Educação à Distância: saiba o que é e como funciona o EAD?

Quer entender melhor sobre Educação à Distância? Então, o texto a seguir é para você!

Por
3 min. de leitura

A Educação à Distância (EAD) é um formato de ensino que vem ganhando cada vez mais espaço, mas você sabe o que é Educação à Distância, como funciona, quais as vantagens e desvantagens desse modelo? Vamos conferir tudo isso a seguir!

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é Educação à Distância?

A Educação à Distância ou sua sigla EAD é uma modalidade de ensino que utiliza as tecnologias da informação por meio de um ambiente de ensino/aprendizagem virtual. Ou seja, consiste em cursos de níveis e durações variadas que podem ser feitos de forma online.

Educação à Distância no Brasil

Assim como ocorre com o ensino presencial, a Educação à Distância no Brasil atende aos requisitos, critérios e regulamentações do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Toda instituição de ensino superior que queira oferecer cursos à distância precisa solicitar credenciamento à União, por meio de procedimentos específicos que atendem:

  • A Lei 9.394/96 (LDB);
  • O Decreto 5.622/052;
  • A Portaria Normativa nº 2;
  • Os Referenciais de Qualidade EAD;
  • O Formulário de Verificação in loco;
  • E o Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior (Sapiens/MEC).

Ou seja, o credenciamento é um processo com diversas exigências e critérios que prezam pela qualidade do ensino, estrutura da instituição, corpo docente, etc.

Graduação à distância: como funciona?

Graduação é o curso de primeiro nível superior, que forma profissionais em áreas diversas. Basicamente, uma graduação à distância é quando esse curso é feito de forma online.

Há três tipos de graduação à distância (ou presencial):

  • Bacharelado possui duração média de 4 a 6 anos e traz uma formação mais generalista em uma área específica;
  • Licenciatura é o curso superior que forma educadores, aliando o conhecimento geral em determinada área de atuação com habilidades de didática, ensino e aprendizagem, costuma ter duração de 4 anos;
  • Tecnólogo, por sua vez, é um curso superior mais rápido (2 a 3 anos), voltado para a prática profissional exigida pelo mercado de trabalho, geralmente ligados à tecnologia e inovação em segmentos mais específicos.

Na graduação à distância as aulas são totalmente online e podem ser feitas em horário fixo com toda a turma ou serem aulas gravadas para que o(a) aluno(a) assista de acordo com seus próprios horários.

Cursos de graduação à distância

A Gran Faculdade é reconhecida com nota máxima pelo MEC e possui cursos de graduação à distância 100% online, com mensalidades acessíveis, professores renomados, plataforma simples e intuitiva.

Veja a lista de cursos de graduação à distância e encontre o que tem mais a ver com o que você quer para sua carreira:

Pós-graduação à distância: quem pode fazer?

Pessoas que já possuem um título de graduação (seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) podem fazer pós-graduação à distância ou presencial para se especializar em determinada área de atuação.

Com isso, é possível conquistar o título de especialista estudando de forma online e conciliando os estudos com a rotina profissional e pessoal.

Cursos de pós-graduação à distância

Atualmente, a Gran Faculdade conta com mais de 70 cursos de pós-graduação à distância nas áreas de:

Qual a importância da Educação à Distância?

A Educação à Distância no Brasil amplia as possibilidades de ensino e garante a acessibilidade à Educação para pessoas sem renda compatível com o estudo presencial, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, pessoas que moram em cidades com pouca estrutura, etc.

Por isso, ela é fundamental como uma ferramenta de inclusão social, que garante melhores oportunidades para que mais pessoas possam desenvolver suas carreiras de nível superior.

Quais as vantagens da Educação à Distância? E as desvantagens?

Como vimos ao longo do texto, a Educação à Distância é uma modalidade de ensino com características próprias e o que é uma vantagem para você, pode ser visto como uma desvantagem para outra pessoa.

Entretanto, de forma geral, são vistas como vantagens da Educação à Distância:

  • Mensalidades com valores mais baixos;
  • Menos gastos com logística para estudar de forma presencial;
  • Possibilidade de estudar de onde estiver;
  • Maior acessibilidade;
  • Mais autonomia e flexibilidade para conciliar as demais atividades da vida pessoal e profissional.

Por outro lado, algumas desvantagens da Educação à Distância são:

  • Baixa interação social;
  • Dificuldade de autogestão/manter a disciplina nos estudos por conta própria;
  • Precisar de um dispositivo tecnológico e internet para poder estudar (o que não é uma realidade para muitas pessoas ainda).

Se seu sonho é conquistar o diploma de um curso superior, mas a rotina é corrida, o orçamento é apertado ou na sua região não tem uma instituição de ensino superior presencial, a Educação à Distância pode te aproximar desse sonho.

Por isso, vale a pena conhecer mais e se dedicar para essa conquista com as possibilidades que a Educação à Distância proporciona!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura