Foco

Avatar


05 de abril1 min. de leitura

Um dos termos  mais mencionados no mundo dos concursos, seria ter FOCO. Vocês concordam? E uma palavra som sentidos que são dados de forma BIZARRA. Explicações sobre algo tão importante. Quer ter foco? Tenha disciplina. Quer ter disciplina? Tenha constância. Quer ter constância ? Tenha foco.

Você entendeu? Eu também nunca entendi. NADA.

O fato é que não existe algo claro no sentido de tal palavra, se a pessoa não possuir um conhecimento e formação profundos em neurociência. Caso contrário, as explicações são pífias e se tornam como ÁGUA. E com açúcar..

Falar de foco, significa falar sobre circuitos de dopamina, expectativa de prazer, rede modo padrão no nosso cérebro, e principalmente tudo que pode tirar a sua estrutura de aprendizagem naquele momento. Iremos falar de muitas técnicas para você usar no decorrer dessa maratona que é estudar.

Você sabia que premiar mais o esforço ao resultado pode te dar mais atenção e foco? E quantas vezes já foi dito que você cumprir as metas te mantém mais focado? Quem está avaliando tal qualidade? Já parou para pensar nisso? Esse é  um dos enganos que iremos falar do que dizem por aí.

Fazer horas de estudo medidas, nunca terá eficácia se você não manteve a sua atenção no seu conteúdo. Não adianta medir se você não tem qualidade e associar o seu ESFORÇO à RECOMPENSA e não ficar na quantidade. Isso inclusive desvia a sua atenção na aprendizagem.

Quer saber mais sobre tal assunto interessante e sob uma perspectiva psicológica e neurocientífica? Venha comigo para mais um DIVÃ!

Avatar


05 de abril1 min. de leitura