Confira o gabarito Hospital Ophir Loyola extraoficial!
As provas Hospital Ophir Loyola aconteceram neste domingo, 2 de abril. Confira abaixo o gabarito extraoficial preparado pelos professores do Gran.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Hospital Ophir Loyola:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso Hospital Ophir Loyola
Destaques: |
A HORA DA MUDANÇA: GARANTA DESCONTOS EXCLUSIVOS!
Já pensou em ter uma preparação de qualidade por um investimento que cabe no seu bolso? São mais de 100 mil vagas de concursos abertas e previstas para 2023. É a sua chance de mudar de vida. Garanta a preparação completa para concursos públicos com desconto inacreditável na Assinatura Ilimitada 8.0.
Promoção válida por tempo limitado. CORRA!
Clique no link abaixo e aproveite!
QUERO COMEÇAR A MUDAR DE VIDA AGORA
Gabarito Hospital Ophir Loyola: gabarito extraoficial
O gabarito concurso Hospital Ophir Loyola extraoficial está em elaboração.
Confira AQUI a prova que será utilizada para a correção do gabarito!
Gabarito Hospital Ophir Loyola: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Técnico de Enfermagem comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.
- Língua Portuguesa
- Legislação e ética no Serviço Público
- Noções de informática
- Legislação Básica da Saúde
- Conhecimentos Específicos
Gabarito Hospital Ophir Loyola: Língua Portuguesa
Confira abaixo o gabarito corrigido pelo professor Bruno Pilastre
QUESTÃO: 01
GABARITO: leta D
COMENTÁRIO:
O texto é chamativo pelo fato de ser inusitada a ideia de pagar para fazer algo que, supostamente, podemos fazer de graça: dormir. Não se trata de um título que chame à leitura por estimular um estilo de vida, por apresentar um artigo sobre insones (não é esse o tema central do texto), pela atração por compra de supérfluos ou porque ninguém paga só para dormir (o vocábulo “só” altera o sentido do título).
QUESTÃO: 02
GABARITO: leta D
COMENTÁRIO:
Não é correto afirmar que o verbo no plural estaria correto. Com expressões partitivas, o verbo concorda com o núcleo (metade) ou com o núcleo do adjunto (especificador): a maioria abriu; hotéis abriram. O mesmo vale para a expressão “a metade de” (e por isso a afirmativa em (B) está correta). A concordância também está adequada na redação proposta em (A): o verbo concorda com o numeral (no caso, “um”). De fato, a concordância da frase em análise deu-se com o núcleo (maioria) e a concordância com o especificador levaria o verbo ao plural (hotéis abriram).
QUESTÃO: 03
GABARITO: leta D
COMENTÁRIO:
(I) a contração “nele” retoma (é anafórico) do termo substantivo “hotel”. A afirmativa em (II) possui redação pouco clara: o que seria a “oração anterior”? Se se considerar “o verbo imediatamente anterior”, a afirmativa está correta (pois o termo “em reservar” é objeto direto de “pensar”); se se considerar “a oração principal”, a afirmativa está errada: o núcleo da oração principal é “parece”, a qual tem por sujeito a oração em que o objeto indireto está presente. A afirmativa em (III) está errada, pois a conotação é outra (significa “adormecer profundamente”). A afirmativa em (IV) está correta, pois “nos braços” não é adjunto, mas objeto indireto (de valor locativo) de “cair”. O adjunto (único) é “nele”. Para marcar um item, seleciono a alternativa (D). Nesse sentido, considerarei a afirmativa (II) como correta apenas no sentido de “oração anterior” significar “verbo anterior”.
QUESTÃO: 04
GABARITO: leta C
COMENTÁRIO:
O termo “pandemia” não significa necessariamente “patologia nova” (pode ocorrer uma pandemia com uma patologia já existente). No entanto, o contexto da pandemia da COVID-19 permite a integração dessa noção ao texto (pois, de fato, o vírus era novo para seres humanos). As alternativas (B), (D) e (E) estão adequadas, pois: “Nicho” significa “mercado especializado e que geralmente oferece novas oportunidades de negócio”; “Usufruir” significa “desfrutar (as vantagens ou das vantagens de determinado bem)”; “expandir” significa “amplificar”.
QUESTÃO: 05
GABARITO: leta A
COMENTÁRIO:
Considero que o emprego do termo “estadia” não seja adequado. A estadia não é do hotel, mas de quem se hospeda (designa o tempo de permanência de uma pessoa em um lugar).
QUESTÃO: 06
GABARITO: leta E
COMENTÁRIO:
“homônimo” significa “cada uma de duas ou mais palavras de significados diferentes e de grafia idêntica” ou “diz-se de ou cada uma de duas ou mais palavras, ou dois ou mais morfemas, de significados diferentes e de forma fônica idêntica”. Isso ocorre apenas em (E): a pronúncia de “concertar” e “consertar” é a mesma, mas os sentidos são distintos (respectivamente: pôr(-se) ou estar em harmonia, em acordo; refazer ou recompor). Nas outras alternativas, estamos diante de parônimos (diz-se de ou cada um dos dois ou mais vocábulos que são quase homônimos, diferenciando-se ligeiramente na grafia e na pronúncia).
QUESTÃO: 07
GABARITO: leta A
COMENTÁRIO:QUESTÃO:
O acento diferencial ocorre em “têm”, o qual marca a concordância de terceira pessoa do plural (diferenciando-se de “tem”, o qual concorda com a terceira pessoa do singular). Nos demais casos, não há registro de acento diferencial.
QUESTÃO: 08
GABARITO: leta B
COMENTÁRIO:QUESTÃO:
por “sufixo”, devemos compreender o morfema que se soma à parte final de um radical. O morfema “-idade” se afixa ao adjetivo “obeso”, formando obesidade (qualidade/estado de quem é obeso). Nos demais casos, não encontramos sufixos específicos que possam significar estado.
QUESTÃO: 09
GABARITO: leta C
COMENTÁRIO:QUESTÃO:
a “antonímia” é marcada pela oposição semântica entre termos. Isso ocorre em (C): os termos “perdidos” e “recuperados” se opõem semanticamente (são antônimos). Nas demais alternativas, não ocorre esse fenômeno semântico.
QUESTÃO: 10
GABARITO: leta
COMENTÁRIO:QUESTÃO:
As identificações em (A), (B), (C) e (E) estão corretas. Em (D), o adjetivo substantivado “único” faz referência a “elementos”, não a “peculiares”.
Confira abaixo o gabarito de redação corrigido pelos professores Liliane Cristina Rodrigues Augusto e Bruno Pilastre
Vejamos o tema da Prova Discursiva:
O Ministério da Saúde considerou a necessidade de elaborar um novo documento que reafirma e amplia as propostas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e para a promoção da saúde no Brasil. Considere que a alteração da pressão arterial no adulto em sua forma persistente e com valores sistólicos e diastólicos superiores a 140 e 90 mmHg enquadra-se após confirmação diagnóstica dentro do quadro de DCNM.
Considere que seu paciente deu entrada na emergência com um valor de pressão arterial de 200x170mmHg. Redija um texto dissertativo, de 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas, contendo, no mínimo, 03 (três) cuidados técnicos que você executaria para esse paciente. Descreva-os.
No próprio tema, observamos a retomada do previsto em edital (seção 15):
[…] a Prova Discursiva consistirá na elaboração de texto dissertativo e (ou) argumentativo, com extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 30 (trinta) linhas, com base em tema formulado pela banca examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.
Lemos também que
[…] a Prova Discursiva terá o objetivo de avaliar os conhecimentos gerais e os conhecimentos específicos, pertinentes a cada cargo, constantes do conteúdo programático e, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.
Para o cargo de Técnico de Enfermagem, o conhecimento específico exigido no tema é este:
CONTEÚDO
Espera-se que você apresente a seguinte análise fundamentada em relação à situação apresentada:
ANÁLISE DA SITUAÇÃO (fundamentação teórica da área de (técnico de) enfermagem).
Em relação às competências específicas da área de Língua Portuguesa, o Edital espera que você redija a Prova Discursiva primando pelo uso das normas do registro formal e culto da Língua Portuguesa (de acordo com o novo acordo ortográfico) e Coesão Textual. Os critérios a partir dos quais você será avaliado são estes:
Mais especificamente, os seguintes critérios nortearão o processo de avaliação da discursiva (isto é, a sua redação será corrigida conforme esses parâmetros de pontuação):
15.13) Ao candidato que incorrer em erro na prova discursiva, será realizado o seguinte desconto da pontuação da mesma:
- a) 0,25 (vinte e cinco décimos) para cada erro referente aos critérios previstos nos subitens de 1.1 até 1.5 da tabela do subitem 15.12;
- b) 1,0 (um ponto) para o caso de haver tangenciamento ao tema proposto no subitem 2.1 da tabela do subitem 15.12 ou para o caso de haver apenas a expressão parcial ao solicitado nos subitens de 2.2 e 2.3 da mesma tabela.
15.13.1) A falta de contemplação a qualquer dos critérios previstos nos subitens de 2.1 até 2.3 do subitem 15.12 acarretará pontuação igual à 0 (zero) ao critério respectivo.
15.14) Será atribuída a pontuação integral a um dos critérios previstos nos subitens de 1.1 até 1.5 do subitem 15.12 quando o candidato não incorrer em qualquer erro no respectivo critério.
15.15) Será atribuída a pontuação integral a um dos critérios previstos nos subitens de 2.1 até 2.3 do subitem 15.12 quando o candidato atender integralmente ao critério proposto.
15.16) Quando a Prova Discursiva fugir ao tema ou estiver escrita com grafia ilegível será atribuída pontuação igual a 0 (zero) nos dois critérios de avaliação.
15.17) A Prova Discursiva deverá respeitar o mínimo de 20 (vinte) linhas e o máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda na pontuação da mesma. Não serão corrigidas as Provas Discursivas com menos de 20 linhas, sendo atribuída nota 0 (zero) às mesmas.
15.18) Somente será computada como linha aquela que apresentar pelo menos uma palavra inteira, não se considerando fragmentos de palavras resultantes da divisão silábica ao final da linha anterior.
15.19) A Folha de Redação não poderá ser assinada, rubricada nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de anulação da Prova Discursiva. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará a anulação da Prova.
Uma vez atendidos os critérios (1) e (2) (uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa e Coesão Textual; e domínio do conteúdo e argumentação pertinente ao tema), o resultado é o 10! (e a APROVAÇÃO!).
Gabarito Hospital Ophir Loyola: Legislação e Ética no Serviço Público
Gabarito Hospital Ophir Loyola: Noções de Informática
Confira abaixo o gabarito corrigido pelo professor Fabricio Macedo
QUESTÃO: 16
GABARITO: leta B
COMENTÁRIO:
O PROTOCOLO é o SMTP.
Temos duas portas: 25 e 587
Porém, a 587 utiliza criptografia que fornece segurança como citado no enunciado.
QUESTÃO: 17
GABARITO: leta C
COMENTÁRIO:
Criar Nova Pasta = CTRL+SHIFT+N.
QUESTÃO: 18
GABARITO: leta B e D (cabe recurso)
COMENTÁRIO:
Tanto a letra B como a D podem ser consideradas certas.
B) A computação em nuvem permite que os usuários acessem aplicativos de qualquer lugar Sim, é uma característica da computação em nuvem, ser acessível de qualquer lugar (onipresente), enquanto a virtualização permite que vários sistemas operacionais sejam executados em um único servidor. Por meio da virtualização é possível a execução de vários Sistemas Operacionais em um mesmo servidor.
D) A computação em nuvem envolve a entrega de serviços pela internet Sim, é possível, através da nuvem computacional o acesso a diversos serviços pela Internet como SAAS (Software como serviço na nuvem), PAAS (plataforma como serviço na nuvem) e IAAS (infraestrutura como serviço na nuvem). enquanto a virtualização envolve a criação de máquinas virtuais. Sim, por meio da virtualização podemos criar máquinas virtuais para simularem Sistemas operacionais distintos.
Fontes para pedir anulação da questão:
http://www.mlaureano.org/aulas_material/so/livro_vm_laureano.pdf
https://aws.amazon.com/pt/what-is/virtualization/
QUESTÃO: 19
GABARITO: leta A
COMENTÁRIO:
Em sistemas operacionais Windows, o tipo de conta de usuário controla quais tarefas você pode executar no seu computador, em alguns casos pode ser necessário direitos administrativos para executar algumas tarefas ou uso de alguns aplicativos. A seguir descreve os três tipos de contas em computadores baseados no Windows e, em seguida, o tipo de conta ajuda a determinar o usuário.
Contas de Usuário padrão são para computação diária.
Contas de administrador fornecem mais controle sobre um computador e só devem ser usadas quando necessário.
As contas Convidado destinam-se principalmente às pessoas que precisam usar temporariamente um computador.
Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/como-determinar-o-tipo-de-conta-de-usuário-no-windows-18193b22-d93c-a5ec-e7dd-c73f915f52a7
QUESTÃO: 20
GABARITO: leta
COMENTÁRIO:
CONCATENAR
Combina várias cadeias de caracteres de texto em apenas uma cadeia de caracteres.
Sintaxe
CONCATENAR(Texto 1[; Texto 2 [; … [; Texto 255]]])
Texto 1[; Texto 2][; … ;[Texto 255]] são textos ou referencia a células contendo textos.
Exemplo
=CONCATENAR(“Bom “;”dia “;”Dona “;”Maria”) retorna: Bom dia Dona Maria.
Fonte: https://help.libreoffice.org/latest/pt-BR/text/scalc/01/04060110.html?DbPAR=CALC#bm_id3149688
QUESTÃO:
GABARITO: leta
COMENTÁRIO:
QUESTÃO:
GABARITO: leta
COMENTÁRIO:
QUESTÃO:
GABARITO: leta
COMENTÁRIO:
QUESTÃO:
GABARITO: leta
COMENTÁRIO:
QUESTÃO:
GABARITO: leta
COMENTÁRIO:
Gabarito Hospital Ophir Loyola: Legislação Básica da Saúde
Confira abaixo o gabarito corrigido pelo professor Leonardo Castro
QUESTÃO: 25
GABARITO: leta A
COMENTÁRIO:
A resposta pode ser extraída da literalidade do art. 79 da Lei nº 10.741/03.
Confira abaixo o gabarito corrigido pelo professor Carlinhos Costa
QUESTÃO: 26
GABARITO: leta E
COMENTÁRIO
trata-se de questão que exige o conhecimento do art. 18-A, II, alíneas a, b e c do ECA. Conforme o referido artigo, o tratamento cruel ou degradante é caracterizado por conduta que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. Portanto, estão corretos os itens I, II e III.
Gabarito letra E.
QUESTÃO: 27
GABARITO: leta A
COMENTÁRIO:
A questão foi elaborada para mexer com os conhecimentos do candidato. Pediu o que não está de acordo com a lei. E foram utilizados os artigos 4º e 5º.
No artigo 5º temos uma contrariedade ao que está disposto na letra A. Não é em razão de sua condição social ou financeira, mas sim em razão de sua condição de pessoa com deficiência.
A pessoa com transtorno do espectro autista não será impedida de participar de planos privados de assistência à saúde em razão de sua condição de pessoa com deficiência, conforme dispõe o art. 14 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998.
QUESTÃO: 28
GABARITO: leta E
COMENTÁRIO
GABARITO PRELIMINAR: E
A questão pediu a classificação das barreiras disponíveis no artigo 3º da lei 13.146/15 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). A única alternativa que apresentou corretamente foi a letra E. Veja:
BARREIRAS: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;
b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;
c) barreiras nos transportes: as existentes nos sistemas e meios de transportes;
d) barreiras nas comunicações e na informação: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens e de informações por intermédio de sistemas de comunicação e de tecnologia da informação;
e) barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas;
f) barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias;
QUESTÃO: 29
GABARITO: leta E
COMENTÁRIO
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A pessoa com deficiência deve conservar sua fertilidade e é vedada toda forma de esterilização compulsória, de acordo com o artigo 6º da lei 13.146/15.
Gabarito Hospital Ophir Loyola: Conhecimentos Específicos
Confira abaixo o gabarito corrigido pela professora Marcela Conti
QUESTÃO: 31
GABARITO: leta E
COMENTÁRIO:
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pela Portaria nº 529/2013 do Ministério da Saúde, e apresenta como objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
QUESTÃO: 32
GABARITO: leta B
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: São considerados os “13 certos” para a administração segura de medicamentos:
- Paciente certo
- Medicamento certo
- Dose certa
- Aspectos certos da medicação
- Prazo de validade certo
- Via de administração certa
- Horário certo
- Compatibilidade certa
- Orientação ao paciente certa
- Direito de recusa
- Registro certo
- Tempo de administração certo
- Ação certa
Dentre as alternativas propostas, estão corretas as opções apresentadas pela letra B: tempo de administração certo, horário certo e orientação ao paciente.
QUESTÃO: 36
GABARITO: leta C
COMENTÁRIO:
De acordo com o enunciado, a concentração do frasco-ampola é de 5.000UI/mL. Então, vamos fazer uma regra de três para encontrar o volume necessário para a administração da dose de 3.500UI.
5.000 UI ———– 1 mL
3.500 UI ———– X (mL)
5.000 x X = 1 x 3.500
X = 3.500 / 5.000
X = 35 / 50
X = 0,7 mL
Dica: uma forma mais rápida de fazer a divisão de 35 por 50 é pensar cada número em grupos de 5 unidades. Temos 35 = 5 x 7, enquanto 50 = 5 x 10, logo 35 = 7 grupos de 5, enquanto 50 = 10 grupos de 5. Assim, temos 7/10 = 0,7.
QUESTÃO: 37
GABARITO: leta D
COMENTÁRIO:
QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Para resolver esta questão, precisamos conhecer a equivalência entre as grandezas. Cada gota equivale a 3 microgotas, e, como regra geral, cada 20 gotas equivalem a 1 mL.
1 gota ———– 3 microgotas (mcgts)
20 gotas (1 mL) ———– X mcgts
X = 3 x 20
X = 60 mcgts
Então, 1mL = 20 gotas = 60 microgotas.
De acordo com o enunciado, o volume de 1.000 mL de soro fisiológico (SF 0,9%) deve ser administrado na vazão de 42 gts/minuto.
1 mL ———– 20 gotas
1.000 mL ———– X gotas
X ———– 20 x 1000
X = 20.000 gotas
Para a vazão de 42 gts/minuto do SF 0,9%, serão necessários:
42 gotas ———– 1 minuto
20.000 gotas ———– X minutos
42 X = 20.000
X = 20.000 / 42
X = 476 minutos
Como cada hora tem 60 minutos, 476 minutos equivalem a 7,93 horas, aproximadamente 8 horas, para a administração do SF 0,9%.
Para a administração do volume de 100mL do antibiótico Z, com a vazão de 200 mcgts/minuto, serão necessários:
1 mL ———– 20 gotas
100 mL ———– X gotas
X ———– 20 x 100
X = 2.000 gotas
1 gota ———– 3 microgotas
2.000 gotas ———– X microgotas
X ———– 3 x 2.000
X = 6.000 microgotas
200 mcgotas ———– 1 minuto
6.000 mcgotas ———– X minutos
200 X = 6.000
X = 6.000 / 200
X = 30 minutos
O valor correto do tempo (aproximadamente) dessas infusões é de 8 horas e 30 minutos.
QUESTÃO: 39
GABARITO: leta B
COMENTÁRIO:
De acordo com o enunciado, o paciente utiliza 30 UI por dia. Para saber a quantidade a ser utilizada em 30 dias, basta multiplicar 30 UI por 30 dias = 900 UI.
E qual é a quantidade de frascos necessária para atender a essa quantidade?
Esse é um ponto a ser questionado: o enunciado não descreveu qual o tipo de insulina, nem a concentração tampouco o volume do frasco a ser utilizado pelo paciente.
É importante lembrar que as insulinas humanas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são:
- Insulina regular: solução injetável na concentração de 100 UI/mL, frasco 10 mL
- Insulina NPH: suspensão injetável na concentração de 100 UI/mL, frasco 10 mL
Se considerarmos essa concentração e volume, teríamos:
100 UI ———– 1 mL
900 UI ———– X (mL)
100 x X = 1 x 900
X = 900 / 100
X = 9 mL (1 frasco)
Considerando o volume do frasco de 10 mL, 1 frasco seria suficiente para o uso pelo paciente por 30 dias.
Entretanto, essa questão é passível de recurso, pois outros tipos de insulinas análogas poderiam ser utilizadas por um paciente com diabete melito tipo 1, tais como:
- Insulina análoga ultrarrápida: solução injetável na concentração de 100 UI/mL, unidades com 3 mL e 10mL
- Insulina Degludeca: solução injetável na concentração de 100 UI/mL, unidades com 3 mL e 10mL
- Insulina Detemir: solução injetável na concentração de 100 UI/mL, unidades com 3 mL e 10mL
- Insulina Glargina: solução injetável na concentração de 100 UI/mL, unidades com 3 mL e 10mL
QUESTÃO: 40
GABARITO: leta D
COMENTÁRIO:
A higienização das mãos é isoladamente a medida mais efetiva, simples e menos dispendiosa para o controle das infecções hospitalares. Devem ser utilizados, água e sabão, preparação alcoólica a 70% e outras soluções antissépticas conforme os procedimentos a serem realizados.
a) Errada. A higienização das mãos requer técnica adequada independentemente do antisséptico utilizado, seja água e sabão, álcool a 70% ou outras soluções antissépticas.
b) Errada. A higienização das mãos deve ser realizada antes e após os procedimentos realizados nos pacientes, mesmo que haja uso de luvas.
c) Errada. A higienização das mãos deve ser realizada antes e após os procedimentos realizados nos pacientes.
d) Correta. A higienização das mãos deve ser realizada antes e após o preparo de medicamentos.
e) Errada. A higienização das mãos deve ser realizada por todos os profissionais de saúde.
QUESTÃO: 46
GABARITO: leta A
COMENTÁRIO:
A administração de insulina na região abdominal deve ser realizada pela via subcutânea. Quando for utilizada a agulha de 13 x 4,5 mm, o ângulo deve ser de 90º.
Confira abaixo o gabarito corrigido pela professora Liliane Cristina Rodrigues Augusto
QUESTÃO: 34
GABARITO: leta A
COMENTÁRIO:
A alternativa “A” refere-se ao CAPÍTULO III DAS PROIBIÇÕES, no seu “Art. 88 Registrar e assinar as ações de Enfermagem que não executou, bem como permitir que suas ações sejam assinadas por outro profissional”, segundo o CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, e não ao Capítulo II dos Deveres.
QUESTÃO: 35
GABARITO: leta C
COMENTÁRIO:
A vacina Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP, deve ser aplicada a partir da 20ª semana de gestação, segundo o CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO SBIm GESTANTE “Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2022/2023”, corroborada pela Caderneta da Gestante, 2023, 8∘ Edição.
QUESTÃO: 47
GABARITO: leta B
COMENTÁRIO:
A)Este paciente se enquadra no grupo de casos leves ou moderados (necessidade de mais informações), sua condição prévia o coloca em grupo de risco (hipertensão e diabetes), e a hospitalização é recomendável até a estabilização clínica (ausência de febre e dispneia por pelo menos 48h) e melhora dos parâmetros laboratoriais.
B)Durante todo percurso de transferência o paciente deve utilizar máscara cirúrgica, ao chegar no serviço, mantém-se a recomendação de uso da máscara cirúrgica limpa seca e bem ajustada à face (cobrindo o tempo todo nariz, boca e queixo), a partir da entrada do serviço, se esta puder ser tolerada. Nesse caso, o paciente tem dispneia e está em uso de cateter nasal. Portanto, a máscara cirurgica deve ser oferecida se o paciente tolerar, ou encaminhado a isolamento.
C)Todos os trabalhadores da saúde e cuidadores que atuam em áreas clínicas devem utilizar máscaras cirúrgicas de modo contínuo durante toda a atividade de rotina. Indica-se realizar uma avaliação de risco e, se necessário, substituir a máscara cirúrgica pela N95/PFF2, ou equivalente, nas seguintes situações: • Em unidades de atendimento direto a pacientes com covid-19, considerando que durante a assistência podem existir momentos com e sem risco para geração de aerossóis e, para se evitar a necessidade de o profissional ficar trocando de máscara para cada situação. • Profissionais atuando em setores/unidades de assistência a pacientes com covid-19 suspeita ou confirmada com pouca ventilação ou com ventilação inadequada, ou seja, com pouca ou nenhuma troca de ar.
D)Os produtos para saúde utilizados na assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo Sars CoV 2 devem ser de uso exclusivo no paciente, como no caso de estetoscópios, esfigmomanômetro e termômetros, etc.
E)Orientar os pacientes/acompanhantes e profissionais de saúde e de apoio sobre a necessidade da higiene das mãos com água e sabonete líquido (40-60 segundos) ou preparação alcoólica a 70% (20-30 segundos).
QUESTÃO: 48
GABARITO: leta C
COMENTÁRIO:
Orientar o usuário sobre a dinâmica do atendimento na unidade. A supervisão, quando couber, é atribuição do enfermeiro.
QUESTÃO: 49
GABARITO: leta D
COMENTÁRIO:
O Técnico/Auxiliar de Enfermagem, em conjunto com o Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro pode auxiliar na reanimação do recém-nascido ≥ 34 de idade gestacional, em sala de parto com a utilização de manobras de suporte básico e avançado de vida para uma transição bem- sucedida ao nascimento. os demais itens são privativos do enfermeiro.
QUESTÃO: 50
GABARITO: leta C
COMENTÁRIO:
A) Art. 3º É vedado aos profissionais da Enfermagem o emprego de contenção mecânica de pacientes com o propósito de disciplina, punição e coerção, ou por conveniência da instituição ou da equipe de saúde.
B) A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.
D) Art. 4º Todo paciente em contenção mecânica deve ser monitorado atentamente pela equipe de Enfermagem, para prevenir a ocorrência de eventos adversos ou para identificá-los precocemente.
E) Art. 5º Todos os casos de contenção mecânica de pacientes, as razões para o emprego e sua duração, a ocorrência de eventos adversos, assim como os detalhes relativos ao monitoramento clínico, devem ser registrados no prontuário do paciente.
Questão Discursiva:
O Ministério da Saúde considerou a necessidade de elaborar um novo documento que reafirma e amplia as propostas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e para a promoção da saúde no Brasil. Considere que a alteração da pressão arterial no adulto em sua forma persistente e com valores sistólicos e diastólicos superiores a 140 e 90 mmHg enquadra-se após confirmação diagnóstica dentro do quadro de DCNM.
Considere que seu paciente deu entrada na emergência com um valor de pressão arterial de 200x170mmHg. Redija um texto dissertativo, de 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas, contendo, no mínimo, 03 (três) cuidados técnicos que você executaria para esse paciente. Descreva-os.
Comentários:
A literatura aponta que a finalidade do cuidado de enfermagem consiste na diminuição e controle da PA através de seu monitoramento em intervalos regulares a fim de detectar as variações que indiquem a necessidade de alterar a terapêutica instituída. Desse modo, a conduta da equipe multiprofissional, sobretudo da equipe de enfermagem, é determinante na melhora clínica do indivíduo e pode prevenir graves complicações.
A punção de um acesso venoso periférico de grosso calibre, a monitorização cardíaca e não invasiva, a instalação de oxigênio suplementar e o início da avaliação clínica junto aos demais membros da equipe multiprofissional configuram os cuidados imediatos que devem ser prestados ao paciente com o quadro apresentado na questão.
A partir da prescrição médica e plano de cuidados de enfermagem, deve-se proceder à realização de um eletrocardiograma de doze derivações, a coleta de exames laboratoriais, a administração endovenosa de medicamentos anti-hipertensivos e o encaminhamento do paciente para demais exames de imagem, dentre eles a radiografia de tórax e a tomografia computadorizada, como cuidados secundários, tão logo quanto possível.
Como forma de garantir a continuidade da assistência, o técnico de enfermagem deve prestar assistência auxiliar, enquanto membro da equipe de enfermagem, na monitorização hemodinâmica quando indicada, e como cuidado complementar em pacientes admitidos em Unidade de Terapia Intensiva com necessidade de controle rigoroso dos valores de PA.
Em síntese, os principais cuidados de enfermagem no tratamento das crises hipertensivas são:
- Verificar sinais vitais;
- Instalar monitorização cardíaca;
- Puncionar acesso venoso periférico;
- Comunicar imediatamente a equipe médica da unidade de emergência;
- Instalar oxigênio suplementar;
- Administrar infusão endovenosa de nitroprussiato conforme prescrição médica;
- Realizar eletrocardiograma de 12 derivações;
- Encaminhar paciente à radiografia de tórax e tomografia computadorizada conforme solicitação médica;
- Coletar exames laboratoriais;
- Coletar histórico de saúde do paciente e avaliar os sintomas que sugerem danos a órgãos alvo;
- Orientar o paciente quanto à monitorização residencial da pressão arterial;
- Orientar o paciente sobre controle do peso, alimentação saudável, redução da ingesta de sal, prática de atividade física e cessação do tabagismo;
- Orientar o paciente quanto aos sinais e sintomas das crises hipertensivas;
- Orientar o paciente sobre a importância da adesão ao tratamento para hipertensão arterial.
Confira abaixo o gabarito corrigido pela professora Ana Carolina Ayres
QUESTÃO: 33
GABARITO: leta D
COMENTÁRIO:
Os sinais vitais mensurados foram, respectivamente: FR 22 irpm, FC 95 bpm, Tax 36,4 e PA: 140 x 90 mmHg.
A frequência respiratória normal para um adulto varia entre 12-20 irpm. Valores abaixo desse parâmetro são considerados bradipneicos e, acima desse valor, taquipneia. A frequência cardíaca normal de um adulto em repouso situa-se na faixa de 60 a 100 batimentos por minuto. A temperatura axilar varia entre 35,5-37,4°C. A pressão arterial considerada dentro dos padrões de normalidade, segundo o Consenso Brasileiro (2020) considera pré-hipertenso níveis que variam entre 130-139 x 85-89 mmHg. Com esses valores, a FR 22 irpm (taquipneico); FC 95 bpm (normocárdico); Tax 36,4 (afebril) e PA 140 x 90 (hipertenso).
Referência:
Universidade Federal de Rio Preto. Dados vitais. 2023. Disponível em: https://semiologiamedica.ufop.br/dadosvitais
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Diretriz Brasileira de Hipertensão arterial. 2020. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf
QUESTÃO: 38
GABARITO: leta B
COMENTÁRIO:
Atentar para pontos importantes e possíveis riscos ao realizar o banho no leito:
Observar a temperatura da água, que deve ser entre 36ºc e 40ºc.; Evitar a exposição desnecessária do cliente, mantendo aquecido, sempre que possível; Colocar as roupas sujas no hamper e não as jogar em pisos (no chão); Atentar para a prevenção de acidentes em caso de clientes com cateteres venosos/ drenos/ traqueostomias, etc.; Avaliar risco de ressecamento da pele, principalmente em pessoas idosas; Padronizar o horário do banho, porém respeitar a preferência do cliente sempre que possível.
Conforme a questão, o gabarito B se refere à temperatura da água maior que o orientado (36-40 graus), logo, não é cuidado manter a água acima de 40 graus.
Referência:
Hospital Universitário Gaffré Guinle. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hugg-unirio/acesso-a-informacao/documentos-institucionais/pops/enfermagem-geral/pop-1-18_banho-ao-leito-em-pacientes-adultos.pdf.
QUESTÃO: 41
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A Escala Visual Analógica – EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna. Também é útil para podermos analisar se o tratamento está sendo efetivo, quais procedimentos têm surtido melhores resultados, assim como se há alguma deficiência no tratamento, de acordo com o grau de melhora ou piora da dor. A EVA pode ser utilizada no início e no final de cada atendimento, registrando o resultado sempre na evolução. Para utilizar a EVA o atendente deve questionar o paciente quanto ao seu grau de dor sendo que 0 significa ausência total de dor e 10 o nível de dor máxima suportável pelo paciente.
Referências:
Santa Catarina. Escala visual analógica. Disponível em: https://www.joinville.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/05/Exame-Escala-Visual-Anal%C3%B3gica-EVA.pdf
QUESTÃO: 42
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
Conforme o que apresenta o Parecer da Câmara Técnica de Gestão e Assistência em Enfermagem (CTGAE 003/2013), compete ao Técnico e ao Auxiliar de Enfermagem:
– Realizar o curativo, conforme prescrição do enfermeiro generalista e/ou especialista.
Referências:
COREN. Parecer 003/2013. Disponível em: http://www.coren-rj.org.br/wp-content/uploads/2015/02/ctgae_003-2013.pdf
QUESTÃO: 43
GABARITO: C
COMENTÁRIO:
A bradipneia é a frequência respiratória lenta e com profundidade anormal.
QUESTÃO: 44
GABARITO: E
COMENTÁRIO:
Os procedimentos cirúrgicos torácicos e abdominais geralmente afetam o volume e a capacidade pulmonar, o que leva a deficiência da função respiratória. Os pacientes submetidos a estes tipos de cirurgia correm o risco de complicações respiratórias pós-operatórias, como broncoespasmo, atelectasia, infecção e insuficiência respiratória.
Referências:
Almeida, AGA. (et al). Estado respiratório de pacientes adultos no período pós-operatório de cirurgias torácicas ou abdominal superior. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2017;25:e2959. https://www.scielo.br/j/rlae/a/JNp9RGSHWYbpzrNVgYZ3ZfG/?lang=pt&format=pdf.
QUESTÃO: 45
GABARITO: D
COMENTÁRIO:
A febre intermitente se caracteriza por períodos de febre intercalados com períodos em que o corpo humano está com sua temperatura dentro do padrão. Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas.
Gabarito Hospital Ophir Loyola: gabarito preliminar
Os gabaritos oficiais preliminares das Provas Objetivas e as grades de resposta das Provas Discursivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico https://www.cetapnet.com.br, a partir das 10h (dez horas) no dia subsequente ao da realização das provas.
Gabarito Hospital Ophir Loyola: recursos
O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito preliminar da Prova Objetiva e contra a grade de resposta da Prova Discursiva, ou de qualquer outro resultado divulgado em caráter preliminar, disporá de até 2 (dois) dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da sua divulgação no endereço eletrônico https://www.cetapnet.com.br e no Diário Oficial do Estado do Pará.
Os recursos contra os resultados preliminares deverão ser interpostos on-line, através da Área do Candidato no endereço eletrônico https://www.cetapnet.com.br
Gabarito Hospital Ophir Loyola: próximas etapas
Veja abaixo o cronograma dos próximos andamentos do concurso Hospital Ophir Loyola:
Gabarito Hospital Ophir Loyola: cronograma
Realização da prova objetiva e da prova discursiva | 02/04/2023 |
Afixação do gabarito oficial preliminar da prova objetiva | 03/04/2023 |
Período de recurso contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva | 04/04/2023 a 05/04/2023 |
Afixação do gabarito oficial definitivo da prova objetiva | 26/04/2023 |
Resultado preliminar da prova objetiva | 26/04/2023 |
Período de recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva | 27/04/2023 a 28/04/2023 |
Resultado definitivo da prova objetiva | 05/05/2023 |
Resultado preliminar da prova discursiva | 12/05/2023 |
Período de recurso contra o resultado preliminar da prova discursiva | 15/05/2023 a 16/05/2023 |
Resultado definitivo da prova discursiva | 23/05/2023 |
Edital de convocação para envio dos documentos referentes à prova de títulos | 23/05/2023 |
Edital de convocação para avaliação biopsicossocial | 23/05/2023 |
Período de envio dos documentos referentes à prova de títulos | 24/05/2023 a 26/05/2023 |
Período de realização da avaliação biopsicossocial | 29/05/2023 a 30/05/2023 |
Resultado preliminar da prova de títulos e da avaliação biopsicossocial | 07/06/2023 |
Período de recurso contra o resultado preliminar da prova de títulos e avaliação biopsicossocial | 09/06/2023 a 12/06/2023 |
Resultado definitivo da prova de títulos e da avaliação biopsicossocial | 20/06/2023 |
Resultado final preliminar | 20/06/2023 |
Período de recurso contra o resultado final preliminar | 21/06/2023 a 22/06/2023 |
Resultado final definitivo | 27/06/2023 |
Prova Hospital Ophir Loyola: análise
Fez a prova do Hospital Ophir Loyola neste domingo (30/03)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do concurso Hospital Ophir Loyola
edital Hospital Ophir Loyola | Hospital Ophir Loyola |
---|---|
Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento LTDA – CETAP |
Cargos | diversos |
Escolaridade | Níveis médio e superior |
Carreiras | saúde |
Lotação | Pará |
Número de vagas | 121 vagas + CR |
Remuneração | de R$ 1.215,50 a R$ 3.696,38 |
Inscrições | 11 de janeiro de 2023 a 03 de março de 2023 |
Taxa de inscrição | de R$ 52,00 a R$ 63,00 |
Data da prova objetiva | 02 de abril de 2023 |
Clique aqui para ver o edital Hospital Ophir Loyola |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:
Participe da conversa