Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Confira aqui!

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: confira aqui os comentários de nossos mestres sobre a prova

Por
21 min. de leitura

O Concurso Câmara de Fortaleza CE para ingresso na Câmara Municipal está com provas aplicadas.

O Gran está realizando a correção da avaliação e divulgará o Gabarito Câmara de Fortaleza CE Extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Câmara de Fortaleza CE:

Gabarito Câmara de Fortaleza CE: Gabarito extraoficial

O gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial está em elaboração, aguarde para maiores informações!

Gabarito Câmara de Fortaleza CE: Comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Agente Administrativo comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Utilizamos a PROVA AMARELA como referência: Clique aqui para acessar!

Navegue pelo índice abaixo de acordo com a disciplina:

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Língua Portuguesa

QUESTÃO 1 A 10 – Prof. Gustavo Silva

QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
No termo “Aos sonhos”, a presença da preposição “a” não é exigência da regência de um termo da frase, mas somente é empregada por razões enfáticas e pode até ser substituída por outra preposição: Não importa o preço dos/para os sonhos.

QUESTÃO NÚMERO: 2
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A retomada não está corretamente realizada na alternativa D, visto que o termo “teto” retoma a referência a “casa”, de sorte que o que se tem é o contrário do que afirma o item: trata-se da retomada do todo (“casa”) pela parte (“teto”).

QUESTÃO NÚMERO: 3
GABARITO PRELIMINAR: A/C
COMENTÁRIO:
O item C se mostra como melhor resposta, uma vez que, no segundo período, a pressuposição é de que o leitor pertencente ao signo de Peixes é “imune a toda trapaça” e, assim como o autor, o leitor tem esse conhecimento, que representa o “espaço comum”.

Ressalte-se que a banca pode considerar como correta a alternativa A, embora não seja a melhor opção, visto que faz referência a “algum dos signos”, ao passo que o comando deixa claro que se trata do signo “Peixes”.

QUESTÃO NÚMERO: 4
GABARITO PRELIMINAR: E/D
COMENTÁRIO:
Trata-se de uma questão polêmica, tendo em vista que a frase do comando está fora de contexto. No entanto, a alternativa E é a mais coerente, visto que o comentário pode ser entendido em um tom irônico, um tom de deboche após um comentário “inadequado dito pelo interlocutor”.

A banca, porém, pode considerar o item D como resposta apesar de não ser a melhor. Isso porque o emprego do ponto de exclamação sugere uma fala emotiva feita logo após algum comentário do interlocutor, mas não necessariamente “dito conscientemente fora de hora”.

QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
O verbo recolher é transitivo direto; portanto, seu complemento deveria ser o pronome oblíquo “o”: recolhê-los.

QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: A/C
COMENTÁRIO:
Outra questão polêmica, visto que textos injuntivos são aqueles que apresentam instruções e neles normalmente ordens são expressas por verbos no imperativo. Apesar de se perceber tal modo verbal nos itens A e B, tem-se aí expressões de aconselhamento, não de ordem, a qual, contudo, subjaz na frase do item C, disso decorre essa como melhor opção.

Por outro lado, o perfil oscilante da banca pode leva-la a optar pelo item A como resposta, visto que ali se tem o imperativo que mais se inclinaria, embora não de forma totalmente satisfatória, a uma pedido mais incisivo, quase ordem.

QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A troca de posição presente no item D altera as relações de causa e consequência presentes na frase original. No original, as crenças geram as emoções; na rescrita, essa relação é invertida, o que gera a modificação do sentido.

QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
O verbo trabalhar, em sua primeira ocorrência, está associado à ideia de dedicação e esforço durante o curso. Já a segunda ocorrência desse verbo na frase, está ligada à noção de conseguir um emprego, que é o foco da publicidade.

QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: B/C
COMENTÁRIO:
Nova questão polêmica em vista da imprecisão do comando, no que se refere a ser “considerado inadequado”. Aponta-se o item B como inadequado, em vista do cacófato gerado pela sequência “está lá”, que se assemelha a uma flexão do verbo estalar.

Contudo, a banca pode atribuir a inadequação ao emprego do advérbio “lá” em vez de ali no item C: “e esquecem como a colocaram ali”.

QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
O emprego de “vc”, a troca de pessoa gramatical em “Devo te dizer” e “mandar-te”, além da ambiguidade no trecho “não me agradam as fotos”, demonstram que não se respeitaram completamente as normas da comunicação escrita, que deveria ser pautada pelo padrão culto de linguagem. Disso decorre a correção do item B como resposta.

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Raciocínio Lógico e Matemático

Aguardando comentários

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Regimento Interno da Câmara Municipal de Fortaleza

QUESTÕES 16 a 25 – Prof Rafaela Maressa

QUESTÃO 16 B
Art. 16. Perderá o mandato o Vereador:
VI – que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado

QUESTÃO 17 D
ART 5 . § 3º O Vereador que não tomar posse na sessão de instalação deverá fazê-lo dentro do prazo de 15 (quinze) dias, salvo motivo justo, apresentado por escrito e aceito pela Mesa Diretora, sob pena de considerar-se haver renunciado tacitamente.

ART 21. § 2º O Suplente de Vereador convocado deverá tomar posse no prazo de 15 (quinze) dias corridos, contados da data da convocação, salvo no caso de motivo justo, apresentado por escrito à Câmara e aceito pela maioria absoluta dos Vereadores, quando se prorrogará o prazo, por igual período, uma única vez.

QUESTÃO 18 B
Art. 49. São atribuições do Primeiro-Secretário, além de outras previstas neste Regimento:
III – anotar as discussões e as votações;

QUESTÃO 19 D
Art. 9º. A Câmara Municipal de Fortaleza reunir-se-á, em sessão legislativa extraordinária, sempre que for convocada em período de recesso parlamentar.

§ 1º A convocação extraordinária far-se-á pelo Prefeito, pelo Presidente da Câmara ou a requerimento da maioria absoluta da Casa, em caso de urgência ou interesse público relevante.

§ 2º As sessões legislativas extraordinárias instalar-se-ão, desde que observada a antecedência mínima de 2 (dois) dias, e nelas é vedado tratar de assunto ou matéria estranha à convocação.

QUESTÃO 20 C
Art. 59. As Comissões Temporárias são:
I – Comissões Especiais;
Art. 194. A Lei Orgânica do Município poderá ser emendada mediante proposta:
I – de 1/3 (um terço), no mínimo, dos Vereadores;
II – do Chefe do Poder Executivo;
III – popular, subscrita por, no mínimo, 5% (cinco por cento) do eleitorado do município.
§ 1º Apresentado o projeto, será constituída Comissão Especial, composta de 9 (nove) membros designados nos termos do § 2º do art. 59.

QUESTÃO 21 E
Art. 28. Fica instituído o Colégio de Líderes, como instância exclusivamente consultiva, cuja finalidade é mediar impasse que porventura venha a ocorrer nos trabalhos da Câmara.

§ 2º O Líder do Governo e o Líder da Oposição terão direito a voz, no Colégio de Líderes, mas não a voto.

QUESTÃO 22 A
Art. 17. Considerar-se-á presente à sessão o Vereador que registrar sua presença na Ordem do Dia das sessões ordinárias e extraordinárias.
§ 4º A presença ou a ausência consignada na chamada para a Ordem do Dia deverá ser confirmada ou retificada em toda ocasião na qual se proceda à votação nominal ou à verificação de quórum, assim sucessivamente.

QUESTÃO 23 E
Art. 24. As representações de 2 (dois) ou mais partidos, por deliberação das respectivas bancadas, poderão constituir bloco parlamentar, sob liderança comum.
§ 1º A constituição de um bloco parlamentar e a escolha do seu líder e do seu vice-líder serão objeto de comunicação à Mesa Diretora, em documento subscrito pela maioria absoluta dos membros de cada representação partidária que o componha.

QUESTÃO 24 A
Art. 56. Às Comissões Permanentes, em razão da matéria de sua competência, e às demais Comissões, no que lhes for aplicável, cabe:
IV – encaminhar, por intermédio da Mesa Diretora, pedidos escritos de informação a Secretários Municipais e autoridades equivalentes;
IX – propor a sustação dos atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar, elaborando o respectivo decreto legislativo;
VIII – exercer a fiscalização e o controle dos atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração Indireta;

QUESTÃO 25 A
Art. 81. As Comissões Permanentes, às quais for distribuída uma proposição, poderão apreciá-la em reunião conjunta, por indicação do Presidente da Câmara ou por acordo dos respectivos Presidentes.
§ 1º A apreciação conjunta será obrigatória nos casos de proposições com tramitação em regime de urgência.
ART. 165 Parágrafo único. Matérias com tramitação em regime de urgência sofrerão discussão e votação em turno único em Plenário.

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Lei Orgânica Municipal

QUESTÕES 26 a 30 Prof Vinícios Ferreira

Questão 26
Letra C
Comentário:
Deve a Câmara julgar as contas do Prefeito. O parecer do Tribunal de Contas somente
deixará de prevalecer pelo voto de dois terços dos membros da Câmara, conforme Artigo 32, VIII, a.

Questão 27
Letra B
Comentário:
A CPI tem competência para realizar a verificação descrita na questão, por meio de seu
Presidente. O óbice é ilegal, nos termos do Artigo 29, § 3, IV.

Questão 28
Letra A
Comentário:
A imunidade material do Vereador se aplica apenas na Circunscrição do Município,
conforme o Artigo 38.

Questão 29
Letra B
Comentário:
XX poderá ocupar o cargo de Secretário, devendo ser licenciado pela Câmara. Ele poderá
optar pelo subsídio do mandato, conforme o Artigo 40, I, cc 40, § 2

Questão 30
Letra C
Comentário:
Caso a aquisição seja na forma de doação sem encargo, a autorização da Câmara é
dispensada, conforme Artigo 33, IX

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Noções de Informática

Questões de 31 a 38 feitas pelo professor Fabrício Melo

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) Um usuário do Explorador de Arquivos do Windows tem tarefa de criar 3 arquivos em diferentes localizações em seu computador, conforme disposto a seguir:

·       tarefa I: criar o arquivo Fortaleza#.bat na pasta Downloads.

·       Tarefa II: criar o arquivo Fortaleza*.txt na pasta Documentos.

·       Tarefa III: criar o arquivo Fortaleza&.rtf na Área de Trabalho.

A(s) tarefa(s) que não pode(m) ser completada(s), devido a erro na denominação do arquivo, é (são) 

A)  I, apenas.

B)  II, apenas.

C)  III, apenas.

D)  I e III, apenas.

E)   I, II e III. 

Tanto o caractere “#”como o “&”são permitidos em nomes de arquivos. Já o “*”é um caractere especial e não é permitido em nome de arquivo.

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) A Unidade Central de Processamento (UCP) OU Central Processing Unit (CPU, em inglês) é um importante componente de um computador.

Nesse sentido, é correto afirmar que a UCP

A)  Tem a função de armazenar o BIOS quando o computador é desligado.

B)  é responsável por executar instruções de um programa de computador.

C)  é um dispositivo periférico apenas de entrada de dados.

D)  é um dispositivo periférico de entrada e saída de dados.

E)   é o gabinete que armazena os componentes do computador, tais como a placa-mãe e a memória. 

Gabarito: LETRA B.

Comentário: O Processador é o responsável pelo processamento de todos os dados que enviamos, transformando-os em informações.

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) 

Na versão atual do Microsoft Word pode-se escolher diferentes tamanhos de página padrão, relativos ao papel onde será impresso o documento.

Assinale a opção que não aponta um nome de tamanho de página padrão. 

A)    A4

B)    A5

C)    Carta

D)    Ofício

E)    Courier

Gabarito: LETRA E

Comentário: COURIER é um formato de fonte do Word e não um tamanho de página.

QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) Acerca da versão atual do editor de texto Microsoft Word, considere as assertivas a seguir: 

          I.         Um documento formatado em colunas pode ter no máximo 2 colunas.

         II.         É possível aplicar negrito, Itálico e sublinhado a uma mesma palavra.

         III.         Não é possível colocar números de página no rodapé do documento.

Está correto o que se afirma em 

A)  I e II, apenas.

B)  I, apenas.

C)  II, apenas.

D)  III, apenas.

E)   I, II e III.

Gabarito: LETRA C.

Comentário: 

              I.         Um documento formatado em colunas pode ter no máximo 2 colunas.–> É Possível ter mais de duas colunas em um texto no Word. Dependendo do da orientação do papel, a orientação paisagem pode ter mais colunas que a retrato.

           II.         É possível aplicar negrito, Itálico e sublinhado a uma mesma palavra.  Uma formatação não anula outra. Por isso, é possível aplicar todas elas.

         III.         Não é possível colocar números de página no rodapé do documento.  O rodapé é o lugar mais utilizado para a inserção do número de páginas em um documento.

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) Avalie se as siglas de partes da arquitetura básica de um computador moderno indicadas a seguir correspondem a tipos de memória. 

                        I.    EPROM

                     II.    ROM

                   III.    USB

Está correto o que se apresenta em 

A)  I, apenas.

B)  II, apenas.

C)  II e III, apenas.

D)  I e II, apenas.

E)   I, II e III.

Gabarito: LETRA D

Comentário: Ambas as siglas relacionadas a memória somente leitura, ROM. A EPROM é um tipo de memória ROM.

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) Avalie se as seguinte funções desempenhadas por componentes de software de um computador são funções de sistema operacional. 

                        I.        Edição de documentos de texto.

                     II.        Apresentação dos slides.

                   III.        Gerenciamento da memória.

Está correto o que se indica em 

A)  III, apenas.

B)  I e III, apenas.

C)  I e II, apenas.

D)  I, apenas.

E)  I, II e III.

Gabarito: LETRA A.

Comentário: O Sistema operacional tem a função de gerir o funcionamento do nosso computador, tanto de hardware como de software. As opções propostas, o sistema irá gerenciar o funcionamento da memória, pois a edição de textos é realizada pelo Word e a de apresentação pelo Power Point.

QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) Em relação aos componentes de hardware de um computador, avalie as afirmativas a seguir. 

                        I.       A memória RAM de um computador tem o propósito de manter os dados permanentemente armazenados nela mesmo quando o computador é desligado.

                     II.       O teclado de um computador é um periférico de entrada de dados.

                   III.       A função da fonte de alimentação, quem fica dentro do gabinete de um computador, é manter o computador funcionando mesmo quando falta energia elétrica na tomada. 

Está correto o que se afirma em 

A)  I e II, apenas.

B)  I e III, apenas.

C)  II e III, apenas.

D)  II, apenas.

E)  I, II e III.

Gabarito: LETRA D.

Comentário: 

                      I.         A memória RAM de um computador tem o propósito de manter os dados permanentemente armazenados nela mesmo quando o computador é desligado.  A Memória RAM é uma memória volátil, seus dados são apagados quando o computador é desligado.

                     II.       O teclado de um computador é um periférico de entrada de dados.  O teclado é um periférico de entrada de dados, pois envia as instruções ao computador.

                   III.       A função da fonte de alimentação, quem fica dentro do gabinete de um computador, é manter o computador funcionando mesmo quando falta energia elétrica na tomada.  Quem armazena energia para um computador continuar funcionando é o No-break e não a fonte de energia que tem apenas a função de fornecer e gerir a energia que entra em um computador.

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: (FGV/CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2024) Considere as seguintes assertivas sobre o uso de arquivos e pastas no Windows Explorer (Explorador de Arquivos do Windows): 

                      I.         Dentro de uma pasta não é possível criar outras pastas.

                    II.         Somente usuários administradores do computador podem criar novos arquivos na área de trabalho.

                 III.         Para remover um arquivo sem colocá-lo na lixeira pode-se usar a combinação de teclas SHIFT-DEL. 

Está correto o que se afirma em 

A)  I e II, apenas.

B)  III, apenas.

C)  II e III, apenas.

D)  I, apenas.

E)  I, II e III.

Gabarito: LETRA B.

Comentário:

                      I.         Dentro de uma pasta não é possível criar outras pastas.  Sim, é possível a criação de subpastas.

                    II.         Somente usuários administradores do computador podem criar novos arquivos na área de trabalho.  Usuários comuns/padrão, podem criar pastas em suas devidas áresa de trabalho.

                 III.         Para remover um arquivo sem colocá-lo na lixeira pode-se usar a combinação de teclas SHIFT-DEL.  A combinação SHIFT+DELETE irá excluir de maneira definitiva um arquivo, sem passar pela lixeira.

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Noções de Administração

Questões de 39 a 46 feitas pelo professor Adriel de Sá

QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

O item I está correto. As oportunidades são fatores externos que podem impactar a empresa, como mudanças no mercado, avanços tecnológicos, tendências de consumo, entre outros. Elas estão fora do controle da organização, mas podem ser identificadas e aproveitadas para gerar vantagem competitiva.
O item II está incorreto. As mudanças na legislação que aumentam a regulação em um setor específico são consideradas uma ameaça, e não uma fraqueza. Essas mudanças podem representar uma ameaça à empresa, impactando suas operações, custos e lucratividade, e limitando sua competitividade no mercado.
O item II está incorreto. As forças (Strengths) se referem aos pontos fortes internos (e não externos) da empresa, como recursos, habilidades e vantagens competitivas.

QUESTÃO NÚMERO: 40
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

Na comunicação organizacional, a eficácia da comunicação ocorre quando o destinatário entende e interpreta corretamente a mensagem enviada, independentemente do canal, emissor ou meio utilizado.
Sobre as demais alternativas incorretas:
A) A presença de ruídos, de fato, pode prejudicar a transmissão da mensagem, interferindo na sua compreensão. No entanto, a sua ausência, por si só, não garante a compreensão da mensagem pelo destinatário.
B) É fundamental que o emissor seja claro, objetivo e capaz de se expressar de forma adequada para garantir a eficácia da comunicação. No entanto, mesmo que o emissor tenha boa capacidade de expressão, a mensagem só será eficaz se for compreendida pelo destinatário.
C) Ter uma boa capacidade auditiva pode facilitar a recepção da mensagem, especialmente em comunicações verbais. No entanto, a comunicação eficaz vai além da audição e envolve a compreensão do conteúdo da mensagem.
E) Utilizar o canal mais adequado para cada tipo de mensagem e público-alvo pode contribuir para a eficácia da comunicação. A escolha do canal apropriado pode influenciar a compreensão da mensagem, mas por si só não é garantia de eficácia.

QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A abordagem de departamentalização funcional representa a estrutura organizacional baseada nas funções desempenhadas dentro da organização. Cada departamento é especializado em uma função específica, favorecendo a eficiência e a especialização das atividades.
Vamos analisar as demais alternativas incorretas:
A) Departamentalização por produto: nesse tipo de abordagem, a empresa se organiza de acordo com os produtos ou serviços oferecidos. Cada produto ou linha de produto possui seu próprio departamento. Essa estrutura é comum em empresas que oferecem uma variedade de produtos distintos.
B) Departamentalização por projetos: nesse caso, a estrutura organizacional é definida em torno de projetos específicos. Cada projeto tem sua equipe dedicada e após a conclusão do projeto, a equipe pode ser realocada para outros projetos.
D) Orientação linear: esse modelo é caracterizado por uma cadeia unidirecional de comando, onde as decisões são tomadas de cima para baixo. É comumente observado em organizações pequenas e com estruturas simples.
E) Adhocracia: esse tipo de estrutura é caracterizado por ser mais flexível e adaptável a mudanças do que as estruturas tradicionais. Geralmente é utilizada em ambientes onde a inovação e a criatividade são fundamentais, como em empresas de tecnologia.

QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

Todos os itens são exemplos de testes preventivos.
I) A inspeção de insumos utilizados na produção é exemplo de controle preventivo: a inspeção de insumos antes de serem utilizados na produção tem como objetivo evitar possíveis problemas futuros.
II) Os testes escritos na seleção de funcionários durante o processo de recrutamento e seleção são exemplos de controle preventivo: a empresa pode identificar previamente se os candidatos possuem o perfil desejado para a vaga, contribuindo para a contratação de profissionais qualificados e alinhados com as necessidades da organização.
III) A definição de técnicas e procedimentos na produção é uma medida preventiva que visa estabelecer padrões e diretrizes a serem seguidos: ao definir essas técnicas, a empresa busca evitar erros e garantir a eficiência do processo produtivo.

QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

O enunciado está relacionado às teorias X e Y de Douglas McGregor. A Teoria X descreve uma abordagem mais tradicional e mecanicista em relação à gestão, onde se acredita que os colaboradores são naturalmente preguiçosos, devem ser controlados e supervisionados de perto. Já a Teoria Y reflete uma visão mais humanista e participativa, acreditando que os colaboradores são naturalmente motivados, assumem responsabilidades e buscam autodesenvolvimento quando as condições são favoráveis.
Sobre as demais alternativas incorretas:
A) A Teorias das Metas e do Reforço focam mais na motivação e maneiras de alcançar as metas.
B) A Teoria Bifatorial fala sobre feedback extrínseco e intrínseco, enquanto a Autoeficácia está associada à crença de uma pessoa em sua capacidade de executar determinada tarefa.
C) A Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow está relacionada à satisfação das necessidades humanas em uma hierarquia, enquanto a Teoria da Equidade de Adams aborda a percepção de justiça na distribuição de recompensas.
D) A Teoria da Expectativa ou da Expectância de Vroom foca na relação entre esforço, desempenho e recompensa.

QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

Os artefatos fazem parte da dimensão visível da cultura organizacional. Os artefatos são manifestações tangíveis da cultura, como rituais, símbolos, prédios, linguagem, etc. Eles são mais fáceis de identificar e modificar.
As demais alternativas estão incorretas:
A) O nível mais oculto da cultura organizacional são os pressupostos básicos, não os valores compartilhados. Os pressupostos básicos são as crenças inconscientes, percepções e sentimentos profundos que orientam o comportamento das pessoas na organização. Eles são difíceis de identificar e modificar, não sendo representados pelos valores compartilhados.
C) Os pressupostos básicos são parte do nível mais profundo da cultura organizacional, não dos símbolos e rituais. Os pressupostos básicos são as suposições inconscientes e implícitas que as pessoas têm sobre a realidade e guiam seu comportamento, sendo mais difíceis de identificar do que símbolos e rituais.
D) Os valores e crenças estão no nível intermediário, e não no primeiro nível. Valores e crenças são princípios subjacentes que orientam o comportamento das pessoas na organização.
E) O estilo de vestuário é um elemento mais superficial e visível. O estilo de vestuário pode refletir aspectos informais da cultura organizacional, mas não são aspectos opacos, e sim sempre observáveis.

QUESTÃO NÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A Teoria de Traços de Personalidade sugere que indivíduos possuem características inatas que os tornam mais propensos a ocupar cargos de liderança. Nesse sentido, afirma que o indivíduo possui características de liderança desde o momento de seu nascimento. Isso implica que algumas pessoas têm traços de personalidade, como carisma, habilidades comunicativas, empatia, determinação, entre outros, que as predispõem naturalmente a serem líderes.
Vamos analisar as demais alternativas incorretas:
A) A afirmativa não condiz com a Teoria de Traços, que se concentra nas características inatas dos indivíduos, independentemente do treinamento recebido.
B) A Teoria de Traços não sugere que o estilo de liderança de um indivíduo varia em função da qualificação técnica de seus subordinados, mas sim em suas próprias características de personalidade.
C) A sugestão de que um líder deve exercer um papel consultivo e delegar autonomia permanente não está diretamente relacionada à Teoria de Traços, que foca nas características individuais do líder.
D) A Teoria de Traços não propõe que o estilo de liderança de um indivíduo varie de acordo com o nível de complexidade da situação; ao contrário, destaca que os traços de personalidade do líder são consistentes independentemente da situação.

QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO
:
É no nível operacional que as atividades de rotina são executadas. Os profissionais deste nível devem ser eficientes na execução das tarefas específicas de suas funções. Adalberto se destaca pela metodologia e organização na execução de suas tarefas rotineiras, sendo um candidato mais adequado para funções operacionais onde essas habilidades são essenciais.
Sobre as demais alternativas incorretas:
A) O nível estratégico é responsável por definir os objetivos gerais da organização e planejar ações a longo prazo. Os líderes nesse nível lidam com incertezas, ambiguidades e tomam decisões complexas que impactam toda a empresa. Por isso, é fundamental ter habilidades para lidar com situações desafiadoras e ambíguas, o que não parece ser o ponto forte de Adalberto, devido à sua reação adversa a contextos de incerteza.
B) O nível institucional é visto pela maioria da doutrina como sinônimo do nível estratégico. Embora a descrição de Adalberto destaque sua eficiência e organização, não menciona habilidades de comunicação ou representatividade, o que são aspectos importantes neste nível.
C) No nível tático, os gestores traduzem as estratégias definidas no nível estratégico em ações mais concretas, seguindo as diretrizes da alta liderança. Eles lidam com incertezas de curto e médio prazo, coordenando equipes e recursos. A descrição de Adalberto não menciona sua capacidade de lidar com situações de curto prazo ou de coordenação de equipes.
D) O nível departamental é sinônimo de nível tático. Refere-se aos gestores de departamentos que transformam as estratégias em ações. A eficiência e organização de Adalberto não o tornariam mais adequado para esse nível, pois ele se destaca na execução de tarefas rotineiras.

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Noções de Administração Pública

Questões feitas pelo professor Adriel de Sá

QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: 

Na Gestão Privada, as organizações têm mais liberdade para agir dentro dos limites legais, ou seja, elas podem fazer tudo o que a lei não proíbe. Já na Gestão Pública, as instituições estão restritas ao que a lei determina, ou seja, só podem fazer o que a lei autoriza. Isso significa que a Gestão Pública tem um escopo de atuação mais limitado, sendo necessária uma observância estrita às normas e regulamentos estabelecidos.

Vamos analisar as demais alternativas incorretas:

A) As organizações privadas é que têm o objetivo de obter lucro, enquanto as entidades públicas buscam promover o bem-estar social e atender aos interesses coletivos.

C) A Gestão Privada é que se concentra nos consumidores e mercado, enquanto a Gestão Pública visa atender aos interesses da sociedade como um todo, ou seja, aos cidadãos.

D) A Gestão Privada é a mais impactada pelo ambiente externo de mercado e concorrência, enquanto a Gestão Pública é influenciada pelo ambiente interno e por questões sociais e políticas.

QUESTÃO NÚMERO: 51
GABARITO PRELIMINAR: C 
COMENTÁRIO: 

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, é uma ferramenta utilizada para identificar e visualizar as possíveis causas de um problema específico. Ele organiza as potenciais causas em categorias, facilitando a análise e a busca por soluções eficazes. Portanto, é a ferramenta mais apropriada para investigar as causas raízes de um problema.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) O fluxograma é uma representação gráfica sequencial de um processo, indicando as etapas e a sequência de atividades. Embora seja uma ferramenta útil para visualizar a sequência de operações e identificar possíveis gargalos em um processo, não é o foco principal da identificação de causas raízes de problemas específicos.

B) O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é uma metodologia de gestão focada na melhoria contínua dos processos. Ele envolve planejar, executar, verificar e agir para promover a melhoria constante. Apesar de ser uma ferramenta de gestão da qualidade, o PDCA não é diretamente relacionado à identificação e análise das causas específicas de um problema.

D) A carta de controle é uma ferramenta estatística utilizada para monitorar e controlar um processo ao longo do tempo. Ela ajuda a identificar variações inesperadas nos dados de um processo, mas não tem como objetivo principal a identificação das causas dessas variações.

E) Os 5S são técnicas de organização e arrumação do ambiente de trabalho visando a otimização do espaço, a redução de desperdícios e a melhoria da eficiência. Embora sejam importantes para a gestão da qualidade e para a manutenção de um ambiente de trabalho organizado, não estão diretamente ligados à identificação das causas raízes de um problema específico.

QUESTÃO NÚMERO: 54
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: 

No modelo de gestão por resultados, o foco está na avaliação dos resultados alcançados após a execução das ações, ou seja, no controle ex-post. Isso significa que a análise dos resultados obtidos é fundamental para identificar pontos fortes, oportunidades de melhoria e garantir o alcance das metas estabelecidas.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) No modelo de gestão por resultados, há uma descentralização (e não centralização) do processo decisório, incentivando a participação e autonomia dos gestores e colaboradores na busca por resultados efetivos. A centralização excessiva pode impactar negativamente a agilidade e eficiência na busca por resultados.

B) No modelo de gestão por resultados, a autonomia do gestor público é valorizada (e não restringida), desde que esteja alinhada aos objetivos e metas estabelecidos para a organização. Restrições excessivas à autonomia dos gestores podem prejudicar a inovação e a busca por soluções eficazes.

D) No modelo de gestão por resultados, a definição de padrões e diretrizes para a execução dos procedimentos é importante para garantir a qualidade e eficiência das ações realizadas. No entanto, o foco principal está na obtenção de resultados tangíveis e na avaliação dos mesmos.

E) No modelo de gestão por resultados, o controle prévio pode ser necessário em algumas situações para garantir a conformidade com normas e regulamentos. No entanto, o controle ex-post é mais relevante para avaliar o impacto das ações e direcionar ajustes e melhorias necessárias.

QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 

A ética utilitarista é uma teoria ética que defende que a ação moralmente correta é aquela que produz a maior quantidade de benefícios para o maior número de pessoas. Em outras palavras, o utilitarismo avalia a moralidade de uma ação com base em suas consequências, visando maximizar a felicidade, bem-estar ou utilidade geral.

Sobre as demais alternativas incorretas:

A) O anarquismo é uma corrente política e social que valoriza a ausência de um governo centralizado e a autogestão das comunidades. Não está associado ao princípio utilitarista de maximização da felicidade.

B) O fundamentalismo geralmente se refere a uma abordagem rígida e intransigente em relação a princípios ou crenças. Não está relacionado nas consequências das ações em relação à maximização da felicidade.

C) O relativismo ético argumenta que a moralidade é relativa e varia de acordo com as culturas, indivíduos ou contextos.

D) A teoria contratualista enfatiza a importância dos acordos e contratos sociais na determinação da moralidade de ações.

QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: 

O brainstorm, ou tempestade de ideias, é uma técnica que visa gerar o máximo de ideias possíveis em um curto espaço de tempo, sem críticas ou julgamentos imediatos. Ele incentiva a participação de todos os membros do grupo, promove a criatividade e pode resultar em soluções inovadoras para problemas complexos. Portanto, o brainstorm é a estratégia mais adequada para estimular a participação e a proposição de soluções criativas em um contexto de tomada de decisão em grupo.

Vamos analisar as demais alternativas incorretas:

A) A análise formativa refere-se a uma abordagem que visa fornecer feedback contínuo durante um processo, com o intuito de melhorar o desempenho e alcançar melhores resultados.

B) BATNA significa Best Alternative to a Negotiated Agreement, ou seja, Melhor Alternativa a um Acordo Negociado. É uma abordagem utilizada em negociações para avaliar as opções disponíveis caso um acordo não seja alcançado.

C) Uma matriz de decisão é uma ferramenta que organiza e estrutura informações relevantes para facilitar a tomada de decisão. Ela geralmente envolve a identificação de critérios importantes e a avaliação das opções com base nesses critérios.

D) Uma árvore de decisão é uma representação gráfica de possíveis resultados de uma decisão, incluindo probabilidades, custos e benefícios associados a cada caminho.

QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: 

A abordagem interacionista é aquela que defende que o conflito é um aspecto natural das relações de trabalho e que pode ser benéfico se administrado de forma adequada. Nesse sentido, o gestor que busca estimular o conflito entre os colaboradores para promover a criatividade e evitar a acomodação demonstra uma visão interacionista. Ele acredita que o conflito pode gerar debate e discussão, levando a novas ideias e soluções inovadoras, em vez de ser apenas prejudicial para a organização.

Sobre as demais alternativas:

A) A visão tradicional considera o conflito como algo negativo que deve ser evitado a todo custo, pois pode resultar em desunião e comprometer a harmonia da equipe. Nessa perspectiva, o gestor buscaria evitar qualquer tipo de conflito, focando apenas na manutenção da estabilidade e do status quo.

B) A abordagem (e não visão) estrutural analisa o conflito como sendo causado por disparidades de poder, recursos escassos e diferentes objetivos entre os membros de uma organização. Nesse caso, o gestor buscaria resolver as causas estruturais do conflito para promover um ambiente mais colaborativo e produtivo.

C) Não existe na doutrina uma definição para uma visão crítica.

E) Não existe na doutrina uma definição para uma visão relacional.

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Recursos

Segundo o edital, o candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar e contra o resultado preliminar das Provas Dissertativas disporá de dois dias úteis para fazê-lo, de 12h do primeiro dia útil após a publicação, até 11h59 do terceiro dia útil após a publicação, contados do primeiro dia útil subsequente à publicação do gabarito oficial preliminar e do resultado preliminar das Provas Dissertativas publicados no endereço eletrônico da banca FGV.

Gabarito Câmara de Fortaleza CE extraoficial: Análise

Fez a prova do Concurso Câmara de Fortaleza CE neste domingo (07/04)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Veja AQUI mais informações sobre o Concurso Câmara de Fortaleza CE

Resumo do Concurso Câmara de Fortaleza CE

Concurso Câmara de Fortaleza CECâmara Municipal de Fortaleza CE
Situação atualedital publicado
Banca organizadoraFundação Getúlio Vargas (FGV)
CargosDiversos
EscolaridadeNíveis superior e médio
CarreirasAdministrativa, contábil, tecnologia da informação, jurídica, comunicação e educação
LotaçãoFortaleza, Ceará
Número de vagas408 vagas
RemuneraçãoR$ 4.740,52 a R$ 7.110,79
Inscrições04 de janeiro a 05 de fevereiro de 2024
Taxa de inscriçãoR$ 62,00 e R$ 85,00
Data da prova objetiva07 de abril de 2024
Clique aqui para ver o edital Concurso Câmara de Fortaleza CE
Clique aqui para ver a retificação do Concurso Câmara de Fortaleza CE

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

Por
21 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado