diversos concursos: Pedagoga do Ministério da Fazenda, Analista técnica II no SEBRAE/NA, Técnico e Pesquisador do INEP, Administrador na EMBRATUR, Analista de Correios Jr. – Administrador da ECT, Analista Judiciário – Pedagogia – TSE, Analista de Gestão Educacional do GDF, Professor de Educação Básica – Atividades do GDF, Supervisor de Apoio Administrativo do CFP, Analista de Pessoal do COFEN, Professor de Educação Básica – Administração e Atividades SEDF.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/slu-sistema-de-limpeza-urbana-do-distrito-federal” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


11 de janeiro3 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

coaching concursos