Olá! Tudo bem? Meu nome é Yuri Moraes, sou servidor da Câmara dos Deputados e faço parte da equipe de GranXperts. Neste artigo, eu falarei sobre alguns aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa relacionada à Pedagogia Histórico-Crítica para o concurso da SEDF.
Você já observou que, ao analisarmos os editais dos últimos concursos, é comum constatar a cobrança da teoria Histórico-Crítica na parte dos conteúdos relacionados às tendências pedagógicas?
Inicialmente, já te digo que tenha cuidado para não confundi-la com a teoria crítico-social dos conteúdos, pois elas têm muitos pontos em comum.
Veja que a teoria histórico-crítica fundamenta-se no materialismo histórico-dialético e tem Marx como seu principal teórico. Assim, podemos dizer, de forma simples, que a realidade é compreendida a partir dos contextos político, social, econômico e cultural.
A teoria histórico-crítica vem sendo citada nos últimos 20 anos como a possibilidade de resgatar a importância da escola.
Você pode indagar: “Por que pedagogia histórico-crítica?”. Saiba que Dermeval Saviani evidenciou o porquê de a teoria ter recebido essa nomenclatura:
Histórico → porque, nessa perspectiva, a educação interfere na sociedade, podendo contribuir para a transformação desta; e
Crítica → pela clareza que se tem de que a sociedade interfere na educação. Visa destacar a importância da escola e o trabalho como o conhecimento sistematizado.
Essa teoria traz um formato de trabalho baseado no método dialético, cujo objetivo é o desenvolvimento do aluno:
Prática →
Social |
Problematização → | Instrumentalização → | Catarse → | Prática
Social |
Vantagens do método de ensino:
- Estimula a atividade e a iniciativa do professor;
- Favorece o diálogo dos alunos;
- Favorece o diálogo com a cultura acumulada historicamente;
- Leva em conta os interesses, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico dos alunos;
- Propicia a sistematização lógica de conhecimentos.
– Qual é a filosofia dessa teoria?
O materialismo dialético é a base da teoria histórico-crítica e é considerado a filosofia dessa pedagogia.
– Qual é a didática dessa teoria?
Gasparin apresenta cinco passos que formam a didática na teoria histórico-crítica:
- Prática social inicial;
- Problematização;
- Instrumentalização;
- Catarse;
- Prática social final.
Lembre-se de que, com essa didática, o professor parte da prática, vai à teoria e volta à prática novamente, não como a prática inicial, mas sim como práxis.
Espero que você tenha gostado desse texto e que esse artigo possa te ajudar nos estudos e na sua preparação.
Bons estudos e sucesso na sua trajetória!
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Um abraço!
Yuri Moraes
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