Atenção ao Gabarito SEEC RN Extraoficial, concurseiros! Chegou o dia da realização das provas. O certame da Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.
O certame ofereceu 598 vagas para professor em diversas especialidades e formação de cadastro de reserva para especialista de educação. Ao todo, foram 34.979 inscritos no concurso.
As provas para os cargos de Professor e Especialista de Educação foram realizadas em diversas cidades do Estado de Rio Grande do Norte.
Acompanhe aqui o gabarito.
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Navegue pelo e saiba todos os detalhes sobre a Prova SEEC RN:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar e recursos
- Análise
- Resumo e edital do concurso
Gabarito SEEC RN extraoficial
O gabarito do concurso SEEC RN extraoficial está em elaboração.
Gabarito SEEC RN: comentários
Para auxiliar na preparação dos candidatos aos cargos de Professor de Pedagogia – Anos Iniciais, o Gran disponibiliza um gabarito extraoficial comentado.
Nossos professores especialistas realizaram uma análise minuciosa de cada questão da prova, oferecendo explicações detalhadas. Foi utilizada essa prova AQUI.
Selecione a disciplina desejada nos links abaixo para visualizar a correção completa:
Gabarito SEEC RN: Língua Portuguesa
QUESTÃO DE 1 A 20
QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Há correspondência entre as leituras listadas, exceto no caso da leitura silenciosa, que é aquela feita sem a oralização do que se lê. A definição que se apresenta no item D diz respeito à leitura interpretativa/reflexiva. Disso decorre ser tal item o gabarito da questão.
QUESTÃO NÚMERO: 2
GABARITO PRELIMINAR: D/A
COMENTÁRIO: A ambiguidade diz respeito à possibilidade de mais de um entendimento para a mesma frase. No caso da alternativa D, sabe-se que “Eu e ela compramos a bicicleta”; contudo, o “nosso filho” não necessariamente é das duas pessoas que compraram a bicicleta. Disso decorre a ambiguidade da frase.
Convém ressaltar que a banca também pode considerar que haja ambiguidade na alternativa A, visto que é possível que não se saiba ao certo se um casará com o outro ou se vão casar cada um com seu cônjuge respectivo em um mês.
QUESTÃO NÚMERO: 3
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A alternativa E apresenta a situação comunicativa em que o primeiro termo é o mais adequado para o contexto, visto que a exercer o cargo é que se associa à ideia de atuar ativamente no exercício das atribuições, ao passo que ocupar o cargo tende a significar nada nele fazer. Para todas as outras alternativas, o segundo termo se mostra mais adequado. Disso decorre a correção do item E como gabarito da questão.
QUESTÃO NÚMERO: 4
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Na alternativa C, observa-se a estrutura expletiva “é que” e a dupla negação em “não sai nada”, que são recursos enfáticos que já nos inclinam considerar a frase com um tom de oralidade. Para além disso, o termo “mesmo”, ao final, destaca ainda mais esse aspecto oral. Disso decorre a opção C como gabarito para a questão.
QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O incentivo à leitura passa pelo estímulo à liberdade em relação às experiências que as crianças devem ter com os diversos tipos de leitura, de forma que o conselho mais adequado de ser não impor limites aos tópicos de leitura. Disso decorre a correção do item E.
QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A frase que se apresenta no item D é baseada em outra, atribuída a Lavoisier, conhecido químico: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Disso decorre a correção do item D como gabarito para a questão.
QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A ênclise é obrigatória em início de frase ou, em outras palavras, não se inicia frase com pronome oblíquo átono. Disso decorre o erro de colocação pronominal que se observa na frase que se apresenta no item E.
QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Adjetivos de natureza classificatória, que expressam características eminentemente objetivas devem em regra ser pospostos ao substantivo, uma vez que a anteposição denota normalmente expressão de subjetividade. Nesse contexto, “infinitesimal”, por sua natureza classificatória, objetiva, deveria ser adjetivo posposto ao substantivo “cálculo”.
QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A referência de concordância é o pronome indefinido “quem”, que se encontra na 3.ª pessoa do singular; assim, as formas verbais presentes na frase deveriam ser estas: merece e experimentou. Disso decorre o erro de concordância da alternativa B.
QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A qualificação pode ser entendida como atribuição de características positivas. Entre as alternativas apresentadas, verifica-se qualificação nas expressões “princesinha do mar” e “atraente”, que se apresentam no item no item C, daí sua correção com gabarito da questão.
QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Infere-se a existência de uma relação tal que associa o invejoso a quem é um aproveitador das circunstâncias alheias, não das suas próprias. Além disso, emagrecimento e gordura não se associam com sofrimento mental, disso decorre não ser cabível a inferência sugerida pelo item C.
QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Na descrição apresentada, parte-se da visão da cidade inteira, passa-se à praça do centro, às suas lojas e aos produtos de artesanato em madeira. Verifica-se, assim, inicialmente uma imagem distante que se vai aproximando até chegar aos produtos. Disso decorre a correção do item B como resposta.
QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Verifica-se, na descrição apresentada no texto, uma mudança de estado entre o início e o fim do texto, uma vez que a carroça perturba a quietude matinal ao passar. Depois, o silencia volta a se impor. Disso decorre a correção do item E como resposta.
QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Em todas as alternativas, percebe-se intensificação, exceto no caso da letra C, visto que a sequência para tal deveria ser o contrário do que se verifica ali: gostava, adorava. Disso decorre a correção do item C como gabarito para a questão.
QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O que se tem como introdução do texto é tão somente uma declaração inicial: “Há que o chame de maluco […], mas ele não liga […]”. Disso decorre a correção do item E com resposta.
QUESTÃO NÚMERO: 16 – Prof. Fernanda Borges Lima
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A ordem coerente é: atuação, modificação de atitudes, desenvolvimento de aptidões e transferência de conhecimentos.
QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Questão que requer do aluno a interpretação do texto. É possível que a banca considere correta a A, mas não me espanta se vier outro item.
QUESTÃO NÚMERO: 18
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O único item que descreve o plano de ensino é o B.
QUESTÃO NÚMERO: 19
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Baixa qualidade de conteúdos pode ser considerado um desafio tecnológico.
QUESTÃO NÚMERO: 20
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: ação diagnóstica significa compreender uma necessidade de intervenção. O único item que entendo cumprir este objetivo é a letra D.
Gabarito SEEC RN: Didática
QUESTÃO DE 21 A 35
QUESTÃO NÚMERO: 21
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A ABP estimula a resolução de problemas concretos.
QUESTÃO NÚMERO: 22
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Examinar é classificar.
QUESTÃO NÚMERO: 23
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Não me espanta se a banca considerar a letra C.
QUESTÃO NÚMERO: 24
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A teoria de Vygotsky se baseia na interação social.
QUESTÃO NÚMERO: 25
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o item 2 não reflete as ideias de Paulo Freire.
QUESTÃO NÚMERO: 26
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: todos itens corretos.
QUESTÃO NÚMERO: 27
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O único item que não configura um princípio é desconsiderar a diversidade étnico-racial.
QUESTÃO NÚMERO: 28
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Exatamente este o conceito de acessibilidade.
QUESTÃO NÚMERO: 29
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O acesso ao ensino é direito público subjetivo, conforme a Lei.
QUESTÃO NÚMERO: 30
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: todos itens corretos.
QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: todos itens corretos.
QUESTÃO NÚMERO: 32
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A garantia do padrão envolve a conexão entre a organização do currículo.
QUESTÃO NÚMERO: 33
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o erro do item III: a gestão é democrática.
QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Todos os itens estão corretos.
QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: segundo a LDB o calendário deve se adequar às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino, sem com isso reduzir o número de horas letivas previsto. E a carga horária mínima anual será de 800 (oitocentas) horas para o ensino fundamental e de 1.000 (mil) horas para o ensino médio, distribuídas por, no mínimo, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
Gabarito SEEC RN: Direitos Humanos, Ética e Cidadania
QUESTÃO DE 36 A 40
QUESTÃO NÚMERO: 36
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Os direitos humanos de defesa, que são direitos humanos de 1º GERAÇÃO, caracterizam-se por constituir uma prerrogativa que poder· ser utilizada pela pessoa contra eventuais arbítrios estatais. Constituem, portanto, direitos de cunho negativo, que resguardam a liberdade dos indivíduos.
Os direitos humanos prestacionais, que são direitos humanos de 2º GERAÇÃO, relacionam-se com a prerrogativa de a pessoa exigir uma conduta ativa do Estado a fim promover os direitos mais básicos. Esses direitos, de cunho positivo, tutelam os direitos de igualdade.
QUESTÃO NÚMERO: 37
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: É nessa perspectiva, de pensar a importância da oralidade para entender a contemporaneidade do debate sobre as histórias dos povos originários, narradas a partir de suas próprias falas, que a História oral é utilizada como forma de abrir o debate sobre o contexto socio-histórico dos povos originários, a exemplo do Rio Grande do Norte. Apresenta-se, em seguida, uma entrevista com Tayse Campos Potiguara, mulher que é destacada liderança, não apenas na comunidade dos Mendonça do Amarelão, mas também é uma importante figura para o Movimento Indígena do Rio Grande do Norte.
QUESTÃO NÚMERO: 38
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Assim como o termo “índio”, a expressão “indígena”, que “foi criada pelo colonizador”, é empregada pelos povos originários apenas para se fazer entender em referência aos direitos que reclamam para si. Como foram os “colonizadores que passaram a chamar todo mundo aqui de índio”, conclui-se que se queria tratar todos da mesma maneira, não havendo importância para as diferenças étnicas originárias. Disso decorre a correção do item D como gabarito.
QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: III – condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;
QUESTÃO NÚMERO: 40
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A ética utilitarista é uma teoria filosófica que avalia a moralidade de uma ação com base nas suas consequências. A ideia é que uma ação é moralmente correta se produzir mais bem-estar do que mal-estar para a maioria das pessoas.
Gabarito SEEC RN: Conhecimentos Específicos
QUESTÃO DE 41 A 65 – Prof. Fernanda Borges Lima
QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Os itens II e II não são aprendizagem inteligível, uma vez que privilegiam a memorização em detrimento do entendimento.
QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O foco na produtividade é característica da tendência liberal tecnicista.
QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Tipo de item que a banca pode considerar outra resposta, como o item D, entretanto, considerarei o que está expresso, uma vez que o conhecimento deve fundamentar-se cientificamente, pois é isso que o difere do senso comum.
QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: a demonstração, a ilustração e a exemplificação constituem métodos expositivos.
QUESTÃO ÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: competência configuram-se em adquirir conhecimentos utilizáveis. Sendo assim, uma vez que os conhecimentos adquiridos são transformados em resolução de problemas.
QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O conceito de avaliação somativa está expresso no exemplo, uma vez que ela é quantitativa e tem como objetivo mensurar resultado.
QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Todos itens corretos.
QUESTÃO NÚMERO: 48
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A participação das comunidades em conselhos é um mecanismo genuíno da gestão democrática do ensino público.
QUESTÃO NÚMERO: 49
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A gestão democrática tem como característica não haver disputa de poder, uma vez que a voz de todos tem peso igual nas decisões.
QUESTÃO NÚMERO: 50
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: O item que atende ao que diz o texto é o C.
QUESTÃO NÚMERO: 51
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Uma característica marcante nas obras do Paulo Freire é defender a consciência crítica, pois ela pode levar a uma educação libertadora.
QUESTÃO NÚMERO: 52
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O ensino fundamental possui 9 anos. e é, de fato, o mais longo da vida escolar.
QUESTÃO NÚMERO: 53
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: deve-se incluir práticas que tenham como foco o fortalecimento do multiculturalismo brasileiro.
QUESTÃO NÚMERO: 54
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o texto diz que não basta apenas falar, deve haver o comportamento de ação.
QUESTÃO NÚMERO: 55
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A Interdisciplinaridade é a integração de conteúdos de mais de uma disciplina, para que o aluno possa ter conhecimentos de diferentes campos do saber.
QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Aprender fazendo, ou lerning by dong, é uma metodologia de ensino defendida pelo filósofo John Dewey.
QUESTÃO NÚMERO: 57
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A fragmentação do conhecimento traz impacto para a organização escolar.
QUESTÃO NÚMERO: 58
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Questão mal formulada, considero que o conhecimento é construído, a partir da ação do sujeito. Sendo assim, o item que mais se aproxima dessa definição é o item E.
QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Inteligência emocional é importante para o processo ensino-aprendizagem. Daniel Goleman, defende a importância de não desvinculá-la do ambiente escolar.
QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Artigo 1º da LDB: A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
QUESTÃO NÚMERO: 61
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Se mesmo expresso em Lei, o atendimento às necessidades educacionais não tem sido respeitado, imagine se for facultativo?
QUESTÃO NÚMERO: 62
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O TDAH – transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, caracteriza-se (dentre outros sintomas) no comportamento agitado, inquieto e desatento.
QUESTÃO NÚMERO: 63
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O respeito às diferenças é um pilar na inclusão.
QUESTÃO NÚMERO: 64
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: De acordo com a Teoria de Piaget, relacionada ao desenvolvimento da criança o momento em que a criança executa apenas ações motoras, sem ter atividade de pensamento, enquadra-se na etapa “sensório motor”.
Sensório-motor
- Ocorre do nascimento até aproximadamente os 2 anos de idade
Pré-operatório
- Ocorre entre os 2 e os 7 anos de idade
- As crianças começam a pensar simbolicamente e a usar palavras e imagens para representar objetos
- Tendem a ser egocêntricas
Operatório concreto
- Ocorre entre os 7 e os 12 anos de idade
Operatório formal
- Ocorre a partir dos 12 anos de idade
QUESTÃO NÚMERO: 65
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O erro do item I é que de acordo com a LDB, a primeira língua a ser ofertada é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa é a segunda língua.
Art. 60-A. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos.
Gabarito SEEC RN: gabarito preliminar e recursos
Data do gabarito: o edital do concurso não especifica a data exata de divulgação do gabarito preliminar. A equipe do Gran estará atenta a qualquer atualização e informará os candidatos assim que o documento for disponibilizado.
Prazo para recursos: os candidatos terão o prazo de dois dias úteis para interpor recurso contra os resultados preliminares das provas objetivas, a contar do dia seguinte da divulgação do gabarito preliminar. Os recursos serão realizados no endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/seec.rn24.
Prova SEEC RN: análise
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Resumo do concurso SEEC RN
Concurso SEEC RN | Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte |
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Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas (FGV) |
Cargos | Professor e Especialista de Educação |
Escolaridade | Nível superior |
Carreiras | Educação |
Lotação | Rio Grande do Norte – RN |
Número de vagas | 598 + CR |
Remuneração | até R$ 4.809,60 |
Inscrições | de 21/10/2024 a 21/11/2024 |
Taxa de inscrição | R$ 150 |
Data da prova objetiva | 19/01/2025 |
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