Coordenador do PEO discute a nova lei de aposentadoria em entrevista para a UOL TV

Avatar


21 de Fevereiro de 2016

No mês passado, o Debate Brasil dedicou parte de seu programa para discutir a nova regra para a aposentadoria, que já está em vigor. O apresentador Erick Klein recebeu o economista Newton Marques, e o coordenador do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e coordenador do Projeto Exame de Ordem, Marcelo Borsio, para discutirem o assunto.
A nova fórmula é chamada de 85/95. Isso significa que, para as mulheres, a soma da idade com o tempo de contribuição tem que dar 85, mas é preciso ter pago o INSS por no mínimo 30 anos. Para os homens, a soma tem que dar 95, sendo pelo menos 35 anos de contribuição. Nesses casos, o aposentado recebe o benefício integral. Esse cálculo vai valer até o fim de 2018. A partir de 2019, tem uma progressão, levando em conta o aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Será acrescido um ponto a cada dois anos, até se chegar a 90 para as mulheres e 100 para os homens em 2027. Mas quem quiser se aposentar fora da fórmula 85/95 estará sujeito ao fator previdenciário, que reduz o valor dos benefícios. A presidente Dilma Rousseff vetou, no entanto, a chamada desaposentadoria, que permitia ao aposentado voltar à ativa e depois pedir um novo cálculo para o benefício. Segundo o governo, a mudança geraria um rombo na previdência de R$ 181 bilhões em 20 anos.

Coordenação Pedagógica – Projeto Exame de Ordem
Gran Cursos Online

Focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem de Advogados do Brasil, o Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem com a nova, e ao mesmo tempo tradicional, equipe de professores do DF, formada por mestres, doutores e especialistas em Direito, delegados, defensores públicos e promotores de justiça, em método online que dará o respaldo para você se preparar para o desafio e conseguir sua aprovação. O curso conta com as 17 disciplinas previstas pela OAB para realização do certame, permitindo ao candidato se preparar de forma completa por meio de videoaulas com abordagem teórica e resolução de questões. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e efetiva!

ordem-620x237

matricule-se 3

Avatar


21 de Fevereiro de 2016