Exame CFC: dicas proféticas para a prova do dia 15!

Exame CFC 2022.1: 20 dicas para você ir bem na prova!

Avatar


12 de Maio de 2022

Novidades sobre o Exame CFC 2022.1! As provas do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade vão acontecer neste domingo, 15 de maio, em todo o país.

As provas do Exame CFC serão compostas por 50 questões do tipo múltipla escolha. O exame é obrigatório para todos os que desejam atuar como contadores.

Exame CFC: Dicas Proféticas

  • Técnicas de Prova – Fernando Mesquita

Hoje você vai depender de tranquilidade e de tempo. Cuide da sua energia e da sua atenção quando receber o caderno. Dê uma lida geral nas questões e veja os assuntos que apareceram. Comece pelas disciplinas mais fáceis, deixe as questões que considerar difíceis para o final. Levante-se a cada 50-60 minutos de prova, vá ao banheiro, alongue-se, respire. Nervosismo afeta sua capacidade de se lembrar. Respire, pense nas questões com calma, que as respostas virão.

  • Contabilidade Geral – Feliphe Araújo

A Lei n. 6.404/1976, em seu art. 250, define que, das demonstrações financeiras consolidadas, serão excluídas:

I – as participações de uma sociedade em outra;
II – os saldos de quaisquer contas entre as sociedades;
III – as parcelas dos resultados do exercício, dos lucros ou prejuízos acumulados e do custo de estoques ou do ativo não circulante que corresponderem a resultados, ainda não realizados, de negócios entre as sociedades. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009).

  • Legislação e Ética Profissional – Feliphe Araújo

No desempenho de suas funções, é vedado ao contador: auferir qualquer provento em função do exercício profissional que não decorra exclusivamente de sua prática lícita; assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem alheio à sua orientação, supervisão ou revisão; exercer a profissão, quando impedido, inclusive quando for procurador de seu cliente, mesmo que com poderes específicos, dentro das prerrogativas profissionais; prejudicar, culposa ou dolosamente, interesse confiado a sua responsabilidade profissional; reter abusivamente livros, papéis ou documentos, inclusive arquivos eletrônicos, comprovadamente confiados à sua guarda, inclusive com a finalidade de forçar o contratante a cumprir suas obrigações contratuais com o profissional da contabilidade, ou pelo não atendimento de notificação do contratante; exercer a profissão contábil com negligência, imperícia ou imprudência, tendo violado direitos ou causado prejuízos a outrem.

  • Contabilidade Aplicada ao Serviço Público – Rodrigo Machado

O plano de contas aplicado ao setor público é dividido em 8 classes, sendo: 1 – ativo; 2 – passivo; 3 – VPD; 4 – VPA; 5 – CAPO; 6 – CEPO; 7 – Controle de devedores; e 8 – Controle de credores. As classes 1, 2, 3 e 4 pertencem à natureza de informação patrimonial. As classes 5 e 6, à natureza de informação orçamentária e as classes 7 e 8 fazem registros de controle.

  • Controladoria – Rodrigo Machado 

O balanced scorecard representa um modelo de gestão estratégica e possui quatro perspectivas: Financeira; Dos clientes; Processos internos; Aprendizado e crescimento.

  • Contabilidade Gerencial – Egbert Buarque 

Fórmulas para a Análise Custo x Volume x Lucro:

Margem de Segurança = Quantidade de Vendas Atual – Quantidade de Vendas de Equilíbrio

  • Contabilidade de Custos – Egbert Buarque 
    • Custo de fabricação do período = matéria-prima aplicada + mão de obra direta + custos indiretos de fabricação 
    • Custo Primário = matéria-prima aplicada + mão de obra direta 
    • Custo de conversão ou de transformação = matéria-prima aplicada + custos indiretos de fabricação
  • Direito Público e Privado – Eugênio Brügger

Código Civil

Art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos.  

Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer: 

I – os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
II – os ébrios habituais e os viciados em tóxico;
III – aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade;
IV – os pródigos.

  • Direito Empresarial e Legislação Societária – Eugênio Brügger

A Lei da Liberdade Econômica (Lei n. 13.874/2019) incluiu os parágrafos 1º e 2º ao artigo 1.052 do Código Civil e trouxe a possibilidade de constituição de sociedade limitada unipessoal (SLU). Cuidado! Diferentemente da extinta EIRELI, a SLU não exige capital social mínimo.

  • Direito Constitucional – Gustavo Brígido 

No estudo do Poder Constituinte, a mutação constitucional reflete o Poder Constituinte Difuso, por meio do qual o STF altera a interpretação da Constituição sem alterar o seu texto, a exemplo do tema da união estável. Por meio do Poder Constituinte Originário, uma nova Constituição revoga completamente a anterior, de modo que as normas infraconstitucionais compatíveis com a nova Constituição serão recepcionadas.

  • Direito Administrativo – Ana Paula Blazute 

Poder de polícia – Art. 78 do CTN: Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

  • Direito Civil – Daniel Carnacchioni 

A prescrição não se confunde com a decadência. A prescrição relaciona-se à pretensão, motivo pelo qual depende da violação de direito subjetivo, ao passo que a decadência refere-se ao direito potestativo e independe de violação, razão pela qual é inerente a tal direito. A prescrição é legal e a decadência, legal ou convencional. A prescrição e a decadência legal podem ser conhecidas de ofício. É possível renunciar à prescrição, de forma expressa ou tácita, desde que consumada e que não cause prejuízo a terceiros. A decadência legal não é passível de renúncia.

  • Direito Trabalhista e Legislação Social – Fernanda Rocha 

Lembre-se de que a limitação da jornada de trabalho do trabalhador celetista é de 8 horas diárias e 44 horas semanais, sendo possível a compensação por meio do banco de horas, anual (negociação coletiva), semestral (acordo individual escrito) e mensal (acordo individual tácito ou escrito). Além disso, a remuneração do empregado é composta de salário e gorjeta.

  • Direito e Legislação Tributária – Maria Christina 

O pedido de parcelamento fiscal interrompe a contagem do prazo prescricional por configurar confissão de dívida.

  • Teoria da Contabilidade – Luiz Eduardo

Com relação à Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, lembre-se de que as características qualitativas de informações financeiras úteis estão classificadas em duas categorias: (a) as características fundamentais, sem as quais a informação não é útil para a tomada de decisões pelo usuário – (i) Relevância e (ii) Representação Fidedigna; e (b) as características de melhoria, que aumentam a utilidade de uma informação que já é útil e ajudam a escolher entre  duas informações relevantes e fidedignas – (i) Comparabilidade, (ii) Capacidade de Verificação, (iii) Tempestividade e (iv) Compreensibilidade.

  • Auditoria Contábil – Ellen Verri 

Opinião não modificada em auditoria é a opinião expressa pelo auditor quando ele conclui que as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável, ou seja, sem distorções relevantes (“sem falhas”). Se há distorções relevantes, a opinião é modificada, podendo ser dividida em opinião com ressalva, adversa ou abstenção de opinião sobre as demonstrações contábeis. 

  • Perícia Contábil – Ellen Verri 

Quando a perícia exigir o trabalho de terceiros (equipe de apoio, trabalho de especialistas ou profissionais de outras áreas de conhecimento), o planejamento deve prever a orientação e a supervisão do perito nomeado, que responde totalmente pelos trabalhos por sua equipe executados.

  • Língua Portuguesa Aplicada – Lucas Lemos 

Chegou o grande dia, meu aluno. A coesão, sempre cobrada no Exame do CFC, é a ligação entre as estruturas frasais, ou seja, faz conexões dentro do texto. Conjunções, preposições e pronomes, por exemplo, são considerados elementos coesivos. Memorize as conjunções mais cobradas:

CONQUANTO = concessão; PORQUANTO = causa; PORTANTO = conclusão; ENTRETANTO = adversidade; ENQUANTO = tempo; CONTANTO QUE = condição.

  • Matemática Financeira e Estatística – Josimar Padilha

No regime simples, para alterarmos as capitalizações, taxas proporcionais, devemos multiplicar ou dividir. Exemplo: 10% a.m. é proporcional a 20% a.b. Já no regime composto, para alterarmos, temos a potenciação ou radiciação. Exemplo: 10% a.m. é equivalente a 21% a.b. Para encontrarmos a taxa real, temos a fórmula: 

exame cfc

  • Pós-prova – Fernando Mesquita

Você vai entrar em sala no pré e vai sair no pós-prova. O que você pode fazer para otimizar esse novo momento? 1) Continue estudando. Fácil de falar, mas difícil de fazer. Descanse por 1-2 dias e volte. 2) Avalie sua prova e sua pontuação, pois elas representam o diagnóstico de meses de preparação e você pode aprender com isso. 3) Corrija o rumo. Como poderia ter sido melhor? Faltou revisão? Faltaram questões? Faltou tempo para finalizar o edital? Avalie cada ponto, aja em relação a eles, trabalhe com mais objetividade e dedicação para chegar à nomeação. Bons estudos!

Saiba mais sobre o Exame CFC 2022.1

Exame CFC 2022.1: Material Gratuito!

Talvez essa seja uma das melhores oportunidades deste ano no mundo dos Exames e Concursos Públicos. Mesmo diante de um cenário desfavorável, conseguimos, mais uma vez, criar algo para mudar a história das pessoas.

Resolvemos fazer a diferença no meio de tantos cursinhos que continuam fazendo mesmo. Desenvolvemos algo capaz de te colocar na frente dos milhares de candidatos que querem ser aprovados e não sabem por onde começar a estudar.

Prepare-se com o nosso Curso para o Exame de Suficiência CFC. 

O fato dele estar com 100% de desconto, isso mesmo, gratuito, já seria algo espantoso, mas fomos além. O Curso para o Exame CFC 2021.2 que você terá acesso inclui:

  • Videoaulas;
  • Audioaulas;
  • PDFs;
  • Download ilimitado das aulas;
  • Acesso no Android, iOS, Windows e Mac;
  • Certificado de conclusão;
  • Fórum de dúvidas com professores.

Sempre acreditamos nos sonhos dos nossos alunos, prova disso são os depoimentos dos servidores que contaram com a nossa ajuda na hora dos estudos.

Uma vasta experiência aprovando alunos em concursos e exames de suficiência nos permite ousar. Por isso, abrimos um curso só para você ser o próximo aprovado.

Comece a se preparar com quem mais entende e aprova no mundo dos concursos públicos e exames. Você não precisa apenas de uma trilha para alcançar seus sonhos, você precisa de bons materiais de estudos e professores com experiência em aprovar alunos nos principais certames do país.

Clique AQUI e comece a mudar de vida!

Caso você queira ainda mais, estamos com uma promoção em um curso ainda mais completo para ajudar na sua preparação. Você vai ter acesso também aos resumos, simulados e revisão final preparada para que você não só seja aprovado, mas GABARITE o Exame CFC 2022.1

Curso completo para você gabaritar o Exame CFC 2022.1

Agora não é mais a hora de dar desculpas, é hora de começar a agir. Garanta a sua aprovação com o Curso Exame CFC 2022.1!

 

Exame CFC: Depoimentos de aprovados

Confira abaixo depoimentos de aprovados no Exame CFC que estudaram com o Gran Cursos Online:

“Foram em torno de seis meses a preparação. Eu sempre trabalhei, então estudava na hora do almoço, no ônibus durante o trajeto e a noite via algumas aula no Gran Cursos Online e aos finais de semana revisava. Aproveitava o tempo livre: almoço, trajeto do ônibus e a noite quando podia”. Conheça a história da Mariane Martins, aprovada no exame CFC.

“É muito gratificante ver meu nome na lista de aprovados. A minha rotina de estudos se desdobrava praticamente à noite, de 19h às 23h, finais de semana e feriados o dia inteiro, tudo isso devido ao trabalho de 8 horas diárias que cumpria no Exército Brasileiro”. Saiba mais sobre a história do Leonardo Melo, aprovado no Exame CFC.

 

Resumo do Edital do Exame CFC 2022.1

Exame CFC EXAME CFC 2022.1 – EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Situação Edital Publicado
Banca organizadora CONSULPLAN
Escolaridade Bacharelado em ciências contábeis
Inscrições 14/03 a 13/04
Taxa de inscrição R$ 70,00
Data da prova objetiva 15/05 (10h às 14h)
Link do edital Clique aqui para ver o edital

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

 

Avatar


12 de Maio de 2022

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado