Conheça os nossos Flashcards! Método ajuda a fixar os conteúdos estudados!

Avatar


1 de Março de 2019

Flashcards: técnica contribui para a memorização de conteúdos estudados!

Oi, pessoal!

O Gran Cursos Online lançou algumas novidades recentemente, e eu gostaria de apresentar uma delas, que inclusive é uma excelente ferramenta para os estudos e que, agora, passa a fazer parte da nossa plataforma de ensino e a ser oferecida para os nossos alunos da Assinatura Ilimitada.

Todos nós sabemos que a carga excessiva de conteúdos cobrados nos concursos públicos é vasta. Diversificar as técnicas de estudos é essencial para que haja mais e melhor retenção de conhecimento. Há muito tempo utilizamos videoaulas, leituras de materiais, resumos e exercícios, sendo sempre necessário passar por etapas de estudos que abarcam aprendizados passivos e ativos.

Só para deixar claro, as formas passivas de aprendizagem não possibilitam muito envolvimento com os estudos, um exemplo disso: é ler somente o material sem que os pontos mais importantes sejam anotados ou grifados. Já a aprendizagem ativa requer envolvimento, seja grifando o material, criando resumos ou fazendo anotações. Pesquisas comprovam que o aprendizado ativo auxilia no processo de memorização, pois este requer a utilização de mais de um sentido.

Outro aspecto interessante, que gostaria de comentar com vocês, é a curva do esquecimento – é importante conhecê-la! Vocês já ouviram falar sobre o assunto?

– Vou explicar rapidinho.

Estudos realizados pelo alemão Hermann Ebbinghaus mostram que com o passar do tempo o nosso cérebro tende a esquecer aquela informação adquirida que não é revisada constantemente. Em um prazo de 24 horas, ela é praticamente toda esquecida. Um pouco assustador, né?

Mas fique calmo! Isso ocorre como forma de proteção. O nosso cérebro evita ficar sobrecarregado e por isso passa a se desfazer de informações que não são revisadas regularmente, guardando só aquelas que estão sendo sempre relembradas. Por esse motivo é importante sempre revisar para que a memória seja criada ou, como dizem por aí, para que a memória fique sempre fresca.

Já que uma das melhoras formas para  memorizar o conteúdo é sempre revisa-lo, o ideal é utilizar várias técnicas de estudos que proporcionam a aprendizagem ativa, um desses recursos são os flashcards. Ferramenta esta que agora faz parte do nosso sistema de ensino.

Conheça melhor as suas funcionalidades!

O que são os flashcards e como eles funcionam?

Trata-se de cartões que possuem perguntas e respostas. Os cartões possuem dois lados, em um dos lados há a pergunta e no outro lado, a resposta. É bem simples! O aluno deve ler a pergunta e tentar respondê-la, depois de respondida é só virar o cartão e conferir a resposta. A técnica tem como objetivo impulsionar a memória no período da aprendizagem, auxiliando na memorização dos conteúdos.

Para manter a eficiência nos estudos, separe sempre os Flashcards que você costuma acertar as respostas daqueles que você erra sempre e passe a reforçar o conteúdo que ainda não está memorizado.

Como são os Flashcards do Gran Cursos Online?

Os Flashcards foram desenvolvidos pela equipe de professores do Gran Cursos Online, baseado nos conteúdos que mais costumam ser cobrados nas provas de concurso.

Para utilizá-los, basta escolher os cartões de interesse, fazer a impressão e recortá-los.

Confira:

Onde encontrar os flashcards do Gran Cursos Online?

Os flashcards estão sendo inseridos na plataforma gradualmente e podem ser localizados na aba de aulas em PDF, no último item.

Os cursos abaixo já disponibilizam a ferramenta:

  • SEFAZ/BA
  • ISS/Guarulhos
  • ISS/Curitiba
  • ISS/Manaus
  • MPC/PA
  • Marinha

Prontinho! Agora é só treinar.

Eu, ainda, indico aos alunos criarem os seus próprios flashcards. Esse processo de criação contribui para o aprendizado, consolidação e revisão dos conteúdos.

Eu espero que vocês gostem e utilizem bastante a ferramenta!

Aproveite e conheça AQUI nosso Sistema  Gran de Ensino.

Gustavo Scatolino

 

Gustavo Scatolino

Atualmente é Procurador da Fazenda Nacional. Bacharel em Direito e Pós-graduado em Direito Administrativo e Processo Administrativo. Ex-Assessor de Ministro do STJ. Aprovado em vários concursos públicos, dentre eles, Analista Judiciário do STJ, exercendo essa função durante 5 anos, e Procurador do Estado do Espírito Santo.

 


WHATSAPP GCO: receba gratuitamente notícias de concursos! Clique AQUI!

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


1 de Março de 2019