Gabarito IBGE: confira o gabarito extraoficial!

Gabarito IBGE: Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova do IBGE para Agente Censitário de Administração e Informática.

Avatar


21 de Fevereiro de 2022

O gabarito IBGE extraoficial é aqui! O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está ofertando 1.781 vagas para o cargo de Agente Censitário de Administração e Informática.

Os aprovados serão convocados para trabalhar durante o período que estiver acontecendo o Censo 2022.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova IBGE para agente censitário.

Gabarito IBGE: gabarito extraoficial

O gabarito concurso IBGE extraoficial está em elaboração pelo time de especialistas do Gran Cursos Online.

Gabarito IBGE: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Agente Censitário de Administração e Informática. Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Clique aqui para ver a prova utilizada para a correção.

Gabarito IBGE: Língua Portuguesa

Prof. Bruno Pilastre de Souza Silva Dias

QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: na narrativa, indica-se que se acordava cedo em função de necessidades distintas de grupos diversos de moradores (mulheres, homens, crianças). As alternativas “a”, “c”, “d” e “e” devem, então, ser descartadas, pois a narrativa não expressa que se acordava cedo por costume individual, por um olhar idealizado lançado sobre o trabalho, pela presença de um número muito grande de crianças ou pelo fato de os homens serem acordados pelas esposas.

 

QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: em “Outros, em busca do primeiro gole de cachaça […]”, a vírgula é empregada em função da elipse (omissão) da forma verbal “saíam”. Sem a elipse (e a vírgula), temos: “Outros saíam em busca do primeiro gole de cachaça […]”. Assim, não se pode analisar a vírgula como proposto em “a”, “b”, “d” e “e”.


QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: os vocábulos “Uns” e “Outros” são sujeitos simples da forma verbal “saíam” (elíptica para “Outros”). Uma vez classificados como sujeitos, os vocábulos “Uns” e “Outros” não podem ser objeto, adjunto ou predicativo (como se propõe em “a”, “c”, “d” e “e”).

 

QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: a oração subordinada adjetiva “que restavam” é do tipo restritiva (note a ausência da vírgula e o sentido delimitador). Assim, eliminam-se as alternativas “b”, “c”, “d” e “e”, pois não se trata de uma estrutura com valor elogioso, ofensivo, aumentativo ou irônico.

 

QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o gerúndio é uma forma nominal do verbo que expressa uma continuidade do evento por um período de tempo. Nas demais alternativas (“a”, “b”, “c” e “d”), as indicações estão incorretas, pois o gerúndio (em si) não denota evento futuro, pontualidade, descontinuidade ou modo imperativo.

 

QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: as formas em destaque são substantivos. Observe a presença de artigos definidos e de preposição introdutora: estas são duas principais marcas sintáticas dos substantivos. Assim, descartamos as outras alternativas (“a”, “b”, “c” e “e”), pois não estamos diante de verbos, adjetivos, pronomes ou advérbios.

 

QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a expressividade presente em “trazendo nos olhos e no estômago a desesperada expectativa” realça a caracterização da fome pela qual as crianças passavam. O trecho em análise não realça a responsabilidade das crianças, a passagem do tempo, o desejo de transformação ou a doença que atingia o corpo, como erroneamente sugerem as alternativas “a”, “c”, “d” e “e”.

 

QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o eu-lírico não quer sonhar com sua ex-namorada. Esse receio é depreensível pela cadeia de eventos anteriores (quem sonha, sonha com a/o ex). O esforço para não sonhar não decorre, então, dos fatos apontados em “a”, “b”, “c” ou “d”.

 

QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: as orações estão interligadas por conjunções integrantes (“que namora seu namorado antigo”; “que me namora”). Essas orações introduzidas por “que” são substantivas objetivas diretas (complementos da forma verbal “sonha”).

 

QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o poema já traz uma marca para indicar o valor iterativo do presente do indicativo (caráter repetitivo, habitual): “minha namorada sempre sonha”. O “sempre” traduz justamente esse valor repetitivo, habitual. Descartamos, assim, as alternativas “b”, “c”, “d” e “e”, pois elas indicam incorretamente o valor do emprego do verbo “sonhar” no presente do indicativo.

 

QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: as duas ocorrências de crase são decorrentes da exigência de preposição por termos nominais (“Proposta” e “entrevista”) e de artigo definido feminino. Isso também ocorre em “a”, já que a crase é decorrente da junção de preposição regida por termo nominal (direito a algo) e artigo definido feminino (que determina “literatura”). Em “b” e “c”, a preposição não é exigida por termo nominal (são termos não regidos, mas articuladores); em “d” e “e”, a preposição é exigida por forma verbal (entregar; assistir).

 

QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: as orações estabelecem uma relação sequencial corretamente traduzida pela forma “e”. Tendo em vista a relação não ser do tipo temporal, adversativa, explicativa ou concessiva, descartamos as alternativas “a”, “b”, “d” e “e”.

 

QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o comentário de Ricardo Cavalinni revela a sua percepção sobre o conceito de privacidade (conceito esse que mudou muito). Ricardo Cavalinni não fala especificamente sobre o trabalho do Senado, a legalidade de gravações, a técnica de capturar dados ou as suas experiências pessoais – e por isso descartamos as alternativas “a”, “b”, “c” e “d”. 


QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: em “a”, “b”, “c” e “d”, temos expressões adverbiais (uma forma morfológica derivada em -mente, o termo invariável “muito” e estruturas introduzidas pela preposição “em”, como “nesta” e “no”). Em “com quem”, temos um estrutura que completa a forma verbal “fala” (sigo, nesse sentido, a análise de Cegalla em seu Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa).

 

QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: as generalizações estão lexicalizadas pelas formas “tudo” e “ninguém”, as quais exercem a função de sujeito sintático (das formas verbais “é” e “será”). Descartamos, assim, as alternativas “b”, “c”, “d” e “e”, pois nessas alternativas observamos análises incorretas sobre como o sentido de generalização é construído.

Gabarito IBGE: Raciocínio Lógico

Prof. Thiago Silva

QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

  1. a) V ou F = V.
  2. b) V e F = F.
  3. c) V → F = F. Afirmação correta.
  4. d) Falso, pois tem valores lógicos diferentes.
  5. e) Verdadeiro, porque têm valores lógicos diferentes.


QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Uma equivalência lógica do operador condicional é:

     Portanto, uma equivalente possível para a sentença é:

“Se o agente censitário transcreveu o texto em planilha eletrônica, então o trabalho foi realizado com sucesso”

     Podemos usar a propriedade de inversão:

“Se o trabalho não foi realizado com sucesso, então o agente censitário não transcreveu o texto em planilha eletrônica”

 


QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:A negação do operador OU pode ser dada pela Lei de De Morgan, em que negamos ambas as frases e trocamos OU por E. Ficaria assim:

“Rosana não inseriu os dados no sistema informatizado E não protocolou o documento em tempo hábil.”

 

QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Vamos calcular o número de dias entre 12 de abril e 18 de setembro. Para isso, vamos registrar quantos dias tem em cada mês.

  •         Abril: 30 dias;
  •         Maio: 31 dias;
  •         Junho: 30 dias;
  •         Julho: 31 dias;
  •         Agosto: 31 dias;
  •         Setembro: 6 dias (entre 12 e 18)

Portanto, o número de dias transcorridos é:

   Como os dias da semana se repetem a cada 7 dias, temos:

     Portanto, o dia da semana do dia 18 de setembro será igual ao dia da semana 5 dias após o dia 12 de abril. Vejamos.

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
      X 1 2 3
4 5          

    Portanto, será uma segunda-feira.

 

QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A conversão de uma dízima em um número fracionário consiste em colocar no numerador o termo que se repete e no denominador tantos 9 quantos forem o número de algarismos que se repetem. Assim, temos:

R = 2/9 + 6/9 = 8/9

    

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Se ele já visitou 25%, então faltam visitar 75%. Portanto, o número de locais já visitados corresponde a 1/3 do número de locais não visitados:

N=5625/3=1875

 

QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: vamos calcular a porcentagem de porcentagem.

P = 0,30.0,40 = 0,12

    Então, o valor não gasto com o almoço é:

1 – P = 1 – 0,12 = 0,88

     Aplicando o valor total, temos:

0,88.8500 = 7480

 

QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O total percorrido pelo agente foi:

S=4,8+3,6=8,4 km

Podemos converter:

  1. a) 〖8,4.10〗^4=84000 dm
  2. b) 〖8,4.10〗^2=840 dam
  3. c) 〖8,4.10〗^5=840000 cm
  4. d) 〖8,4.10〗^3=8400 m
  5. e) 〖8,4.10〗^5=840000 cm

 

QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: 6 cm equivalem a 0,06 m. Então, a área riscada pelo agente foi:

S = (0,06)² = 0,0036

 

QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: Nula
COMENTÁRIO: Vamos calcular o volume individual de cada notebook em dm³.

V = 0,6.2,4.1,8 = 2,592 dm³

  Como são 12 notebooks empilhados, temos:

Vtotal = 12.2,592 = 31,104 dm³

    Portanto, a questão está nula.

Gabarito IBGE: Ética no Serviço Público

Prof. Daniel Barbosa da Silva

QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Código de ética IBGE Art. XV “j”, “n” e “i”

QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
ITEM I – CERTO Lei 8.112/90 Art. 128
ITEM III – CERTO Lei 8.112/90 Art. 128 parágrafo único
ITEM III – ERRADO Lei 8.112/90 Art. 130 §2º Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Lei 8.112/90 Art. 142 §3º

QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Lei 8.112/90 Art. 138

QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Lei 8.112/90 Art. 141, IV

Gabarito IBGE: Noções de Administração

QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

O item I está correto. Infelizmente, a questão considerou como funções administrativas as funções de planejar, organizar, executar (e não dirigir) e controlar, a partir de literatura de Maximiano (2000)[1].

O item II está correto. Funções administrativas, processo administrativo ou processo organizacional são sinônimos utilizados para descrever subdivisões que facilitam a compreensão de cada tema administrativo.

O item III está correto. O processo administrativo busca explicar como as várias funções administrativas são desenvolvidas no ambiente das organizações. Trocando em miúdos, todo assunto que você estuda em Administração Geral está inserido em alguma dessas funções. Assim, coordenação, direção, comunicação e participação são alguns desses temas.

 

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Os chamados 10 papéis específicos do administrador, identificados por Henry Mintzberg[2], são divididos em três categorias: interpessoal, informacional e decisorial.

Logo, um papel de decisão está descrito, apenas, na letra E.

Sobre as demais alternativas, temos:

  1. a) Líder (interpessoal)
  2. b) Monitor (Informacional)
  3. c) Disseminador (Informacional)
  4. d) Porta-voz (Informacional)

 

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A organização é a função administrativa responsável pela criação de uma estrutura organizacional, por meio da qual se define o trabalho que as pessoas devem realizar. Também, é a disposição dos recursos (físicos, financeiros e humanos) refletida na divisão de mão de obra da organização em departamentos específicos e empregos, linhas formais de autoridade e mecanismos para coordenar as tarefas organizacionais diversas.

Observe o esquema:

QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

A afirmativa I está correta. A Teoria Geral dos Sistemas (TGS) leva em consideração o conceito de “sistemas”, exigindo compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração (elementos interdependentes).

A afirmativa II está correta. Em sentido mais básico, sistema é qualquer grupo de partes interdependentes que interagem entre si e se inter-relacionam, formando um todo complexo e unificado com um propósito específico.

A afirmativa III está correta. Trata-se do conceito de tratamento complexo da realidade complexa, ou seja, um sistema é o que se entende como sendo um sistema. Para isso, é necessário utilizar abordagens de natureza holística ou sistêmica, generalistas ou interdisciplinares. Dito de outra forma, os sistemas devem ser estudados como entidades, e não como um ajuntamento de partes distintas.

 

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

A nomenclatura de ciclo PDCA se dá pelo fato de que a ferramenta não tem um fim, mas se repete constantemente. O PDCA tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução de uma gestão.

  • A letra P significa planejar e consiste em estabelecer metas sobre os itens de controle e estabelecer a maneira para se atingir as metas propostas.
  • A letra D significa fazer e consiste em executar as tarefas exatamente como prescritas no plano e coletar dados para verificação do processo.
  • A letra C significa verificar a partir dos dados coletados no fazer (letra D) e comparar os resultados alcançados com a meta planejada.
  • A letra A significa agir com uma atuação corretiva, detectando-se o desvio e atuando-se no sentido de fazer correções definitivas.

Observe o esquema proposto por Maximiano (2000)[3]:

Logo a única opção correta é: plan (planejar), do (agir), check (observar) e action (estudar os resultados).

 

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

A afirmativa I está correta. Segundo Maximiano (2000)[4], o desempenho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço intelectual ou físico. O desempenho é positivo quando o resultado beneficia a própria pessoa, o grupo do qual ela participa, um cliente ou a organização na qual trabalha.

A afirmativa II está correta. A motivação é intrínseca quando é baseada em fatores internos ao indivíduo.

A afirmativa III está correta. A motivação pode ser extrínseca, pressupondo que o comportamento humano pode ser planejado, modelado ou mudado.

Observe o esquema:

QUESTÃO NÚMERO 37
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

A questão trata da comunicação em seu fluxo horizontal ou lateral.

O fluxo horizontal, também chamado de lateral ou colateral, ocorre quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível. Essa direção de comunicação economiza tempo e facilita a coordenação. É o fluxo de comunicação mais utilizado em unidades de trabalho não rotineiras.

Na letra A, temos o pessoal do atendimento se comunicando com a área técnica. Logo, mesmo nível de comunicação (lateral).

Na letra B, temos o pessoal de pedidos encaminhando uma solicitação ao pessoal de entrega e cobrança. Logo, mesmo nível de comunicação (lateral).

Na letra C, temos um chefe solicitando um relatório ao um empregado. Logo, comunicação de cima para baixo (descendente) e, após o envio do relatório, de baixo para cima (ascendente). Logo, ambas as comunicações são verticais. Por isso, é o nosso gabarito.

Na letra D, temos o pessoal do atendimento se comunicando com a área técnica, novamente. Logo, mesmo nível de comunicação (lateral).

Na letra E, temos o pessoal da produção se comunicando com o pessoal de entrega. Logo, mesmo nível de comunicação (lateral).

 

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

Segundo Maximiano (2000)[5], eficiência significa realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos. Eficiência é um princípio de administração de recursos, mais que uma simples medida numérica de desempenho. O princípio da eficiência é o da relação entre esforço e resultado.

A eficiência refere-se aos meios: seus processos, seus meios, seus métodos, seu procedimentos, suas regras, seus regulamentos. A eficiência destaca como as coisas devem ser feitas, a fim de que os recursos sejam adequadamente utilizados.

A eficácia refere-se aos fins: alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos ou processos envolvidos.

A efetividade representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas (grau de excelência do resultado). Refere-se a impactos.

 

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

A afirmativa I está correta. Eficiência é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo – método ou modo certo de fazer as coisas.

A afirmativa II está correta. Se eficiência é aproveitar recursos, o contrário disso (antítese) é o desperdício.

A afirmativa III está correta. A ideia de tempo tem a ver com eficiência (com menos desperdício ou em menor tempo).

 

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

As empresas podem se proteger por meio de custos sustentavelmente menores que o de seus competidores. Neste sentido, uma vantagem de custo pode ser originada de processos mais vantajosos, uma localização melhor, escala, ou no caso da questão, eliminação de desperdícios.

A letra B é um exemplo de vantagem competitiva que se relaciona ao fator tempo.

A letra C é um exemplo de vantagem competitiva que se relaciona ao fator tempo.

A letra D é um exemplo de vantagem competitiva que se relaciona ao fator qualidade.

A letra E é um exemplo de vantagem competitiva que se relaciona ao fator inovação.

 

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

A decisão é um processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir. Envolve enfrentar problemas e aproveitar oportunidades.

 

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

 

A afirmativa I está incorreta. O planejamento de base é o operacional. Observe a imagem:

A afirmativa II está correta. Os planos táticos são mais setoriais. Logo, considera as prescrições gerais do planejamento estratégico e detalha isso mais especificamente para o departamento, área ou setor. Por isso a expressão “áreas funcionais” para planejamento funcional ou planos funcionais.

A afirmativa III está incorreta. Quem define objetivos e planos para toda a organização é o planejamento estratégico, e não operacional.

Observe o quadro:

TIPOS/

CARACTERÍSTICAS

ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL
Prazo Longo Médio Curto
Amplitude Toda a organização Setor ou departamento Atividades e tarefas
Nível responsável Alta Direção Gerências Supervisores
Grau de incertezas e riscos Alto Médio Baixo
Nível de detalhamento Baixo (sintético) Médio Alto

(analítico)

Grau de flexibilidade Menos flexível Flexível Mais flexível

Assim, nosso gabarito é a letra D.

 

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

Maximiano (2000)[6] lista quatro técnicas para o desenvolvimento de equipes:

  • Ouvir e falar: integrantes do grupo devem aprender a exprimir-se e estar dispostos a manifestar suas opiniões e informações; troca de informações é condição básica para o sucesso do grupo.
  • Conhecimento mútuo: integrantes do grupo devem conhecer os colegas; é a base da elaboração de uma missão coletiva.
  • Criação de identidade do grupo: fornece identidade coletiva e senso de participação para seus integrantes; liderança deve buscar criar identidade para o grupo.
  • Clima de abertura intelectual: abertura intelectual impede conformidade social; espírito crítico deve ser estimulado.

 

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Maximiano (2000)[7] destaca algumas características para as equipes de alto desempenho:

  • Coesão: interesse dos integrantes na continuidade da existência do grupo.
  • Envolvimento psicológico: fatores motivacionais oferecidos pela tarefa aos integrantes.
  • Afinidade e confiança: sintonia entre as pessoas.
  • Compreensão das interdependências: capacidade de entender que o grupo depende de todos.
  • Autorregularão: capacidade de cuidar de si próprio.

 [1] MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

[2] MINTZBERG, H. The nature of managerial work. New York: Harper Collins Publishers, 1973.

[3] MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

[4] MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

[5] MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

[6] MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

[7] MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Gabarito IBGE: Noções de Informática

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

O WORD, através da guia REVISÃO, possui ferramenta de correção ortográfica e gramatical, que na versão 365 foi otimizada e passou a se chamar EDITOR.

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

=MÍNIMO(B1:B2)*CONT.NÚM(A2:C2)+MÁXIMO(A1:B2)

1 – MÍNIMO(B1:B2)  11;

2 – CONT.NÚM(A2:C2)  3;

3 – MÁXIMO(A1:B2)  44;

4 – 11*3+44  77.

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

(1)         SPEEDTRANSFER  Não é tido como nome de plataforma nem de algum software. Termo aleatório criado pelo examinador.

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

O SSD não é dotado de dispositivos mecânicos, por isso não corre esse risco. O SSD é dotado de uma placa com um controlador e as memórias FLASHs para o armazenamento das informações.

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:

Monitor com resolução de 1080p, também conhecido como monitor Full HD ou FHD (full high definition), é uma resolução de tela muito comum de 1920 x 1080 pixels. A resolução determina quantos pixels uma tela tem no formato largura x altura, e quanto mais pixels, mais nítida é a aparência da imagem.

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

O Item mais complicado foi o 1, devido as siglas apresentadas. Porém, se o candidato ir pela função básica do navegador que é ler páginas desenvolvidas em HTML, já marcaria com mais segurança.

 

HTML é uma abreviação de Hypertext Markup Language, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto. Resumindo, o HTML é uma linguagem usada para a publicação de conteúdo (texto, imagens, vídeos, áudio etc.) na web.

O HTML5 é a nova versão do HTML4 e um dos seus principais objetivos é facilitar a manipulação dos elementos, possibilitando o desenvolvedor modificar as características dos objetos de forma não intrusiva, fazendo com que isso fique transparente para o usuário final.

O HTML5 fornece ferramentas para o CSS e o Javascript fazerem seu trabalho da melhor possível de forma que um web site ou aplicação continue leve e funcional.

QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Questão que aborda os dois tipos de criptografia e as suas devidas chaves.

“Quando descrevemos sobre as chaves de segurança é muito comum mencionarmos os termos técnicos: SIMÉTRICA, ASSIMÉTRICA, PRIVADA e PÚBLICA.

QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

Backup Gradual  Não existe como FORMA nem TIPO de backup.

QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

III – Um diretório somente pode comportar pastas e não arquivos.  Um diretório (pasta) pode ser usado para armazenar tanto subpastas como os arquivos criados pelo sistema operacional ou o usuário.

QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

(F) Não permitem a conexão entre os computadores e a transferência de arquivos.  As principais funções da Internet e Intranet é justamente permitir a conexão entre computadores para a troca de informações.

(F) Especificamente a intranet é somente aberta a clientes e a fornecedores.  INTRANET é utilizada por colaboradores ou servidores, devidamente autorizados mediante login/senha. A Extranet que possibilita o acesso a clientes e fornecedores.

QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

Thunderbird é um cliente de email, notícias, conversa e agenda, livre e de código aberto, fácil de configurar e personalizar. Um dos princípios centrais do Thunderbird é o uso e promoção de padrões abertos. Este foco é uma rejeição a esse mundo de serviços e plataformas fechados que não conseguem se comunicar. Queremos que nossos usuários tenham liberdade e escolha de como se comunicar.

FONTE: https://www.thunderbird.net/pt-BR/about/

QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:

HDD  500 GB SATA  A sigla SATA é utilizada para a identificação do barramento responsável em ligar o HD a placa mãe;

CPU  ATOM 1,86 GHZ  HZ (hertz) é a sigla para medir velocidade de frequência. O processador é identificado pelo seu modelo (ATOM) que faz parte da família de processadores da INTEL e por sua velocidade de processamento, GHZ.

RAM  4 GB DDR3  Identificamos a memória RAM através da sigla DDR ( double data rate) que é do tipo SDRAM (ou seja, é uma RAM com um SD na frente). A sigla é de synchronous dynamics random access memory, que significa memória de acesso dinâmico de sincronia dinâmica. Como você de imaginar, essa é uma RAM que realiza a leitura e escrita de dados de forma síncrona e dinâmica.

QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:

Veja:

 

A BARRA DE TAREFAS é a principal barra presente na Área de Trabalho do Windows.

QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:

USB  Barramento universal de série e o principal barramento externo utilizado atualmente pelos fabricantes de computadores. A grande maioria dos periféricos é conectado ao computador por meio dessa interface.

A questão citou 4 dispositivos externos bem populares que comumente são conectados na porta USB.

QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

Os firewalls são programas de software ou dispositivos de hardware que filtram e examinam as informações provenientes da sua conexão com a Internet.

 

 

Volte ao topo

Gabarito IBGE: gabarito preliminar

O gabarito preliminar do concurso IBGE para o cargo de Agente Censitário de Administração e Informática será informado a partir do dia 21 de fevereiro de 2022.

A divulgação do resultado/classificação preliminar da prova objetiva estará disponível na data prevista de 14 de março de 2022, pelo site da banca organizadora do certame.

Volte ao topo

Gabarito IBGE: recursos

O prazo de interposição de recursos quanto às questões da prova IBGE é entre os dias 22 e 23 de fevereiro de 2022.

Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da Prova Objetiva, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, e preencher o formulário próprio disponibilizado para recurso, transmitindo-o eletronicamente.

Volte ao topo

Gabarito IBGE: próximas etapas

O resultado final do certame será divulgado no dia 28 de março de 2022. O candidato classificado para as vagas existentes será convocado para contratação preferencialmente por e-mail e telefone, informados no Requerimento de Inscrição, obedecendo à estrita ordem de classificação final para a função/município. No caso de insucesso de contato por esses meios, será encaminhado telegrama, de acordo com os dados informados no Requerimento de Inscrição.

O candidato deve declarar, por escrito, se aceita ou não a vaga na função/município para a qual está sendo convocado

Volte ao topo

Gabarito IBGE: cronograma

  • 20 de fevereiro: gabarito extraoficial GranCursos
  • 21 de fevereiro: gabarito preliminar
  • 22 e 23 de fevereiro: interposição de recursos
  • 28 de março: resultado final

Prova IBGE: análise

Fez a prova do IBGE no domingo (20/02) ? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do concurso IBGE 2022

Concurso IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (edital IBGE)
Situação atual edital publicado
Banca organizadora
  • Fundação Getúlio Vargas – FGV
  • Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
  • IDECAN
Cargos
  • 183.100 vagas – Recenseador (FGV)
  • 5.500 vagas – Agente Censitário Municipal (FGV)
  • 18.420 vagas – Agente Censitário Supervisor (FGV)
  • 31 vagas – Coordenador Censitário de Área (IBFC)
  • 1.781 vagas – Agente Censitário de Administração e Informática (IBFC)
  • 180 vagas – Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (IDECAN)
  • 12 vagas – Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação (IDECAN)
Escolaridade Nível fundamental e médio
Carreiras Administrativa, pesquisa e outras
Lotação Nacional
Número de vagas 209.024 vagas temporárias
Remuneração de R$ 998,00 a R$ 4.200,00
Inscrições de 14/12/2021 a 10/01/2022 (IBFC)

de 15/12 a 21/01 (FGV)

de 10/01 a 2/02 (IDECAN)

Taxa de inscrição de R$ 44,00 e R$ 66,00 (IBFC)

de R$ 57,50 a R$ 60,50 (FGV)

de R$ 20,00 a R$ R$41,00 (IDECAN)

Data da prova objetiva  10/04/2022 (FGV),  20/02/2022 (IBFC) e 20/03/2022 (IDECAN)

Volte ao topo


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


21 de Fevereiro de 2022