Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova da PC RJ para o cargo de Auxiliar de Necropsia

Avatar


23 de janeiro15 min. de leitura

Neste domingo (23/01), foi aplicada mais uma prova objetiva do concurso PC RJ! A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro oferta 350 vagas, distribuídas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os candidatos tiveram quatro horas para as provas do cargo de Auxiliar de Necropsia.

Ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! Neste domingo (23/01), o Gran Cursos Online disponibilizará, logo após a realização da avaliação, as questões da prova para o cargo de Auxiliar de Necropsia comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova PC RJ:

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: gabarito extraoficial

A equipe de professores do Gran Cursos Online preparou o gabarito extraoficial. Para acessar, clique aqui. 

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Auxiliar de Necropsia comentadas por nossos professores especialistas. Utilizamos como referência a prova no link a seguir. Clique aqui para acessar a prova da PC RJ.
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Acompanhe também a correção em vídeo realizada pela equipe de professores. Assista ao vídeo abaixo:

Navegue pelo índice abaixo de acordo com cada disciplina:

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Língua Portuguesa

Comentários feitos pelo professor Diogo Alves.

Questão 1 
Gabarito: D 
Comentários:

A questão pede um provérbio africano que recomenda prudência aos leitores. Prudência significa cautela, precaução, calma, ponderação. Assim, o único trecho que apresenta essas características é o da alternativa “d”, o que expressa “Não saiba seu sócio de ti mais do que sabes dele”. Nas demais, a presença da metáfora é perceptível, já que há comparações entre elementos de universos distintos. 

Questão 2
Gabarito: E
Comentários:

No trecho, o marido entende que a enorme fila se dá por causa das férias das crianças que geraram aquela grande quantidade de pessoas no local. Dessa forma, os itens que fizessem alusão a elementos fora do contexto de filas, quantidade de pessoas ou férias, estariam extrapolando o pedido na questão.

Questão 3
Gabarito: E
Comentários:

O texto instrucional, também chamado de “injuntivo”, é aquele que traz recomendações e conselhos. Nesse caso, a única alternativa que traz esse tipo de texto é a alternativa “e”, uma vez que “conserve-se” e “sendo aconselhável” já indicam a resposta acerca da tipologia cobrada.

Questão 4 
Gabarito: E
Comentários:

O texto da questão indica que, se uma pessoa adquirir um lote em um local específico, ela contará com vizinhos ricos e importantes. Esse tipo de apelo se centraliza no relacionamento social, no prestígio e nos privilégios que o comprador pode ter ao adquirir o lote. 

Questão 5
Gabarito: A
Comentários:

O comando da questão apresenta uma metáfora: compara a bola com a felicidade. Assim, identificamos que a frase “A felicidade é uma bola atrás da qual corremos enquanto rola é que chutamos logo que para”, apresenta que a felicidade é um estado passageiro, transitório, como afirma o item “a”. 

Questão 6
Gabarito: E
Comentários:

A questão exige o conhecimento a respeito de sinônimos. Na letra “a”, “utilidade” e “para que serve” (finalidade) são sinônimos; na letra “b”, “qual o endereço” e “onde reside” são sinônimos; na letra “c”, “trajeto” e “por onde passa” são sinônimos; na letra “d”, “finalidade” e “para que” são sinônimos. Na letra “e”, há uma diferença: “qual o nome” e “como se identifica” podem não ser sinônimos, uma vez que o nome é a identidade registrada do indivíduo e “como se identifica” pode ser um apelido, uma forma específica de a pessoa se mostrar à sociedade, etc. 

Questão 7
Gabarito: A
Comentários:

A expressão que apresenta uma conotação negativa, apesar de ser cortês, conforme expressa o item da questão, é “Por favor, bata na porta antes de entrar”, uma vez que “bata” parece indicar ordem, mando. 

Questão 8
Gabarito: B
Comentários:

Na frase “Não entendo nada”, se tirarmos “não” e o sentido permanece o mesmo, visto que duas palavras de valores semânticos negativos, em geral, se anulam, o que ocasiona “entendo nada”. 

Questão 9
Gabarito: E
Comentários:

O pretérito imperfeito e o futuro do pretérito, ambos do modo indicativo, são tempos verbais que indicam cortesia, por exemplo, “gostaria”, “poderia”, “seria possível…”. Logo, a alternativa que apresenta um verbo com este contexto de cortesia é o da alternativa “e”: “Boa tarde, o que queria?”.

Questão 10  
Gabarito: E
Comentários:

A banca propõe a troca de uma oração adjetiva por um adjetivo de mesmo valor. Vamos analisar os itens:

a) “que não sabe falar” / “muda”. Alguém que não sabe falar não é, necessariamente, uma pessoa muda. 

b) “que você quer” / “bem-aceito”. Aquilo que alguém quer não é algo “bem-aceito”, pois os sentidos são diferentes.

c) “que você já tem” / “comprado”. Ter algo não quer dizer que eu o tenho comprado, pois é possível que alguém tenha me dado.

d) “que não se deve colher” / “acolhedora”. Colher e acolher, apesar de serem palavras parecidas, possuem sentidos totalmente diferentes. 

e) “que se multiplica” / “multiplicado”. Aqui sim a indicação de sinônimos está perfeita. 

Questão 11
Gabarito: C
Comentários:

No trecho, há 3 quês, o que poderia ser evitado com o uso de adjetivos ou com a redução das orações para as formas nominais. Dessa forma, há o uso exagerado do “quê”, também conhecido como “queísmo”. 

Questão 12
Gabarito: B
Comentários:

No contexto da questão, que versa sobre um passeio, a resposta mais relevante à indagação seria “deve ser tarde porque o sol já está se pondo”, visto que, num passeio, como as pessoas estão despreocupadas, o que mostraria compatibilidade com o cenário seria a mudança no tempo, por exemplo, o anoitecer. 

Questão 13 
Gabarito: D
Comentários:

O título da matéria “Gripol – ajuda a conviver com a gripe”, bem como o texto presente, possuem como finalidade convencer o leitor a comprar o medicamento, visto que, com ele, será mais fácil passar pelo período do gripe, dada a função do remédio, que é aliviar o mal-estar.

Questão 14
Gabarito: A
Comentários:

Basta perceber que “de coração para coração” se relaciona a “sentimentos” e “têm cérebro” diz respeito a “pessoas inteligentes”. Logo, a opção é a alternativa “a”, ou seja, a rádio trabalha com temas sentimentais para gente inteligente. 

Questão 15
Gabarito: B
Comentários:

antes de tudo, precisamos saber o sentido de cada forma verbal:

Aspirar: inalar, desejar… 

Expirar: exalar, respirar… 

Conspirar: planejar secretamente ação contra alguém… 

Inspirar: introduzir ar nos pulmões; animar, aconselhar… 

Respirar: absorver e expulsar ar… 

Pronto. Feitas as apresentações a respeito dos significados, vamos ajustar as alternativas:

a) aspirar (e não conspirar);

b) correta (inspirar amores, motivar);

c) aspirar (e não expirar);

d) inspirar (e não respirar);

e) inspirar (e não respirar). 

Questão 16 
Gabarito: D
Comentários:

A conjunção “mas” possui valor diferente das demais alternativas em “Ficou triste, mas quem não ficaria”, ou seja, de adição. Nas demais, o valor é de oposição, sendo possível a troca de “mas” por contudo, todavia, no entanto, entretanto, porém, não obstante. 

Questão 17 
Gabarito: C
Comentários:

O nome dos biscoitos “Vó Mecias” possui como objetivo no contexto valorizar a tradição dos biscoitos mineiros na atualidade, já que se trata de uma empresa fornecedora de produtos alimentícios. 

Questão 18
Gabarito: B
Comentários:

A banca quer uma frase que não possua relação com a profissão de caminhoneiro. A única que não tem esse tipo ce vínculo é “O beijo é como cigarro: não sustenta, mas vicia”. Nos demais casos, palavras como “curvas”, “capotei meu coração”, “pista”, “direção”, “conserve a sua direita”, “estepe” e “reserva” fazem alusão à profissão de caminhoneiro.

Questão 19 
Gabarito: C
Comentários:

O cliente fica espantado ao ver no cardápio “sopa de ninhos de andorinha”. Por isso, a preocupação por parte do cliente ao solicitar esclarecimentos a respeito da composição do alimento do restaurante.

Questão 20
Gabarito: D
Comentários:

A única alternativa que mostra a conjunção “e” com valor de oposição é “Clássico é um livro que as pessoas elogiam e não leem” (ou seja, elogiam, MAS não leem). Em todos os outros casos, a conjunção “e” liga elementos de mesma função sintática, indicando soma.

Volte ao topo

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Matemática

Comentários feitos pelo professor Marcelo Leite.

Questão 21 
Gabarito: C
Comentários:

Inicialmente enumerar as treze cadeiras. De acordo com o autor as cadeiras cuja numeração são 3, 8 e 11 já estão ocupadas. O autor deseja a probabilidade de que a 4° pessoa NÃO se sente ao lado das cadeiras já ocupadas. Assim, a probabilidade de que a 4° pessoa não se sente ao lado de cadeiras já ocupadas será dada por:

Evento: A 4° pessoa não se sente ao lado de cadeiras já ocupadas
Casos Possíveis: 10, pois 3 cadeiras já estão ocupadas
Casos desejados: 4

Questão 22 
Gabarito: A
Comentários:

Considerando que P seja o total de policiais, analisando as afirmações teremos:

-Dando 3 camisetas a cada policial sobravam 13. A partir dessa afirmação, chegaremos a equação.

3.P + 13 = 55

3.P = 55 – 13

3.P = 42

P = 42/3

P = 14 policiais.

Agora iremos analisar a outra afirmação que cita:

-Dando 5 camisetas a cada policial, 3 policiais nada recebem. A parti dessa afirmação, chegaremos a equação:

5(P -3) = 55

P – 3 = 55/5

P – 3 = 11

P = 11 + 3

P = 14

Portanto, existem 14 policiais.

Questão 23 
Gabarito: E
Comentários:

Inicialmente iremos transformar 1 min 32 seg para segundos, então teremos 92 segundos. Agora iremos multiplicar pelo número de voltas, isto é, 75 voltas. Assim, teremos: 75 x 92 segundos =  6.900 segundos Ao dividir 6.900 segundos por 60 obtém-se 115 minutos correspondendo a 1 hora e 55 minutos.

Questão 24
Gabarito: C
Comentários:

A quantidade de comprimidos que foram separados(Total menos 3) em grupos de 7 ou em grupo de 12 são representa um valor que é múltiplo comum entre 7 e 12. Calculando os Múltiplos Comuns entre 7 e 12, teremos:
7, 12 | 2
7, 6 | 2
7, 3 | 3
7, 1 | 7
1, 1 | 2 x 2 x 3 x 7 = 84

Os múltiplos comuns entre 7 e 12 são {84, 168, 252,…} Como o autor coloca que o lote de comprimido tinha mais de 150 e menos de 200, então entre os possíveis valores o correspondente seria 168.
Mas, cuidado! Pois, esse valor corresponde aos comprimidos separados nos grupos de 7 e 12, lembre-se que sempre sobravam 3, então devemos somar 3 aos 168, assim teremos no total 171 comprimidos.

Questão 25 
Gabarito: D
Comentários:

Nessa questão foi abordado Regra de 03 Simples, com grandezas inversamente proporcionais, logo devemos multiplicar em “LINHA”.

Carros   | Dias
12           | 42

10 X
10.X = 12.42
10.X = 504
X = 504/10
X = 50,4 dias

Então, no máximo, o combustível daria para 50 dias. Resposta letra D.

Questão 26 
Gabarito: D
Comentários:

A partir do ponto A o ponto B existirão 6 trechos (T1, T2, …,T6)

T1: 2 unidades

T2: 3 unidades

T3: Aplicando o Teorema de Pitágoras, teremos: 5 unidades

T4: Aplicando o Teorema de Pitágoras, teremos: 10 unidades

T5: 8 unidades

T6: 3 unidades

Somando os trechos teremos: 2 + 3 + 5 + 10 + 8 + 3 = 31 unidades

Questão 27 
Gabarito: C
Comentários:

Como a ordem dos integrantes na equipe não importa, se trata de uma combinação.

Disponíveis: 6

Agrupamento: 2

Questão 28 
Gabarito: B
Comentários:

Considerando que a área inicial do retângulo, seja dada por:

ARetângulo Inicial = Base x Altura

De acordo com o autor, sua base irá aumentar 32%, enquanto que a altura diminuirá 32%, assim teremos o retângulo:

ARetângulo Modificado = (1 + 32%).Base x (1-32%).Altura

ARetângulo Modificado = 1,32.Base x 0,68.Altura

ARetângulo Modificado = 0,897.Base x Altura

ARetângulo Modificado = 0,897. ARetângulo Inicial

Assim, a ARetângulo Modificado será aproximadamente 10% menor que ARetângulo Inicial.

Questão 29 
Gabarito: A
Comentários:

Há 8 anos

João = 22 – 8 = 14 anos

Como a sua irão tinha a metade, então ela tinha 7 anos, nessa data.

Quando a irmã tiver 35 anos, isto é, daqui a 28 anos, João terá 14 + 28 = 42 anos

Questão 30 
Gabarito: E
Comentários:

Resolvendo o 1o membro da equação. Assim, a soma a + b, corresponderá a 149 + 120 = 269.

Volte ao topo

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções Básicas de Biologia

Comentários feitos pela professora Ariadne Branco.

Questão 32
Gabarito: E
Comentários:

No núcleo das células está contido o material genético dos indivíduos na forma de cromossomos, que nada mais é do que DNA associado à proteínas. O cariótipo humano é o conjunto de cromossomos contidos na célula sendo que as células humanas normais apresenta 23 pares de cromossomos sendo: 22 pares são de cromossomos homólogos, denominados de autossomos – não relacionados à determinação do sexo –, e um par de cromossomos sexuais, que são associados à determinação do sexo nos indivíduos.

Assim, um indivíduo do sexo masculino carrega como cromossomos sexuais o X e Y, enquanto indivíduos do sexo feminino são XX, um sempre um de origem materna e outro de origem paterna. As células que formam os gametas apresentam metade de cromossomos, 23, em função da meiose. Assim, conforme a afirmação da questão, ao analisar o DNA presente no núcleo da célula é possível concluir que pertence a um indivíduo do sexo masculino devido à presença dos cromossomos sexuais X e Y.

Questão 33
Gabarito: A
Comentários:

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pela respiração celular. Sendo que nesse processo, as moléculas orgânicas reagem com o oxigênio, formando gás carbônico e água. A respiração celular é um processo que é dividido em três etapas principais: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. O cianeto é um composto extremamente tóxico que atua desativando enzimas da cadeia transportadora de elétrons da etapa final da respiração celular, bloqueiando toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia também a síntese acoplada de ATP.

Questão 34
Gabarito: D
Comentários:

Um intestino normal apresenta pregas, vilosidades e microvilosidades, projeções formadas pelo tecido epitelial que aumentam a superfície de contato com o quimo/quilo e tem como função aumentar a absorção de nutrientes. Deste modo, uma pessoa celíaca com perda das vilosidades terá prejudicada a absorção de nutrientes.

Questão 37
Gabarito: B
Comentários:

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como função ser uma barreira protetora contra agentes do meio ambiente como bactérias ou vírus, sendo também responsável por funções essenciais como a regulação térmica ou as funções sensoriais. A pele é constituída por duas camadas: uma externa denominada epiderme e uma mais interna denominada derme.

Essas camadas são constituídas por tecidos diferentes: a epiderme é formada por tecido epitelial e a derme é formada por tecido conjuntivo, responsável por fornecer suporte e nutrição para a epiderme.

Questão 41
Gabarito: B
Comentários:

O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo, dito especializado, caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que possuem a capacidade de armazenar gordura na forma de lipídeos. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo).

Questão 42
Gabarito: D
Comentários:

Algum tempo após a morte os músculos do corpo sofrem enrijecimento em função da ausência de ATP (energia) devido à morte das células tendo em vista que o relaxamento muscular somente acontece quando há ATP disponível. Existem três tipos de tecido muscular: estriado esquelético e cardíaco e músculo liso. O tecido muscular que compõe os músculos da locomoção associados à rigidez cadavérica é o tecido muscular estriado esquelético.

Questão 43
Gabarito: B
Comentários:

Os lisossomos são as organelas responsáveis pela digestão intracelular capazes de degradar moléculas de origem externas ou estruturas da própria célula. Nos processos pós-morte a membrana do lisossomo se rompe e libera as enzimas digestivas no citoplasma responsáveis por degradar as proteínas musculares.

Questão 47
Gabarito: B
Comentários:

O sangue é um tipo de tecido conjuntivo especializado formado pelo plasma, parte líquida, e pelos elementos figurados: hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias são as células mais abundantes do sangue sendo responsáveis pelo transporte de oxigênio, justamente em decorrência da sua função perde seu núcleo e outras organelas quando amadurece adquirindo a forma bicôncavo, conforme a ilustração trazida na prova, neste formato ela aumenta sua superfície de contato e aprimora seu transporte de gases.

Questão 52
Gabarito: D
Comentários:

Os axônios correspondem a uma das estruturas que compõe os neurônios que são formados por: corpo celular, dendritos e axônios. No corpo celular estão contidos o núcleos e as organelas celulares responsáveis pela manutenção do neurônio, os dendritos são os prolongamentos ramificados mais curtos pelos quais chega o impulso nervoso que é unidirecional e o axônio é um prolongamento do neurônio por onde os impulsos nervosos são transmitidos para outro neurônio adjacente. Os nervos são formados pelo agrupamento de axônios e bainhas envoltórias.

Questão 55
Gabarito: C
Comentários:

O monóxido de carbono se liga à hemoglobina com alta afinidade, sendo muito maior do que a afinidade pelo oxigênio; assim a intoxicação pelo monóxido de carbono causa alteração do transporte e utilização de oxigênio. Deste modo, o CO inalado é rapidamente absorvido nos pulmões e em circulação se liga de maneira estável com a hemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio e causando hipóxia tecidual.

Volte ao topo

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções Básicas de Anatomia Humana

Comentários feitos pelo professor Fabrício Noronha

Questão 31
Gabarito:
B
Comentário: A questão aborda sobre a composição do sêmen, descrevendo no enunciado um dos seus componentes (líquido prostático).

A alternativa B traz a resposta “vesículas seminais”, que é justamente uma das estruturas que produz o líquido seminal, componente do sêmen conjuntamente com o líquido prostático e os espermatozoides (produzidos pelos testículos).

Questão 35
Gabarito: A
Comentário: A questão aborda sobre como é cicatrização óssea pós fratura.

A alternativa A traz a resposta “o calo ósseo, uma elevação resultante do processo de regeneração, que é justamente o que acontece nessas situações. A consolidação óssea se dá (dentre uma das suas fases) por uma ação osteoblástica (formação de tecido ósseo) e, no local antes fraturado, se forma uma calosidade óssea.

Questão 36
Gabarito: B
Comentário: A questão aborda sobre a morte por engasgue e qual órgão não se fecha por uma incapacidade da cartilagem epiglótica.

A alternativa B traz a resposta “laringe”, que é um órgão estruturado por 9 cartilagens que dará continuidade à traqueia e caso ocorra uma obstrução dessa região o ar não chegará até os pulmões para ocorrer a hematose (troca gasosa) e o indivíduo irá a óbito.

Questão 38
Gabarito: C
Comentário: A questão aborda sobre a origem das artérias coronárias, que têm a função de irrigar o miocárdio.

A alternativa C traz a resposta “saem da aorta e levam sangue com oxigênio para o miocárdio”, pois as artérias coronárias direita e esquerda são os primeiros ramos da artéria aorta e têm por função irrigar o músculo cardíaco levando oxigênio para esse tecido.

Questão 39
Gabarito: A
Comentário: A questão aborda sobre as mudanças que ocorrem no esqueleto humano com o desenvolvimento do organismo.

A alternativa A traz a resposta “diminuição do número de ossos, em função da fusão de alguns deles”, pois com a maturação óssea ocorrerá a fusão das epífises com as diáfises ósseas, fusão das vértebras sacrais ou dos ossos da pelve, por exemplo. Isso fará com que ocorra a diminuição da quantidade de números de ossos no corpo.

Questão 40
Gabarito: C
Comentário: A questão aborda sobre a definição das pleuras pulmonares.

A alternativa C traz a resposta “membrana dupla que envolve os pulmões”, pois as pleuras são uma dupla camada de revestimento pulmonar e que possuem uma cavidade pleural preenchida por um líquido pleural.

Questão 44
Gabarito: C
Comentário: A questão aborda sobre a identificação de cadáveres em decomposição em ossos longos do membro inferior.

A alternativa C traz a resposta “tíbia”, pois além do fêmur temos no membro inferior a tíbia, fíbula, ossos metatarsais e falanges como exemplo de ossos longos.

Questão 45
Gabarito: D
Comentário: A questão aborda sobre onde ocorre a produção da bile, suas funções e composição.

A alternativa D traz a resposta “fígado e não tem enzimas em sua composição. Ela age como um ´detergente´ sobre as gorduras”, pois a bile é formada no fígado e armazenada na vesícula biliar, não possuindo enzimas, mas sais biliares que têm por função emulsificar (ação “detergente”) a gordura na região do duodeno juntamente com o suco pancreático (esse sim possui em sua composição a lipase pancreática).

Questão 46
Gabarito: A
Comentário: A questão aborda sobre onde desemboca a veia cava superior.

A alternativa A traz a resposta “chega ao átrio direito do coração”, pois a veias cava superior e inferior chegam ao coração drenando sangue pobre em oxigênio em direção ao átrio direito.

Questão 48
Gabarito: D
Comentário: A questão aborda sobre os componentes da cintura escapular.

A alternativa D traz a resposta “clavícula”, pois a cintura escapular (que conecta o membro superior ao tórax) é formada pelos ossos escápula e clavícula.

Questão 49
Gabarito: E
Comentários: A questão aborda sobre as funções do intestino grosso.

A alternativa E traz a resposta “absorve a água e os sais minerais que não foram absorvidos no intestino delgado”, pois o intestino grosso tem como funções absorver água e sais minerais, formando, armazenando e eliminando as fezes.

Questão 50
Gabarito: C
Comentários: A questão aborda sobre onde ocorre a produção e quais são os hormônios sexuais feminino.

A alternativa C traz a resposta “nos ovários, sendo os hormônios em questão a progesterona e o estrogênio”, pois é justamente nos ovários que ocorre a produção dos hormônios progesterona e estrogênio.

Questão 51
Gabarito: C
Comentários: A questão aborda sobre a mobilidade das articulações intervertebrais.

A alternativa C traz a resposta “semimóveis, permitindo pequenos movimentos”, pois levou em consideração a articulação que ocorre entre os corpos vertebrais pelos discos intervertebrais (cartilaginosa do tipo sínfise). As articulações cartilaginosas têm como característica a semimobilidade.

Questão 53
Gabarito: E
Comentários: A questão aborda sobre o que ocorria no caso de uma lesão do bulbo raquidiano

A alternativa E traz a resposta “morte por parada respiratória”, pois é justamente nesse local que se encontra o centro cardiorrespiratório e, numa eventual lesão, poderá levar à morte.

Questão 54
Gabarito: D
Comentários: A questão aborda sobre quais são as membranas de tecido conjuntivo que recobrem o cérebro.

A alternativa D traz a resposta “as meninges. No espaço entre elas se encontra o líquido cerebrospinal, importante na proteção do sistema nervoso”, pois todo o sistema nervoso central é envolvido por uma tripla camada de meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Dentre uma de suas funções ela é responsável pela proteção do sistema nervoso central.

Volte ao topo

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções de Prova no Processo Penal

Comentários feitos pela professora Geilza Diniz.

Questão 56
Gabarito: B
Comentários:

A questão cinquenta e seis diz respeito aos mecanismos para coibir violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma questão cuja resposta está direta na legislação, ou seja, na Lei nº 11.340/2006:

Art. 10-A. É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores – preferencialmente do sexo feminino – previamente capacitados. (Incluído pela Lei nº 13.505, de 2017)

Assim, a alternativa correta é a B, cópia do dispositivo acima colacionado.

Questão 57
Gabarito: D
Comentários:

A questão traz uma situação hipotética em que um cadáver é recebido no IML para fins de perícia. A questão busca saber quanto tempo depois do óbito é possível fazer a autopsia, o que é disciplinado pelo art. 162 do CPP:

Art. 162. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.

Todas as demais, que colocam outros momentos para a realização do óbito, portanto, estão erradas.

Questão 58
Gabarito: E
Comentários:

A questão traz uma situação hipotética que não é necessária para a escolha correta da resposta. Requer-se o conceito de cadeia de custódia, tema muito trabalhado nas aulas e revisão de véspera.

Esse conceito é expressamente previsto no CPP:

Art. 158-A. Considera-se cadeia de custódia o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte.

Assim, a alternativa correta é a alternativa E.

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções de Direito Administrativo

Comentários feitos pelo professor Nilton Carlos.

Questão 59
Gabarito: B
Comentários: Tema clássico em direito administrativo: elementos do ato administrativo. A questão informa que houve um vício no ato praticado por Maria.

O problema ainda informa que não havia ninguém para assinar o documento, de tal forma que Maria  o assinou “sozinha”. Neste caso, o ato é inválido porque não fora praticado pela pessoa que possuía COMPETÊNCIA para sua prática.

Questão 60
Gabarito: C
Comentários: Na questão 60 tínhamos outro tema clássico: princípios da Administração Pública.

No caso apresentado o examinador deixa claro que João retardou o máximo possível o tempo para praticar o ato administrativo por não gostar da pessoa falecida e dos parentes do mesmo.

Em princípio teríamos duas alternativas viáveis:

Uma que se refere ao princípio da FINALIDADE. No caso o ato foi praticado com o objetivo de atender uma finalidade pessoal do autor. Contudo, tal alternativa faz menção a necessidade de se  CONCILIAR o interesse privado com o interesse público. Esta alternativa está errada, pois o agente público deve agir pensando apenas em atender o interesse público.

Assim, a única alternativa viável é a que mencionava  a violação ao princípio da IMPESSOALIDADE.

Isso porque o agente público não deve procurar beneficiar nem prejudicar ninguém.

Era a única alternativa possível.

Abraços a todos e boa sorte na prova!

Volte ao topo

Gabarito PC RJ: gabarito preliminar

O gabarito preliminar e o Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos serão divulgados ao término da aplicação da Prova de Conhecimentos, após o encerramento de todas as atividades, no
endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrj21. A data de publicação ainda não foi definida.

Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: recursos

Após a publicação do gabarito preliminar será facultado ao candidato a interposição de recurso contra o conteúdo das questões e a divergência de gabarito.

O candidato terá o prazo de 07 (sete) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação no DOERJ para formalizar seu recurso, devendo acessar o site https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrj21, das 00h00min do primeiro dia às 23h59min do último dia, preencher sua argumentação fundamentada em formulário próprio disponibilizado para este fim, e encaminhar a FGV.

Gabarito PC RJ: próximas etapas

Após a prova objetiva o candidato ainda passará por:

  • Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
  • Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • Exame Médico, de caráter eliminatório.

Prova instituição PC RJ Auxiliar Necropsia: análise

Fez a prova da PC RJ neste domingo (23/01)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do Concurso PC RJ

Concurso Polícia Civil RJ Polícia Civil do Rio de Janeiro
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas
Cargos
  • Perito legista,
  • Investigador de Polícia,
  • Inspetor de Polícia,
  • Perito Criminal,
  • Técnico de Necropsia e
  • Auxiliar de Necropsia.
Escolaridade Níveis fundamental, médio e superior
Carreiras Policial e outras
Lotação Rio de Janeiro
Número de vagas 350 vagas
Remuneração R$ 4.606,29 a R$ 9.924,06
Inscrições entre 27 de setembro a 26 de outubro de 2021
Taxa de inscrição Variada
Data da prova objetiva 05/12/2021 – Perito Legista e Perito Criminal (realizado)
30/01/2022 – Inspetor23/01/2022 –Auxiliar de Necropsia
06/02/2022 – Técnico de Necropsia
13/02/2022 – Investigador Policial

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de janeiro15 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gabarito extraoficial