O empoderamento feminino existe?

Avatar


08 de março2 min. de leitura

empoderamento femininoSegundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP), existe o verbo empossar e o substantivo empossamento; existe o verbo enriquecer e o substantivo enriquecimento. Todavia, substantivo empoderamento não existe – apesar de haver o registro do verbo empoderar.

Assim, é possível inferir que empoderamento é fruto de um neologismo – processo por meio do qual, a partir de uma lógica linguística, se cria um vocábulo. Isso comum em qualquer língua. Empoderamento é um substantivo formado por derivação, com o prefixo ­-em (que significa mudança de estado ou movimento para dentro), o radical poder e o sufixo -mento (responsável por transformar o verbo em substantivo). Significa, conforme dicionários virtuais, a ação de conceder poder a si próprio ou a outrem. Empoderamento já está na fala do brasileiro; falta apenas integrar essa palavra formalmente[1] à nossa língua (ou seja, um mero trâmite burocrático para colocar o verbete no VOLP).

Só que podemos ir além. Como a vida nos ensina, ações envolvem quem as pratica e quem se beneficia delas. Isso é facilmente percebido nas seguintes construções:

  • O presidente empossou o novo ministro. (O empossamento do ministro)
  • O funcionário enriqueceu o patrão. (O enriquecimento do patrão)
  • A sociedade empoderou a mulher. (O empoderamento da mulher)

Sintaticamente, todos os termos sublinhados funcionam como complemento nominal, devido às suas características linguísticas (refere-se a substantivo abstrato; é preposicionado; é paciente em relação ao substantivo).

Só que consigo perceber algo muito maior – e mais poético – em “o empoderamento da mulher”. Algo mais drummondiano. Esse poeta, ao escrever Sentimento do Mundo – para retratar a guerra –, quis ser ambíguo: é o próprio mundo que sente (o mundo sofre) ou o mundo é sentido (pelos que se encontram nele)? Ou ambos? Dessa forma, pergunto: “o empoderamento da mulher” significa que a mulher se empodera ou é empoderada?

Toda essa ambiguidade é desfeita com o empoderamento feminino. Como sintaticamente o termo sublinhado é um adjunto adnominal, não há mais dúvidas: a mulher se empodera (e esse “se” é reflexivo)! Dentro de toda mulher, há um poder incrível, e ela mesma deve encontrá-lo e emaná-lo! Ela não depende de ninguém para ser poderosa e, por isso, pode ser o que quiser! Destarte, é absurdo que sejam toleráveis quaisquer abusos ou arbitrariedades contra a mulher!

Só a mulher carrega em si a inteligência, a garra, a sensibilidade e a maturidade que nenhum homem é capaz de ter! E, ao se empoderar, ela cria e transforma o mundo! Honestamente, a construção 3 não descreve o que vivemos. Na verdade, é a mulher que empodera a sociedade. A nós, homens, cabe a missão de reconhecer esse poderio – e, acima de tudo, respeitar a mulher!

Sim, o empoderamento feminino existe! Gramaticalmente abstrato, mas socialmente concreto! O mundo é melhor assim! Parabéns a todas as mulheres!

“Que nada nos defina.

Que nada nos sujeite.

Que a liberdade seja a nossa própria substância.”

Simone de Beauvoir

P.S.: texto dedicado a todas as mulheres; mas, em especial: Geralda do Rosário (minha mãe), Regiane Gomes (minha irmã),  Larissa Benvindo (minha comadre), vó Cota e vó Maximiliana.

 

[1] Apesar de não estar no VOLP, tanto empoderamento quanto empoderar estão registrados no Aurélio. A obra inclusive faz remissão aos termos estrangeiros – empowerment e (to) empower – e ao uso, por Paulo Freire, do substantivo.


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


08 de março2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

língua portuguesa