Realizou a prova do Concurso AGSUS Temporários? Agora é a hora de descobrir como você se saiu! Acompanhe aqui o gabarito extraoficial para conhecimentos gerais do cargo de Analista de Gestão e confira seu desempenho no certame da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS – AgSUS.
O edital ofertou 30 vagas para nível médio e superior, com remunerações iniciais de até R$ 16,6 mil. A seleção registrou 13.275 candidatos inscritos.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova AGSUS Temporários:
| Destaques: |

Gabarito AGSUS Temporários: gabarito extraoficial
O gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da avaliação de Experiência Profissional, serão divulgados no site: https://conhecimento.fgv.br/processoseletivo/agsus25
Enquanto isso, você pode conferir o gabarito extraoficial do Gran para as disciplinas de conhecimentos gerais do cargo de Analista de Gestão.
Para a correção foi utilizada a prova disponível neste link.
Confira os comentários dos professores por disciplinas logo abaixo:
Gabarito AGSUS Temporários: Língua Portuguesa
QUESTÃO NÚMERO: 01
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Questão 1 – B
A conclusão generaliza um comportamento (apelar para golpes ou roubos) como consequência direta da condição econômica (ganhar pouco), sem considerar outros fatores como educação, valores morais, contexto social, etc., de forma que a conclusão não decorre logicamente da premissa.
QUESTÃO NÚMERO: 02
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Questão 2 – E
Ocorre uma má estruturação das frases no silogismo, pois o erro está na forma do raciocínio, não no conteúdo das premissas.
O correto seria:
Todas as cidades históricas têm igrejas.
Brasília é uma cidade histórica.
Logo, Brasília tem igrejas.
QUESTÃO NÚMERO: 03
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: B / A
COMENTÁRIO:
Questão 3 – B / A
Trata-se de questão que pode gerar polêmica. O enunciador não recorre a expressões de opinião explícita como “creio” ou “penso que”, tampouco confronta ou rebate outros pontos de vista. Em vez disso, apresenta uma posição como se fosse uma verdade amplamente aceita, assumindo que a Lei Seca tem esse efeito positivo sobre a segurança. Esse tipo de construção revela uma estratégia argumentativa em que a opinião é tratada como consenso ou dado objetivo, sem indicação de que se trata de uma visão particular ou passível de contestação.
Importa destacar que, embora a banca possa considerar correta a alternativa A, tal opção não se mostra a mais adequada, justamente pela inexistência de marcas explícitas de subjetividade no trecho.
QUESTÃO NÚMERO: 04
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Questão 4 – D
O termo “diretamente”, que é advérbio de modo, modifica o verbo “atirou”, especificando como a ação foi realizada. Seu uso é coerente com o contexto, pois transmite a ideia de que a pedra foi lançada de forma direta, sem hesitação e sem desvios. Além disso, está posicionado adequadamente na frase, contribuindo para a clareza e fluidez da expressão.
QUESTÃO NÚMERO: 05
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: D / E
COMENTÁRIO:
Questão 5 – D / E
Trata-se de questão que pode gera polêmica, em vista de possibilidade de respostas múltiplas. Contudo, entre as opções apresentadas, a melhor alternativa é a do item D, visto que adequadamente o gerúndio “deixando-se” expressa a ação simultânea, o resultado ou propósito da ação principal (“abriu a janela”).
Ressalte-se que a banca pode optar pela alternativa E como resposta; contudo, não se trata da melhor resposta, visto que, apesar da indicação de consequência do gerúndio, pode haver erro de indicação de agente, pois, por um momento, parece que o ataque de asma é que deixou o cinema.
QUESTÃO NÚMERO: 06
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Questão 6 – C
O verbo condenar é transitivo direto, razão pela qual o pronome adequado a ser a ele associado é “os”, que sempre atua como objeto direto. No contexto, “lhes” atuaria como objeto indireto, o que implica seu uso indevido.
QUESTÃO NÚMERO: 7
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Questão 7 – E
No item E, “por que” subentende motivo na sequência (saber por que motivo os turistas”, razão pela qual corretamente se apresenta separado: “por que”. No item A, o certo seria “devo desembarcar deste navio” ou “devo embarcar nesse navio”; no item B, o certo seria “Esse relógio”; em D, o certo seria “uma estátua que era inteiramente de mármore”; em E, o certo seria “senão ele”.
QUESTÃO NÚMERO: 08
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Questão 8 – A
No item A, a descrição apresenta características físicas — “moreno”, “pernas um pouco arqueadas” — e também traços psíquicos/comportamentais — “muito humilde” e “bastante discreto”, o que atende perfeitamente ao critério da questão. O item B foca no físico (“pequena estatura”, “um pouco magro”, “porte atlético”); o C descreve apenas traços de comportamento social (“amável”, “conversava com os moradores”), sem menção ao físico; o D apresenta traços psíquicos negativos (“grosseiro”, “mal-humorado”, “antipático”), mas não há descrição física; o E foca no físico (“baixo”, “gordinho”, “óculos de lentes grossas”, “andar parecido ao dos bêbados”), mas o aspecto psíquico é ausente ou ambíguo.
QUESTÃO NÚMERO: 09
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Questão 9 – C
A descrição foi pobre não por falta de elementos na obra, mas por falta de disposição e interesse do guia em valorizá-la. Essa atitude revela uma limitação subjetiva, ou seja, psicológica: o desagrado pessoal do guia influencia negativamente a escolha dos elementos que ele decide destacar, tornando a descrição pobre e pouco informativa.
QUESTÃO NÚMERO: 10
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Questão 10 – A
A descrição se apresenta com o observador em movimento e paisagem estática. O texto utiliza a expressão “conforme subia o caminho”, que indica claramente que o observador está se deslocando — ele sobe a trilha, percebe mudanças na vegetação e sente o cansaço aumentar. A paisagem, por sua vez, permanece estática, sendo revelada aos poucos conforme o movimento do observador.
QUESTÃO NÚMERO: 11
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: D / E
COMENTÁRIO:
Questão 11 – D / E
Trata-se de questão possivelmente problemática. Da forma apresentada na prova, a resposta mais adequada seria o item D, visto que ali “grave” qualifica o modo como o problema se apresenta, indicando intensidade ou grau.
Contudo, no item E, o termo assinalado é “lugar”, que é substantivo cujo adjetivo seria “último”. Caso o adjetivo tivesse sido corretamente destacado, “último” indicaria posição em uma sequência, contexto em que se expressa situação transitória, isto é, um estado circunstancial (estar em último lugar, e não ser essencialmente “último”). Isso poderia levar ao item E como possível resposta; entretanto, isso é inviabilizado pelo erro na marcação do item.
QUESTÃO NÚMERO: 12
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Questão 12 – A
No item A, o segmento “Aproximei-me da janela” funciona como uma preparação para a descrição que vem em seguida: “O sol ainda não tinha aparecido, mas já havia pássaros à procura de alimento.” O movimento do observador até a janela abre a cena e permite que ele veja e relate o que está acontecendo lá fora, ou seja, o trecho inicial introduz o ponto de vista e prepara o leitor para a descrição da paisagem e da ação dos pássaros.
QUESTÃO NÚMERO: 13
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Questão 13 – B
No item B, o foco está na apresentação de um cenário/estado (“a praça estava cheia”) e na caracterização das pessoas e suas atividades habituais (crianças iam para o colégio, trabalhadores passavam). Tal segmento é descritivo, pois apresenta uma imagem estática da praça e das pessoas, sem uma sequência de ações que caracterize uma narrativa. Ele retrata o ambiente e o movimento cotidiano de forma pictórica, como se fosse uma fotografia verbal.
QUESTÃO NÚMERO: 14
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Questão 14 – B
O trecho menciona Napoleão, uma figura real e histórica, e faz referência às pirâmides egípcias e à situação política da França, o que indica que o enredo se insere em um contexto verídico e datado, ainda que possa conter elementos ficcionais. Em vista dessas características, trata-se de um romance histórico, que é de fato caracterizado por narrativas que se passam em períodos históricos reais, com personagens e eventos que existiram, embora muitas vezes sejam misturados com ficção para enriquecer a trama.
QUESTÃO NÚMERO: 15
PROF. GUSTAVO SILVA
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Questão 15 – E
No item E, a construção “apesar de a indústria passasse dificuldades” está gramaticalmente incorreta, visto que o verbo “passasse” está no pretérito imperfeito do subjuntivo, mas, no contexto, após “apesar de”, o correto seria reduzir a oração mediante o emprego de infinitivo: Apesar de a indústria ter passado dificuldades.
Gabarito AGSUS Temporários: Raciocínio Lógico
QUESTÃO NÚMERO: 16
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

QUESTÃO NÚMERO: 17
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Vamos chamar os lados dos três quadrados de x, y e z, respectivamente. Assim, teremos a seguinte figura:

Pela figura, podemos ver que:
x + y + z =25
x= y + 3 então y = x -3
x = z + 5 + 3 = z +8 então z =x – 8
Substituindo os valores de y e z na primeira equação, temos:
x + y + z =25
x + (x-3) + x – 8 = 25
3x -11= 25
∴3x= 25 +11= 36
∴x= 36/3 =12
Portanto, o lado do maior quadrado é igual a 12, e os lados dos demais são iguais a:
y= x – 3 = 12 – 3 = 9
z= x – 8 = 12 -8 = 4
Por fim, a área hachurada pedida pode ser escrita como a soma das áreas de dois retângulos: o primeiro com base igual a ‘y’ e altura igual a 3; e o segundo com base igual a ‘z’ e altura igual a 8.
S = 3.y + z.8
S = 3.9 + 4.8 =27 + 32 = 59
Gabarito: D.
QUESTÃO NÚMERO: 18
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Como o dado tem 6 faces (ou seja, 3 pares de faces), e a soma de faces opostas duas a duas é igual a 7, podemos concluir que a soma das faces do dado é igual a 21. Poderíamos ter chegado a esse conclusão também somando:
total das faces do dado=1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 = 21
Vale notar que a única face não-visível é a que está em contato com a mesa. Portanto, sendo “x” e “y” os valores numéricos das faces em contato com a mesa, temos que a soma dos números visíveis nos lançamentos dos dois dados é:
S = (21- x ) +( 21 – y ) = 42 – x – y
Como essa soma é igual a 33 pelo enunciado, podemos escrever:
S= 42 – x – y = 33
∴x + y = 42 – 33 = 9
Considerando que um dado pode ser 1 a 6, é possível que as faces em contato no chão possam ter sido 6 e 3 ou 5 e 4 para que a soma seja igual a 9.
Desse modo, o menor número possível é igual a 3.
Gabarito: C.
QUESTÃO NÚMERO: 19
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Primeiramente, vamos calcular o volume da cisterna em metros cúbicos e converter para litros, considerando que 1 m3 = 1000 L.
V = 3,2 ⋅ 2,5 ⋅ 1,5 =12 m3 = 12000 L
Como o volume de produto é proporcional ao volume do reservatório, podemos
V/10 = 12000/500
∴V= 12000/500 ⋅10 = 24 ⋅10 = 240 mL
Gabarito: E.
QUESTÃO NÚMERO: 20
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Primeiramente, vamos calcular o número de possibilidades de arranjos diferentes das quatro pessoas:
#totais = 4 ⋅ 3 ⋅ 2 ⋅ 1 = 24
Agora, vamos calcular as combinações favoráveis, isto é, em que os dois casais não se sentam juntos. Para isso, vamos escolher primeiramente a pessoa que está na segunda posição (são 4 opções):
____ 4 ____ _____
O cônjuge dessa pessoa só pode estar na quarta posição, pois eles não podem ficar juntos.
____ 4 ____ 1
Para as outras duas posições, podemos colocar o outro casal em qualquer ordem. Assim, são 2! possibilidades:
#favoráveis = 4 ⋅ 2! = 4 ⋅ 2 .1 = 8
Então, a probabilidade de que nenhum dos dois casais se sente junto é:
P =#favoráveis/#totais = 8/24 = 1/3
Gabarito: B.
QUESTÃO NÚMERO: 21
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Primeiramente, vamos calcular o tempo que Jonas levou para chegar à fazenda:
6 h 45
(–) 4 h 30
2 h 15
Portanto, Jonas levou 2 horas e 15 minutos para chegar à fazenda. Para calcular o tempo da volta, é mais fácil converter tudo para minutos, lembrando que 1 hora tem 60 minutos.
tempo da ida = 2 ⋅ 60 + 15 = 120 +15 = 135 minutos
Como o tempo da volta é menor em 1/3 do que a ida, podemos calcular que o tempo da volta será:
tempo da ida = 23 ⋅135 = 2 ⋅ 45 = 90 minutos
O tempo de 90 minutos é igual a 1 hora e 30 minutos. Agora, vamos somar a hora que Jonas chegou, o tempo de 1 hora e 40 minutos de espera e o tempo de 1 hora e 30 minutos gasto para o retorno.
6 h 45
1 h 40
(–) 1 h 30
8 h 115
Por fim, vamos converter o tempo de 115 minutos para horas e minutos. Para isso, basta dividir por 60.
115 60
– 60 1
(55)
Portanto, 115 minutos é igual a 1 hora e 55 minutos. Ao somar 8 horas, podemos concluir que Jonas retornou às 9h55.
Gabarito: E.
QUESTÃO NÚMERO: 22
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
As equivalências clássicas do Operador Condicional são:
- A inversão, em que se nega as duas frases e elas são trocadas de ordem;
“SE Milton NÃO saiu para passear, ENTÃO está chovendo”
- O operador OU, a famosa regra MANÉ: mantém a primeira ou nega a segunda
“Está chovendo OU Milton saiu para caminhar”
Portanto, a única opção possível é a que consta na letra E.
Gabarito: E.
QUESTÃO NÚMERO: 23
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Seja “x” o percentual de homens e “1 – x” o percentual de mulheres, tendo em vista que os dois devem somar 1 (ou 100%).
O percentual geral de pessoas acima do peso pode ser obtido como a média aritmética ponderada:
18% = x ⋅ 30% +( 1 – x ) ⋅ 10 % x + 1 – x = x ⋅30% + 1 – x ⋅10% 1
Simplificando os percentuais dos dois lados, temos:
18= 30 x + (1 – x) ⋅10
18 = 30x + 10- 10 x
Vamos isolar o “x”:
∴18 – 10 = 30x -10x
8 = 20x
Então, temos:
∴x = 820 = 0,40 = 40%
Gabarito: C.
QUESTÃO NÚMERO: 24
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Vamos analisar as afirmações.
a) Não é possível, porque 98 não é divisível por 6. Afirmação incorreta.
b) Isso não é garantido. É possível, por exemplo, que 2 caixas tenham 21 moedas e que as demais 4 caixas tenham 14 moedas cada uma.
c) Se todas as caixas tiverem 16 moedas ou menos, o número máximo de moedas armazenadas nessa situação seria:
#máximo=16 ⋅ 6 = 96
Como precisam ser guardadas 98 moedas, não seria possível, portanto, deixar o máximo de 16 moedas em cada caixa. Então, pelo menos uma caixa terá mais de 16 moedas. Afirmação correta.
d) Se três caixas tiverem 22 moedas, só aí já seriam gastas 66 moedas. Sobram, portanto, 32 moedas.
Como o número mínimo de cada caixa é de 12 moedas, as outras 3 caixas deveriam ter, no mínimo, 3.12 = 36 moedas. Logo, se três caixas tiverem 22 moedas, não sobram moedas suficientes para serem colocadas nas outras caixas.
Portanto, tal situação é impossível.
e) Por outro lado, se 3 caixas tiverem 12 moedas, serão gastadas 36 moedas só aí. Sobram, portanto, 98 – 36 = 62 moedas.
As outras 62 moedas precisam ser distribuídas nas outras caixas, e podem ser colocadas da seguinte forma: 22 em uma caixa e 20 nas outras duas.
Portanto, é sim possível ter 3 caixas com o número mínimo de moedas. Afirmação incorreta.
Gabarito: C.
QUESTÃO NÚMERO: 25
PROF. THIAGO CARDOSO
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Vamos calcular o total de possibilidades de retirar 2 notas em uma gaveta contendo 6 notas.

Podemos calcular a probabilidade complementar. Para isso, vamos calcular os casos não-favoráveis, que são aqueles em que a soma das duas notas é igual a 30 reais. Para isso, devem ser retiradas obrigatoriamente uma nota de 20 reais e uma nota de 10 reais. Para isso, são 2 opções notas de 20 reais e 4 opções de notas de 10 reais.
#não-favoráveis= 2 ⋅ 4 = 8
Portanto, a probabilidade desejada é: P=1 – 8/15 = 7/15
Gabarito AGSUS Temporários: Legislação
QUESTÃO NÚMERO: 26
PROF. NATALE SOUZA
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Todas as alternativas estão corretas, em conformidade com a Lei 8.142/90.
QUESTÃO NÚMERO: 27
PROF. NATALE SOUZA
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Art. 6º Fica o Poder Executivo federal autorizado a instituir a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AGSUS), serviço social autônomo, na forma de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, com a finalidade de promover, em âmbito nacional, a execução de políticas de desenvolvimento da atenção à saúde indígena, nos diferentes níveis, e das atenções primária e especializada à saúde, com ênfase: (Redação dada pela Lei nº 15.233, de 2025)
I – na saúde da família;
II – em áreas com vazios assistenciais e nos locais de difícil provimento; (Redação dada pela Lei nº 14.621, de 2023)
oção da telessaúde nas atenções primária e especializada à saúde no SUS; (Redação dada pela Lei nº 15.233, de 2025)
IV – na promoção da formação profissional, especialmente na área de saúde da família; e
V – na incorporação de tecnologias assistenciais e de gestão relacionadas com as atenções primária e especializada à saúde. (Redação dada pela Lei nº 15.233, de 2025)
QUESTÃO NÚMERO: 28
PROF. NATALE SOUZA
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
De acordo com a Lei 8.080/90, art. 6º – § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
QUESTÃO NÚMERO: 29
PROF. NATALE SOUZA
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Todos os itens estão em conformidade com o código de ética da AGSUS.
QUESTÃO NÚMERO: 30
PROF. NATALE SOUZA
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Entende-se por produtividade compassiva um conjunto de práticas laborais e processos de trabalho voltados à geração de valor e ao alcance de resultados que estejam em compasso com o bem-viver do trabalhador, incentivando a cooperação e a colaboração em equipes e com ênfase na ergonomia, na educação corporativa, na aprendizagem autodirigida, na inovação e na importância do descanso e da fruição do tempo livre.
Gabarito AGSUS Temporários: Noções de Informática
QUESTÃO NÚMERO: 31
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
31- Sobre as funcionalidades de revisão e controle de mudanças em documentos do MS,Word 365 (BR), avalle as afirmativas a seguir.
1. A ferramenta “Controlar Alterações” registra todas as edições feitas no documento, como inserções, exclusões e formatação, permitindo sua aceltação ou rejeição posterior.
VII. A funcionalidade “Comentários” permite adicionar anotações e observações às margens do documento sem alterar o texto principal, sendo útil para discussões e feedback.
III. É possível proteger o documento com uma senha restringindo a habilidade de outros usuários de desligarem o “Controlar Alterações”, garantindo que todo o processo editorial seja rastreado.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) I e ll, apenas.
(C) Il e Ill, apenas.
(D) I e Ill, apenas.
(E) I, II e Ill.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA E
COMENTÁRIO:
I. A ferramenta “Controlar Alterações” registra todas as edições feitas no documento, como inserções, exclusões e formatação, permitindo sua aceitação ou rejeição posterior.
Verdadeiro.
O “Controlar Alterações” (Controlar Mudanças) registra tudo o que é alterado no documento — textos adicionados/removidos, alterações de formatação etc. Depois, é possível revisar cada alteração e decidir se aceita ou rejeita.
II. A funcionalidade “Comentários” permite adicionar anotações e observações às margens do documento sem alterar o texto principal, sendo útil para discussões e feedback.
Verdadeiro.
A opção “Comentários” serve exatamente para adicionar anotações laterais, sem alterar o conteúdo do texto. Muito usado em revisões colaborativas.
III. É possível proteger o documento com uma senha, restringindo a habilidade de outros usuários de desligarem o “Controlar Alterações”, garantindo que todo o processo editorial seja rastreado.
Verdadeiro.
O Word permite que você proteja o documento para que o “Controlar Alterações” não possa ser desabilitado sem senha. Assim, todas as alterações ficam rastreadas, garantindo integridade no processo de revisão.
QUESTÃO NÚMERO: 32
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
32- Avalie a planilha MS Excel 365 (BR) tabela a seguir.

Para encontrar o “Salário” de “Maria” na planilha, deve-se usar a seguinte fórmula:
A) =PROCX(“Maria”; A2:A4; B2:B4)
(B) =PROCX(B2:B4; A2:A4; “Maria”)
(C) =PROCX(“Maria”; B2:B4; A2:A4)
(D) =PROCX(A2:A4; “Maria”; B2:B4)
(E) =PROCX(“Maria”; A:A; B:B)
GABARITO PRELIMINAR: LETRA A
COMENTÁRIO:
A função PROCX (Equivalente ao XLOOKUP no Excel em português) tem a seguinte estrutura básica:
PROCX(valor_procurado; matriz_procurada; matriz_retorno)
valor_procurado: O que você está procurando (neste caso, “Maria”).
- matriz_procurada: Onde você vai procurar este valor (coluna de Funcionário, A2:A4).
- matriz_retorno: De onde deseja o retorno correspondente (coluna de Salário, B2:B4).
- A) =PROCX(“Maria”; A2:A4; B2:B4)
Procura “Maria” na matriz de funcionários (A2:A4) e retorna o valor correspondente na matriz de salários (B2:B4).
QUESTÃO NÚMERO: 33
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
33- Durante um download de um arquivo, um usuário observa que a velocidade de transferência é de 8 Mbps (Megabits por segundo).
A velocidade efetiva de download, em Megabytes por segundo (MB/s), é de, aproximadamente,
(A) 1 MB/s.
B) 8 MB/s.
(C) 64 MB/s.
(D) 0,5 MB/s.
(E) 10 MB/s.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA A
8 Mbps (Megabits por segundo)
1 Byte = 8 bits
Portanto, para converter de Megabit para Megabyte, basta dividir o valor por 8.
8/8 = 1.
QUESTÃO NÚMERO: 34
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
34- Um usuário recebe um e-mail aparentemente de seu banco, solicitando urgentemente que clique em um link para regularizar sua conta. O link leva a um site visualmente idêntico ao do banco, mas criado por criminosos para roubar suas credenciais.
Essa prática maliciosa é conhecida como
(A) Spyware.
(B) Phishing.
(C) Backdoor.
(D) Ransomware.
E) Worm.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA B.
Phishing é uma prática ilícita em que criminosos tentam enganar vítimas para obter informações confidenciais, como senhas, dados bancários ou cartões de crédito, geralmente por meio de mensagens falsas, mas convincentes.
Vamos descartar as outras opções rapidamente:
- Spyware: Programa espião que coleta informações do usuário sem consentimento.
- Backdoor: Falha ou “porta dos fundos” no sistema, usada para acesso não autorizado.
- Ransomware: Malware que sequestra dados e exige resgate.
- Worm: Programa auto replicante que se espalha automaticamente em redes.
QUESTÃO NÚMERO: 35
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
35- sobre os mecanismos de busca de arquivos nas versões do Windows, avalie as afirmativas a seguir.
I. No Windows 7, a busca instantânea no Menu Iniciar permite localizar programas, arquivos e configurações digitando diretamente no campo de busca.
II. No Windows XP, e possível usar o caractere coringa * para representar qualquer sequência de caracteres em um nome de arquivo durante uma busca.
III. O Windows 8 substitui o Menu Iniciar tradicional por uma tela Inicial, mas a funcionalidade de busca permanece, sendo acessada digitando-se diretamente nessa tela.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) l e lI, apenas.
(C) Il e Ill, apenas.
(D) I e Ill, apenas.
(E) I, Il e III.
GABARITO: PRELIMINAR: LETRA E
COMENTÁRIO:
I. No Windows 7, a busca instantânea no Menu Iniciar permite localizar programas, arquivos e configurações digitando diretamente no campo de busca.
Verdadeiro.
No Windows 7, ao clicar no Menu Iniciar, você pode digitar diretamente no campo de busca para encontrar programas, arquivos e até configurações. É a chamada busca instantânea, recurso amplamente utilizado e uma das grandes novidades dessa versão.
II. No Windows XP, é possível usar o caractere coringa * para representar qualquer sequência de caracteres em um nome de arquivo durante uma busca.
Verdadeiro.
O Windows XP permite o uso de curingas (* e ?) nas buscas no Windows Explorer. Por exemplo, *.doc encontra todos os arquivos com extensão .doc no diretório.
III. O Windows 8 substitui o Menu Iniciar tradicional por uma tela Inicial, mas a funcionalidade de busca permanece, sendo acessada digitando-se diretamente nessa tela.
Verdadeiro.
No Windows 8, o Menu Iniciar foi substituído pela Tela Inicial (“Start Screen”). A busca não desapareceu: basta o usuário começar a digitar qualquer termo nessa tela para ser exibido o campo/resultado de busca automaticamente.
QUESTÃO NÚMERO: 36
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
36- No Windows 8, 0 atalho de teclado que abre a Barra de Charms é
(A) Alt + Tab.
(B) Win + C.
(C) Win + X.
(D) Ctrl + Esc.
(E) F1.
GABARITO PRELIMINAR LETRA B
COMENTÁRIO
(A) Alt + Tab → Alterna entre janelas abertas.
(B) Win + C → Abre a Barra de Charms no Windows 8.
(C) Win + X → Abre o menu de opções avançadas (menu rápido).
(D) Ctrl + Esc → Abre o Menu Iniciar (equivalente ao pressionar Win).
(E) F1 → Ajuda.
QUESTÃO NÚMERO: 37
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
37- A função “OCR” (Optical Character Recognition), disponível em alguns softwares para PDF, é utilizada primariamente para:
(A) Reduzir o tamanho do arquivo PDF por meio de compressão de imagens.
B) Identificar e converter textos presentes em imagens ou documentos digitalizados em texto pesquisável e editável.
(C) Criptografar o conteúdo do documento com uma senha de segurança.
(D) Realizar a verificação ortográfica de todo o documento em um único passo.
(E) Converter arquivos de outros formatos, como PowerPoint, para PDF.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA B
COMENTÁRIO:
A função OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres, ou Optical Character Recognition, em inglês) serve para identificar e converter textos presentes em imagens ou documentos digitalizados em texto pesquisável e editável. Ou seja, ela “lê” o texto dentro de uma imagem escaneada e o transforma em texto real que pode ser copiado, pesquisado e editado.
QUESTÃO NÚMERO: 38
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
38- Para garantir que um documento PDF seja acessível para pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de tela, é fundamental que ele possua uma estrutura subjacente específica. Nesse sentido é necessário que o documento
(A) esteja no formato PDF/X.
(B) possua um alto nível de contraste visual entre o texto e o fundo.
(C) seja criado a partir de uma digitalização colorida de alta resolução.
(D) esteja protegido por senha para evitar alterações em sua estrutura.
(E) contenha “tags” de acessibilidade que definam a estrutura lógica do conteúdo (títulos, parágrafos, listas, etc.).
GABARITO: PRELIMINAR: LETRA E
COMENTÁRIO:
Para que um documento PDF seja verdadeiramente acessível para pessoas com deficiência visual que utilizam leitores de tela, é fundamental que ele tenha uma estrutura “tagueada”: ou seja, ele deve conter “tags” (marcação) de acessibilidade que indicam os elementos do documento (como títulos, parágrafos, listas, tabelas, imagens com descrição, etc.).
Essas tags permitem que o leitor de tela entenda a ordem lógica e semântica do conteúdo, viabilizando a navegação por seções e o correto entendimento das informações—fundamental para acessibilidade real.
QUESTÃO NÚMERO: 39
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
39- Além do uso de senhas fortes, muitos serviços bancários online exigem um segundo fator de autenticação para confirmar a identidade do usuário. Esse segundo fator, que geralmente é algo que o usuário possui, pode ser
(A) a resposta para uma pergunta de segurança, como o nome do seu primeiro animal de estimação.
(B) um token físico ou um aplicativo gerador de códigos de acesso único e temporário no smartphone.
(C) uma senha complexa com mais de 16 caracteres, Incluindo simbolos.
(D) o endereço de e-mail alternativo cadastrado para recuperação de conta.
(E) o número do CPF e data de nascimento do usuário.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA B
COMENTÁRIO:
O segundo fator de autenticação (também chamado de “autenticação em dois fatores” ou 2FA), além da senha, deve ser um elemento diferente do que o usuário sabe (exemplo: senha, resposta de segurança). Ele geralmente é algo que o usuário possui (como um dispositivo físico ou aplicativo gerador de códigos temporários). Assim, só quem tem acesso a esse segundo elemento pode efetuar operações, aumentando bastante a segurança.
São exemplos comuns: token bancário, aplicativo de autenticação (Google Authenticator, Authy), SMS com código temporário.
QUESTÃO NÚMERO: 40
PROF. FABRÍCIO MELO
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
40- Um usuário deseja personalizar e adicionar novas funcionalidades ao seu navegador, como um bloqueador de anúncios mais eficiente ou um gerenciador de notas. Para isso, ele deve acessar
(A) o gerenciador de tarefas interno do navegador.
(B) as configurações de privacidade e segurança.
(C) a loja de extensões ou add-ons oficiais do navegador.
(D) a opção de restaurar configurações padrão.
(E) o mecanismo de busca integrado à barra de endereços.
GABARITO PRELIMINAR: LETRA C
COMENTÁRIO:
Se um usuário deseja adicionar novas funcionalidades ao navegador — como bloqueador de anúncios, gerenciador de notas, tradutor automático, entre outros — o procedimento correto é acessar a loja de extensões (chamadas também de “add-ons” em alguns navegadores). Lá é possível pesquisar, instalar e gerenciar complementos desenvolvidos para expandir os recursos do navegador.
Gabarito AGSUS Temporários: recursos
Para interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar ou contra o resultado preliminar da avaliação de experiência profissional, o candidato deverá utilizar os formulários específicos disponíveis no site: https://conhecimento.fgv.br/processoseletivo/agsus25.
Gabarito AGSUS Temporários: análise
Fez a prova da AGSUS Temporários neste domingo (12/10)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do concurso AGSUS Temporários
| Concurso AGSUS Temporários | Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS – AgSUS |
|---|---|
| Situação atual | Edital publicado |
| Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas |
| Cargos | Analista de Gestão Auxiliar de Gestão |
| Escolaridade | Nível médio e superior |
| Carreiras | Jurídica, arquitetura, comunicação social, contabilidade, enfermagem, engenharia, saúde e psicologia, TI |
| Lotação | Brasília, Distrito federal |
| Número de vagas | 130 + CR |
| Remuneração | R$ 4.000,00 a R$ 16.663,50 |
| Inscrições | 28/07 a 25/08/2025 |
| Prova objetiva | 12/10/2025 |
| Clique aqui para ver o edital AGSUS | |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151344/bf25-ai-dupla-prorrogado-cabecalho.webp)
![[BLACK FRIDAY 2025] Ilimitada Dupla Prorrogado – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/11/27151935/bf25-ai-dupla-prorrogado-post.webp)



Participe da conversa