Estudos para concurso público e (des)equilíbrio: Não romantize o seu processo de estudos

Avatar


15 de Setembro de 2021

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e também GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que me faz ser uma das maiores pontuadoras do Exame Unificado.

Hoje vamos conversar um pouco sobre o seu processo de estudos. Especificamente, trataremos dessa “romantização” sobre o que é realmente estudar para concursos públicos. Vejo muita gente, sobretudo concursados, falando na internet e palpitando, de forma discricionária, na sua vida de concurseiro.

Percebo, pelos alunos que acompanho e pelas mensagens que recebo, que muitos concursados vivem dizendo que você, concurseiro, precisa “mater o equilíbrio”, ter uma vida “good vibes” etc.

Compreendam: aposto que a maioria dos concursados que te dizem que você deve ter equilíbrio na sua vida não foram equilibrados quando estudavam para concursos públicos. Afinal de contas, para ser aprovado em um bom concurso, você precisará ter alta performance, o que demanda, necessariamente, desequilíbrio na sua vida.

Então, vamos partir da seguinte premissa: não romantizem o seu processo de estudo. A vida que vai te levar à aprovação é, necessariamente, desequilibrada. O desequilíbrio consistirá em colocar o estudo como a sua prioridade. Você primeiro deverá arrumar tempo para estudar e, depois, para as “outras coisas”.

É por isso que vai doer estudar pra concurso público. Vai cansar, irritar. Vai fazer você pensar dez vezes por dia em desistir e optar por um caminho mais fácil.

Não romantizem, também, que as provas ocorrerão no melhor momento da sua vida. O mundo continua girando e os problemas não vão te perguntar se podem aparecer na sua vida.

Por isso, sejamos realistas: nada que muda a nossa vida para muito melhor, como a aprovações em concurso público, vem de forma fácil e sem esforço.

Especialmente no que se refere ao processo de estudo, sabemos que será muito cansativo e estressante. Basicamente, estudamos, revisamos, estudamos, erramos, revisamos, fazemos provas, reprovamos, erramos, estudamos, revisamos…

Apesar de ser muito claro e evidente que essa não é a vida que desejamos, sabemos que esse é o único caminho seguro para se chegar até a aprovação. E é aqui que devemos entender que o desequilíbrio na nossa vida tem prazo certo! É um sacrifício até a aprovação. Depois, voltamos a buscar uma vida mais prazerosa e equilibrada.

Resolvi escrever sobre este tema porque muito me preocupa ver a divulgação por parte de concurseiros e, sobretudo, concursados, afirmando que a vida de estudos foi equilibrada, com muito tempo para descanso e sem maiores problemas e que os atuais estudantes deveriam seguir pelo mesmo caminho.

Essa, infelizmente, não é a realidade. Não estou pregando aqui que você deva ficar louco e só estudar. Só estou te mostrando que não existe essa vida perfeita e “sem defeitos” que tanto divulgam e que tentam vender a qualquer custo.  Que não existe quem acorde com vontade de estudar Direito Empresarial ou de fazer um simulado em pleno domingo.

E, sinceramente, tudo bem.

A única coisa que quero te mostrar neste texto é que você deve estar preparado para uma fase difícil da sua vida, que exigirá de você muita disciplina e inúmeras renúncias.  Será, sem dúvidas, uma fase de desequilíbrio.

Mas, como já disse anteriormente, comece essa jornada com o pensamento de que “tudo passa”. Daqui a pouco essa fase difícil passará e você colherá os frutos do seu próprio esforço.

Faça o que tem que ser feito, seja aprovado e, depois, não romantize a sua trajetória.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e que estejam conseguindo manter o foco durante esse período difícil da pandemia. Sugiro que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo e também organizando todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo!

 

            Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

          No Instagram: mari.fioravante

Avatar


15 de Setembro de 2021