Exame nacional dos alunos de medicina entrará em vigor este ano!

Avatar


04 de abril1 min. de leitura

medicina 3

Aprovação na ANASEM será obrigatória para ingresso na residência e para obtenção do diploma de Médico.

Os alunos do curso de Medicina que forem reprovados na Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) terão o diploma vetado e serão impossibilitados de realizar a residência médica. A decisão do Ministério da Educação (MEC) foi comunicada pelo ministro da pasta, Aloizio Mercadante, na última sexta-feira, 01º de abril.

A criação do exame nacional dos alunos de medicina no Brasil foi proposta pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2014, como parte das alterações nas diretrizes curriculares do curso e tem como principal objetivo monitorar de forma progressiva a qualidade do ensino desta graduação em todo o país. O exame seguirá os “mesmos padrões” do Revalida – exame obrigatório para quem cursou medicina fora do Brasil, inclusive brasileiros, e deseja atuar como médico no país – e está previsto para agosto deste ano e deverá ocorrer semestralmente, sendo obrigatório para os graduandos no segundo, quarto e sexto anos. Para os outros anos de curso a realização do exame servirá para verificação do aluno sobre seu desempenho.

As provas serão exigidas como critério para que o aluno possa se formar. “A cada dois anos vamos ter avaliação do progresso do aluno e das instituições”, “Será um exame condicionante à sua formação, uma avaliação muito mais completa” e “condição essencial para entrada na residência médica”, afirmou o ministro.

De caráter eliminatório, a última avaliação terá nota de corte e os reprovados terão de realizar novamente a prova, que exige condições mínimas e essenciais para se formar. “A definição da nota de corte é feita por um painel de especialista a cada prova”, afirmou Henry Campos, representante da subcomissão do Revalida, “Durante dois dias eles se debruçam tanto sobre a prova escrita quanto sobre a prova de avaliação de habilidades, estabelecendo qual seria o percentual de acerto esperado para um aluno considerado médio.”

Os estudantes que ingressaram na universidade em 2015 serão os primeiros a realizar o exame. O número corresponde a cerca de 20 mil estudantes.

Avatar


04 de abril1 min. de leitura