Farmacêutico (a), você sabe como aplicar o Método do Estudo Reverso nos conhecimentos específicos?

Por
3 min. de leitura

Olá pessoal! Tudo bem? Sou a professora Débora Juliani, farmacêutica, especialista em Análises Clínicas e faço parte da equipe do Gran Cursos Saúde.

Hoje quero falar para vocês de uma técnica de estudos que eu, particularmente, adoro! Trata-se do Estudo Reverso, você já ouviu falar? Sabe como funciona? Quais as vantagens e as desvantagens? E como saber se ele é adequado para você, Farmacêutico (a), e para os conteúdos que você necessita estudar?

Quem já é meu aluno Gran Cursos sabe que sou uma defensora da resolução de questões como ferramenta de estudo. Normalmente estudamos a teoria sobre o assunto e depois passamos para a prática, com a resolução de questões, certo? Isso é ótimo… Para quem tem tempo e/ou um Edital curto pela frente.

Se esse não é o seu caso, ou seja, se você concilia trabalho e estudos ou se o seu “concurso dos sonhos” tem aquele Edital enorme, então atenção a esta dica: este método pode ser sua “arma secreta” já que, a meu ver, o Estudo Reverso é uma das melhores formas de fazer um estudo rápido e objetivo.

Primeiramente deixa eu te explicar o que é o Estudo Reverso. É bem simples: se as técnicas tradicionais de estudo normalmente propõem ler primeiro a teoria e, em seguida, revisar e fazer questões, então o Estudo Reverso é revisar e fazer questões antes de ler a teoria.

Mas atenção! Não estou falando apenas de “fazer questões” e pronto, usando por exemplo a “técnica milenar do chute”. Para que o Estudo Reverso funcione você precisa de um método e de uma boa dose de honestidade com você mesmo. Fazendo isso, temos o “pulo do gato”, pois você pode usar as questões como um filtro para direcionar os seus estudos ao conteúdo que você tem mais dificuldade.

Vou te dar um exemplo para ficar mais claro. Considere que você está se preparando para um concurso de Farmacêutico cujo Edital contemple, nos conhecimentos específicos, os seguintes tópicos: Farmácia Hospitalar, Farmacologia, Farmacotécnica, Farmacognosia, Controle de Qualidade, Toxicologia, Legislação Farmacêutica, Biossegurança e Análises Clínicas. A data da prova está próxima e você tem apenas 3 ou 4 horas diárias de estudo disponíveis. Concorda comigo que será IMPOSSÍVEL “zerar o Edital” lendo a teoria de cada uma dessas disciplinas? As Referências Bibliográficas destes assuntos costumam ser obras de mais de 500 páginas, cada! Isso sem falar que dentro de Análises Clínicas temos Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Urinálise, Parasitologia… Enfim, um conteúdo enorme.

Como aplicar o Estudo Reverso neste caso? Comece selecionando 10 questões de cada disciplina do Edital em nosso Banco de Questões, o Gran Cursos Questões (https://questoes.grancursosonline.com.br/). Resolva as questões e faça uma autoavaliação do resultado, perguntando-se:

– Das 10 questões, quantas eu acertei?

– Destas, quantas eu acertei porque eu tinha certeza? Esse é o melhor cenário, que é quando você realmente sabe o porquê de a resposta estar certa e as outras alternativas estarem erradas, ou vice-versa.

– Alguma delas eu acertei no “chute”? Nessa situação, é preciso ficar atento pois acertando assim, pensamos erroneamente que sabemos a matéria. Não se engane! Admita para você mesmo que foi “mais sorte do que juízo” e não contabilize essa questão como certa.

Feito isso, aplique o filtro: Se você acertou 7 questões ou mais sobre o tema, isso significa que você já tem um bom embasamento teórico naquela disciplina e não tem porque investir tempo na teoria. Faça mais questões periodicamente (para não ficar “enferrujado”), leia os comentários, preste atenção e siga adiante.

Nas disciplinas que você obteve entre 4 e 6 acertos, você pode pormenorizar um pouco mais o conteúdo e fazer uma nova avalição. Por exemplo, se isto ocorreu em Análises Clínicas, faça uma nova seleção de questões contemplando os subtemas Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Urinálise, Parasitologia. Assim você consegue identificar os assuntos em que você realmente tem dificuldade. Para estes, bem como para aqueles em que você obteve uma taxa de acerto inferior a 3 questões no primeiro teste, não tem jeito, o ideal é realizar os estudos da forma tradicional, iniciando pela teoria mesmo. Mas aí o conteúdo será bem mais enxuto, concorda?

Para finalizar, mais algumas “dicas de ouro” para você: resolva todos os itens da questão, corrigindo-os um a um e dê preferência para questões elaboradas pela Banca do seu concurso, ok?

Gostou da dica? Espero que sim e claro, agora que você já entendeu que este método vai lhe permitir avançar nos assuntos, além de facilitar a identificação sobre o que precisa ser melhorado, não deixe de se preparar com o Gran Cursos Saúde. Temos cursos on line voltados exclusivamente para editais das principais residências e concursos, civis ou militares, do Brasil!

Um forte abraço e bons estudos!

Por
3 min. de leitura