Digitalize seu estudo – Parte 2

Querido aluno, querida aluna, estávamos conversando sobre 8 bons motivos para você digitalizar o seu estudo. Já te apresentei, no artigo anterior, o MOTIVO 1 – É MAIS RÁPIDO e o MOTIVO 02 – É EDITÁVEL. Vamos continuar nossa lista!

Avatar


30 de março4 min. de leitura

MOTIVO 03 – TREINA O ESTUDO DE INFORMÁTICA

Informática é uma matéria presente em diversas provas e uma das grades dificuldades dessa matéria é o seu nível de abstração. Porém, quando praticamos, executamos e prestamos atenção aos detalhes, o conteúdo fica cada vez mais fixo em nossa memória. Quando você estuda um PDF com uma enorme lista de atalhos, a probabilidade de você decorar isso é mínima. Porém, se você pegar alguns desses atalhos, abrir o programa e testar alguns deles, com certeza a retenção será maior. Com essa pequena prática de execução, além de agilizar a sua utilização de diversas aplicações, você vai reforçando a memorização do conteúdo.

Enfim, você só tem a ganhar na vida prática e no conteúdo. Na sua prova, cada questão, por mais simples que possa ser, pode te deixar centenas de colocações à frente dos demais concorrentes. Não negligencie. Aplique.

 

MOTIVO 04 – MELHORA AS SUAS HABILIDADES PARA SER UM SERVIDOR MELHOR

Esse é um dos motivos mais lindos, nobres e fortes para você digitalizar o seu estudo. Sério!

Toda a sua jornada de preparação para a prova é útil para te transformar no servidor que o Estado precisa. O Estado precisa de pessoas dispostas a servir ao público, pessoas disciplinadas, pessoas atualizadas e que agreguem à máquina pública. Se você não está se tornando essa pessoa durante sua preparação, você tem dois destinos: 1) nem ser aprovado; ou 2) ser aprovado e ser um peso para o Estado.

Sei que isso que estou dizendo pode parecer duro, mas é real! Enquanto você não tiver casca grossa para aguentar a tensão do estudo, você também não irá aguentar a responsabilidade de ser servidor.

Agora, pense comigo: quando você for aprovado, a sua estação de trabalho terá um computador ou apenas papel? Com certeza você irá trabalhar num computador, não é mesmo? E você vai chegar lá e digitar lentamente, porque não tem prática? E você irá fazer relatórios e entregas básicas, porque não tem nenhuma habilidade para melhorar as entregas com as ferramentas tecnológicas que estão disponíveis? Você realmente quer chegar lá e ser só mais um servidor, um servidor mediano?

Bom, tudo bem. A escolha é sua. Eu não julgo.

Eu e minhas alunas, além de sermos aprovadas, escolhemos fazer um serviço de excelência no órgão em que estivermos. E por isso eu as treino desde o início da preparação. Isso é tão real que vou te contar o que aconteceu comigo. Eu estava lotada em uma área do meu órgão público. “Do nada”, pessoas da Presidência do banco souberam que eu tinha habilidades de mexer em Word e PowerPoint acima da média. Só por causa disso, eles me convidaram para realizar uma tarefa pontual de assessora. Você entende o nível disso? Eu me destaquei entre mais de 3 mil empregados por conta de uma habilidade que eu desenvolvi enquanto estudava para concursos, preparando os meus próprios materiais. Eu me senti reconhecida por ser uma servidora acima da curva em um aspecto que foi muito natural para mim. Eu tenho certeza de que não sou só mais uma funcionária, que não estou só mamando nas tetas do governo. E vou te contar: fazer um bom trabalho, ser bem remunerada por isso e ser reconhecida é uma das coisas mais gostosas que podemos conquistar.

Por isso, eu recomendo que você pense bem nesse motivo e vença agora mesmo qualquer resistência que você tem com o digital, porque os frutos virão!!! Saia da sua zona de conforto. Treine, experimente. Seu futuro irá agradecer.

 

MOTIVO 05 – DIVERSIDADE DE APRESENTAÇÕES DO CONTEÚDO

Geralmente, quando você faz um resumo em papel, ele parece mais uma redação de concurso. Alguns ainda fazem alguns esquemas, com setas e cores, mas poucas vezes passa disso.

Porém, o seu cérebro detesta tédio. Tudo o que ele não quer é monotonia. E se o seu material de revisão está monótono, com certeza a qualidade do seu aprendizado está aquém do que poderia ser.

Por isso, o material digital irá permitir que essa monotonia seja quebrada. Com o seu resumo no Word, você pode, com poucos cliques, criar tabelas incríveis, inserir imagens com poder de associação impressionante, desenvolver fluxogramas para compreender melhor o conteúdo, inserir algum mapa mental seu ou de terceiros em um ponto específico da matéria, realizar questionários com respostas ocultas. Enfim, taaaantas possibilidades incrivelmente didáticas e poderosas para um estudo mais interessante e com melhor retenção da informação.

Qualquer dessas possibilidades, manualmente, iriam demorar pelo menos 5 vezes mais.

Ou seja, você ganha em tempo e em qualidade de estudo.

E foi assim que eu consegui ser aprovada em uma prova com mais de 84 mil candidatos estudando apenas 270 horas, em 90 dias (3 horas por dia!), pois tinha um estudo com qualidade maximizada, apesar do pouco tempo de estudo diário.

 

MOTIVO 06 – ACESSAR EM QUALQUER LUGAR

Além de tudo isso, a facilidade de acessar os seus materiais de revisão em qualquer lugar é incrível. Assim você pode revisar no ônibus, logo antes de dormir, em uma viagem. Enfim, sem limitação de lugar e espaço, a poucos cliques de você. Sem desculpa para revisar ou não.

 

MOTIVO 07 – FACILIDADE DE BACKUP

Já imaginou perder todas as suas anotações? Derramar algum líquido nelas, esquecer em algum lugar, o cachorro comer, pegar fogo. Enfim, tantas coisas fora do seu controle podem acontecer com um material físico. Perder um grande material de revisão pode significar perder meses de estudos. Você não pode correr um risco desses.

Já no digital, é muito mais fácil de você manter tudo aquilo em dois lugares, no seu computador e uma cópia em nuvem. Então os ricos ficam verdadeiramente mitigados.

 

MOTIVO 08 – APLICAÇÃO DE OUTRAS TÉCNICAS

Com o seu resumo no digital, vai ser infinitamente mais fácil a aplicação de outras técnicas de estudos que eu ensino para meus alunos, como a técnica dos ganchos e a produção da lei comentada. Essas técnicas são muito poderosas, ajudam a vencer platôs e aumentar o seu percentual de acerto de uma forma incrível e eficiente!

 

PRONTO! Agora é com você.

Se a clareza desses 8 motivos não foi suficiente para te convencer da importância de ter um material digital, eu não sei o que mais pode te convencer. Aliás, sei sim: só se for eu te mostrando na prática como fazer um resumo digital ou minhas alunas te contando como essa experiência é incrível e tem transformado o estudo delas.

E se você quiser aprender muito mais sobre como se tornar um REAL CANDIDATO ÀS VAGAS, não deixe de me procurar.

Bom, espero que o conteúdo de hoje, preparado com muito conhecimento e carinho, te ajude a ser um concurseiro heroico, mais organizado e produtivo. Se permanecerem algumas dúvidas, escreva aqui nos comentários e/ou me procure no Instagram @prilaconcursos. Será uma satisfação te ajudar um pouco mais, meu herói, minha heroína.

Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!

 

Obrigada pelo seu tempo e pela sua atenção. Até a próxima aventura!

Avatar


30 de março4 min. de leitura