Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não pode fazer melhor ainda!

Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto não pode fazer melhor ainda!“Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda!” Mário Sérgio Cortella

Recentemente, tive a oportunidade de assistir a uma palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella que me impactou bastante. Nela, o professor comentava um pouco sobre a importância de fazer o melhor – e não apenas o possível – para viver a vida da forma que ela merece ser vivida. “A vida é curta, mas não precisa ser pequena”, defendia o palestrante para uma plateia composta de servidores públicos.

No evento, acertada e insistentemente, o professor ensinava que devemos sempre “fazer o nosso melhor, com as condições que temos, enquanto não tivermos condições melhores para fazer o nosso trabalho melhor ainda”. Gostei muito desse pensamento, que, aliás, busco aplicar sempre em minhas atividades. Então, aproveitarei o artigo desta semana para encaixar em nosso contexto o resumo de algumas das ideias que extraí das palavras tão inspiradoras, provocantes e motivadoras do professor Cortella. Não posso deixar de dividir com meus leitores as lições que aprendi com esse que é tido como um dos maiores filósofos brasileiros da atualidade.

É notório – e, infelizmente, também muito triste – que, na grande maioria dos órgãos e entidades públicas, quem ocupa cargos, funções ou empregos públicos nem sempre conta com as melhores condições para desempenhar bem as suas funções e empregar da melhor forma os seus dons e os seus talentos. Mas isso não deve servir de muleta ou de justificativa para que o servidor nem sequer tente fazer o seu melhor com o que está disponível na repartição. Ele deve, sim, desenvolver o seu melhor projeto, prestar o seu melhor atendimento, emitir o seu melhor parecer, ministrar a sua melhor aula, dar a sua melhor consulta, conduzir a sua melhor investigação. Em outras palavras, deve pautar suas ações sempre de modo a superar a expectativa do colega, do superior e, principalmente, do usuário do serviço público. O cidadão-cliente tem o direito de sair do encontro com o agente público com a sensação de que foi respeitado e bem atendido.

Todos nós, sejamos servidores, agentes públicos ou ainda concurseiros, precisamos fazer sempre o nosso melhor, seja qual for a nossa condição financeira, física ou psicológica, quando estamos em busca de realizar um sonho. Devemos dar o nosso melhor enquanto ainda não dispomos das condições ideais para fazermos melhor ainda o que já costumamos fazer muito bem. Quem apenas faz o possível, o básico, cai na mediocridade e vive uma vida morna, apequenada.

Mediocridade é falta de capricho, de zelo, de qualidade. É optar por fazer tudo mais ou menos, embora se pudesse fazer o melhor. Capricho, ao contrário, é fazer o melhor nas circunstâncias em que o indivíduo se encontra, ainda que esse melhor não seja o melhor do mundo. Insistimos como o professor Cortella: é fazer esse melhor enquanto não estão presentes as condições ideais para fazer melhor ainda. Pode ser que você não tenha, hoje, a mínima condição de estudar para a magistratura federal, por exemplo; mas, quem sabe, com muito esforço, talvez até estudando no ônibus de madrugada, você possa se preparar para um concurso de Técnico Judiciário. Assim, depois de nomeado, você estará em melhores condições para alçar voos mais altos.

Não conheço ninguém exitoso que tenha feito as coisas sempre “mais ou menos”, que tenha agido sempre com mediocridade, que não tenha tido capricho e zelo em cada uma de suas ações. Isso vale para todos: concurseiros, concursados, empreendedores, empregados.

Algum tempo atrás, nós, do Gran Cursos Online, preparamos uma série de artigos intitulada “Histórias de Superação”. Cada um dos textos que a compõem retrata o exemplo concreto de pessoas vencedoras que deram o seu melhor, mesmo quando tudo conspirava contra elas. Essas pessoas fizeram tudo que era possível – e até o que parecia ser impossível, na visão de alguns – e hoje são servidoras públicas e levam uma vida muito mais digna. Vimos, ali, o exemplo da simpática Marilene Conceição Lopes (assista aqui), antes catadora de latinha e hoje servidora do TJDFT; conhecemos a história de Maria Odete Silva (veja aqui), vendedora de churros que conseguiu se formar em Direito; acompanhamos a saga da Dra. Antonia Faleiros, ex-empregada doméstica e atual Juíza de Direito (confira aqui), a quem tive o prazer de conhecer pessoalmente; e lemos o depoimento para lá de emocionante e inspirador do nosso professor de Direito Constitucional e Juiz de Direito Aragonê Fernandes, cujo título é bastante sugestivo: “A saga de um concurseiro” (leia aqui).

O nosso propósito é, foi e sempre será dedicar este espaço a depoimentos, biografias e histórias inspiradoras e à divulgação de palestras, de pesquisas, de técnicas de estudo e de mensagens que agreguem algo para você que nos acompanha. Sabemos muito bem que o mundo inteiro conspira contra quem decidiu estudar para concurso. Não se engane: notícias ruins sempre surgirão pelo caminho, e alguns dos seus “amigos” vez ou outra aparecerão para desanimá-lo. Quando isso acontecer, saiba que nós, do Gran Cursos Online, estaremos sempre aqui para neutralizar tudo isso e ajudar você na sua sonhada mudança de vida.

Fique à vontade para buscar, neste espaço, a inspiração de que estiver precisando. Nosso blogue é repleto de conteúdo de grande valia para os concurseiros. Se você tiver a humildade de saber absorver as informações que publicamos aqui, aprenderá muito. No fim, conquistará a vaga dos seus sonhos no serviço público brasileiro e se tornará uma pessoa útil à sua cidade, ao seu estado, ao seu país. Poderá cumprir, então, o seu relevante papel em socorro dos nossos sofridos cidadãos-usuários, que, infelizmente, deparam todos os dias com escândalos de má gestão e de corrupção em todos os poderes e em todas as esferas do governo.

Desejamos que você, amiga e amigo leitor, volte aqui num futuro breve para nos contar a sua saga de concurseiro. Quando chegar a hora, queremos ver você partilhar conosco um pouco da sua vida como servidor público, em nossa coluna “Cheguei Lá”.

Para começar, aplique a mensagem deste artigo desde já. Dê o seu melhor hoje!

“Pessoa humilde é aquela que sabe que não sabe nada; que sabe que a outra pessoa sabe coisas que ela não sabe; que juntas saberão muitas coisas, mas que nunca saberão tudo que precisa ser sabido.” Mário Sérgio Cortella

Bons estudos e GRAN sucesso,

Gabriel Granjeiro

PS: Siga-me em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Veja abaixo, mais artigos para ajudar em sua preparação:

O papel da atividade física na preparação para concurso
A ansiedade é sua inimiga. Aprenda a driblá-la.
Deseje, mentalize, receba!
Lições de Forrest Gump para os concurseiros
Atributos para ser bem-sucedido em provas e concursos
Inteligência emocional e as conquistas na vida e nos concursos


Gabriel Granjeiro – Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

Gabriel Granjeiro
Gabriel Granjeiro
Diretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online
39 Comentários

39 Comentários

  1. Leonardo Junio Cardoso De Paula

    27/03/2017 16:55em16:55

    nossa, esse foi um dos melhores textos do Gabriel que já li! muito obrigado. ajudou bastante.

  2. Leatriz Alves

    27/03/2017 17:32em17:32

    Parabéns Gabriel Granjeiro!
    Dou a maior força aos nossos jovens e adultos q tem esse sonho e não tomam atitude.
    São acomodados, tem algum obstáculo q não está conseguindo vencer devido área psicológica afetada,etc.
    “”NOSSA VIDA É CURTA
    MAS Ñ PRECISA SER PEQUENA”””
    Temos q fazer eles saberem entrar no foco, na concentração, falar menos e ouvir mais e esquecerem de motivos emocionais, obstáculos q nos mesmos colocamos e deixamos o medo, a acomodação não deixarem segoísmos em frente.
    Rumo à Vitória.

  3. Netto

    27/03/2017 18:20em18:20

    Vcs realmente sabem fazer o melhor do trabalho de vcs: autoridades em matéria de concurso. Parabéns ao grancurso

  4. Danilo William

    27/03/2017 18:32em18:32

    Muito bom!!!emocionante e motivador! !!vou me esforçar para fazer o melhor e quem sabe um dia consegui alcançar meus objetivos!!!tudo tem seu tempo!basta cada um fazer sua parte e os sonhos se tornarão realidade!

  5. Martha Santos

    27/03/2017 19:10em19:10

    Gabriel,
    Deus textos sao um bálsamo nessa árdua caminhada. Eles nós por de pé qdo as águas do mar revolto insistem em tentat virar o nosso barco. Continue nós auxiliando. Muito obrigada.

  6. Maria de Lourdes Oliveira Cruz

    27/03/2017 19:46em19:46

    Um artigo de qualidade excelente. Muito bom mesmo. Parabéns a você Gabriel e a todos que fazem parte dessa equipe maravilhosa.

  7. Renato Nunes Pires Nato

    27/03/2017 20:50em20:50

    Parabéns! Vocês nos representam!

  8. Sergio

    27/03/2017 20:56em20:56

    Parabens pelo artigo de excelente qualidade.

  9. Hidevaldo

    27/03/2017 21:30em21:30

    OBRIGADO, Granjeiro. So Deus paga a tamanha ajuda que nos tem dado com seus artigos de excelente qualidade. Motivo-me cada vez que leio. Um verdadeiro combustivel para sequirmos adiante!

  10. Rosangela

    28/03/2017 08:46em08:46

    Lindo artigo Gabriel!!! Como todos os outros que vc escreve e nos inspira.

    Obrigada por sua dedicação em nos motivar.

    Um grande abraço.

  11. Fabrícia de Oliveira Reis

    28/03/2017 09:38em09:38

    Parabéns, Gabriel!!Assim como vc e a grande maioria, também sou fã de Mário Sérgio Cortella.Texto muito bem definido, muito bem escrito e altamente incentivador!!Confesso-lhe que tenho andado desanimada, diante tantas dificuldades encontradas no meu dia a dia!Antes de abrir o site do Gran, estava aqui pensando no porquê de tanta desanimação!Pensando…pensando…percebi que talvez me esteja faltando organização ,determinação e motivação, já que não tenho um plano de estudo…tá tudo muito solto!!Preciso seguir uma sequência, e não deixar fluir de forma aleatória, tipo: “Ah!hoje vou assistir a essa aula!!”…”Amanhã assisto a essa!”, e assim sucessivamente!Estou meio perdida, sem saber o que fazer ou mesmo estudar e, ainda, por onde começar!Isso tudo me dá uma sensação de culpa!1E o tempo passando…Não sei por onde posso começar de forma a me manter disciplinada e perseverante naquilo q quero !Vcs poderiam me dar uma luz nesse sentido?Grata, Fabrícia Reis

    • João Paulo Cabral

      13/04/2017 02:01em02:01

      Fabricia, não sei vc é assinante, mas se for a plataforma tem uma função que tá me ajudando muito. Você coloca as hrs disponíveis para estudar, já no curso para o concurso que vc quer e ele te dá já toda uma programação. Mas se você não for assinante tem uns editais verticalizados que postam aqui também que é extremamente perfeito, economiza muito o tempo da gente e ajuda muito a nortear também. Espero ter te ajudado e bons estudos! 🙂

    • Ivanete Almeida

      02/05/2017 21:44em21:44

      Puxa vida, Fabrícia, super me identifiquei com você, estou na mesma batalha.

  12. Juliana Andrade

    28/03/2017 10:49em10:49

    “Nossa vida é curta mas não precisa ser pequena” mexeu profundamente comigo. Pois estudo há 2 anos para concurso, mas estudo pouco, devido a casa, marido, trabalho. Me sinto velha (32 anos), e penso que as vezes não vou chegar lá, mas me esforço e estudo uma média de 2:30 a 3 hs por dia. Mas essa frase me fez pensar, que posso ter pouco tempo, mas vou fazer valer a pena.

    Muito Obrigada!

    • Lucas Lira

      28/03/2017 11:27em11:27

      Juliana, 32 anos ainda é jovem, esqueça isso! Por exemplo, a mãe do Gérson Aragão, Defensor Público; Especialista em Estratégia para Concursos (procura ele no YouTube), foi aprovada para perita médica do INSS com 50 anos de idade, e existem tantos outros exemplos que comprovam isso! Confesso que as vezes penso da mesma forma, tenho 30, mas aí começo a ver histórias como essa que citei e me fortaleço. Siga com foco e acreditando! Boa sorte!

  13. Romilda

    28/03/2017 13:34em13:34

    linda história essa de Marilene, é realmente uma história de superação. e amei as dicas que ela passou.

  14. Rosa

    29/03/2017 12:43em12:43

    Sempre me deixam motivada com os textos, as aulas gratuitas, o GranCursos
    é o melhor!

  15. Lucimar Valois

    31/03/2017 15:49em15:49

    OBRIGADA! Excelente artigo.

  16. LUIZ CARLOS DE SOUZA TAVARES

    03/04/2017 20:19em20:19

    obrigado professor!!!

  17. LUIZ CARLOS DE SOUZA TAVARES

    03/04/2017 20:25em20:25

    obrigado pelo retorno positivo ao meu pedido de baixar aula.do mas o professor e método do Luis Teles são sensacionais.já valeu o curso.

  18. Rosilda

    03/04/2017 23:39em23:39

    Muito interessante, vale para todas as ocasiões da nossa vida.
    Quando deixamos a desejar em algo, corremos o risco da frustraçao.

    Grata

  19. Emília Rocha

    06/04/2017 15:45em15:45

    Ainda não passei, mas creio na minha vitória, em nome do Senhor Jesus! Por isso, desde já quero agradecer ao Gran Cursos Online por todas as aulas que até aqui me ajudaram a madurecer nessa árdua jornada de estudos para concurso público. Gosto de todos os professores, todos estão de parabéns, adoro as professoras Vânia e Rebeca. Oro pela saúde de toda equipe do Gran Cursos Online. Obrigada meu DEUS!!

  20. Fabiana Almeida

    21/04/2017 11:02em11:02

    Parabéns Gabriel!Belo trabalho.Seus artigos são de grande valia para quem sonha em ser aprovado e nomeado em concurso público. Muito obrigada!O Gran curso é show!

  21. Gislene Silva

    23/04/2017 11:29em11:29

    Bom dia,

    Obrigda Gabriel, o texto é inspirador! Deus seja Louvado por nos colocar diante dessas inspiraçoes!Tem uma Música Linda: Frase Antiga (Versão – Jônatas Ribeiro) Ouçam, vale muito compartilharmos o que nos faz bem! Primeiro Deus em nossas vidas (Mateus 6:33) e com certeza alcançaremos os nossos objetivos! Feliz Semana à Todos!

  22. Venaldo C. Damasceno

    25/04/2017 12:27em12:27

    Eu sou uma das milhares de pessoas que pensava que não era capaz de vencer na vida, por inúmeros fatores emocionais ou familiares, o importante é, que estou aprendendo que sou capaz SIM, estou vivo tenho saúde uma família linda e o melhor tenho um Deus grande e lindo que me diz- Estou contigo onde quer que fores.
    Eu já sou mais que vencedor, naquele que me fortalece. e vou conquistar a minha vaga na carreira pública em nome de Jesus, para isso estou fazendo a minha parte que é estudar e agradeço ao GRANCURSO pela forma de trabalhar e ajudar as pessoas. Na minha pouca força vou fazer o meu melhor. faça você também!!

  23. Magna Maria

    03/05/2017 16:52em16:52

    Gabriel MUITO OBRIGADO por sua mensagem mais que inspiradora,suas palavras de motivação me impulsionam cada vez mais ao tão sonhado e almejado cargo público!!! MUITO GRATA!!

  24. Gustavo de França

    03/05/2017 23:15em23:15

    É muito bom poder contar com um espaço como esse, estava precisando disso hoje.

    Parabéns, Gabriel e Equipe !!!

  25. Jhonata

    09/05/2017 07:50em07:50

    “Faça o seu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores para fazer melhor ainda!” Sem Comentários.

  26. Higor Soares Ribeiro

    17/05/2017 23:12em23:12

    Parabéns Gabriel pelo excelente texto, por oferecer juntamente com a Gran cursos uma base estrutural que nos motiva a continua na busca pela função pública!

  27. Denison Barbosa

    21/05/2017 14:54em14:54

    Essa semana eu estava muito desanimado por conta de algumas cobranças pessoas que tenho, uma delas é que não tenho tempo pra estudar com muita qualidade. Mas dai me deparo com esse texto lindo e realmente motivador, um texto sem clichê e sem a intenção declarada de vender mais acessos, um texto franco e humano. Um texto com veracidade e e que senti uma grande força de vontade realmente em nos motivar para que tenhamos ânimo todos os dias em abrir essa plataforma e e estudar. Espero um dia também contar minhas conquistas aqui nesse espaço ou em qualquer outro, não pra dizer com vaidade “olhe pra mim e olhe como eu dei certo” mas pra dizer “olhe pra mim, com esforço, fé e estudos cheguei a um lugar que eu lutei pra estar”.
    Obrigado Gabriel Granjero.

  28. Alessandra Cerqueira

    28/06/2017 16:53em16:53

    Muito obrigada Gabriel, pelo excelente texto, franco e direto. Concordo plenamente com você sobre o Professor Mário Sérgio Cortella, sou uma grande admiradora dele. Ele tem feito um trabalho maravilhoso que nos faz refletir sobre todo o nosso processo educacional e de vida.
    Eu quero muito poder voltar ao site para contar a minha história de sucesso, “eu cheguei lá” e conto muito com o Gran pra isso. Hoje, especialmente, eu precisava ler esta mensagem.
    Um forte abraço e mais uma vez, muito obrigada, Gabriel!

  29. Brunna César

    25/07/2017 20:45em20:45

    Gabriel,

    Você e os professores do Gran são motivadores.
    Conheci o curso pelo Youtube e me apaixonei, Profº Aragonê, Elias Santana, dentre tantas inspirações.
    Avante!
    Que não nos falte coragem, pois somente quem estuda, sabe o que é vencer a si mesmo diariamente!
    Obrigada.

  30. Danilo William dos Reis Socorro

    18/08/2017 15:16em15:16

    Fazer o melhor independente da situação. Encarar a dificuldade como oportunidade de crescimento e provar pra nós mesmos do que somos capazes enfrentar em busca dos nossos sonhos.

  31. ROSANGELA DAROLD

    30/10/2017 10:19em10:19

    Gabriel, suas palavras são, sempre muito, muito valiosas.
    Obrigada!

  32. lucenir

    08/12/2017 19:32em19:32

    Excelente texto, muito motivador…vou fazer o meu melhor, na condição que tenho, enquanto não tenho o melhor ainda!!!

  33. Léo Ribeiro

    29/12/2017 06:58em06:58

    Existem momentos na vida em que viver na média não nos leva a lugar algum, apenas para onde esta indo todo mundo. Ser concurseiro é andar na contramão de tudo, bater de frente com família, amigos, é ir contra o seu próprio eu no momento de se adaptar a uma rotina severa e árdua em busca da mudança de vida. É ao mesmo tempo sair da mediocridade, e independente do resultado, é ter a certeza de que o dever foi cumprido. Força pessoal.

  34. Rosimeyre Mandacari Lopes

    09/01/2018 12:58em12:58

    Excelente artigo! Suas palavras falam fundo em nossa maneira de agir.
    Obrigada por compartilhar

  35. Sandra

    01/02/2018 23:26em23:26

    Amei o artigo, a humildade é a maior grandeza que o ser humano pode ter e o caminho para sabedoria. E por mais que seja difícil precisamos trabalhar arduamente e de bom ânimo em tudo em que fazemos, como se estivessem trabalhando para o Senhor e não simplesmente para homens (colossenses 3:23).

  36. Suzana

    19/04/2018 16:10em16:10

    Parabéns por esse projeto Gran Cursos cara!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para o Topo